Autor |
Mensagem |
binhomeireles Veterano |
# ago/08
Onde devo posicionar o pedal compressor no pedalboard? dessa forma? Guitarra+ wah wah+ noise gate+ compressor + distorçoes + chorus... flanger... phaser... + reverbs e delays e amplificador. ta certa essa ordem?????
|
BaNdAiD Veterano |
# ago/08
· votar
binhomeireles
Coloca bem no canto esquerdo superior! hueheuheuhe Brincadeira!!
Ta boa a ordem sim!
|
DotCom Veterano |
# ago/08
· votar
É, eu usaria por aí também.
|
rsf Veterano |
# ago/08
· votar
DotCom BaNdAiD
o noise gate não ficaria melhor depois das distorções? desse jeito que está ele não cortaria apenas o sinal apenas wha e da guita? não uso noise gate, é apenas uma curiosidade...
|
mammb2000 Veterano |
# ago/08
· votar
CAra, tem um tópico supremo na primeira página que fala tudo o que agente precisa saber sobre tudo de pedais ... inclusive uma sugestão com a ordem mais comum!
ta aki ó http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/
Mas já adiantando, a ordem que o Fernando Almeida comenta é a seguinte: Afinador -->Wah -->Compressor -->Pitch -->Boost -->Overdrive -->Distortion -->Fuzz -->Equalizador -->Chorus -->Flanger -->Phase -->Volume -->Delay -->Reverb
O Noise dei uma sapeada e não achei a ordem. Noise Gate acho que deve ficar no final não é? ou no loop de efeitos. O Noise supressor (que possui SEND e RETURN) deve englobar somente os que geram ruidos (distorção ... compressor...)
da uma lida lá que é legal pra caramba! abrçaooo
|
Renan Vuorinen Veterano |
# ago/08
· votar
Eu apenas trocaria o gate de lugar, coloca ele depois dos pedais geradores de ruido, compressores equalizers e distortions, não sei como é a relação do wah wah com os outros pedais, por isso não sei dizer se é melhor antes ou depois dos compressores. Espero ter ajudado. Abraço.
|
DotCom Veterano |
# ago/08
· votar
rsf Eu deixaria antes mesmo. Motivo:
O noise gate funciona como um portão (dããã...). Logo, é como se ele zerasse o volume a partir de um valor mínimo.
Como drives e compressores dão ganho no sinal, e comprimem, aquele tradicional "apito" da guitarra poderia não ser cortado.
Outra: Distorções e compressores não GERAM ruídos, eles só amplificam. Então é melhor você cortar os ruídos ANTES de eles serem amplificados.
|
Renan Vuorinen Veterano |
# ago/08
· votar
Distorções e compressores não GERAM ruídos, eles só amplificam Pelo que entendo por noise gate seria o seguinte: É como se fosse um portão... (dããã...), que libera tudo que vem de sinal, inclusive os ruidos, hummings e tudo mais, quando oguitarrista para de tocar os portões se fecham. Pedais de distortion e compressores e afins amplificam o sinal, ok, mas quando o guitarrista para de tocar ficam os hummings naturais, chiadinhos e tudo mais, e se uma música tem uma pausa longa, dai teremos um solo de chiados, a não ser que o gate não os deixe passar. O que sera cortado do sinal vai depender de como se regular os pedais, qualquer pedal mal regulado não contribui muito para um bom timbre Estou equivocado????
|
Diino Veterano |
# ago/08
· votar
dps da dist u compressor e dps do comp o noise gate..
que som vc faz cara?
|
BaNdAiD Veterano |
# ago/08
· votar
rsf
o noise gate não ficaria melhor depois das distorções? desse jeito que está ele não cortaria apenas o sinal apenas wha e da guita?
De forma nenhuma! O noise gate deve estar antes da distorção, assim ele evita que o ruido chegue aos pedais!!
Faça o teste qdo tiver oportunidade...
|
Zero Zen Veterano |
# ago/08
· votar
rsf BaNdAiD
Eu uso o Noise Gate depois de todos os pedais, inclusive das distorções, como é óbvio.
Usá-lo antes das distorções retira apenas o ruído da guitarra, mas não dos próprios pedais, que as vezes produzem algum "hiss" ou "fizz" e, dependendo do caso, bem mais do que isso.
T+.
|
alfacorrea Veterano |
# ago/08
· votar
Também usaria o Noise Gate depois das distorções. Pelo mesmo princípio que eu prefiro usar o pedal de volume depois da distorção.
Se vc usa o noise antes da distorção, o som da guitarra vai entrar mais "limpo" e "suave" no pedal de distorção. Eu prefiro que o pedal de distorção receba o som da guitarra com todo o "peso" possível, para que depois o noise gate faça a "limpeza".
Eu entendo que o noise gate tem que ser usado sem que pareça que está sendo usado. Fica meio feio o timbre da guitarra com um corte de som muito forte. O noise gate muito forte deixa o timbre meio estranho.
Não sei explicar bem, só acho que o noise gate tem que ser regulado sempre no mínimo possível, para que o corte dos ruídos indesejáveis seja feito sem que haja um corte dos sons desejáveis da guitarra.
Quando vc coloca o noise antes das distorções, sempre haverá a possibilidade de alguns sons inaudíveis passarem pelo noise e serem amplificados pela distorção. Dessa forma, quem estiver regulando instintivamente vai aumentar a regulagem do noise e conseqüentemente vai aumentar o nível do corte e este corte além de cortar o ruído também vai cortar o timbre da guitarra.
Quando vc coloca o noise depois das distorções, vc vai fazer com que o noise trabalhe com sua "real" necessidade de corte. Vc já vai ter regulado sua guitarra, seu compressor e suas distorções. Vc já vai estar trabalhando com o nível máximo de ruídos que podem ocorrer e a regulagem do noise será mais precisa, pois vc poderá chegar mais próximo do "mínimo possível".
Sei lá... Eu acho assim... Outros podem discordar... Sei lá....
Abraço.
|
Igor Fediczko Veterano |
# ago/08
· votar
eu colocaria fora do board...
|
rsf Veterano |
# ago/08 · Editado por: rsf
· votar
Igor Fediczko hehehehehe
Zero Zen Bandaid
valeu..
Igor Fediczko Zero Zen Bandaid DotCom
eu ressuscitei este tópico aqui
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/123286/ ,
mas acho que ele está amaldiçoado pelo desinteresse.... dêem uma ajuda aí....
|
DotCom Veterano |
# ago/08
· votar
Se vc usa o noise antes da distorção, o som da guitarra vai entrar mais "limpo" e "suave" no pedal de distorção. Eu prefiro que o pedal de distorção receba o som da guitarra com todo o "peso" possível, para que depois o noise gate faça a "limpeza". Estamos falando de gate, e o gate não interfere na sonoridade. Só no sustain.
O caso é que um humming da guitarra, que geralmente é bem baixo, permite regulagens bem brandas do noise gate, cortando muito pouco sustain. Já depois dos drives e compressor, o humming pequeno já se tornou uma barulheira, exigindo regulagens mais drásticas, comprometendo mais o sustain.
Se o pedal tá produzindo ruídos, então ele é de muito má qualidade, ou então é ruído da fonte.
|
Zero Zen Veterano |
# ago/08 · Editado por: Zero Zen
· votar
DotCom
Um detalhe aqui:
Dos noise gates em pedal que conheço, nenhum é TBP.
Se você colocá-lo em primeiro, antes dos drives, bem, já fu**u com o timbre, pois detonou a impedância original da guitarra.
Transformou o sinal de alta para baixa impedância. As entradas High Z dos drives não servirão para nada. Perda de qualidade.
Não sei quanto ao Decimator.
Quanto ao Hush original da Rocktron, ele é um painel, padrão 19 pol., ou seja, para por no estúdio ou no loop de efeitos.
Nesta hipótese, eles também devem ser usados depois dos outros efeitos.
Apesar dos argumentos pertinentes do DotCom, ainda fico com minha opinião.
Não custa lembrar que compressores, mesmo os de alta qualidade apresentam e salientam ruidos, nem que seja o chamado ruído branco.
Fico com minha opinião até por não ter outra solução. Meu Noise Gate vem junto do Compressor Stereo Alesis 3630, que ligo no loop de efeitos do Amp. Não poderia usá-lo de forma diferente. hehehe
T+.
|
DotCom Veterano |
# ago/08
· votar
Zero Zen Tem gente que liga wah como primeiro pedal e não reclama de timbre, quanto mais um noise gate. Essa de bypass eletrônico ferrar com o timbre é muito relativo. Depende muito do equipamento.
Transformou o sinal de alta para baixa impedância. As entradas High Z dos drives não servirão para nada. Perda de qualidade. Então colocar drives em cascata é destruir todos os drives subsequentes, só salvando o primeiro? E quem usa Phaser antes dos drives? Não vai ter uma distorção que preste?
O único circuito que tem uma maior interação com a guitarra é o do Fuzz, e mesmo assim não são todos.
|
rsf Veterano |
# ago/08
· votar
DotCom
O caso é que um humming da guitarra, que geralmente é bem baixo, permite regulagens bem brandas do noise gate, cortando muito pouco sustain. Já depois dos drives e compressor, o humming pequeno já se tornou uma barulheira, exigindo regulagens mais drásticas, comprometendo mais o sustain.
bastante interessante esse teu comentário....para pensar....
i]Tem gente que liga wah como primeiro pedal [/i]
vc costuma usar o wah em qual posição? pq? valeu.
|
Zero Zen Veterano |
# ago/08 · Editado por: Zero Zen
· votar
DotCom
Então colocar drives em cascata é destruir todos os drives subsequentes, só salvando o primeiro?
Depende dos Drives/Pedais e da forma que você utilizá-los.
Se eles forem TBP e você utilizá-los um por vez, ou seja, escolhendo ou um ou outro, não vai haver perda de sinal significativa. Bem diferente de um pedal BOSS, que, acionado ou não, afeta seu timbre.
Se você aciona vários Drives ao mesmo tempo...
Bem suponho que você está gostando do timbre e do resultado final. hehehehe
E quem usa Phaser antes dos drives? Não vai ter uma distorção que preste?
Não na opinião do usuário. heheheheeh
O único circuito que tem uma maior interação com a guitarra é o do Fuzz, e mesmo assim não são todos.
Isso no caso dos modelos vintage, que preferiam single coils. Os Fuzz Boxes mais modernos tem opção quanto à impedância de entrada, Chave High Z/Low Z no SubDecay Tomato Fuzz e um controle de impedância por potenciômetro nos pedais de Fuzz da MI Audio. Daí você pode usá-los em primeiro na cadeia ou depois de qualquer pedal.
Quanto à interação com o pot de volume da guitarra, caracteristico da combinação de certos Fuzz Boxes com Singles, devo acrescentar que se trata apenas disso, uma combinação bem feliz, mas não única.
Existem pedais, inclusive de overdrive e distortion, que apresentam esta boa interação com algumas guitarras com humbuckers. Cito, entre eles, o Rocktron Austin Gold e o Kadden Brown Creeper.
Mas voltando ao assunto do Noise Gate, lembrei-me de sua afirmação de que as fontes provocam ruídos, seja pela baixa qualidade ou pelas características de cada pedal (carcaça positiva ou negativa).
Há, inclusive, o caso de certos pedais que não podem ser ligados na mesma fonte que outros e precisam de uma fonte/tomada específica.
Também neste caso o Noise Gate ao final da linha, me parece mais interessante, pois não estaria disposto a carregar mais fontes/transformadores/extensões, etc...
Daqui a pouco o cara tem que carregar uns geradores para não ter ruído. Tem que levar Itaipu junto. heheheheh
No mais, acho o Noise Gate um troço bastante dispensável, a não ser que você tenha um set muito barulhento.
Eu detesto aquele gaguejamento típico no final do Decay.
Esculhamba com a dinâmica do Sustain. Outros podem achar um efeito maravilhoso e inovador. Podem gostar, mas não é o meu caso.
T+.
|
BaNdAiD Veterano |
# ago/08
· votar
Eu entendo que o noise gate tem que ser usado sem que pareça que está sendo usado. Fica meio feio o timbre da guitarra com um corte de som muito forte. O noise gate muito forte deixa o timbre meio estranho
Pra isso serve o botão de decay...
Quando vc coloca o noise antes das distorções, sempre haverá a possibilidade de alguns sons inaudíveis passarem pelo noise e serem amplificados pela distorção.
Sons inaudíveis continuam sendo inaudíveis quando amplificados. Isso porque o que os torna inaudíveis não é o volume, e sim a frequencia deles.
|
alfacorrea Veterano |
# ago/08
· votar
Meu caro Bandaid,
Quando eu disse que um som é inaudível, eu estou querendo dizer que é um som que não se pode ouvir. Independente da freqüência ou do volume.
O volume pode tornar um som inaudível sim. É só estar em volume bem baixo que ninguém vai ouvir o determinado som.
O próprio humming de 60Hz é um som que torna-se quase inaudível quando a banda está toda tocando junto, mas que torna-se audível quando a guitarra está sozinha no palco.
Só pra vc ficar mais satisfeito: troque a palavra inaudível por imperceptível. Pronto!
Abraço.
|
pedrobrito Veterano
|
# ago/08
· votar
Eu já vi pessoas que usam ordens bem diferente umas das outras.... eu gosto de usar primeiro whawha, depois os drives fortes, depois overdrives e boosters, depois fuzz, e depois as modulações(chorus e delay nessa ordem). O negócio mesmo é ir testando... quanto mais pedais, mais combinações você pode fazer. Acho que a única que todos estão de acorde é como whawha vindo primeiro... de resto ja vi de tudo hehe
|
BaNdAiD Veterano |
# ago/08
· votar
alfacorrea
Só falei pq o q vc disse não tava fazendo sentido.
Calma, calma, não se irrite...
|
binhomeireles Veterano |
# ago/08
· votar
Coloquei o compressor depois das diostortions e ficou a maior barulheira quando ligava o noise gate, ja antes eu usava o noise antes deo compressor e nao acontecia isso , ele eliminava mesmo o ruidos das distortions. E agora?[i][/i]
|
Zero Zen Veterano |
# ago/08
· votar
binhomeireles
Use como o primeiro pedal. Antes de tudo.
|
Igor Fediczko Veterano |
# ago/08
· votar
o compressor antes dos drives acaba com a dinâmica do circuito dos drives.
simples, coloque um compressor antes de um drive dinâmico (não serve tube screamer e nem gt2) e tente limpar com o pot da guitarra...
porém, o compressor depois dos drives não executa bem a função de dar sustain para o timbre, já que ele começa a amplificar ruídos
para quem não tem hi gain total, curte um som menos pesado - estilo gilmour, hendrix, srv, beatles, stones e afins, o compressor e o noisegate é TOTALMENTE dispensável...
já tive 3 compressores diferentes, achava que era bom, mas hoje eu não acho necessário, ainda mais se você usar um bom ampli valvulado
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# ago/08
· votar
Igor Fediczko o compressor e o noisegate é TOTALMENTE dispensável... Concordo em gênero, número e grau! Abç
|
Zero Zen Veterano |
# ago/08 · Editado por: Zero Zen
· votar
binhomeireles Igor Fediczko
Use um bom compressor True-By-Pass, como o Keeley Comp, Barber Tone Press, Toadworks Mr. Squishy e BBE Opto Stomp.
Aí você adiciona a compressão nas passagens necessárias.
Um compressor bem regulado não retira a dinâmica, pode até reduzí-la em um certo grau. Até para melhor em certos casos.
Você perde parte da dinâmica e ganha em coesão no som, equiliíbrio de volume entre as cordas, "mais punch" e "sustain".
Não são pedais absolutamente indispensáveis. Você pode viver sem eles. Como pode viver sem chorus, sem reverb, sem delay...
Já os compressores vagabas, que não são TBP... Eles são apenas fonte de ruído e insatisfação. Mudam o timbre quando não-acionados e acrescentam ruído quando ligados. Estes sim são absolutamente dispensáveis.
T+.
|
Zero Zen Veterano |
# ago/08
· votar
Mauricio Luiz Bertola
o compressor e o noisegate é TOTALMENTE dispensável... Concordo em gênero, número e grau! Abç
Baixista Herege!
hehehehehehe
Saudações.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# ago/08
· votar
Zero Zen Não, eu uso compressor ligado direto, rs,rs,rs...... Para baixo ele é fundamental!!
|