Onde posicinar o compressor no pedalboard?

Autor Mensagem
DotCom
Veterano
# ago/08
· votar


Quando eu tinha compressor, vivia ligado também... heheh

Quero outro. O punch do baixo com um compressor é bem maior.

Renan Vuorinen
Veterano
# ago/08
· votar


binhomeireles
Coloquei o compressor depois das diostortions e ficou a maior barulheira
Pois é comigo acontecia a mesma coisa, da uma olhada em uma sugestão de disposição de pedais no site da Boss, é bem bacana.
Eu ponho o compressor antes de tudo, não uso wha wha, (só pro pessoal não querer me apedrejar muito), deixo o nivel de compressão no 0 e o sustein no max, e o timbre fica bom.
Compressor depois de dists. não, fica estranho, pelo menos ao meu gosto.
Abraço Tchê

Renan Vuorinen
Veterano
# ago/08
· votar


Zero Zen
Um compressor bem regulado não retira a dinâmica, pode até reduzí-la em um certo grau. Até para melhor em certos casos.
Já os compressores vagabas, que não são TBP... Eles são apenas fonte de ruído e insatisfação. Mudam o timbre quando não-acionados e acrescentam ruído quando ligados. Estes sim são absolutamente dispensáveis
Concordo, qualquer pedal bacana que seja bem administrado só tende a trazer melhorias, basta saber onde coloca-los e como regula-los.
Abraço

Igor Fediczko
Veterano
# ago/08
· votar


um compressor bem regulado - ou seja, quase no mínimo - não retira a dinâmica, mas a reduz consideravelmente

então, um pedal que depende da dinâmica da palheta e das cordas - como um bom fuzz e um bom drive - perde força quando usado depois de um compressor, deixando ele capado.

colocar um compressor antes de um drive ou um fuzz é como colocar um cabresto no pedal, não dar possibilidades a mais timbres

lembrando que o compressor em volumes baixos tende a funcionar super bem, mas quando sobe o volume, quando o bixo pega, você percebe a deficiência dele...

por isso que pedais como GT2 e metal zone funcionam bem com volumes baixos e são bem vendidos - nas lojas de música você testa os pedais em volumes baixos, e o pedal com muita compressão tende a ter um timbre "interessante" em volumes baixos

Zero Zen
Veterano
# ago/08 · Editado por: Zero Zen
· votar


Igor Fediczko

um compressor bem regulado - ou seja, quase no mínimo - não retira a dinâmica, mas a reduz consideravelmente

Não sei quais os compressores você já teve a disposição, mas um compressor de boa qualidade, quase no mínimo é muito pouco perceptível, em especial aqueles do tipo Soft Knee.

Fossem os compressores os destruidores de dinâmica como está sendo alegado, nenhum estúdio sério os utilizaria. A realidade é bem diversa, pois TODOS dispõe de vários deles.

Mas uma coisa é evidente. Um compressor sempre vai alterar a sua dinâmica, para o mal e/ou para o bem.

Para o Mal: em regulagens extremas, prejudicando a relação entre alguns pedais e o pot de volume da guitarra ou ficando chapado, por exemplo.

Para o Bem: Equiparando os volumes das cordas e salientando harmonicos (overtones), engordando o som, por exemplo.

É uma questão de compromisso.

Fuzz Boxes são um caso a parte, um pedal que nem todos usam ou gostam.

Certos pickups não combinam bem com Fuzz, e não é por isso que devemos apenas usar single coils.

Por isso recomendo usar um Compressor TBP, você usa se quiser. Quando não utilizado, não vai atrapalhar.

Se pretende usar um Fuzz, é só não acioná-lo. Você terá o melhor de dois mundos.


lembrando que o compressor em volumes baixos tende a funcionar super bem, mas quando sobe o volume, quando o bixo pega, você percebe a deficiência dele...

por isso que pedais como GT2 e metal zone funcionam bem com volumes baixos e são bem vendidos - nas lojas de música você testa os pedais em volumes baixos, e o pedal com muita compressão tende a ter um timbre "interessante" em volumes baixos


Esta referência vem bem a calhar, pois de nada adianta negar-se a usar um compressor e atolar o botão de ganho dos Dirty Boxes, pois neste caso você tem uma compressão fixa embutida com um ruído de bônus, comprimindo no mais das vezes, em excesso.

Tem maneiras mais transparentes de se obter "sustain" e "punch".

Devo lembrar que os referidos pedais, assim como muitos outros possuem compressão fixa, em que não se pode modificar parâmetros como o Input Level, Output Level, Threshold, Attack, Release Time, optar entre Soft ou Hard Knee, entre outros.

Um pedalzinho de distorção, com parâmetros fixos não serve de base para o julgamento da compressão como efeito/recurso.


colocar um compressor antes de um drive ou um fuzz é como colocar um cabresto no pedal, não dar possibilidades a mais timbres

Tem pedais que precisam de um cabresto, os pots de regulagem são apenas exemplos dos cabrestos impostos pelo próprio fabricante. Não fosse assim era só ligar tudo no talo, garantindo a Ilimitada Liberdade de Expressão do Pedal. hehehehe

Bem...Como tudo na vida, tem quem goste e quem não goste.

Pessoalmente acho que bom compressores são úteis, tendo seu lugar cativo no meu set.

T+.

Igor Fediczko
Veterano
# ago/08
· votar


Zero Zen, você falou coisas muito interessantes e verdadeiras sobre o uso do compressor.

Concordo com tudo o que disse, sim! O que acontece é que eu não uso compressor... E acho - e aqui afirmo com certeza - que pra quem está iniciando na guitarra, o compressor atrapalha o guitarrista a achar o seu som.

Mas, em usos avançados, como você disse - em estúdio, o compressor é necessário.

Alias, acho que o segredo da música desde 1960 é ambiência e compressão. Não falo que o segredo da música é reverb e compressor, mas sim ambiência e compressão...

É o nível de saturação e os reflexos de um estúdio que vão dizer se ele é um Abbey Road ou um estúdio do zé da esquina..

Todo estúdio bom tem um compressor, pois para gravar os instrumentos é normal que se use - e aí sim TODOS tem de usar, e eu usei muito.

Só que ao vivo já não dá para ter esse requinte e esse detalhe em cada linha, cada nuance. Então, prefiro não usar do que ter uma regulagem que atrapalhe algumas músicas, algumas melodias...

E acho que quem está começando precisa se acostumar com a dinâmica natural do instrumento, para só depois procurar uma dinâmica externa, um nível de saturação externo e afins...

Zero Zen
Veterano
# ago/08
· votar


Igor Fediczko

Não há dúvida que o compressor pode tornar guitarrista preguiçoso no que concerne ao desenvolvimento da precisão da palhetada. Algum estudo sem ele é importante, para que possamos observar o nosso nível de execução sem este recurso.

Ocorre que o criador do tópico pretende descobrir onde colocar o pedal no pedalboard.

Suponho que ele já o possua.

Logo, de nada adianta mandar ele jogar o pedal fora. Ele quer saber onde colocá-lo, nunca se deve ou não comprá-lo. hehehehe

Saudações.

Davi Dornelles
Veterano
# ago/08
· votar


E ai mano,
seguinte... tudo bem q kda um liga como quer né....
mas minha dica é a seguinte...

bom, com relação ao compressor, eu usaria ele por ultimo, pq a ideia é vc comprimir o som, correto? então o ideal seria a guitarra passar por ultimo nele. Nao sei como vc gosta de usar tbm, tem gente q regula ele pra clean e tem gente q regula pra distorção......ai vai do seu bom gosto e necessidade...

mas assim com relação aos outros, o noise gate é indiscutivel man q ele tenha q vim por ultimo, pq senao ele nao tera sentido algum ligando antes de uma distorção ta ligado?......tenta fazer assim se vc quiser::::

guitar > wah > dist, drives > delays > reverb > chorus > compressor > gate.....
sempre efeitos por ultimo;;;;
espero ter ajudado.
abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Onde posicinar o compressor no pedalboard?