Dificuldade com distorção/overdrive

    Autor Mensagem
    James Cantrell
    Veterano
    # jul/08


    Olá a todos, antes de tudo gostaria de dizer que sou novo postando no forum e pedir desculpa de algum erro que pode ser feito
    leio muito o forúm mas só agora criei vontade de realmente criar a conta e ajudar com o que sei, dentre minhas pesquisas ainda infelizmente não cheguei a um denominador comum em relação a pedais de distorção e overdrive

    eu curto várias vertentes do rock, desde beatles até bandas mais pesadas como metallica,megadeth e alice in chains.
    assim como eu, minha banda toca covers de várias destas grandes bandas da decada de 60,70,80 e 90 e devido a variedade de texturas de drive, entrei em um grande dilema pois é necessário ter varios pedais para essas texturas?Gosto mt dos timbres de page,blackmore,iommy,dupla do iron e metallica,friedman,mustaine,cantrell,evh entre outros
    Gostaria de deixar claro também que simuladores e processadores digitais não sao o que realmente procuro,já tive esperiencias e não foram boas,estou me dando mt melhor com o analogico.
    Além disso, ao começar a ter a musica propria, isso de ter varios pedais de drive acaba tirando a caracteristica própria ou algo do tipo?
    Desculpem o enorme post mas tentei deixar bem especificado
    possuo um jackhammer e sinto que ele me da o meio,mas não os extremos

    Blackus
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    ah, tu pode tentar ser fiel aos timbres originais e conseguir um pedal pra cada tipo de timbre, pode pegar um pedal mais genérico como o Rat por exemplo ou então fazer o seu próprio timbre, com a sua identidade e deixar a fidelidade pra lá... eu sempre optei pela última =)

    João_Luiz
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    James Cantrell
    Quando a gente é purista, tentamos ser o mais fiel possível e nem sempre isso é possível, pois como disse a variedade é tão grande quanto os guitarristas...

    Blackus
    É por aí mesmo...

    Após algum tempo comecei a dar um tom mais pessoal nos meus drives, e isso facilitou minha vida, além de fazer um som que as pessoas gostam, me tirou o peso da ansiedade do som "perfeito".

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    James Cantrell
    Você pode ter um pedal de distorção e um pedal de overdrive.
    Use só o de overdrive pra timbres mais "mornos".
    Use só o de distorção pra timbres com médio-ganho.
    E use os dois combinados (overdrive injetando sinal no pedal de distorção, overdrive com level no máximo e ganho/drive no mínimo) pra criar uma distorção nervosíssima =)

    Eu fazia assim antes de comprar um amp com mais opções de distorção.

    Naloxone
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    James Cantrell

    Oque vc procura vc so conseguirá com um bom amp high gain, cara.
    Pode crer.

    markolino
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    zaqueu_grunge
    voce ja boostou um GT-2 com overdrive ?
    fica bom??

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    markolino
    Olha, o GT-2 e clones pra mim nem precisa de boost, já tem bastante ganho... Mas acho que deve ficar legal sim (não vejo nenhum motivo pra não ficar).

    markolino
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    zaqueu_grunge
    eu pergunto isso pq..

    o gt2 tem muito ganho sim..
    porem ele chia quando comeca a passar o ganho das 9 horas

    entao , eu penso em deixa o ganho dele no 0 (sem chiado)

    e dae boostar com um overdrive..

    saca..

    abç

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    markolino
    O esquema é testar heheh
    Uma hora qualquer vou em alguma loja perturbar os vendedores e fazer uns testes.

    Um pedal fodaço que eu toquei foi o Tri OD
    http://www.tech21nyc.com/triod.html

    Ele sozinho já dá uma sonzeira animal, mas quando dei boost com um Boss Blues Drive... tone heaven heheh

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    James Cantrell

    Eu acho que sua colocação e sentimento é o de todo guitarrista, ter um timbre fiel ao seu guitarrista preferido.
    Acho que vc pode e deve sim se aproximar, pois todos que vc citou são referência de timbres para o universo do Rock. Infelizmente não é possível reproduzir estes timbres, estamos falando de guitarras - amplificadores - captadores - pedais - microfones - e acima de tudo produtores que captavam e tratavam o som de uma época e de equipamentos que naõ existem mais.
    Este assunto já deve ter rendido mais de 50.000 posts aqui no fórum e sem conclusões, mas com excelentes opiniões e dicas de guitarristas que conseguem produzir bons timbres com a tecnologia atual.
    Eu particularmente já desisti de perseguir os timbres de Jimmy Page, até por que são muitos e diferem de Álbum para Álbum, quando vc chega perto de um está muito longe do outro. Então fui atrás do meu próprio som e pegada e passei a manter apenas as referências. Hj estou satisfeito com o que consegui, mas como todos quero sempre um pouco mais de pimenta num prato que já está bem ardido.

    James Cantrell
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Antes de tudo gostaria de agradeçer a todos
    Certamente a variedade hoje em dia é tão grande que a busca para o nosso som fica cada vez mais dificil,tendo várias opções no mercado
    e produzir todos estes timbres sei que não é tarefa facil e que não depende só do drive
    eu ainda sinto uma certa falta de peso no quesito drive, aquele "rasgado" marshall é ótimo mas falta algo mais firme e consistente estilo mesa, em usar um overdrive para encorpar o jackhammer, é uma opção que precisa ser testada com mais cuidado

    mais uma vez obrigado e desculpem me de qualquer coisa
    a espera de mais comentarios
    Obrigado

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    James Cantrell

    bixo, já vivi sua mesma busca. Seus gostos são bem interessantes. Depois de testar (ou comprar mesmo) vários pedais, vc vai chegar a uma conclusão (ou pelo menos foi assim q ocorreu cmg e com vários conhecidos meus): existe um timbre q está guardado pra vc. Ele está na sua cabeça e só vc conhece, mas precisa descobrir. E quando descobrir vai tocar músicas tocadas mais de 10000000 de vezes e não vai ser repetitivo.

    Comece alugando o filme "Perfume", resguardando as devidas proporções, comece a analisar pedais, guitarras e (principalmente) amplis. Vá somando não aquilo q parece com outros guitarristas, mas aquilo q realmente te agrada. Até chegar ao timbre q pra vc é perfeio. Vc pode chegar ao fim com 10 ou nenhum pedal, mas com certeza vc terá uma guitarra e um ampli. Analise. (desculpa se acabei viajando).

    Abraço

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: SaldanhaPessoa
    · votar


    James Cantrell

    Fiz um teste ontem q me foi mto útil. Peguei um jackhammer e um GDI emprestado. E fui testar lado a lado com o meu Dr. Drive. Em condições "CNPQ" (hehe). Mesma guita e mesmo ampli.

    O jackhammer no modo overdrive é mágico. Mto bom mesmo. Como vc disse faz mto bem os sons intermediários. No modo de distorção acaba sendo meio abafado (diria q o pedal fica a ponto de morrer intalado) * Funfa melhor em valvulados.

    O GDI (já tive esse pedal por 1 ano e vendi p/ comprar o Doctor Drive) é bem legal para os extremos. O drive fender (o melhor do pedal é esse drive) é fantástico para vc tirar aqueles blues mais tradicionais. E com uma distorção brutal (drive 4 horas) no modo mesa boogie hot ele tb é muito bom. Toquei um Pantera q deu pra pirar ontem. Porém, em sons mais intermediários, estilo Aerosmith, por exemplo, não curto mto. * Esse pedal ajuda muito em amplis considerados RUINS! (praticamente salva o ampli) Ele tb é bem legal p/ gravações. Mas eu n gosto mto dele em valvulados.

    O Doctor Drive (q já tenho faz uns meses) é o q realmente mais me agrada. Ele realmente proporciona q vc alcance os mais variados timbres e potências do rock e do blues. Uma distorção mto orgânica e fiel. * Funfa bem em transistorizados, mas bem melhor em valvulados. (no meu set ele é "boostado" por um sparkle)

    *Toco blues e rock 'n roll (até um hard rock) numa banda aqui de Fortaleza.
    Para os testes usei minha Condor GX-50 Vintage (com jb's jr no braço e na ponte) e dois amplis: um meteoro atomic drive e um Laney Lv-300 twin.

    James Cantrell
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    SaldanhaPessoa

    O jackhammer no overdrive realmente é ótimo, no modo dist ainda consigo bons sons com ele mas assim como você mesmo disse, o pedal fica a ponto de morrer se não for bem regulado

    O GDI foi o primeiro pedal de drive que testei e achei realmente bacana o seu som e salva qualquer amp, mas tenho um real receio pela behringer, alias o GDI é um pedal digital estou certo?
    Um pedal que já estou achando muito legal é o Grunge da Digitech, ainda não testei mas pelo que ouvi dele me pareçe ser um dos extremos que procuro

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    James Cantrell

    o gdi é digital sim. Já testei esse pedal Grunge da Digitech, ele é bem legal sim. Essa mesma marca tem um pedal de metal bem legal tb.. mas me fugiu o nome do pedal agora.

    James Cantrell
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    é tem o death metal e mais um outro lá acho que Heavy metal, mas esses eu não curti, alias o death metal já tive um e não foi lgl
    o gdi seria quase que perfeito mas meu receio por digital é muito grande

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    o amigo pode pegar outro clone de gt2.. n necessariamente o gdi. Os melhores handmades q conheço no tocante a esses pedais é Hobbert, EFX pedais e a ESi.

    Os pedais estão na faixa de R$300,00.. e valem cada centavo.

    James Cantrell
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    todos esses são digitais certo?

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    James Cantrell

    não.

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    http://www.hobbertt.com.br/simulamp_dist.htm

    (promoção, o bixo tá de R$200,00)

    http://www.efxpedais.com/gtamp.html

    Qual o melhor? sei não.. mas eu iria no mais barato.

    Abraço

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    James Cantrell

    Overdrive + Distorção + Equalizador + Guitarra com Push/Pull, já deve te dar uma infinidade de timbres, sem contar um bom amplificador.
    Molhe com um pouco de modulações: Chorus, Delay, Reverb, Phaser, Flange..........
    Procure seu próprio timbre e incorpore ao mais próximo dos "mestres".
    Fidelidade é bom, mas identidade é melhor.

    James Cantrell
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    na verdade luiz variedade de timbres para mim não é dificil, possuo guitarras com humbucker,single,emg´s e etc
    para mim o que é necessário são "texturas" de overdrive/distortion e até mesmo fuzz e se tendo esse monte de texturas, qual pode ser a influencia na perda ou ganho na identidade sonora
    em termos de outros efeitos já os possuo, flanger,chorus,delay,wah,phaser...
    muito obrigado a todos e estou analizando a idéia desses clones de gt2, ou outros pedais mais "avulsos"

    blueshelicopterman
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    James Cantrell,

    Essa busca pelo timbre perdido, é verdadeiramente uma caçada das mais dificeis.
    Na verdade, a questão do timbre passa por vários fatores que inclue, desde a quantidade de grana que vc está disposto a investir, quanto pela tua capacidade auditiva (não pela sua capacidade em si (se vc está escutando bem ou não!) mas sim pelo seu conhecimento de sons.
    O q ocorre normalmente é que, ao ouvirmos os vários supergrupos especialmente, os dos anos 60 e 70, cria um registro mental auditivo que nos impele a querer reproduzi-los em nossas casas. Me desculpem a viagem. Mas isso ocorre comigo.
    Vejamos alguns exemplos:
    1-Deep Purple: Smoke on the Water e Lazy (Marshall e Strato).
    2-Pink Floyd:(Another Brick on the Wall
    3-AC/DC: You shook me all night long
    4-Led Zeppelin: Stairway to heaven
    E poderia ficar aqui escrevendo sobre estas coisas todas.
    A nossa sorte é que estamos numa fase em que aqui no Brasil, temos acesso a praticamente tudo o q tem de bom lá fora. O q facilita um pouco a nossa busca.
    E viajando um pouco mais, temos que entender umas poucas coisas:
    1-Os caras nos anos 60 e 70, não tinham muita opção de som. Basicamente, só tinham Fender e Marshall (que coisa mais chata, né? Apenas Fender e Marshall!rs). Bom, é claro que já existiam outras marcas, mas na época não eram tão populares assim.
    2-Os amp eram à válvula e quando tocavam, era tudo no talo. O pessoal do The Who sofre hoje com problemas auditivos. os técnicos de estúdio, praticamente todos tiveram problemas auditivos. O amp á valvula tem sua melhor performance em médios altos volumes.
    3-Os instrumentos eram Gibson e Fender. ora bolas!
    4-Os cabos eram bons cabos, as cordas eram as cordas!
    5-Os alto falantes eram melhores do que os de hoje.
    6-Com relação a qualidade das músicas, não vou entrar nesta seara pois, é uma questão puramente de gosto e gosto é subjetivo.
    Entretanto, aqueles caras estudavam realmente música. Musica clássica cara! Eram realmente músicos.

    Bom, não vou viajar mais! Acho q essa busca pelo timbre, só vc pode resolver e isso é óbvio. Entretanto, só como sugestão, queria lhe dar alguns toques:
    1-A qualidade do SEU TIMBRE é diretamente proporcional ao dinheiro investido.
    2-Amps à válvula são mais apropriados para achar este timbre.
    3-Se possível fuja dos transistorizados ou com pré a válvulas.
    4-Tenha sempre um Gibson Les Paul ou uma Strato USA na sua casa. Vc vai achar logo o q vc procura.
    5-Tenha um Fender e um Marshall à válvula na sua casa.
    6-Tenha os pedais que vc quiser ter depois disso tudo pq, vc vai sempre achar alguma coisa bem próxima do timbre que vc quiser tirar.
    UM abraço e boa sorte.

    diego gr
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Cara, eu tenho um amp Behringer GMX212, as distorções dele são iguais ao GDI21 (clone do GT2) porém com controle de médios
    Consegue-se tocar tanto limpo como sons mais pesados, mas ultimamente eu tenho preferido tocar mais no clean, sei lá...
    Depois de ouvir Richie Kotzen o Nuno Bettencourt tenho tentado aperfeiçoar mais a pegada e tal...
    Aliás, falando em nuno, ouçam o som que o cara faz usando só a guitarra ligada num combo Fender Vibroverb 2x12 na gravação do disco do Extreme "Waiting For The Punchline", e que harmônicos!
    e pra quem gosta de SRV e coisas mais "calmas", ouçam a música do Extreme chamada Naked, o Nuno é um monstro nos harmõnicos!

    James Cantrell
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    vamos aos comentarios
    primeiro de tudo gostaria de deixar claro minha satisfação de vocês estarem opinando neste tópico, e após mais exaustivos testes cheguei no que eu queria
    o comentario de muitas pessoas aqui falando que realmente o importante é o seu som, e foi assim que fui atraz do meu e olhando para traz e pensando, muito dinheiro gasto sendo que a melhor solução estava ali, facil
    em termos de guitarras este não é o problema, apenas pensei que o interessante sempre fosse os pedais, mas o valvulado que da o real charme em tudo
    mais um vez muito obrigado e desejo sorte a todos que estão na busca do timbre ideal, mas deixe levar pelo seu gosto adaptando-o em tudo que você toca

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dificuldade com distorção/overdrive