Flanger é dispensável?

    Autor Mensagem
    TS9DX
    Veterano
    # jun/08


    Oi, Galera!

    Tenho um CE-2 Chorus Boss JAPAN, timbre de chorus vintage e analógico, acho muito legal.
    To querendo adquirir um BF-2 Flanger Boss(ou um BF-20 Oliver), mas nunca tive um pedal de Flanger.

    Queria saber a opinião da galera que tem ou já teve Flanger se é legal e se faz realmente diferença ter um pedal de Flanger em um pedalboard, se dá prá fazer umas coisas bem legais, ou é um pedal totalmente dispensável que só vai ocupar espaço no pedalboard e se só o Chorus já resolve todo o problema?

    Postem suas opiniões!

    Obrigado!

    Rod Turtle
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    TS9DX
    A maior parte diria que o chorus é dispensável até.Agora,de qual pedal ser dispensável,vai de você,tem cara que toca direto no amp e é feliz (alguns tiram uns timbrões até),tem caras que lotam pedalboards e também são.Ele pode não ser dispensável,mas para mim efeitos como flanger e phaser só são indispensáveis numa banda cover de van halen.

    markolino
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    sabendo usar é um efeito legal
    mas eu particularmente só vou comprar um quando tiver MUITA grana

    abç

    Blackus
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Nenhuma modulção é muito essencial hoje em dia acho, já estão todas saturadas... mas se você gosta e sabe empregar bem, por que não?

    Ch4p0L1N
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    nem curto esse efeito, pra mim é dispensável

    J. Luiz
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: J. Luiz
    · votar


    TS9DX

    Procura por samples nos sites de pedais para que você possa ter uma idéia, só não venda esse Chorus.
    Abraços.

    Edit.: Eu dispenso o Flanger.

    Guitar_L
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Guitar_L
    · votar


    Eu não costumo usar muito não. Pra mim seria dispensável. Mas chorus eu já uso bastante.
    Abraços

    Lak Lak
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    tudo é dispensavel dependendo do que vc quer tocar... se o cara curte so um bluesinho cremoso, guitarra > amp ja da meu, claro q fica legal com um boosterzinho, um reverb de leve e tal... mas cara, a unica coisa que nao eh dispensavel eh guitarra e amp. o resto depende do seu gosto pessoal. as unicas coisas que eu considero indispensaveis pro meu som por exemplo, sao reverb e booster.

    Chuck Bluesbreaker
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    cara eu tenho o flanger que veio com meu amp e quase nunca uso, acho que o chorus e flanger são mais pra tocar van halen e afins..

    Faca na Caveira
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    aproveitando o tópico, qual a diferença entre flanger e phase?

    Igor Fediczko
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    prefiro flanger do que chorus
    prefiro phaser do que flanger
    prefiro vibe do que phaser

    Snakepit
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Flanger é dispensável?

    Flanger só não é dispensavel pra quem realmente usa ele.

    PS: Brilhante conclusão, eu sei.

    The Swordmaster
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Opa, legal o tópico, tb quero saber a diferença de Flanger e Phaser, parecem bem iguais.

    edalko
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Eu ja tive um flanger da Oliver por muito tempo, e em regulagens mais tímidas vc consegue quase um som de chorus.

    No entanto como vc já tem um, creio ser um pedal dispensável, pois o legal dele são as regulagens mais malucas, mas daí seriam pouco usáveis.

    Creio que um chorus e plaser sejam mais usáveis.

    Eu estou curtindo um monte o phaser em regulagens mais amplas e com efeito bem tímido... ele dá um brilho a mais no som, sem ser tão batido como o chorus

    The Swordmaster
    entra no site www.musicianfriends.com e ouça os samples de flanger e phaser e tire suas conclusões

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    TS9DX
    Flanger é dispensável?
    Não existe pedal dispensável ou indispensável ... Um efeito vc escolhe conforme necessidade do tipo de som que vc toca, ou que efeito vc quer dar ao seu som ...

    Se falarmos de receita básica em cada estilo temos:
    Rock - Receita Básica: Distorção e Delay
    Funk - Receita Básica: Envelope Filter, Wah Wah, Compressor e Phaser
    Blues - Receita Básica: Overdrive
    Jazz - Receita Básica: Chorus e Reverb


    Mas na realidade vc pode usar qq efeito em qq estilo, desde que vc saiba realemnte o q está fazendo ...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    TS9DX
    Veja uns samples (pena que não achei nenhum com dist. junto):

    http://static.roland.com.br/flash/demoBF3.htm

    http://www.digitech.com/xseriesflash/TurboFlange.html

    TS9DX
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Meu set atual:

    GCB-95 Wah-Wah Crybaby Dunlop
    CS-2 Compression Sustainer Boss
    TS9DX Turbo Tube Screamer Ibanez
    Prodrive 2 ESI com booster(clone GT-2)
    Zoom Driver 5000(6 distorções analógicas)
    GE-7 Equalizer Boss
    CE-2 Chorus Boss
    DD-3 Digital delay Boss

    Vejam que de distorção já estou bem servido, prá base só tenho som limpo e chorus, por isso tava querendo pegar um Flanger só prá ter uma opção a mais de efeito prá base já que só tenho o chorus.

    Mas valeu mesmo pela ajuda de todos vcs, acho que vou experimentar pegar um, caso não me adapte com ele eu vendo, acho que vai valer a pena tentar, pelo menos como experiência vai que dá certo...

    Um abração à todos!

    Chicobg
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Se vc toca um Van Halen por exemplo, tem que ter...
    E flanger tem q ser bom, flanger de pedaleiras e marcas safadas realmente sao dispensaveis.

    aleksejmarques
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Pega um bom phaser, flanger é um efeito muito específico e muito na cara. Abraço!

    CaioPrimo
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: CaioPrimo
    · votar


    TS9DX
    eu acho indispensavel, tenho 1 Bf-3 muito versatil e Otimo pedal faz o papel do chorus, eh otimo com drives e pra som limpo dedilhados bases muito bom recomendo
    Sample do flanger da Mxr com drive
    http://www.musiciansfriend.com/product/MXR-EVH117-Eddie-Van-Halen-Flan ger?sku=151125

    e Sample do Flanger hoax
    http://www.musiciansfriend.com/product/ElectroHarmonix-Flanger-Hoax?sk u=153336

    CaioPrimo
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    The Swordmaster
    o flanger tem 1 efeitos mais de nave, parece que ta passando 1 aviao da 1 ambiencia legal, da pra tirar o som de ''Cano'' tbm, parece que voce esta tocando dentro de 1 Cano de PVC, o meu Flanger tem 4 modos
    Standart=Flanger tradicional
    Ultra=Flanger forte lembrando bastante 1 phaser dependendo da regulagem
    Gate Pan= e +o- 1 tremolo que da pra regular de diversas formas, bem legal
    e o Momentary= que iqto o pedal estiver pressionado o flanger atua a pos tirar o Pé do flanger ele para

    sem contar que o Bf-3 tem Tap Tempo

    O phaser eh 1 efeito diferente cheio de medios eh bem interessante nao sei explicar muito bem

    BaNdAiD
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Como foi dito, todo efeito é dispensável, dependendo do tipo de musica vc toca!!

    se vc toca punk, pra q vc precisa de flanger? entende?

    matheno
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    olha cara , tive umm flanger da behringer e agora tenho um chorus da oliver.... e acho bem dispensavél!!!

    pra tocar com banda um delay (+ ou -) dist (muito) wha (+ou -) booster (muito, pra usar nos solos) reverb (+ ou -) é o que necessita.


    claro que tudo tem eceções... tocar solos do rage sem um whammy nuca vai ser mesma coisa ... asim como a intro de knocking on heaven's door sem flanger (só no som limpo) nao vai fica parecido...

    Snakepit
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Snakepit
    · votar


    matheno
    eceções
    eceções
    eceções
    eceções
    eceções
    eceções
    eceções

    PS: sempre quis fazer isso hehehe.

    matheno
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: matheno
    · votar


    pior mesmo que tudo tem sua exceção ...
    e vc nunca vai estar satisfeito com seus pedais
    sempre vai querer mudar

    Lak Lak
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Snakepit
    exelente ocasiao. até pontuei!

    Robinson
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Concordo com o que foi dito antes: Tudo pode ser DISPENSÁVEL ou INDISPENSÁVEL de acordo à necessidades individuais.

    Mas o Flanger tem sido um efeito largamente usado, só a galera mais nova é que o associa ao som do Van Halen quase que exclusivamente.

    O Flanger foi muito usado durante os anos 70 e embora nunca tenha caído em desuso, hoje em dia é menos utilizado.

    Olhando o tópico sobre efeitos, há nele explicação e detalhes sobre o efeito. Mas vou acrescentar alguma coisas:

    - O Flanger pode ser regulado para soar muito parecido com um Chorus e Andy Summers do The Police assim o fazia.

    - O barrido de onda do Flanger se re-alimenta criando um efeito mais "retorcido" e mais espacial que um Phaser.

    - O que o Flanger e o Phaser fasem é dividir um sinal para deslocar a "fase" de um deles, após isto o sinal deslocado é somado ao primeiro gerando o efeito. Com o deslocamento acontece uma diferença de afinação pelo atraso do sinal alterado. Segundo a regulagem da velocidade com que isto acontece, o efeito muda de cara. O Flanger disponibiliza controle de realimentação progressivo e isto vai desde regulágens quase imperceptíveis até sons metalizados já que trabalha mais com o atraso do sinal.
    Por esta razão o Flanger, embora muito parecido, se diferencia do Phaser.

    - Chorus, pra variar, tmb trabalha com atraso do sinal duplicado e um leve deslocamento de fase que é misturado em igual proporção, só que... o efeito DETUNE faz a mesma coisa. rsrsrsrsrsrs

    - Na prática, estes efeitos são muito próximos, mas os parâmetros disponibilizados para graduar a realimentação, grau de deslocamento de fase, proporção entre o sinal original e o duplicado, realimentação entre outros é que prodúz as diferênças.

    Eu tenho e uso os quatro efeitos (Detune, Flanger, Phaser e Chorus). Por exemplo: Com Flanger regulo um efeito de Chorus cuja oscilação cíclica de onda não é possível ser oferecida pelo próprio Chorus, entanto que com o Phaser eu consigo um tipo de barrido menos metálico do que com o Flanger. Com o Chorus eu faço um som ondulante tipo caixa Leslie.

    Em fim... as aplicações são múltiplas dependendo das intenções do usuário.

    Abç!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Flanger é dispensável?