Efeitos na Pod X3 Live

    Autor Mensagem
    dartveiga
    Veterano
    # mai/08


    Bom, sou recém adquirente de uma POD X3 Live e como nosso amigo catselidis vou dar apresentar algumas idéias sobre a pedaleira.

    Antigamente eu tinha uma Digitech RP1, aquela sem pedal de expressão, som bastante digital... Uma M&*#!, mas tinha me acostumado a usar seus 10 pedais colocando presets em cada um deles.

    Usava assim, no máximo 2 bancos com 10 efeitos presets cada, sempre com um som clean, uma distorção mais pesada, uma mais leve, uma para solo com delay, outra sem delay, etc... ia tocando e mudando os presets dentro de um banco. De uma música para outra, quando necessário, eu trocava de banco. Funcionava bem.

    Com a X3L eu fiquei um pouco receoso pelo fato dela ter em cada banco (1, 2 ,3, etc) apenas 4 canais de efeitos (A,B, C, D). Melhora um pouco o fato de se poder usar o recurso de dual tone, o que efetivamente me permite alternar entre os tones 1 e 2 de cada canal, ou seja, A1 ou A2, e que agora se transformam em 8 presets por banco.

    Um outro recurso que achei fantástico é que em um mesmo canal (por exemplo banco 20, canal A) consegui configurar:

    1) Efeito Clean
    2) Distorção
    3) Boost para Solo

    Imagine a música Enter Sandman do Metallica. Ela tem o Clean, depois entra distorção, depois tem uma parte com distorção mais suave, depois tem o solo com Wah, e depois tem um crescendo onde a distorção precisa ir aumentando o drive gradativamente.

    Como fiz:

    TONE 1
    ========
    1) Configurei a distorção a meu gosto, sem usar o Compressor.
    2) Configurei o compressor para threshold = 0, o que significa virar o botão todo para a direita, como se colocasse o volume "no talo", e uma gain de +3dB.
    3) Atribui o footswitch "COMP(BOOST)" para o compressor (o que por padrão na maioria dos casos está atribuido ao "cabinet", e que vinha a funcionar mais ou menos como um "mute" para o tone.)
    4) No pedal de volume deixei padrão, volume mínimo 0% e máximo 100% (padrão).

    TONE 2
    ========
    1) Configurei o som clean a meu gosto com reverb, compressor, etc.
    2) O PULO DO GATO: No pedal de volume coloquei o mínimo de 97% e máximo de 0%. Isso significa que quando pedal de volume estiver na posição máxima (todo pra frente em direção ao dedão), o volume desse tone será 0. E quando estiver na posição mais baixa o volume será o máximo (ou quase).

    Aí vcs podem me perguntar, mas pq 97% e não 100% no volume mínimo. Fiz isso para deslocar o ponto onde a curva dos volumes dos 2 tones se encontram.

    O efeito obtido é que quando começo a tocar e mover o pedal para frente (acelerando), a distorção vai entrando paralelamente ao som clean, com se estivesse aumentando o drive, progressivamente. Se as curvas de volume se cruzam no 50%, o efeito não fica legal, parece que o som clean está sumindo e a distorção ainda não aumentou o suficiente para se tornar suficientemente notável. Usando o 97%, ou um outro valor mais baixo, é como se o volume do som clean demorasse mais para diminuir, o que aparentemente pode ser contraditório.

    Então na hora de tocar, começo a música com o pedal de volume no mínimo. Quando entra a parte da distoção acelero ao máximo, tomando cuidado para não ativar o wah. Na parte pré-refrão, reduzo um pouco a aceleração, diminuindo o drive e deixando o clean compor sutilmente. Na hora do solo, apenas aciono o footswitch "COMP(BOOST)", o que me dá uns +3dB de destaque, e aciono o wah. Na parte final do solo, removo o BOOST e seguidamente desativo o wah e volto o volume para o mínimo, fazendo surgir o som clean.

    Bom, galera, é isso. Acho que consegui configurar de forma bem bacana esse efeito e queria compartilhar. Posteriormente anexarei aqui, pra quem tiver interesse, o tone para X3L em formato .l6t para usar com o GearBox.

    Up the irons!

    Dart.

    BaNdAiD
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Muito boa a sua dica!!
    Assim que chegar meu POD x3L eu vou tentar isso!!

    catselidis
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    nota 10!
    ótima dica e macetes de programação com dual tone!
    parabéns!!!

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    dartveiga
    Bacana! Eu uso o TONE 2 pra solos. Alguns efeitos, tipo ACDC e U2 (minha banda toca desde classic rock até metal) eu uso o dual pra imitar as configs dos caras.. + em certos patches eu faço o TOne 2 uma versão do Tone 1 com mais ganho e volume apenas. Ou então, uso para diferentes patches clean... tipo meus cleans tem a config de amp igual, mas aeh muda nos efeitos dependendo da música(Run like hell usa delay + flanger, another brick um comp e um flanger e delay com config diferente, etc). Pra tocar Pink F, por ex, fiz 3 cleans, sendo q 2 estão num canal só. O bacana é q em 2 bancos eu tenho uns 14 sons. Muito massa isso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Efeitos na Pod X3 Live