Review Barber Direct Drive mod PCB

    Autor Mensagem
    edalko
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: edalko


    Então galera, ontem acabei pegando esse pedal através de uma conturbada negociação no ML, mas que teve final feliz.

    Paguei um preço muito bom pelo pedal que, embora seja usado, não tem nenhum risco, veio acompanhado de caixa de papelão da Barber mesmo (feia pra cacete) e manuais, que o próprio Barber deve ter impresso da internet.

    Vamos lá,

    Para quem conhece o tradicional Direct Drive (DD), ele tinha controle de VOLUME, TONE E GAIN, sendo que o de TONE era Push-pull adicionando um pouco masi de ganho. E dentro do pedal havia dois trimpots, um para BASS e outro para PRESENCE.

    Agora, nessa versão MOD, o controle de TONE não é mais push-pull, e foi adicionada mais uma placa interna, agora com mais 4 trimpots e um switch com 4 chavinhas.

    O primeiro trimpot é PRE BASS, o segundo HARMONICS, o terceiro MIDDLE e o último FIZZ FILTER.

    O switch controla GANHO, ASIMMETRY 1, ASIMMETRY2 e FIZZ.

    Segundo o próprio Barber, essas seriam as funções desses controles NOVOS:

    Note Shape- takes the bass strings from snappy and tight, to big, round and vintage. (stock is 9 o'clock)

    Harmonics- adjusts secondary harmonic generator, stock is about 11 o'clock. This control is not added to the LTD, and is already on DDSS units.

    Switch:

    1. Gain-this switch activates the higher than stock Gain mode, this creates much greater sensitivity. High gain is activated when this rocker is pressed down toward the #1.

    2. Asymmetry 1-this switch activates a vintage compressed asymmetry and is activated when the rocker is pressed down toward the #2.

    3. Asymmetry 2 -This switch activates the lowest compression mode, although it creates a slight asymmetry good for cutting through with thick sounding humbuckers and P90 style pickups cool with single coils too! Asym is activated when the rocker is pressed down away from the # 3.

    4. Fizz filter bypass- This switch hard bypasses the fizz filter control. The fizz filter is activated when the rocker is pressed down toward the #4.
    ---------------------------------------------------------------------- --------------------------------------

    Midrange adjust- this control adjusts the midrange content of your pedal, stock is about 12 o'clock.

    Fizz Filter- this control allows you to tame the unwanted fizzy treble content that some vintage style speaker designs can impart at lower volumes, this control is activated and turned off by the fizz filter switch for convenience.


    Ontem mesmo pluguei a guitarra DiCastellis no meu THunder Sound + caixa 4x10" e fui testá-lo juntamente com meus outros pedais de drive.

    Primeira impressão: o pedal soa idêntico ao meu PD-10 Power Drive da Zoom. Igual, sem tirar nem por. Sò acho que com o PD-10 dá pra acrescentar um pouco mais de agudos na sonoridade. Mas o som é igual...
    Mas vi no próprio site da Barber (www.barberelectronics.com) alguns mods que nós próprios podemos fazer, incluindo um incremento de agudos, adicionando um simples capacitor.

    Aliás, tem alguns outros mods bem interessantes que valem a pnea serem testados...

    Mas vai lá, com relação aos controles:

    O VOLUME é bem atuante. Atua de forma bem dinâmica, ou seja não é 8/80, o potenciômetro atua em toda a sua extensão e acrescenta um bom volume na som da guita

    O TONE também tem potenciometro que atua em toda a extensão, mas não dá muito agudo. Na verdade achei o DD um pedal com bastante graves.

    O GAIN também atua em toda sua extensão, produzindo desde um drive bem levinho (o som não fica limpo quando colocado no zero), mas também não fica muito agressivo no máximo.

    Internamente:

    Para falar bem a verdade, achei que os controles PRE BASS, ASIMMETRY1, ASIMMETRY2 e FIZZ devem atuar a nível de audição de cachorro, porque testei tanto no amp como em fone de ouvido e não pude sentir uma diferença sonora capaz de admitir que os controles teriam uma séria importância para estarem ali.
    Talvez sejam luxo para pagarmos mais por isso. ou quem sabe testando o pedal com mais tempo consiga atingir o nivel espiritual onde esses controles atuam.

    O switch GANHO dá uma aumentada no ganho do pedal, mas nada assustador, uma leve aumentada, bem leve.

    O trimpot de MÉDIOS atua sensivelmente no início de seu curso, mas não tem a mesma dinâmica dos pots externos, ou seja, a regulagem se dá em pequeno espaço de volta.

    Essa mesma constatação tive com os demais trimpots. A sua atuação se dá num pequeno espaço de seu movimento e depois quase não há alteração sonora.

    O trimpot FIZZ não notei qualquer diferença na sonoridade.

    O trimpot HARMONIC achei que ele atua em nível intermediário entre agudos e médios, "abrindo" um pouco mais o som.

    Contudo, como disse, achei o pedal com sonoridade bem grave, de modo que tive que deixar o PRE BASS e o BASS (trimpots internos) no zero, ou um pentelhésimo acima disso, para que o captador do braço (Schaller Goldem 50) não embolasse, mesmo splitado).

    Enfim, é um ótimo pedal e talvez eu não tenha tempo para conseguir observar as finas nuances no som que os trimpots internos e switches novos possam causar.

    Contudo, como já estava acostumado com a sonoridade do PD-01 não achei o pedal com sonoridade tão inovadora cmo sustentam por aí.

    Posso dizer que é um excelente pedal, com ótima construção, com um drive muito bom, e definição de notas excelente.

    Os controles têm ação bem "tímida" sobre a sonoridade, talvez para apenas acrescentar um algo mais, no belo som básico que o pedal proporciona. Ou seja, não há extremos ali...
    Os controles internos seriam como temperos acrescentados ao prato principal, que é excelente.

    Por fim, fiquei surpreso com a constatação de sua sonoridade ser idêntica ao do Power Drive PD-01 da Zoom, mas com menos brilho.
    Se o DD é considerado um dos melhores overdrives do mundo, creio que essa constatação minha coloca, na minha modesta opinião o PD-01 (que já é considerado um dos melhroes boosters já fabricados) como um overdrive top de linha tbém.

    Agora pergunto: porque a Zoom parou de fabricar esses pedais???

    João_Luiz
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    edalko
    Valeu pelo review.

    Sempre quis saber se esses pots internos realmente faziam a diferença, mas me parece que são pra ouvidos de cachorro como você disse, hehehe...

    O som se parece com o que tem no site da Barber?

    Lá ele usa uma Strato se não me engano, naturalmente soa com mais brilho que com humbuckings..

    Quanto ao PD-01 da Zoom já ouvi outras pessoas elogiarem também... talvez uma das boas coisas que a Zoom fez no passado.

    Té mais.

    Zeraus
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Zeraus
    · votar


    edalko
    Vc que comprou o pedal do NobodyHere então? :)

    Jubstelda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Belíssimo pedal!

    Parabéns por não comprar a moda, mxr, Boss, Digitech...

    Abçs!

    edalko
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Zeraus

    Cara, deu uma enrolada só. O ML cancelou meu cadastro, depois reabilitou, cancelou de novo e reabilitou... ufa!!! Daí acabei falando pessoalmente com o Maurício e fechamos negócio. O cara é super gente fina, e pra sorte minha, estava nos EUA quando deu o bum dos hand makers e conhece a maioria dos caras, e me deu altas dicas. Cara gente finíssima...


    Jubstelda
    Pois é...
    Eu já comprei muito pedal para ver como soam de verdade... Mas até agora meu favorito inigualável é o JD10 da Award-session, depois os analógicos Zoom (Tri Metal e PD-01), o Direct Drive e o Argos da Wavebox que a cada dia me surpreende mais.

    Acho que os Boss e Ibanez são a base de qualquer sonoridade, que os outros foram aprimorando com o tempo. Por isso, apesar de modistas (ou seria o caso de dizer, os mais vendidos?) tem seu mérito... e além disso ótimos pedais (RV-3, CS-1, OD-1, SD-1... e outros)

    Zeraus
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Zeraus
    · votar


    edalko
    Cara, deu uma enrolada só. O ML cancelou meu cadastro, depois reabilitou, cancelou de novo e reabilitou... ufa!!! Daí acabei falando pessoalmente com o Maurício e fechamos negócio. O cara é super gente fina, e pra sorte minha, estava nos EUA quando deu o bum dos hand makers e conhece a maioria dos caras, e me deu altas dicas. Cara gente finíssima...

    Eu tava pra dar lance nesse pedal, vc correu um belo risco de perdê-lo pra mim :)

    Já comprei pedal do Dr. Mauricio (sim, o cara é um PhD). Ele só tem coisa de alto nível na coleção dele, que não é pequena. Conhece bem de pedais. To sempre de olho no que ele poe a venda! Não tem erro.

    Cara, parabéns pelo pedal!

    Acho que, apesar de no início vc não ter notado muita diferença pro DD normal, com certeza vc vai achar muito uso pros controles da mod pcb, conforme for experimentando.

    Abraço

    edalko
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: edalko
    · votar


    Ae... confesso que a princípio estranhei o som do Barber, mas agora que tive tempo pra tester digo:

    COMPREM SEM DÓ!!!

    Eita pedal bom demais.
    Só que o grande lance do DD é na hora que vc abaixa um pouco o volume da guitarra. PQP... o som fica muito bom... ele dá uma limpada mas mantém realmente o timbre da guita.

    Só pra ter uma ideia, coloquei minha SG na posição do meio entre os caps, e diminui um pouco o vol do humb da ponte, e ficou um som que busco faz muito tempo... quase que uma strato.

    Já to pegando agora o meu LTD SIlver!!!

    E amanhã chega meu TS9DX again...

    Zeraus
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    edalko
    Só que o grande lance do DD é na hora que vc abaixa um pouco o volume da guitarra. PQP... o som fica muito bom... ele dá uma limpada mas mantém realmente o timbre da guita. Já to pegando agora o meu LTD SIlver!!!

    Barber detona... te falei que tu ia curtir! Já vai até fazer um casal agora né? Haha, depois tu me fala como é o som do silver, se a EQ dele é mais flat mesmo, sem pender pros medios...

    Eu tenho um casal de barbers tb... LTD tradicional e DD tradicional. Não preciso de mais nada em matéria de overdrive. Juntando eles, um valvulado e o controle de volume da guitarra, há "n" timbres para serem descobertos.

    Falando no Mauricio, eu arrematei o SweetSound Mojo Vibe dele que tava em leilao uns dias atras. O som é exatamente o que eu procurava :)

    Abs.

    edalko
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: edalko
    · votar


    Zeraus
    O Mauricio despirocou mesmo
    Eu nunca venderia a coleção que ele tinha/tem
    Só que os pedais tão saindo por preços absurdos...
    Acho que nem compensam
    Os Zvex estrapolaram no preço

    Agora os Barber são impressionantes mesmo.
    Eu ouvi uns samples na net e curti mais o Silver. No site do David Barber tem uma mp3 com o classic e o Silver. Dá pra ver que o classic "estoura" nos picos...

    O Silver tá saindo de linha e por isso peguei, até para ter algo mais digamos valioso, mas preferi sua sonoridade

    E depois, meu amigo trará amanhã dos EUA o TS9DX que já tive e é excelente. Mas tem aquela puxadinha pros médios
    Daí vou testar testar e testar e ver se me desfaço de algo.

    Já mandei pro espaço o PD01 e o Zoom 5000... Na verdade to acchando coisas nmelhores... abrax

    TS9DX
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: TS9DX
    · votar


    edalko

    Desculpe perguntar isso aqui nesse tópico de pedais, mas...!!!

    Cara, li em algum lugar aqui no forum que vc tem instalado em uma de suas guitarras um captador Dimarzio Super 3.

    Fiquei curioso em saber um pouco sobre ele, vc tem uma maneira toda especial de fazer rewiew de equipos e tal... queria que me falasse um pouco sobre ele, sobre sua sonoridade, timbre, como ele reage quando ligado no overdrive, distorções e tal...

    Tenho uma Fender Japonesa com ponte Floyd Rose com um trio de pickups Dimarzio instalados:

    Ponte: Dimarzio Fred
    Meio: Dimarzio Fast Track 1
    Braço: Dimarzio Paf Pro

    Eu to pensando em substituir o Fred por um pickup de saida mais forte e me interessei em saber um pouco mais sobre o Super 3.

    O Dimarzio Fred é feito de imã Alnico 5 e tem saída de 300mv, já o Dimarzio Super 3 é feito de imã Cerâmica e tem saída de 425mv(é que tenho um catálogo antigo da Dimarzio aqui em casa).

    O que tenho receio é de que se trocar pelo Super 3, por ele ter o imã Cerâmico eu possa estranhar o timbre, sei que ele tem a saída mais forte(como eu procuro), mas sair do imã Alnico 5 e mudar para imã Cerâmico, não sei se me acostumo...

    Apesar de ter o catálogo e ter o site da Dimarzio que traz informações técnicas sobre esse pickups, eu queria saber mesmo é de vc, quais as suas impressões reais sobre o Super 3?

    Obs: não poupe palavras...hehehe!

    Valeu mais uma vez...abraços!

    edalko
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    TS9DX
    vc tem uma maneira toda especial de fazer rewiew de equipos e tal...
    É um elogio??? hahaha

    Dae meu camarada, tudo susse?

    Olha só, legal tua dúvida e acho que vou conseguir desenvolvê-la bem.
    Quando mendai fazer minha guita, em 1993, o Satriani esteva no auge assim como os pickups DiMarzio. Mal se começava a falar em Seymour, Bartolini...
    COmo eu queria um caps com peso e definição, mas com uma sonoridade mais vintage, optamos no braço pelo Schaller golden 50, que tem mais ou menos a sonoridade das Gibsons daquela época.

    Para o single do meio, optamos pelo DMZ FS-1 que é o meis equilibrado, adaptando-se bem com o humb da ponte e braço.

    Na ponte, aprimeira opção foi o DMZ Fred, que o Satriani usava.
    Porém logo após alugns testes achei ele fraquinho, sem um punch... Para tirar harmonicos era uma desgraça (sorry)
    Daí voltamos à prancheta, e dentre as opções (Superdistortion, X2N, Super2), optamos pelo Super3, usado pelo Greg Howe, que tem médios mais acentuados.
    Tinha cabado de sair o Evolution, mas não era tão power, além de ter mais agudos.

    O humb é um soco no peito hahahaha
    Muito punch, graves equilibrados e agudos sem excesso.
    Os harmonicos saem com maior facilidade, mas nao igual aos caps que evidenciam os agudos.
    Para bases pesadas fica show.

    Contudo, de uns tempos pra cá, sentia uma falta de versatilidade na guitarra. Pois mesmo com chave de 5 posições, sendo que nas posições 2 e 4 usava o FS-1 do meio ligado aos humb splitados, o fato é que nunca consegui um som estaladão de strato (tambe´m o corpo da minha DiCastellis é mogno!!!)

    Mas daí, pesquisando, pensei: porra!!! vou colocar dois mini-switches, uma para cada jumbucker, de modo que, eu posso escolher como o humbucker vai estar ligado, independentemente da chave de cinco posições.

    Assim, tenho 13 opções possíveis de sonoridades, e, finalmente, o som estaladão de estrato (sendo que o Barber ajudou muito!!!)

    Então minha guita tem um humb alnico + single alnico + humb cerâmico. Mas não há diferença de volume entre eles. Talvez isso possa ser regulado na altura dos caps na guita.

    Talvez achem o Super3 com muito médio, mas para solos é bom porque destaca a guita. COntudo, esses médios não são assim tão proeminentes como uma regulagem de amp ou pedal. É sutil.
    Eu acho um excelente pickup.

    Se hj em dia todo mundo baba pelo JB, que muitos pensam ser Jeff Beck, hahaha mas na verdade é Blues e Jazz, ou seja, um caps mais timido e equilibrado, tocar com um Super3 pode ser uma experiência e tanto.

    Contudo, os caps atuam muito de acordo com seu setup. Veja que o Meu SUper3 + FS-1 soam magnificos com o Barber DD, mas o Golden 50 embola se eu colocar um pentelhésimo de grave no Barber. E olha que o pedal tem pré-grave e grave.

    Acho que vc tem que definir bem o estilo que quer adotar para escolher o captador certo. Eu como na época e hj ainda curto umas bases com punch, o captador é ideal, e meu setup foi todo feito testando-o com ele. De modo que nesses 15 anos já estou mais do que acostumado com sua sonoridade que já é uma referência. Por isso acho que vou trocando tanto de pedais hahaha
    Mas agora, pelo menos em relação ao Barber DD e JD10 da Award-session já me encontrei. VOu tirar a cisma do TS9DX (meu amigo traz amanhã u-hu) e o Barber Silver chega na semana que vem.

    Zeraus
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    edalko
    O Mauricio despirocou mesmo
    Eu nunca venderia a coleção que ele tinha/tem


    De 2007 pra cá ele já vendeu quase 50 pedais top... o histórico dele no ML é de chorar hehe

    diego gr
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Zeraus ou edalko
    tem como me passar o link do ML desse tal mauricio???

    TS9DX
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Pô cara! Belo Rewiew!

    Esclareceu bastante, agora dá prá se ter uma idéia melhor sobre o Super 3.

    Vamos ver, se eu encontrar algum anunciado no ML e tiver num preço bom, eu até arrisco a experimentar o Super 3, o jeito é testá-lo mesmo né para se ter uma real noção de como ele vai se integrar com minha guitarra, meus pedais, meu amp e meu gosto pessoal.

    Obrigado mais uma vez!

    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review Barber Direct Drive mod PCB