Vou ter que voltar pra pedaleiras e você?

Autor Mensagem
Jio-kun
Veterano
# fev/08
· votar


o_silverchair_

Cara, ainda não entendo como tem BASTANTE gente que reclama das pedaleiras digitais. Tudo bem que eu só toquei uma vez em pedal analógico e ainda quero ter um setzinho básico deles, mas as pedaleiras não são ruins. Tenho uma G2 (ainda sem o pedal de expressão XP) e não reclamo. Pelo contrário, sou MUITO satisfeito com ela. Eu tô planejando ainda comprar uma GT-2 que tá MTO barata numa loja que eu ví. Enfim, muitos VIVAS para as pedaleiras! \õ/

OBS: Nada contra quem gosta dos pedais analógicos. XP

Ornitorrinco
Veterano
# fev/08
· votar


eu adoro este tipo de debate, e já declarei em outros tópicos o amor pelos pedaizinhos... eu tenho o guitar port totalmente atualizado e com o software de gravação riffworks, e posso garantir que o software de efeitos em conjunto com todas essas facilidades de um software de gravação são a melhor solução para o guitarrista, ou melhor, para a banda que quer fazer uma demo de qualidade a um custo baixíssimo, dispondo de todo o tempo necessário e chegando a um padrão de qualidade inacreditavelmente alto (para quem tem paciência, bom gosto e experiência para limar as arestas até chegar à perfeição!). porém, depois de muitos anos tocando e, principalmente, ouvindo o som de pedais e pedaleiras "ao vivo" (que é MUUUITO diferente de ouvir na loja ou na internet), eu tenho convicção de que o equipamento analógico AINDA é superior ao digital. Eu tenho mais ou menos uns 20 pedais analógicos, dentre os quais alguns são hand made (inclusive alguns foram feitos por mim mesmo), e posso afirmar que os efeitos do guitar port, apesar de serem muito bons, não tem a mesma presença, a mesma profundidade dos efeitos analógicos. eu já disse isso em outro tópico e vou repetir nesse: o som dos efeitos digitais é mais "reto", ou seja, quando você dá um mi e muda para um dó, por exemplo, não se percebe uma mudança tão "dramática" de uma tom para outro... já nos efeitos analógicos essa mudança é muito mais perceptível e pronunciada, há uma certa profundidade em todas as nuances dos tons. Bom, pelo menos eu percebo dessa forma... sem falar que em muitas pedaleiras ouve-se um nítido "ruído branco" de fundo... se bem que o guitar port bem regulado dá pra eliminar esse ruidozinho safado! mas eu quero acreditar que algum dia os efeitos digitais vão chegar ao mesmo padrão dos efeitos analógicos. isso é inevitável. a tecnologia está aí pra isso mesmo e não se pode deter o progresso. espero que esse dia chegue. se não chegar, o máximo que nós vamos ter são efeitos analógicos com várias opções de configurações automáticas por meio de troca digital de configurações. por enquanto, sou obrigado a usar as "caixinhas mágicas"!

georginho_gallagher
Veterano
# fev/08
· votar


o_silverchair_

olá,

sim, como te falaram tem esse lado de usar pedais analógicos junto na pedaleira. Eu sou usuário da gt8 (faz só alguns meses) e recomendo, tinha uma zoom 505 há um tempão, depois fiquei usando pedais analógicos um tempo (mas bem restrito, só distorção, delay e wah wah) e apesar da baixa qualidade da zoom sentia a falta de ter toda aquela vasta gama de timbres (melhor, de opções). Às vezes um simples chorus fazia falta, e coisas como mudar o tempo de delay no meio da música tb.

Acho que algumas coisas dos digitais ficam devendo bastante pros analógicos, no meu caso uso por enquanto só wah wah externo à gt8 (crybaby). Mas um overdrive como o ts faz falta, sendo que as simulações de baixo ganho da gt8 não casaram muito bem com meu amp, logo vou adquirir um overdrive desses da vida, soh n pego um agora pq a banda tá parada.

Tens que ver isso tb, às vezes comprando uma pedaleira top dependendo de seu gosto e de suas preferências pessoais vai ser necessário comprar algo pra usar externamente (distorção, wah, overdrive, modulação ou delay ou reverb, enfim).

Pra mim tirando a parte dos overdrives a gt8 completa todas as minhas necessidades (n sou muito chegado em modulações, e o delay dela é bem satisfatório) ,fora a praticidade que é incrível, e tem o pedal "control" que vc desliga vários efeitos e liga outros ao mesmo tempo, troca de simulação, numa pisada só, tudo isso...

Boa sorte ae, estamos à disposição!

Grimc
Veterano
# fev/08
· votar


Pega a nova X3L se tu for gravar ou uma GT8 se tu for só tocar mesmo...

o_silverchair_
Veterano
# fev/08
· votar


Jio-kun
Ornitorrinco
georginho_gallagher
Grimc

boa galera!! tou gostando de ver.. ta bom o papo

sobre qualidade acho que a variação de opçoes que vou ter a respeito de efietos e tal vai suprir por um bom tempo a falata de qualidade.. (espero que nem sinta essa expressiva falta de qualidade) e depois sabendo que é possivel utilzar os dois.. analógicos e digitais juntos, com a prticidade de uampedaleira.. então fechou.. é pedaleira memso que quero pro resto da vida rsrs

só queria que alguem me explicasse melhor o uso desse dois juntos (latinhas e pedaleiras)
alguem poderia explica com um exemplo o funcionamento como seria??

georginho_gallagher
Veterano
# fev/08
· votar


o_silverchair_

então, vou explicar o mecanismo da gt8 (eh a que conheço...)

Vamos supor que vc tem um overdrive qualquer e quer usá-lo com a pedaleira, ou mesmo o gt2.

Na pedaleira, vamos supor que vc tem uma cadeia simples, composta de apenas uma simulação de amp limpo. Então ficaria assim:

guitarra > simul. amp limpo (pedaleira) > output (seu amplificador).

logo, na gt8, seu pedal analógico estaria no loop. O loop na gt8 vc poderia colocar em qquer posição na cadeia. P. ex., se vc tem um pedal de distorção o ideal é posicioná-lo antes da simulação de amp limpo. Então ficaria assim:

guitarra > loop (pedal de distorção externo) > amp limpo (pedaleira) > output

Isso vc conseguiria tquilamente ligando em série a guitarra, o teu pedal de distorção , a pedaleira e no final o seu amp, nessa ordem.

Mas uma vantagem da gt8, p/ vc entender, suponha que vc vai colocar um equalizer nessa cadeia . então ficaria assim:

guitarra > equalizer (da pedaleira) > loop (seu pedal) > simulação amp limpo (da pedaleira)> output.

Agora c/ um wah:

guitarra > Wah (da pedaleira) > equalizer (da pedaleira) > loop (seu pedal) > simulação amp limpo (da pedaleira)> output.

agora, se vc n curtiu a simulação de marshall de sua pedaleira e quer usar o gt2 clone, então ficaria assim:

guitarra > equalizer (da pedaleira) > simulação de marshall (seu pedal como loop) > output.

Para finalizar, vc tem um delay melhor que o da pedaleira. Então vc ligaria ele no loop nessa ordem, depois da simulação de amp, assim como toda modulação. Então ficaria:

guitarra > equalizer (da pedaleira) > simulação amp limpo (da pedaleira)> Loop (seu pedal de delay, chorus, octaver ou qqer outro de modulação) > output.

Mas n fique pensando que toda hora vc vai ter que ficar trocando cabo de lugar, essa ordem se configura internamente na pedaleira, hehe.



Bom, vou te dar um exemplo do que uma pedaleira top é capaz, olha soh como podemos alterar o timbre c/ várias opções que interferem no timbre:

guitarra > controle de tom da guita (um dos efeitos) ou simluaçãop de caps c/ controle de tom tb + controle de volumes dessas opções> equalizador > pedal de distorção ou overdrive(com controle de tom, ganho, etc.), que pode ser misturado c/ a distorção da > simlulação de amp, que tb possui sua própria equalização e controle de ganho e volume > equalização extra ou outros efeitos de ^modulação.

Isso ae garante horas de diversão!

Berdinazzi
Veterano
# fev/08
· votar


Ornitorrinco
Cara, muito boa tua explicação!!! Eu durante muito tempo quando o assunto era pedal X pedaleira, citava as vantagens analógicas dos pedais. Depois, conhecendo luthiers, guitarristas, músicos e tal, muita gente começou a me dizer que isto é mito. Tipo, que a cadeia analógica era muito superior até uns 5 anos atrás. Depois com os grandes lançamentos da digitech, boss e vox, que estavam igualados os adjetivos dos analógicos e digitais. Várias pessoas que conhecem e tal, até hoje me dizem isto, e quando em londres um amigo meu, me mostrou o que ele fazia com a gt8, comparando com pedais e tal acabei concordando. Quando estavava eufórico com a idéia de comprar uma pedaleira, um outro amigo me mostrou a vox tonelab. Parece um grande pedal analógico com tudo! Simplesmente fantástica!!! Há várias opiniões sobre a qualidade e tal, mas vc não acha que com estas duas pedaleiras(gt8, voxtonelab) a tecnologia já não igualou os valores? Eu fico em cima do muro nestas horas, acho que vai de gosto. E como vi que vc realmente tem respaldo pra falar sobre isto(visto que até faz uns pedais, hehe), gostaria de pedir pra vc explicar o pq desta diferença entre analógicos e digitais, se é que existe.
abraço
Valeu brother!!!

o_silverchair_
Veterano
# fev/08
· votar


georginho_gallagher

massa cara gostei da explicação muito bem detalhado.. mas ainda me restou uma duvida..

tipo na gt8 tem tipo uns 5 foots né?? a minha maior duvida é essa..
imagina que em cada foot eu coloque uns efeitos combinados (preset) juntamente com a mesma simulação de amp da pedaleira pra todos os foots disponiveis (não sei se essa opção é possivel ).. então vamos lá:

no foot 1 = tenho o simulador da marshall limpo
no foot 2 = tenho reverb com delay
no foot 3 = tenho phaser com delay diferente
no foot 4 = tennho tremulo com reverse
no foot 5 = tenho flanger com chorus

bem minha duvida é essa.. tou lá eu tocando com a distoção em loop na pedaleira ( som produzido pelo gt2 ) dai no meio da muisca ue quero acrescentar a essa distorção os efeitos programas do foot 02 e dai mais na frente da musica quero desativar tanto o efeito do foot 02 como a distorção proviniente do gt2, como realizar esse procedimento pisando somente uma unica vez pra desativar e vice e versa.

conseguiu me entender?

Grimc
Veterano
# fev/08
· votar


o_silverchair_
Vc quer dizer algo como:

Vc tá com o foot 2 ativado juntamente com o loop para o seu gt2, e gostaria de no meio da musica desativar tanto o seu pedal (distorção) quanto o efeito da sua pedaleira? É isso q quis dizer?

o_silverchair_
Veterano
# fev/08
· votar


isso mesmo, desativar ou tipo, ativar o foot 3 somente sem distorção.. entende?

Ornitorrinco
Veterano
# fev/08
· votar


berdinazzi

em primeiro lugar, eu admito que nunca tive uma gt8 ou podxt ou vox tonelab. mas eu acho que a qualidade dos efeitos do podxt não deve ser muito diferente do guitar port, tanto que é possível comprar, baixando via internet, um pacote com os efeitos do podxt. portanto, tendo o guitar port como parâmetro dos efeitos digitais de ponta, continuo afirmando que os efeitos analógicos AINDA são superiores. mas o lance é o seguinte: numa gravação de demo, vá de digital sempre. eu acho uma péssima idéia gravar demo em estúdio. é muito melhor e mais barato gravar em esquema digital. se vc ou seu baterista tiver uma bateria eletrônica, ou mesmo se vc conseguir uma emprestada ou alugada, é quase uma insanidade gastar "milhões" em um estúdio.
explico: se vc for gravar um ensaio com todo mundo tocando, pode esquecer, a qualidade vai ficar muito baixa, só vai servir de registro para a banda, nem pense em lançar como demo. se vc for gravar em um estúdio vai ficar caro e vc ainda vai ter pouco tempo para desenvolver as idéias (isso se vc não for um milionário, e pagar "500 mil" horas de estúdio), sem falar no "produtor", que no final ainda pode não conseguir um resultado satisfatório, fazendo o seu nu metal soar meio música gospel... gravando em casa com bons softwares consegue-se simular tudo através do computador: os amplis, os falantes, os microfones, os ambientes, os efeitos... e tudo controlado, podendo ser mexido e remexido quantas vezes vc quiser, portanto a "produção" da sua demo pode levar o tempo que vc desejar, e como eu disse anteriormente, o resultado pode ficar inacreditavelmente bom, só vai depender da sua paciência, dos seus ouvidos, do seu bom gosto musical, etc. mas aí vai a minha defesa aos analógicos: por melhor que fique a sua demo, vc vai ouvir os CDs das grandes bandas de rock da atualidade e vai ouvir um som dez vezes mais foda do que o seu... aí vc pensa: os caras são muito bons, o produtor é o melhor do mundo, o estúdio é mesmo que o metallica e a madonna gravaram, etc. tudo isso pode ser verdade mas o principal, na minha opinião, é que a grande maioria desses caras não usa equipamento digital! todos usam as velhas marshall, fender e mesa boogie, todas quase sempre valvuladas, usam muitos racks de efeitos (tipo marshall, rocktron) e pedaizinhos boss, mxr, ehx e outros, em grande parte modificados por algum guru da eletrônica (tipo o robert keeley). uma banda fodona ($$$) nunca vai usar um programa que simula um ampli mesa boogie!!! com a grana que eles tem, eles vão comprar o próprio ampli! se a simulação JÁ estivesse no mesmo nível do real, com certeza o real já teria morrido, por que a simulação é infinitamente mais barata! é o mesmo caso da baunilha: todo mundo hoje em dia experimenta o sabor de baunilha sintético, criado em laboratório, pois é 20 vezes mais barato do que a baunilha real. quando o equipamento digital substituir de vez o analógico (se é que eu ainda vou viver para ver isso - espero que sim!), com certeza o analógico vai virar peça de museu, como aqueles instrumentos da Antiguidade. no fundo, tudo se resume a $$$. é muito mais fácil e mais barato usar tecnologia digital para fabricar efeitos para guitarra. imagina o custo de produção de uma fábrica inteira de gente soldando peça por peça em pedais analógicos!!! é um negócio extremamente trabalhoso, e não é à toa que a tradicional ehx já está investindo nos digitais! muita gente pode torcer o nariz para a geração digital da ehx, mas no fundo é isso que todos os fabricantes querem: reduzir os custos e o tempo de produção! o sonho desses caras é acabar com os pedais analógicos, que são mais caros e mais trabalhosos! mas, em contrapartida, os analógicos ainda estão em alta e alguns ainda são considerados insubstituíveis pelos guitarristas!

Só pra concluir: eu tenho dois pedais clássicos de metal: o über metal da line 6 (digital) e o tri metal da zoom (analógico). e eu garanto que o über metal por mais que seja um marco no que diz respeito à distorção digital, não se equipara ao tri metal! o som do über metal parece que descamba um pouco para o flanger, me parece que os efeitos digitais ainda não conseguiram fugir daquele som meio metalizer da boss, que foi uma das primeiras distorções digitais do mercado e que tinha o defeito de parecer mais um flanger distorcido do que uma distorção propriamente dita. esse ruído digital de flanger distorcido é um estigma que as distorções digitais ainda carregam e que nem a distorção digital mais moderna do mercado conseguiu eliminar. já o tri metal é simplesmente o pedal mais pesado do mundo!

Espero ter esclarecido a todas as suas questões.

Qualquer coisa, pode mandar que eu respondo. Valeu!!!

Berdinazzi
Veterano
# fev/08
· votar


Ornitorrinco
Kara,vc realmente de forma suscinta falou o que acontece... É bem por ae mesmo! Na gravação de uma banda bruta($$$$) os caras pegam akeles equipamentos mais fodásticos e fazem o que querem. Lendo o que vc escreveu, me veio a cabeça o pq de eu não conseguir o peso e o timbre que o Ardanuy consegue na introdução da TIME AFTER TIME. É bem porae mesmo. Apesar que quando eu disse que há uma equivalência entre os dois tipos, me referia mais a um padrão mais humano, tipo o meu e dos caras que estudam mas não tem muitas pretensões entende. E tecnicamente, o que faz o analógico ser melhor? isso que eu não entendo...hehe... sou ignorante nesse aspecto!
Mas é isso ae... valeuz bro
add no msn pragente trocar uma ideia depois... ricardoberdinazzi@hotmail.com
abraço

georginho_gallagher
Veterano
# fev/08
· votar


o_silverchair_

tipo na gt8 tem tipo uns 5 foots né??

(preset) juntamente com a mesma simulação de amp da pedaleira pra todos os foots disponiveis (não sei se essa opção é possivel )..

Sim, tem 5 foots.

Ela opera em 2 modos:

1. o modo manual (o que eu uso) : nesses vc tem opção de ampli único, ligado em linha ou L/R (tem bastante tópico explicando essa maneira de misturar amps e tal), mas basicamente costumo deixar um amp só, e os 5 pedais funcionam a princípio de maneira fixa, ou seja:
o pedal 1 serve p/ ativar o solo, o 2 OD/DS, o 3 Delay, o 4 Chorus, e o 5o. pedal é o control pedal, que tem milhares de opções variáveis.
Essa opção é como se vc tivesse o seu amp e seua pedais, normal.

2. Modo manual desligado: acho que essa é a que vc quer!
A gt8 têm vários bancos, e cada banco tem 4 patches. Ou seja , banco 1 patche 1, banco 1 patche 2... (que fica 1 -1, 1- 2, 1-3, 1-4), daí passa pro banco 2 (2-1, 2-2...).

Então, se vc tá no banco 1, vc tem os 4 pedais não como chorus, delay, overdrive, mas agora tem os 4 patches selecionáveis nos 4 foots. Vc pode deixar a mesma simulação nos 4 patches do mesmo banco, e cada patche é escolhido por um pedal. Aí vc deixa o timbre e volume iguais no banco inteiro (nos 4 patches do mesmo banco) e em cada pedal fica um patche com os efeitos que vc escolheu, como vc descreveu ali em cima.

bem minha duvida é essa.. tou lá eu tocando com a distoção em loop na pedaleira ( som produzido pelo gt2 ) dai no meio da muisca ue quero acrescentar a essa distorção os efeitos programas do foot 02 e dai mais na frente da musica quero desativar tanto o efeito do foot 02 como a distorção proviniente do gt2, como realizar esse procedimento pisando somente uma unica vez pra desativar e vice e versa.

Sim, vc liga e desliga o loop assim como liga e desliga o ovedrive, s/ problemas. Ainda p/ cima sobra o pedal control, que pode servir pra essas coisas. Eh só vc deixar tudo salvo bem certinho, depois é soh correr pro abraço!

E ainda tem aqueles pedais que ficam mais em cima (fx1 e fx2), estes servem para trocar os BANCOS. Ou seja, vc pode por exemplo ocupar 2 bancos para a mesma música, logo 2 x 4('n. de patches por banco) = 8 patches pre'programados p/ a mesma música. Acredito que seja muito difícil precisar disso tudo, mas...

Espero ter te entendido e ter sido claro na explicação, tenho ela há poucos meses mas fica aí a explicação pra galera que não tem e tem interesse saber como ela funciona.

Seria legal tb alguém que tem outros modelos (xlive, gnx3000) postasse essas possibilidades nesses modelos pra esclarecer melhor as diferenças entre elas.

Abraço!

_JCM_
Veterano
# fev/08
· votar


o_silverchair_

falei que sairia das pedaleiras e voltei! heheehe

peguei um pod XT live!

o_silverchair_
Veterano
# fev/08
· votar


georginho_gallagher

pocara vc realmente me esclareceu tudo.. realemnte é dessas opçoes que preciso na pedaleira.. flexibilidade e agilidade pra tocar efeitos pra distorçoes tal

entõa só resumindo que vc falou ai, pra a segunda opção (sem ser o modo manual)

tipo nos 4 foots eu tenho a opção de programar ate 8 patch? é isso?

então assim vamos pra um exemplo>

banco 1: foot 1 tenho a base limpa, no foot 2 distoção, no foot 3 distoção mais phaser, no foot 4 tenho a distorção e um delay com boot..
isso é possivel né? dai aperto o fx2 pra mudar de bancos 1 para o 2.. consequentimente tenho no foot 1 2 3 e 4 outros patchs preprogramados.. é isso??

nossa é isso mesmo que preciso.. nocaso odo loop funciona do memso jeito.. que legal!!

mas a minha maior duvida, no x3 vai poder fazer isso?
é apedaleira na qual estou pletiando em comprar

mass em todo caso fiquei balançado pela GT8 agora

obrigadão garoto, vc é 10



_JCM_

e amigo blz?.. como vc muda de opinião rápido heheh, mas acho que foi uma boa escolha!!

parabens pelo novo brinquedo! abraço

georginho_gallagher
Veterano
# fev/08
· votar


isso mesmo que vc compreendeu!

eu se não tivesse a gt8 minha opção agora seria mesmo a X3, uma das principais virtudes dela é ter essa maleabilidade que no XTL não tem, ainda por cima tem a manha (lê-se mãnha) da gravação. Mas levando em consideração o preço a gt8 é uma boa pedida ( ou mesmo a XTL, que é tão boa qto mais é menos flexível, não parece ser o que vc quer), pois mesmo a gt8 não sendo mais uma pedaleira "top", vou ter por um longo tempo uma pedaleira "top".

abraço!

Dr Jivago
Veterano
# fev/08
· votar


Eu sou fã de analógicos e acho que pedais de overdrive ou distorção analógicos são muito melhores do que os similares digitais, mas confesso que quanto a efeitos de modulação e simulação de amps, existem digitais que são fantásticos.

Se juntar uma latinha de overdrive com esses simuladores o timbre fica muito bom, algo impossível de se conseguir com simuladores analógicos que não conseguem reproduzir a dinâmica de um valvulado (o bom digital pelo menos simula de forma convincente a resposta ao ataque da palheta, por exemplo).

Ornitorrinco
Veterano
# fev/08
· votar


berdinazzi

cara, não tive tempo de responder antes. foi mal!... cara, a comparação que eu dei no final, entre uber metal vs. tri metal já resume tudo, mas eu vou ser mais específico.

é o seguinte: as pedaleiras digitais convertem o sinal da guitarra (que é analógico, óbvio!) em códigos binários (0010001000101, etc.) para que o som seja processado a gosto do freguês, para depois ser convertido em analógico novamente na saída. E, por conta desta conversão, o timbre original do instrumento chega às caixas acústicas um tanto diferente, pois as "curvas sonoras" neste processo de conversão digital são somente "aproximadas", e não exatamente iguais às curvas originais... mas é claro que conforme o tempo passa e a tecnologia digital evolui, as taxas de amostragem tendem a ficar cada vez mais altas, assim como a quantidade de bits, fazendo que cada vez mais as pedaleiras reproduzam o sinal original com uma fidelidade maior.

por outro lado, os pedais analógicos não precisam converter nada! é simples assim: o timbre do instrumento é totalmente preservado. aliás, até nos pedaizinhos digitais, tipo digital delay, a qualidade ainda é superior a do digital delay das pedaleiras por 2 motivos: 1.º) o sinal analógico sai junto com o sinal processado digitalmente na saída (output) do pedal; 2.º) o DSP (processador digital) de um pedalzinho digital delay é usado única e exclusivamente para reproduzir aquele único efeito, e já as pedaleiras digitais utilizam um único DSP para realizar todas as tarefas. entendeu porque o boss dd-3 digital delay ainda é um pedal muito requisitado?
não que eu seja radicalmente contra as pedaleiras... eu comecei a ter intimidade com efeitos de guitarra através das pedaleiras digitais (baratas!), que ainda são o modo mais fácil e barato para que os guitarristas iniciantes e sem muita grana consigam um timbre razoável e comecem a entender de efeitos, além de serem uma experiência muito enriquecedora na procura do SOM, do SEU PRÓPRIO SOM, que no fim das contas é o objetivo primordial de todo guitarrista (ou deveria ser, na minha opinião), objetivo esse que a grande maioria não consegue chegar nem perto sequer... mas esse desafio que faz da música uma coisa bela, interessante!

espero ter respondido às suas questões. qualquer dúvida ou comentário, pode mandar. valeu!

almy froes
Veterano
# fev/08
· votar


O que me desanima com pedaleira...é que se ela da defeitono meio de um ensaio/show e vc usa muito efeito..já era.....já com pedais se algum da defeito vc tira ele da cadeia e improvisa com outro pedal n lugar dele...

o_silverchair_
Veterano
# fev/08
· votar


almy froes

bem lembrado.. mas tipo eu passei uns 2 anos usando uma zoom 707 II era ensaios sábados e domingos fora as festas que tocavamos e nunca, nunca deu problema

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vou ter que voltar pra pedaleiras e você?