Pra quem toca U2 regularmente

    Autor Mensagem
    Naloxone
    Veterano
    # jan/08


    O que vocês usam de efeitos rotineiramente para tocar u2?
    O que usam de amp?
    O que usam de guitarra?
    Que configurações de delay? Rítmico? Delay time ao acaso?

    lemingue
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: lemingue
    · votar


    Naloxone

    Apesar do The Edge não ser nenhum virtuose, já vou te dizendo que tocar U2 não é tão simples quanto parece. Mas vamos lá...

    O que vocês usam de efeitos rotineiramente para tocar u2?
    Chorus ou Phaser, Delay e Reverb (o principal é o Delay, esse não pode faltar).

    O que usam de amp?
    Eu uso o que eu tenho... Atualmente um vH100R. Mas não precisa ser nada demais.

    O que usam de guitarra?
    Uso guitarras de configuração H-H (captadores seymour duncan), e floyd. Deu pra notar que não tenho "o que o The Edge tem".

    Que configurações de delay? Rítmico? Delay time ao acaso?
    Coloca em 440ms, volume alto (do efeito) e um feedback por volta de 60%. Pode ser um mono delay mesmo. Já dá um resultado muito bom.

    Coloca um drive leve e seja feliz.

    EDITADO: 440 dá pra tocar um monte de músicas deles, mas isso depende do andamento! As formas mais fáceis de se achar o tempo certo é com um delay tap tempo, depois, se souber o andamento e, por último, regular "de ouvido" mesmo.

    jprpfera
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    o show q eu vi dele a kda musik ele trokva de guita hehehehe

    Igor Fediczko
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Para o estilo de som do The Edge, só o delay basta. E sempre mono... O que acontece é que ele usa dois delays diferentes, um para cada canal, então dá a impressão de ser delay stereo, mas são dois delays monos.

    O delay principal é em colcheia pontuada, e tudo isso eu meço com o dd20 que tenho em casa (ele tem um visor que fala o tempo de cada música).

    Em questão de repetição, o legal é ter umas 5 repetições, sendo que a primeira é quase no mesmo volume do som original da guita... Tocando sozinho parece forçado, mas quando a banda entra ele some. Já testei com duas repetições apenas, mas não dá tanta profundidade...

    laemcasa
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    O que vocês usam de efeitos rotineiramente para tocar u2?

    Chorus, um overdrive de leve e um mais invocado, delay (MUITO delay).

    O que usam de guitarra?
    Strato, sss e HH. Mas prefiro a sss.

    O que usam de amp?

    Simulação es de Vox: AC15 e AC30.

    Que configurações de delay? Rítmico? Delay time ao acaso?

    Colcheia pontuada, com tap tempo disponível. Uso geralmente um delay estéreo com tempo de colcheia e colcheia pontuada em cda canal (L e R), com taxa de repetição baixa (4 repetições pro tempo "colcjeia" e 3 repetições pra "colcheia pontuada").

    PS. tenho uma gt8, e tenho todas as configs salvas nos respectivos efeitos, e tenho um tap tempo "global" dedicado (consigo sincronizar todos os efeitos q deixei com figuras ritmicas, tipo o "rate" do chorus q pode ser uma seminima etc..). Abraço!

    rsf
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: rsf
    · votar


    Naloxone

    vc encomendou um tc electronics nova delay né?
    acho que vc já está quase lá.....

    Se eu já não tivesse o delay da dls acho que pensaria seriamente no nova delay...
    acho que para o que vc toca é uma mão na roda esse pedal, não é?
    Quando receber o nova delay e considerando que vc tem o DLS, faz uma comparação quanto à qualidade dos dois...
    valeu....

    denier
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    laemcasa


    tu faz isso usando FX1 e FX2 eh , pra dividir em dois canais ???

    Naloxone
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    laemcasa
    Igor Fediczko
    Tá... o que é colcheia pontuada? Saco pouco ou nada de partituras e valores rítmicos...

    Igor Fediczko
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    É uma medida de tempo... Pense que colcheia é a cabeça do tempo... É o tic do metronomo (isso tudo pensando em 4/4), a colcheia pontuada é ligeiramente mais rápida que a colcheia normal... Ela vale uma colcheia e meia...

    Ou seja, ele não repete no tempo, mas nos vazios... Então fica muito mais rítmico...

    O seu delay não tem uns deseinhos de colcheia e tal?

    Naloxone
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Igor Fediczko
    Entendi...ainda não recebi meu delay... to esperando chegar... o que eu tenho é o dls echo-tap...
    :)
    Valeu... entendi mesmo...

    laemcasa
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    denier

    tu faz isso usando FX1 e FX2 eh , pra dividir em dois canais ???

    Velho, na verdade eu uso o delay dedicado msm, agora não lembro quais dos modos (estéreo) q e eu costumo usar. Eu tenho tipo 2 opções, em estéreo (1 delay independente por canal) ou os 2 somados num canal só (mas com 2 delays diferentes). Tb já usei o delay modulado e mais o sub delay no FX1, mas neste caso era tudo mono. Esse lance demono/estéreo é meio complicado, pq numa situação de palco "real" é melhor deixar tudo mono e garantir q todo mundo te ouça. Tenho um ampli 2x12 estéreo e dependendo da regulagem rola manter um clima "3D" usando esses efeitos com cautela. Abraço!

    laemcasa
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Naloxone

    É isso ae q o Igor Fediczko postou! Só acrescentando, o q pode acontecer qdo vc tem um delay estéreo é o seguinte: vc coloca um canal com figura de colcheia, outro canal com colcheia pontuada: acertando os "level" de cada canal vc terá repetições na cabeça do tempo e no contra tempo: "Where the streets have no name" é bem nesta onda, tem um tópico muito bom aqui no FCC q dá aquela dixavada nos "delay" do The Edge, um tópico muito interessante por sinal. Abraço.

    rsf
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Naloxone

    http://www.amnesta.net/edge_delay/

    achei bem legal esse site....

    guilherme.rizzo
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Naloxone
    No POD xt e xt Live, há um 2 presets de fábrica com timbres do the edge. Na linha x3 há um preset interessante também.

    Tudo baseado em simulações dos Vox e em delays com as regulagens características.

    Em termos de guitarra ele alterna bastante, mas um set básico com uma strato e uma Lespa ou semi já resolve a situação.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pra quem toca U2 regularmente