Guitarra -> Zoom A2 -> Amp

Autor Mensagem
magnocm
Veterano
# jan/08


Galera, no manual da pedaleira de violão ZOOM A2 diz que a pedaleira pode ser usada com uma guitarra para simular violões... pois bem, alguém já testou isso? Fica bom? Tem como comparar com o AC-2 ou AC-3, ambos da BOSS?

magnocm
Veterano
# jan/08
· votar


Então galera, alguém já testou isso? Fica legal?

Grimc
Veterano
# jan/08
· votar


magnocm
Cara, pra simular violões eu uso a Digitech RP50 mesmo.. Mas você tá com o brinquedo?

Lak Lak
Veterano
# jan/08
· votar


olha cara, eu sempre tive a seguinte opiniao:

tem violões por 100 paus, 200 paus, 300 paus...

comprar um pedal nessa faixa de preço, pra SIMULAR um violão, quando vc pode ter um de verdade...

mesmo q o violão nao seja O violao, com CERTEZA vai ter mais som de violão do q uma guitarra usando um simulador...

abraços

Releed
Veterano
# jan/08
· votar


Lak Lak
Também acho..se quiser soh acustico..tem violão legal por 100 conto
aqueles lauren por exemplo,da pra enganar tranquilo
e se quiser eletrico,tem uns groovin's que saem por 300 pila

rafaelbretas
Veterano
# jan/08
· votar


Quem compra isso na grande maioria das vezes é pra usar ao vivo... aí a praticidade fala mais alto.

Bog
Veterano
# jan/08
· votar


magnocm

Eu tenho uma...

Soa como simulação de violão, hehehe. Acho que é comparável a uma boa simulação de violão. Mas NUNCA ouvi uma que realmente ficasse igual. Mas ao vivo e no meio de outros instrumentos pode até enganar.

Lak Lak
Veterano
# jan/08
· votar


rafaelbretas
po sei la cara, eu n axo tao "antipratico" assim trocar o instrumento...

nao eh tao pratico quanto uma pisada, facto, mas... se for em otra musik, tem tempo... se for na mesma... coloca 1 ou 2 compassos de "suspense" e pega o violao...

exemplo:
no live, em twilight symphony (stratovarius) tem 1 compasso ou 2 a mais entre a musik, e o 'miolinho' com violinos... =P

eu prefiro esses "suspenses" do q quebrar o galho... mas eu so fresco XD

magnocm
Veterano
# jan/08
· votar


O lance é para tocar ao vivo mesmo...

O outro fato, é que eu quero ter um acoustic simulator no meu set... sei que não fica nem talvez parecido de longe ao som do violão que tenho (tenho um takamine de 12 cordas), mas é que para timbre limpo de guitarra é muito legal cara, ter aquele som... fica lembrando uma guitarra semi acústica, e usando mas uma parafernália dá para tirar um som de violão sintético que eu, para por em certas músicas que tenho, acho legal...

E a terceira coisa principal, é saber se alguém comparou com o AC-2 e principalemnte o AC-3... porque pensei assim:

AC-2: simulações +-; 300 usado, 400 novo... por cima claro...

AC-3: simulações melhores que AC-2, reverb; 400 usado, 500 novo... olhando o preço por cima...

A2: simulações que desconheço (com guitarra, no site só tem com violão mesmo), chorus, delay, reverb, detune...; custa em média 300 usado, 400 novo....

Então, como Bog disse que simula legal, acho que vou pegar uma... se não servir pra gutiarra, com certeza vai servir pro violão!

Obrigados a todos vocês que contribuíram... mas espero que continuem a postar novidades aqui... devo demorar uns 15 dias ainda, antes de pegar a A2... e depois que pegar, vou postar uns sons dele usando a guitarra pra todo mundo poder ter uma idéia melhor...

Abraço! :o)

Bog
Veterano
# jan/08
· votar


magnocm

Se vc esperar até semana que vem, eu TALVEZ possa gravar alguma coisa simplezinha para vc conferir.

Bog
Veterano
# jan/08
· votar


magnocm

Eu acabei de notar que vc colocou um " -> Amp" no final ali.

Vale lembrar que ligar uma simulação de violão num amp é mais ou menos como ligar um violão eletroacústico num amp de guitarra. Amp de guitarra não tem resposta flat, colore o som, e o resultado costuma não ser dos melhores em boa parte dos casos. Violão (mesmo simulado) fica bem melhor ligado em amp para violão, ou direto na mesa.

magnocm
Veterano
# jan/08
· votar


Hum... mas se o amp do cara for flat? Eu uso um Staner GS-120... só tem Master, Bass, Mid, Treble, Gain... nada mais... na época uqe comprei era tipo "um amp de guitarra para quem sua pedais..." ; se não em engano no manual dele diz que sua resposta é flat...

Mas de toda forma, Bog, quando gravo, ligo direto na mesa, no Line In... a mesa tem uam saída específica pra gravação... aí entra no line in do PC... num fica bom sabe, mas dá pra gravar preu não esquecer... quer ouvir alguma tosqueira que gravei?

magnocm
Veterano
# jan/08
· votar


Ah, antes de postar qq coisa aquim, acredito que é importante ressaltar que meu uso uma placa on-board memso, por isso fica muito fora de tempo as vezes... além disso, costumo errar bastante... :oS

magnocm
Veterano
# jan/08
· votar


Bog,

Espero sim cara, quando você puder, você posta algo...

Bog
Veterano
# jan/08
· votar


magnocm
mas se o amp do cara for flat?

É fácil de saber se o amp é flat. Uma guitarra elétrica plugada num amp desses tem um som entupido de médios-graves, que soa meio abafado e muito feio. Se o som de uma guitarra elétrica ficar decente, prepare-se para brincar bastante com a equalização, eheheh.

Quanto a gravar no PC, eu costumo ligar a A2 direto no line in. Não precisa de mesa, a A2 serve como direct box.

magnocm
Veterano
# jan/08
· votar


Bog

O lance de ligar na mesa né apra usar como direct box não... é que ela tem uma saída para gravação, com níveis de linha para gravação... o que não é nível de microfone... :o)

Olha:

O nível de microfone é também conhecido como baixo nível, mic level ou low level. Como você já deve ter percebido, é o nível mais baixo de um sistema de áudio e opera numa faixa que pode ir de – 52 dBu (2 mV) até – 10 dBu (245 mV). Como o nome já diz, é nesta faixa que os microfones trabalham. Também estão nesta faixa os sinais enviados por direct boxes.

O nível de linha, também conhecido como line level, é o nível de sinal onde operam os instrumentos musicais ativos (violão, guitarra, contrabaixo etc) e eletrônicos (teclados). Os sinais trocados entre os equipamentos que compõem o sistema de som também trabalham em nível de linha. Esta faixa de nível opera entre – 10 dBu (245 mV) até + 30 dBu (24,5 V).

O nível de alto-falante, também chamado de alto nível ou high level, é o nível de operação de saída dos amplificadores. Estes sinais possuem amplitude maior que + 30 dBu (24,5 V).

O nível de gravação, é um subgrupo do nível de linha, mas trabalha indo de 0 a 1V, isso facilita o processo de codificação do PC... para ser mais preciso o processo de quantização que é feito junto da amostrsagem no processo de conversão A/D, que é realizado quando gravamos algo no PC.

Bog
Veterano
# jan/08
· votar


magnocm

Hmmmm... eheheh, bom, o que eu sei é que ligando a A2 direto em linha funciona. O som que sai da A2 fica na mesma faixa de amplitude que o som saído direto do preamp interno de um violão. Comigo funciona certinho. ;)

fabguitar
Veterano
# jan/08
· votar


Guitarra com som de violão = captador piezo

magnocm
Veterano
# jan/08
· votar


fabguitar

Eu tô ligado cara... mas não consegui achar pra vender ainda... andei procurando um kit ghost da graphtech, que fornece também saída midi (13 pinos) mas não achei vendendo... algum de vocês sabe onde encontrar esse sistema piezo para guitarra?

magnocm
Veterano
# mar/08
· votar


Aêw galera, comprei, e fica ótimo, realmente as simulações da ZOOM A2 (usando com guitarra elétrica mesmo) ficam melhiores que usando o AC-3 da boss! :o)

Fernando de almeida
Veterano
# mar/08
· votar


magnocm
pois bem, alguém já testou isso? Fica bom? Tem como comparar com o AC-2 ou AC-3, ambos da BOSS?
Cara já testei o A2, AC2/3 e nenhum dá som de violão com a guita conectada ... No máximo dá um som de guita semiacústica ... Para simulação perfeita de violão somente com captação piezo (midi)+pedal dedicado....

magnocm
Veterano
# mar/08
· votar


Fernando de almeida

Claro cara, sem comparações com captação piezo.... mas de qualquer forma, se você tiver uma captação piezo e usar um Boss AC-2 ou AC-3, ou Zoom A2, a simulação melhora massivamente, muito mesmo!

Abraço cara e obrigado pela opinião!

Magno

Adair Neto
Veterano
# set/11
· votar


Gente, alguém já testou por a A2 numa guitarra pra utilizar os efeitos (delay, flanger, etc)?

magnocm
Veterano
# fev/12
· votar


Adair Neto

Já sim... eu usava para isso também... colocava nela um FC-7 para controlar modulação de efeitos em tempo real, colocando como primeiro "efeito" do set... assim dava para fazer uns sons loucos, muito bons... tipo colocar phaser, flanger, ou mesmo chorus, antes de distorções, dava uma condição as vezes meio "hendrix" ao set...

Ainda tenho o meio, mas tirei do set para por um HOG jnutor de um Regenerator no lugar... o A2 eu continuo usando mas só com violão mesmo...

Digo que é um bom pedal de modulação, mesmo sendo da ZOOM, que é uma marca fortemente contra-indicada por guitarrista...

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


magnocm:

Aê grava um sample da guitarra nela!

magnocm
Veterano
# fev/12
· votar


Então... como eu falava, guitarra nele cru, eu nunca usei não.. usava ele no meu set, com vários outros pedais, etc...

Mas ok... vou ver se gravo alguma coisinha...

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


magnocm
Digo que é um bom pedal de modulação, mesmo sendo da ZOOM, que é uma marca fortemente contra-indicada por guitarrista...

Não sei de onde tiram essas coisas... Tá, na verdade eu sei: é da Zoom 505, mas indicar ou contra-indicar por causa de um produto de 15 anos atrás... =P

Hoje em dia, quando muito reclamam das distorções e coisas do tipo. Não conheço gente com reclamação quanto às modulações da Zoom. Os delays deles são realmente bons.

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Bog:

Você que manja de "Digital":

A distorção de um pedal analógico é feita com clipagem pelos diodos....

E no digital? É um processador que modifica o sinal em "tempo real"

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man

É uma função matemática. Você recebe na entrada uma sequência de números que representam o sinal e comprime os picos, normalmente seguindo um modelo do fenômeno que você quer simular. É uma aplicação direta do processamento digital de sinais.

Um dia eu vi um desses produtores que colocam vídeos no YouTube falando uma besteira inominável. Ele coloca lá o desenho do sinal sendo saturado por uma válvula, por um transistor, e "digital". Ocorre que ele coloca o sinal como cliparia em um sistema digital, o que produz ondas "retas", que se traduzem em "estalos" nada agradáveis de se ouvir. Fica a impressão de que é assim que se faz, o que não é verdade. Num simulador digital, o sinal nunca deve clipar de fato. Você sempre trabalha com uma margem extra, e aplica uma função que descreve a clipagem de um outro jeito (simulando, por exemplo, uma válvula).

Se você tiver uma boa base de eletrônica ou computação (no sentido de programação e representação de dados), eu posso explicar mais a fundo, mas não é uma coisa muito simples para um leigo entender. Fica parecendo tudo meio 'mágico', ainda mais se eu não puder rabiscar figuras (é *muito* mais fácil de entender com figuras, hehe).

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Se você tiver uma boa base de eletrônica ou computação

Sim!

no sentido de programação e representação de dados

Hum......


Bom, não custa tentar!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra -> Zoom A2 -> Amp