problema em oitavador boss oc-2 ?

    Autor Mensagem
    pierrex
    Veterano
    # jan/08


    amigos, peguei um oitavador oc-2 usado, muito bem conservado. só que quando fui testar em casa, acontecia o seguinte:

    quando eu tocava uma nota qualquer, ele criava as oitavas abaixo, daí eu deixava soar pra ver até onde ia o sustain, e ele cortava as oitavas em pouco tempo, uns 5 a 10 segundos. a corda ainda tava soando, mas as oitavas eram cortadas subtamente e a nota ficava soando sozinha.

    notei também que precisei tocar nota por nota, nunca deixando soar duas ao mesmo tempo, senão o som ficava um bolo feio.

    acho que tá com problemas, se alguém imagina o que seja, por favor, dê um toque, vou ter que devolver se for algo grave...

    detalhe, primeiro pluguei ele encadeado em vários pedais, mas ao perceber o problema, pluguei a les paul direto nele e ele num vc30 212 e continuou a mesma coisa. percebi também que se tocava muito forte, surgia uma vibração incômoda no falante, um troço hipergrave que não era a nota, apenas uma sujeira por baixo dela, não sei se me entendem.

    vou dar uma retestada daqui a pouco, depois que minha mulher tiver acordado rsrsrs eu dormi sonhando com o oitavador, meio frustrado até, o pedalzinho por fora tá tão bom. seria uma pena ter que devolver.

    é isso, agradeço as ajudas

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    pierrex
    A descrição encaixa perfeitamente na resposta comum do efeito.

    Este oitavador é monofônico - com tônica e quinta talvez até funcione, mas nada mais que isto.

    Tem que adaptar a maneira de tocar de acordo com a melhor resposta do efeito.

    Em geral o efeito vai funcionar melhor com notas mais agudas, pela volta da 12a casa.

    Notas muito graves (na sexta corda, da quinta casa para baixo) vão soar estranhas. O efeito vai ter um "lag" pra ser ativado, daí vai entrar todo estranho e depois de um tempo simplesmente sumir - o que chamam geralmente de "warble/warbly".

    Ele tem duas oitavas abaixo, portanto a segunda deve ser usada com alguma cautela se forem ser tocadas notas mais graves, já que os falantes vão ter muita dificuldade pra reproduzir estas frequências.

    Podes dar uma olhada no manual - se não tens deve ser possível baixar de algum dos sites da Boss/Roland, geralmente tem no roland.co.uk - que tem algumas dicas pro efeito funcionar melhor.

    Quanto a oitavadores e efeitos de pitch polifônicos, existem algumas opções:

    O OC-3 é o sucessor do OC-2 e tem um modo polifônico, mas também exige uma certa adaptação do instrumentista para tirar o melhor do efeito. O detalhe interessante é que pode ser escolhida a região em que o efeito trabalha (podendo ser restringida a ação dele para as cordas mais graves, por exemplo).

    O PS-5, que é um pitch shifter/harmonizer, pode ser usado como oitavador (e acredito que funcione legal com acordes).

    A Electro-Harmonix tem três pedais diferentes que fazem este tipo de coisa: HOG, POG e MICRO POG.

    O Micro Pog é similar ao oitavador da Boss (OC-3) e parece funcionar de maneira mais estável que este.

    A maioria dos multi-efeitos tem algum pitch shifter/harmonizer (chamado as vezes de pitch bend ou algo similar) e em geral este efeito é polifônico. Das atuais, Zoom G2 e Digitech RP150 poderiam ser usadas pra isto sem problemas.

    ---

    Outra opção, muito mais cara (e que também exige adaptação na maneira de tocar) são os "sintetizadores de guitarra" - o sistema da Roland é o mais conhecido, se instala um daqueles captadores (GK) na guitarra e se usa um dos processadores (VG, etc) ou uma interface (GI) + módulo de som.

    Existem também dois pedais da Boss com entrada pra este tipo de captador, o WG-20G e o OC-20G - este último é um "oitavador polifônico" com opções interessantes (mas depende do captador para funcionar e oferece coisas similares ao que o OC-3 se propõe a fazer).

    Se for chegar a este nível (sintetizadores Roland) no entanto, acho legal considerar os Electro-Harmonix: HOG e POG.

    pierrex
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: pierrex
    · votar


    Ultra.Fuzz
    sempre dando os toques

    cara, é isso mesmo, testei agora pela manhã e me senti bem melhor com ele. realmente nas notas mais graves fica complicado, mas uma ajustada nos knobs do pedal e tudo já ficou mais equilibrado. acho também que ontem eu precisei deixar o volume da guita baixo por que era de noite, sinal hoje deixei bem alto e tudo se resolveu rsrs. vou explorar ele mais hoje, com volume alto.

    tô deixando como primeiro na cadeia de pedais, assim:
    guita+oc2+wah+sd2+ds1+ge7+amp

    Podes dar uma olhada no manual - se não tens deve ser possível baixar de algum dos sites da Boss/Roland, geralmente tem no roland.co.uk - que tem algumas dicas pro efeito funcionar melhor

    boa, vou baixar o manual

    pierrex
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    a boss recomenda um compressor na frente dele. e recomenda também sistemas com pouco ruído pro melhor funcionamento. já percebi o motivo. mas bixo que sonzera combinando as oitavas com overdrives. muito encorpado mesmo.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a problema em oitavador boss oc-2 ?