Quero Fazer um Hand-Made. Mas num sei nada de Eletronica =/

    Autor Mensagem
    Zuricow
    Veterano
    # dez/07


    Po alera parece meio absurdo, desde pequenininho, sempre adorei essas coisas de eletronica, montava helicópteros com luzinhas e motores ligados a pilha com uns 6 anos.... (destruindo otros brinquedos eh claro)....
    Mas agora com 17 anos, começando a tocar guitarra to me interessando muito nos pedais hand-mades, acho super legal os projetos ai:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/176622/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/176753/
    (parabens aos donos)

    Bom eu adoro isso e queria muito fazer essas coisas... mas os problemas:
    EU NUM SEI NADA DE ELETRONICA
    ANO QUE VEM VOU ESTAR ENROLADO COM VESTIBULAR QUE VOU FAZER DIREITO (sem tempo)

    Tem algum curso que eu possa fazer futuramente sem compromisso pra que eu entenda um pouco dessas coisas e mecha com isso?

    Zuricow
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    PS.: C tiver Como fazer, alguém conhece sites legais que digam PASSO-A-PASSO como fazer alguns.

    Guitar_L
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Estou basicamente na mesma situação =)
    Vontade não falta, o duro é achar coisas que espliquem bem direitinho, pra um iniciante.
    um bom site é o:
    www.handmades.com.br
    Já aprendi bastante coisa lá! Bem legal.
    Abraços

    Simonetti
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Olá Zuricow! Que bom que meu projeto de incentivou, cara! Fico muito feliz com isto.

    Meu pedal foi todo montado a partir de 3 tutoriais:

    - www.tonepad.com (foi de lá o projeto principal, esquema da PCB)

    - www.generalguitargadgets.com (lista de materiais bem detalhada, explicação do projeto, tutorias)

    - www.handmades.com.br (ótimos tutoriais sobre confecção de PCB, e coisas específicas sobre o TS808)

    De resto, é um pouco que conhecimento que eu já tinha sobre eletrônica, de alguns sites pela net, etc.

    É um hobby bacana, porque o que você faz são coisas que você acaba usando no seu dia-a-dia, e coisas sempre úteis.

    Vamos fazer o seguinte, que pode até servir como uma referência para outros na sua posição: vamos usar este tópico para te guiar pelo processo de construir um TS-808. Vc vai postando suas dúvidas e a gente vai de ajudando. O que acha?

    Zuricow
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Simonetti
    Kra Brigadao pela iniciativa, vontade ate tenho, mas nao sei por onde começar...
    EU vou dar umas olhadas nesses sites pra me informar um pouco + sobre o assunto, pq eu to zerado de informação sobre isso...

    Ferramentas que eu possa usar... o que vc sujere? Tenho tudo velho aki to precisando trocar.
    Q Q C ACHA???
    Multimetro, Ferro de Solda, chaves de fenda...

    chab
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    o q tu tem q aprender primeiro, é fazer a placa de circuito impresso.navegue em "circuitos impressos" q tu vai achar sites com o passo a passo. comece pelas + simples. para as soldas ficarem boas , tenha um bom ferro de solda e use solda de boa qualidade(nada de camelô).pra fazer as placas, tu vai precisar de percloreto de ferro, placa de fenolite virgem,caneta para ci , mini furadeira com broca de 1mm ou furador de placa, alcool, bombril e um potinho raso de plastico.
    mais dúvidas, posta aí.
    boa sorte.

    Sharper
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Zuricow
    Tem algum curso que eu possa fazer futuramente sem compromisso pra que eu entenda um pouco dessas coisas e mecha com isso?

    o que vc sujere?

    Se vc pretende passar no vestibular pra direito, eu suGiro que vc meXa um pouco mais com português...

    Zoeira, cara. Leva a mal não...

    Acho que o primeiro passo é vc aprender a soldar e dessoldar. Tem inúmeros tutoriais na net sobre isso. Procura no google q vc acha aos montes. Depois, pegue uns bagulhos velhos ou compre uns fios e plaquinhas baratinhas em loja de eletronica e fique soldando, dessoldando... Não adianta nada fazer o circuito impresso e botar uma bolota de solda que pega em 3 trilhas...

    Também é bom vc aprender a usar um multimetro e conhecer os componentes. Resistores, capacitores, diodos, transistores, CIs... Também é só procurar no google q vc acha isso tudo.

    O meu projeto também veio do tonepad e dei uma olhada nos outros sites pra tirar duvidas.

    Boa sorte ai! Qualquer coisa, é só falar.

    Simonetti
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Zuricow

    *** Para preparar a placa você vai precisar:

    - placa de fenolite, de 15x15
    - solução de percloreto de ferro (compre o pó e prepare em casa)
    - bombril
    - caneta para retroprojetor
    - transparência para impressora laser
    - impressora laser
    - PDF do site Tonepad.com
    - serra ("cegueta") para cortar da placa inteira apenas a parte da plaquinha desejada. Se você tiver uma mini-retífica (como Wizard ou Dremel), use o disco de corte que é até melhor - é esta a solução que eu uso, pois é rápido e fácil e o acabamento fica 10.
    - container de plástico (como caixa plástica de sorvete) para fazer a corrosão
    - container de vidro com tampa plástica ou rolha (para guardar o preparado de percloreto de ferro para usos futuros). Eu uso um vidro de azeite de 500ml. Arranquei a tampa metálica original e uso uma rolha comum para tampar.


    *** Com a placa pronta, você irá agora precisar soldar os componentes já adquiridos. O equipo necessário é:

    - ferro de solda (Hikari 30W ponta fina). Procure aqui no FCC um post meu com o termo niquelar, niquelado, para saber como preparar seu ferro de solda
    - solda (Best ou Cobix, 0,5mm)
    - alicate fino de corte (similar a um alicate de unha, mas específico para eletrônica. Serve o de unha se não achar o específico)
    - alicate de ponta fina para eletrônica (estilo "bico de pato", só que menor)
    - lupa (para conferir se a solda não ultrapassou a ilha)

    Quanto a multímetro, qualquer coisa acima de 30 reais está demasiadamente caro.

    metalbee
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Simonetti
    me dá um socorro no meu ultimo topico, A/B BOX????OBRIGADO

    Zuricow
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Simonetti
    Calama Aew rapaz... num sei nada do q vc ta falando...

    Po Galera sei la.. me recomenda algum projeto BEEEEEEEEEEEMMMMMMM simples passo a passo pra eu fazer...(links). Tive olhando uns A/B Box aew da vida, mais certos detalhes me confundem a cabeça.

    Quero começar com algom Muito somples, dexa o TS pro final (c chegar ate lah).

    PS.: Nunca Soldei nada na vida

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quero Fazer um Hand-Made. Mas num sei nada de Eletronica =/