Comprei uma Digitech RP50. Fiz um bom negócio?

    Autor Mensagem
    Grimc
    Veterano
    # out/07


    Olá pessoal. Como muitos daqui, eu tive dificuldade para montar meu primeiro set. E não está nada bom. Até agora, eu ligo minha Shelter SST 62 em um amplificador montado por mim, que o amp eh um Frahm antigão e o alto falante eh da HB, 8",um excelente alto falante, pena que o amp não é tão excelente assim... E a caixa eu fiz, com projeto de guitarra, e isso deu um certo timbre característico. Quando tiver condições, vou adquirir um Warm Music, ou até um Meteoro Nitrous com falante 10".

    Bom, agora tive condições de adquirir minha primeira pedaleira, uma Digitech RP 50, novinha comprada pela Americanas.com, que deve estar chegando amanhã. Como a única pedaleira que eu já ouvi/toquei foi a GT8, e eu estou lonje de ter uma dessas, eu tive que me basear em dados técnicos, e, principalmente, opiniões. Todos sabemos, que, hoje em dia, o mercado está cheio de opções, e, todo cuidado é pouco para não se decepcionar por um produto "inovador". Pesquisei muito aqui no fórum e fui por eliminatórias, até me decidir pela RP 50. As pedaleiras que estão na minha faixa de preço são:

    Zoom G1 - Zoom 505II - Behringuer VAMP II - XVAMP II - RP50

    Bom, os critérios que eu utilizei para escolher a minha pedaleira foram:

    * Como vocês já sabem, meu amplificador não é o ideal para se tocar, principalmente agora, na fase do aprendizado que eu estou, que começo a tocar com bandas. Por tanto, o primeiro item que não deveria faltar, era uma simulação convincente de amplificadores.

    Daí já saíram duas: Zoom G1-> apesar de a zoom ter se superado com esse modelo de pedaleira, ela não possui ainda a simulação de amps.

    Zoom 505: Essa eu já tinha até descartado, pois eu toquei com ela, e seus efeitos decepcionam.

    * Os estilos que toco exploram muitos efeitos diversos. Então, uma pedaleira versátil, com grande variedade de efeitos, me permitindo explorar diversos timbres. Então, eu tive que pesquisar as pedaleiras desse grupo que tivessem os melhores efeitos. Daí as três passaram, mas a Digitech se destacou, pelos samples que ouvi.

    * Pedaleira que tivesse alguns ritmos: pra eu ir treinando, para começar a tocar com pequenas bandas. Sobra apenas a digitech, mas, eu não tornei isso obrigatório. Continuo com as três.

    Como vocês perceberam, algo muito importante são as opiniões. Não tive tempo para ir testar na loja, eu sei que o ideal era que eu ficasse umas horas lá testando, mas, eu tive que me virar na teoria.

    Bom, eu estava pensando muito a respeito de adquirir a Behringuer XVAMP. Mas, eu vi aqui no fórum que os produtos da marca estavam dando muito mal contato, resets aleatórios e perda de dados dos patchs, e problemas de série. Como eu já compro esses produtos contando moedinhas, literalmente, tudo o que eu não queria era ter problemas no futuro. Por tanto, graças ao fato de eu ir buscar opiniões, eu já descartei dois modelos: a VAMP II e a XVAMP.

    Sobrou apenas a RP 50. Pesquisei muito a respeito dela, vendo se eu não encontrava mais nenhuma opção. Ouvi samples, li reviews, e percebi que a linha RP era bastante elogiada. E a RP que mais estava ao meu dispor era a RP 50.

    Quatro meses se passaram, e a RP 50 foi adquirida segunda feira, e deve estar chegando amanhã. Estou ansioso para ver se escolhi bem, e mandarei um review assim que puder. Mas o que vocÊs acham. Escolhi bem? Ou eu poderia ter escolhido outra. Como sabem, eu pretendo ajudar o pessoal que como eu, precisa escolher uma pedaleira, e não tem muito dinheiro.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Grimc

    Warm Music, ou até um Meteoro Nitrous com falante 10".
    Não faça isso, continue com o seu Frahm.

    Escolhi bem?
    Claro que sim, dentro dos critérios que você usou para eliminar as pedaleiras que não lhe serviam. Eu não testei a RP50, então não sei dizer se é boa, mas pelo seu próprio comentário a respeito das suas pesquisas acho que foi uma boa escolha, mas não se desanime com o resultado final, pois você está "sem" amplificador.
    Abraço.

    - Super Chip AudioDNA: fornece 11 modelos premiados de amplificador

    - 20 Efeitos: com qualidade de estúdio, sendo até 8 simultâneos

    - Bateria Eletrônica Embutida com 30 Patterns

    - 40 Presets de Fábrica/ 40 de Usuário

    - Entrada p/ Pedal de Expressão

    - Conversão A/D/A a 24 bits

    - Display de LEDs: fácil de ler

    - Afinador Cromático: com coluna de LEDs fácil de ler

    - Saída Estéreo: combinada com saída para fones de ouvido

    - Alimentação: pilhas (6 x AA) ou com a fonte DigiTech OS200R (fornecida)

    R$ 361,85

    http://www.foxtrot.com.br/produto.asp?pid=172&cid=26

    fabguitar
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Grimc

    Na minha opinião foi uma boa escolha,

    Comecei o meu set com uma dessa, posso dizer que seus efeitos (apezar de não ter uma ampla regulagem) são muito legais

    Bom, essa pedaleira ja me quebrou um galhão, usei ela sozinha durante muito tempo, e digo que se bem regulada ela pode surpreender

    Hoje uso apenas afinador, reverb e alguns efeitos pois estou tentando montar um set legalzinho

    Mas vai fundo cara, tira o máximo que ela te oferece!!

    Bog
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Grimc
    Zoom G1-> apesar de a zoom ter se superado com esse modelo de pedaleira, ela não possui ainda a simulação de amps.

    Só um detalhe: a G1 TEM simulação de amplificadores sim. Agora, se são convincentes ou não depende de quem precisa ser convencido...

    Pedaleira que tivesse alguns ritmos:

    A G1 também tem a bateria eletrônica.

    No mais, eu tenho também uma pedaleira da Digitech, uma GNX3000 e não me arrependo. Fico curioso mesmo para saber como essas RP se saem. Não esqueça do review! :)

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Também achei uma boa escolha dentro das possibilidades.

    Já tive uma pedaleira da Digitech e gostava bastante dela.

    Comprei na época do lançamento e foi minha primeira pedaleira, uma RP-5.

    Acho q em 1995 + ou - !!!

    r2s2
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Grimc

    Eu tenho uma RP80, que é uma 50 com pedal de expressão.

    Sinceramente eu não gosto muito não, pois os drives não são tão bons, mas as modulações são legais.

    Mas aposto que se vc fuçar bastante tu consegue bons timbres nela. O problema é quando se é um preguiçoso como eu.

    Ornitorrinco
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Grimc

    acho que vc fez uma excelente escolha!!! a zoom 505 é péssima e essas behringer tb não levo a menor fé... a rp-50 eu já ouvi num ensaio e fiquei surpreso com a qualidade, apesar de eu não gostar muito de pedaleiras, mas essa parece ser uma ótima opção pelo seu custo/benefício... qto ao amplificador, eu aconselho o meteoro nitrous drive. tenho um desses, e o som limpo dele é perfeito. a distorção tb é muito boa, apesar de eu usar pedal de distorção e não usar a da caixa... eu acho que um nitrous drive e um rp-50 já safam (e muito!) todas as necessidades do guitarrista iniciante!

    BaNdAiD
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Quatro meses se passaram,

    Putz!! Curte bastante esse brinquedo cara!! vc merece!!

    e acho tb q foi a melhor escolha (apesar da VAMP2 ser tentadora)
    Agora vai tocar!!

    Grimc
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Bom gnt, a pedaleira chegou, e, como prometido, lá vai o review.

    Eu gostei muito da pedaleira, só liguei ela no fone, mas ela cumpriu bastante seu dever.

    A Digitech RP50 foi desenvolvida para que iniciantes pudessem obter uma boa qualidade de som ao tocarem. Mas o principal investimento que a Digitech aplicou nessa pedaleira, na minha opinião, foi o da modelagem de caps e de amplificadores. Ou seja: é como se você estivesse ligando a minha humilde SX em um fender Deluxe 57 ( são 15 modelos diferentes, só estou citando um), com um cap Humbucker, apesar de não ser a mesma coisa, huahuahua.

    Quando tu liga a guita na pedaleira, ela começa no modo play. Daih, eh só tu apertar os dois pedais juntos e segurar para entrar no modo afinador e afinar a guitarra. Depois, um simples toque em qualquer pedal volta para o modo Tocar (Play).

    Os presets da pedaleira são bem legaizinhos ateh, mas, como muitos aqui, eu prefiro criar meus proprios patchs. Então lá fui eu. A facilidade de se personalizar é muito grande, apesar de não ter a mesma precisão dos 215486846 botões da GT8 (huahuahua). Tu primeiro seleciona o efeito que tu quer editar, e depois vai escolhendo as opções usando os botões VALUE. Bom, vamos aos recursos:



    Pickup/Wah: A finalidade deste modo é selecionar uma configuração de caps ou um efeito de wah. Você pode fazer um single coil soar quente como um humbucker, ou fazer um hum ter o som brilhante de um single. E ainda possui três opções de wah, inclusive o cry baby.

    Compressor: Existem 15 níveis de compressão que você pode selecionar.

    Simulação de Amplificadores e de Gabinetes Te permite escolher entre quinze modelos premiados de amp para simular, e combinar com diferentes combinações de gabinetes, criando as mais diversas misturas, e permite também misturar as misturas. Os amps que a RP50 simula são:

    '65 Fender Twin
    Matchless DC30
    Mesa Dual Rectifier
    Mesa Mark II C
    '57 Fender Deluxe (esse é o meu favorito, soa bem vintage)
    Vox AC30 Top Boost
    DigiCrunch Combo
    Clean Tube Preamp
    '78 Marshall Master
    Marshall JCM900
    DigiFuzz Distorcion.

    Noise Gate: O objetivo é reduzir o chiado, mas eu não notei muita diferença, a não ser usando o chorus

    EQ: É um equalizadorzinho, mas ele só tem 3 Bandas, por isso o ideal é a pedaleira passar antes por um equalizer, que será minha próxima aquisição após comprar o meu amp.

    Chorus: Inclui diversos chorus, todos muito bons, e parecidos com os da GT8

    Delay: O delay da RP 50 é simplesmente excelente.


    Reverb: Eu notei que o verb da RP 50 dá uma ambiência excelente, parecendo de um show ao vivo mesmo.

    Eu gostei mesmo dos efeitos exclusivos da Digitech.

    Auto Ya: Misturando Wah Wah com flanger cria vogais quase humanas. Tem uma que parece que a guitarra ta com dor, pois fica fazendo AIAIAIAIAI

    Whammy: Parece que tem duas guitarras juntas, pois permite tocar a mesma nota 1 ou duas oitavas acima ou abaixo.

    Rotary Speaker: Cria um panning interessante, parece que o alto falante está girando

    Bateria eletrônica: Tem alguns ritmos bem básicos, bom para treinar o andamento.

    Modelagem de Gabinetes:Quando você estiver ligando a pedaleira, apertar o botam da bateria aciona o recurso. Todos os patchs que usarem alguma simulação de amp, também simularão gabinetes. E tu pode criar diferentes misturas de gabinetes/amps e até misturar as misturas! Ele oferece os seguintes gabinetes:

    Gabinete 2x12
    Gabinete Vintage 4x12
    Gabinete British 4x12
    Gabinete 2x12

    Apesar de não vir com pedal de expressão, ela possui entrada para pedal de expressão.

    A pedaleira não possui saída USB, a GNX3000 e outras do gênero, mas isso não atrapalha de forma alguma a personalização dos efeitos, e para gravar, é só plugar a pedaleira na placa do pc, usando um adaptador.

    Bom, isso não é nem um oitavo dos recursos da pedaleira, pois eu acho que não explorei nem uma fração destes, pois eu não tenho o brinquedinho a nem um dia, mas, quando eu for descobrindo eu vou escrever algo.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Grimc

    Valeu pelo review!

    "Noise Gate: O objetivo é reduzir o chiado, mas eu não notei muita diferença, a não ser usando o chorus"
    Eu não entendi! O Noise só funciona bem com o Chorus, ou só o Chorus é que cortou o chiado?

    DigiFuzz Distorcion.
    Fuça bastante esse.

    "Reverb: Eu notei que o verb da RP 50 dá uma ambiência excelente, parecendo de um show ao vivo mesmo.
    Chorus: Inclui diversos chorus, todos muito bons, e parecidos com os da GT8"
    Dois efeitos que eu acho fantástico.

    "EQ: É um equalizadorzinho, mas ele só tem 3 Bandas, por isso o ideal é a pedaleira passar antes por um equalizer, que será minha próxima aquisição após comprar o meu amp".
    Acho que quando você compra "um bom amplificador" (!!!!!!!!!!) você não irá precisar de um equalizador.

    Curta bastante esse seu "brinquedinho" [inveja off], mas não esqueça de treinar e estudar, vai descobrindo ela aos poucos.
    Abraço.

    Grimc
    Veterano
    # out/07
    · votar


    luiz_sjrp
    Na verdade é o noise gate que só funciona bem com o chorus

    Grimc
    Veterano
    # out/07 · Editado por: Grimc
    · votar


    Curta bastante esse seu "brinquedinho" [inveja off], mas não esqueça de treinar e estudar, vai descobrindo ela aos poucos.
    Abraço.

    Ah, e obrigado.

    DigiFuzz Distorcion.
    Fuça bastante esse.


    Eh, realmente, esse modelo de amp simulado dá bastante crunch na guitarra, combinado com uma simulação de humbs e um gabinete british

    "Reverb: Eu notei que o verb da RP 50 dá uma ambiência excelente, parecendo de um show ao vivo mesmo.
    Chorus: Inclui diversos chorus, todos muito bons, e parecidos com os da GT8"
    Dois efeitos que eu acho fantástico.


    São os meus preferidos também

    Ah e sobre comprar um amp e não precisar de um equalizer, ao comprar o amp, o ideal é deixar a equalização "plana", para a pedaleira "fazer efeito", por isso, um equalizer iria bem.

    Grimc
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Eu descobri mais alguns recursos:

    Simulação de Violões: achei esse efeito bem curioso. ele simula um violão de tampo plano, e realmente fica parecendo um violão

    BaNdAiD
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Uma coisa q me deixa curioso é que, apesar de praticamente todas as pedaleiras de hoje em dia terem simulador de amp e de gabinete, eu nunca vi ninguem tocando com elas ligadas direto na mesa ou no PA!!

    Todos insistem em coloca-las em um amp!!

    Alguem já viu isso??

    LuizJu88
    Veterano
    # out/07
    · votar


    BaNdAiD
    Eu ja toquei assim...ahuahu
    Mas normalmente prefiro passar pelo amp mesmo

    LuizJu88
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Grimc
    Cara, dentro dos criterios e das necessidades q vc tinha eu acho q vc escolheu bem sim, tive uma Digitech RP-80 e os efeitos são bem legais, só não gostava muito da distorção dele então sempre usava distorção externa de um Jackhammer da Marshall...

    Grimc
    Veterano
    # out/07
    · votar


    BaNdAiD

    Eu uso bastante os fones.

    LuizJu88

    A distorção tu tem q fuçar, até conseguir fazer uma boa, eu também não gostei dos presets

    Grimc
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Bom, gente, vou dar RESET de fábrica nela hoje, e vou escrever um review de eu fazendo patches para ela passo a passo

    DungaRedHot
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    é cara estou com uma 250 e gostando mto...meu colega tem uma 50 e ja testei ... o custo x beneficio dela é exelente

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comprei uma Digitech RP50. Fiz um bom negócio?