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eberdugo Veterano |
# set/07
pessoal...
já li vários e vários textos falando sobre como transferir desenho para placa de circuito impresso... processo com papel glossy, desenhar, processo fotográfico, etc etc etc.
achei todos muito complicados, e demorados!
desenvolvi um... quer dizer, não sei se alguém já faz desse jeito, mas acho que não, pois nunca li nada a respeito... demora uns 30 segundos a transferencia, e fica 100%.
1 - com o desenho em mãos, compre uma folha de transparência própria para máquina de XEROX. peça para a mulher tirar xerox do seu desenho na folha de transparência, com TONER da máquina bem forte. essa parte já deve ter gente que faz igual!
2 - agora vem o segredo! Dê um BANHO de água na sua placa... isso mesmo! lave ela...só com água. dê uma sacudida de leve pra tirar o excesso, mas deixe ela molhada!
3 - coloque a folha de transparência com o desenho sobre a placa. é bom que água ajuda a folha não sair do lugar. ela "gruda" a transparencia. presta atenção que o lado impresso tem que ficar do lado certo da placa (passa a mão na transparencia que dá para sentir)
4 - pegue o ferro de passar da sua mãe. pegue uma folha sulfite. coloque a folha sulfite sobre a transparência, que está "colada" na placa, e põe o ferro e cima de tudo.
5 - em 30 segundos, sua placa tá pronta! não precisa mexer o ferro... é só largar ele lá, pressionando bem para esquentar uniformemente... o segredo é a água. já tentei sem água... demora muito, e não fica tão bom. com água, não sei porque, todas as trilhas saem na placa... totalmente. o papel fica 100% transparente! o desenho some da transparencia. quando você ver que a água toda evaporou (não está mais fazendo barulho de "fritar"), vc pode tirar o ferro. joga a placa em um balde com água, e tira a transparencia.
PRONTO!
quando descobri este processo, faço placas muito rápido, pois tiro xerox de cerca de 10 circuitos na mesma transparência... e vai saindo um atrás do outro.
faço muitos pedais de guitarra.
DETALHE IMPORTANTE: o ferro não pode estar em uma temperatura que derreta a folha de transparencia. teste isso antes! é só ir aumentando aos poucos a temperatura do ferro, com a sulfite em cima da transparencia, até vc ver que a transparencia derreta... diminui um pouco a temperatura, testa de novo... se não derreter tá beleza!
DICA: tirar xerox em um dia, e transferir no outro é melhor. parece que de um dia pro outro, o toner fica mais "mole" no papel! quanto mais velha for a transparencia, MELHOR!!!
e é isso aí...
não seria justo aprender tanta coisa neste fórum e nunca contribuir com nada.
espero que isso resolva o problema de muita gente, como resolveu o meu!
vou pegar uma máq. digital de alguem e tiro umas fotos....
até mais!!!
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WeslleyGuilber Veterano |
# set/07
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é..tira umas fotos pra gente ver o processo...ta meio suspeito essa sua "técnica"...hehe
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B.Frusciante Veterano |
# set/07
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Não teve hora melhor de você postar isso! No início eu pensei que era pior que os outros, pois folha de transparência é bem cara! Mas como pode usar ela várias fezes..! Só não saquei a parte do 'toner', o que seria isso?
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BaNdAiD Veterano |
# set/07
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B.Frusciante
Só não saquei a parte do 'toner', o que seria isso?
Tinta de impressora laser/maquina de xerox!!
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BaNdAiD Veterano |
# set/07 · Editado por: BaNdAiD
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post duplo!!
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eberdugo Veterano |
# set/07
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não tem segredo... é só isso mesmo.
tirar xerox do circuito e falar pra moça imprimir bem forte, ou bem escuro. se vc falar pra moça "imprime bem escuro por favor", ela entende!
vc molha sua placa, coloca a transparencia em cima, o papel por cima da transparencia, e coloca o ferro de passar. é só pressionar ele pra pegar a placa inteira, não mexe.
é só isso... sem sacanagem! é bem simples. na hora que vc parar de ouvir o barulho da água fritando, vc tira. a tinta sai inteira na placa.
bom... é só tentar e ver que dá.
como eu disse, a grande questão é não derreter a transparencia, entao tem que regular a temperatura do ferro. o meu eu deixo no II (o maximo é III).
e é bom que a transparencia seja um pouco maior que a placa, para a placa não molhar o papel.
podem tentar.... é garantido. já fiz varias e varias vezes, sem erro.
na minha cidade, é R$ 1,60 a folha de transparencia pra xerox. em uma folha, eu coloco cerca de 10 circuitos de pedal. a xerox na transparencia, é R$ 0,25... dividindo esse R$ 1,85 em 10, fica um preço ridículo por pedal.
é isso ae.... quem tentar também dá um toque.
eu to querendo bolar um dispositivo que faça isso pra mim... seilá, uma chapa aquecida por resistencias, de um jeito que a chapa superior feche sobre a inferior... pra não ter que ficar fazendo isso no chão, e usando o ferro da minha mãe!
mas o segredo é a água mesmo.
falooou
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GideonDanni Veterano |
# mar/08
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Desculpa ressucitar o topico, mas alguem mais testou essa tecnica? Tem mais algum detalhe que deva ser observado? porque esse metodo parece facil, barato e bem "caseiro"... Se alguem tiver algum outro metodo revolucionário, posta ae... Valeu
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GideonDanni Veterano |
# mar/08
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Mais uma duvida....depois desse processo, quais são os procedimentos até a soldagem dos componentes? Até mais, aguardo respostas. Valeu
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LDC Veterano |
# mar/08
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quando fiz o mini fuzz e aplaquinha do ts9 fiz exatamente assim
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Edson SB Veterano |
# mai/08
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Este processo que vc menciona ai no topico é muito interessante, inclusive vou testar pra ver se condiz, somando uma parte do seu metodo com o meu, creio é o resultado sera muito profissional, eu faço pci até com papel sulfite e fica bom, logico que com uma tranparencia de xerox ou transfer fica melhor,.. primeiramente.. placa lisa que passa bombril não da da aderencia ao toner, não tem como o toner aderir, é justamente onde muita gente desiste, eu pego a plca virgem lavo bém com detergente de cozinha e esponja de espuma em agua corrente, logo em seguida mergulho ela no percloreto por alguns segundos, até ficar um marrom acastanhado, vc vai sentir nas ponta dos dedos que ela esta meia rugosa em toda sua extenção, ai que é também o grande segredo, pois ela esta com toda sua porosidade aberta e uniforme para aceitar facilmente 100% do toner a ser transferido pelo processo termico, só tomar cuidado para não demorar muito no percloreto, , como vc disse que o segredo é molhar a placa, eu vou somar esse lance e continuar no meu sistema,meu metodo ja esta ótimo, somando uma parte do seu, creio que vai ficar melhor ainda.
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diego gr Veterano |
# mai/08
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quem testou pelamordedeus fala se funcionou e se o bagulho dura ou se "sai" depois XD
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Spike_Fire Veterano |
# fev/10
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Pessoal,
Eu testei e funcionou muito bem. Fiz exatamente como o eberdugo disse e obtive um resultado excelente. Apliquei água entre a placa e a lamina, utilizei um papel sulfite (papel A4 comum) sobre a lamina e apliquei o ferro por 30 segundos. No meu caso utilizei o ferro na temperatura máxima e não derreteu a transparência.
Abraço.
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PauloFernando Veterano |
# abr/10
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Spike_Fire Que placa vc usou? Fenolite ou fibra de vidro ?
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luigemetal Veterano |
# jul/10
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Que beleza vou dar um check no meu primeiro pedal, não tava afim de desenhar.
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marcosshrp Veterano |
# jul/10
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Exceleeeeeeeeeeeente tópico!!
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eberdugo Veterano |
# ago/10
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pessoal, 3 anos depois que enviei este tópico, continuo usando esta técnica.
minha mãe trocou de ferro de passar, e ainda funciona! rs
sempre faço meus pedais nas férias do serviço e não viajo... (é quando também acesso o fórum...).
Acabei de fazer 5 pedais e 1 ampzinho deste modo.
Boa sorte a todos!
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engtmir Veterano |
# ago/10
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eberdugo
Vou testar essa sua técnica hoje, se "funfar", posto fotos e comentários amanhã ou depois sei lá... hehehe
Meio maluco isso ai, mas vamos ver né... e uma dúvida, tu lixa a placa antes desse processo, ou vai com ela lisinha mesmo???
Abraços
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MauricioBahia Moderador |
# ago/10
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eberdugo: minha mãe trocou de ferro de passar, e ainda funciona! rs
huuhehue.
desenvolvi um... quer dizer, não sei se alguém já faz desse jeito
Esse método de transferência térmica é antigo, não? Tem dezenas de tutoriais por aí e até em vídeo, no Youtube. O segredo tá no toner!
Abs
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oalef Veterano |
# set/11
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Ae galera precisa tirar o "cobre" quem vem na placa com bombril?.
O cobre vem nos dois lados? precisa tirar dos dois?
vlw =D.
ajuda ai urgente vou comprar a placa amanha.
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davi_spot Veterano |
# set/11
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oalef
O negócio é o seguinte:
a placa tem dois lados, um parece madeira e o outro parece bronze, esse bronze é o cobre, a não ser que seja dupla face, pois aí será cobre dos dois lados, mas se voce está fazendo um pedal a placa deve ser simples, com cobre só de um lado. Esse lado de cobre é responsável por conduzir a eletricidade e é nele que voce vai fazer o processo descrito acima. Mas antes para um melhor resultado é necessário limpar esse lado, com um bombril e um pouco de sabão de uma limpada nesse lado de cobre, até perceber que ele está um pouco brilhante, não é preciso lustrar até aparecer o outro lado, só o necessário para retirar gordura e sujeira. Depois dessa limpeza proceda com a transferencia descrita no primeiro post.
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oalef Veterano |
# set/11
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Vlw davi_spot.
entao é só limpar mesmo né!?. nao precisa tipo "Muda a cor"?
=D?
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Bonnerfl Veterano |
# set/11
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oalef não cara, só dar uma limpada, deixar brilhante ah, evite ficar pegando nele depois, pois (diz a lenda) q a gordura dos dedos vai atrazar a corrosão
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davi_spot Veterano |
# set/11
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Bonnerfl
Num é que atrasa, pode num dar um resultado satisfatório.
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tpgslash Veterano |
# set/11
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quando eu fiz a minha depois de lavar eu peguei nela com aquelas luvas brancas de enfermeiro ai pude pegar nela avontade
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GustavoDavi Veterano |
# jan/12
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Up!!!
Pessoal como faz a corrosão das trilhas depois pessoal???
Precisa isso ou basta o desenho nela???
É fácil ou tem risco???
Me ajudem por favor!!!
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GustavoDavi Veterano |
# jan/12
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Up!!!
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jpdiman Veterano |
# jan/12
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GustavoDavi
Depois do toner ser transferido pra placa, precisa colocar pra corroer no percloreto de ferro, pra corroer aonde não tem toner e assim formar as trilhas!
Se a sua dúvida é depois da corrosão como tirar o toner da placa, eu tiro com bombril em agua corrente, tem que pressionar um pouco!
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rickmattar Veterano |
# set/12
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E se no lugar de xerox eu imprimir ja na impressora? eu comprei uma baratinha da Samsung apenas para fazer esse processo, eu imprimi em sulfite normal e o preto dela é excelente, deve ser bom para transparência também. o legal da impressora laser é que também se pode imprimir na transparência para fazer no processo de emulsão fotográfico :)
Cara eu achando que transparência é so pro modo fotográfico kkkkk, aqui as folhas glossy estão bem carinhas. Dizem que tem um modo de corroer sem percloreto de ferro que deixa a PCB muito profissa, que seria usando água oxigenada, água normal e ácido clorídrico, porem esse ultimo eu nunca consegui achar nem em super mercado daqueles grande de cidade grande e nem em farmácia :( Acho que existem toner que sai no percloreto =/
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dudup04 Veterano |
# set/12
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E se no lugar de xerox eu imprimir ja na impressora? eu comprei uma baratinha da Samsung
Na impressora LASER funciona
Cara eu achando que transparência é so pro modo fotográfico kkkkk, aqui as folhas glossy estão bem carinhas.
Usa capa de revista, aquelas bem brilhosas que funciona tb. ( já testei )
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rickmattar Veterano |
# set/12
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Usa capa de revista, aquelas bem brilhosas que funciona tb. ( já testei )
Eu fiz isso com um projeto com pic e deu certo, valeu pela dica. Sobre a transparência, eu comprei varias de varias marcas, expressura e a impressora laser não imprime a transparência, mandei email pra samsung e ela pouco me ajudou.
Estranho isso, porem o esquema da revista deu certo :)
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