Meu projeto de Overdrive

    Autor Mensagem
    Casper
    Veterano
    # jul/07


    Estou postando aqui:

    http://menegassooverdrive.blogspot.com/

    emaniox
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Cara, alguns comentarios.

    Pelo o que eu entendi, vc tacou 3 senoides simultaneamente na entrada do sinal e analisou o espectro de saida, certo?

    Faz o seguinte: gera somente um 220Hz, por exemplo (é um Lá) e depois analisa o espectro de saída, com um zoom do 220Hz até o 1KHz, por exemplo, e coloca no seu blog. Coloque tambem em escala linear (a frequencia). Pq eu acho que vc tá misturando as coisas.

    Se vc tem o crossover, o sinal de 1KHz vai somente para um das tres unidades de distorção.

    Vc pode ignorar tudo que estiver pra lá do 15KHz, tratando-se de guitarra.

    Aguardando a imagem do espectro de saida, Flw.

    Casper
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Vou fazer agora mesmo

    Eu coloquei essas 3 freqüências justamente para
    ver o sinal na saida de cada crossover.
    Vou mostrar para vc.

    Vou fazer agora a simulacao com 220Hz.

    B.Frusciante
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    emaniox
    Caraca, não intendi NENHUMA frase que você falou(só a 1ª né hehe).

    Afinal, oque estou fazendo aqui?

    Casper
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Coloquei a simulação.

    emaniox
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    entao, vc esta gerando o 220Hz. Vamos ver a saida. O primeiro pico é o da onda gerada, que é de 220Hz, obviamente. O segundo pico esta aparentemente em 660Hz, o terceiro harmonico. Acho que vc deve ter colocado pouco ganho, pq o harmonico esta uns 15dB abaixo (30 vezes menor). Isso é bem baixo. Além disso, o seu circuito nao gera harmonico pares, o que é normal de distorçoes transistorizadas.

    Eu acho que o seu overdrive vai soar assim: dependendo do ajuste que vc fizer para cada uma das distorções individuais, algumas notas vao distorcer mais do que as outras, e elas vao distorcer do mesmo modo como um tube screamer o faria. Entao, pode ser que as suas notas mais graves não aconteca nada, e as mais agudas distorçam bastante, ou vice versa. Seria um boost interessante para um outro overdrive, pois funcionaria como um equalizador sujo.

    Que frequencias que separam os tres modulos?


    Algumas observaçoes sobre simulação: a saída da guitarra é normalmente baixa, entre 30mV a 300mV para captadores passivos, chegando a +-1V pra captadores ativos (aprendi isso aqui no forum e medindo a minha guitarra passiva). Coloque na entrada um valore entre 50 e 100mV que vc tera um valor mais real da saída da guitarra.

    Simule em várias frequencia independentemente. Lembre-se que o alcance da guitarra é limitado. Pelas minhas contas, o Lá mais agudo que tiramos da guitarra esta em menos de 2KHz. Novamente, o que esta acima de uns 5KHz normalmente é irrelevante. Coloque o eixo das frequencias em escala linear, assim dá pra ver melhor onde estão os harmonicos. No LT spice, como utilizamos um tempo finito para simular, ele sempre dá estes harmonicos abudantes que vc disse. ISso acontece por causa do algoritmo da transformada de fourier utilizado.

    Alem disso, o que vc quer dizer com distorção perfeita? Simular um valvulado? Simular um violino? N sei.... fale uma musica que vc acha que tem boa distorção.

    Ou monte o pedal, n vai sair muito caro. Se der errado, recicle os materiais. Poste uns sons quando estiver pronto! Boa sorte, Flw.

    Casper
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Casper
    · votar


    "Seria um boost interessante para um outro overdrive, pois funcionaria como um equalizador sujo."

    Exatamente! Mas funciona como eq limpo, pois eu tenho o ganho de
    cada etapa regulavel. Deixando todo o ganho baixo, é como se fosse um equalizador de 3 bandas. A grande vantagem é que posso ter, por exemplo, médios sujos junto com graves e agudos limpos, ou o contrario, ou qualquer uma das possibilidades.

    Fixei as frequencias de corte em 341Hz e 3410Hz. O ideal seria 350Hz e 3500Hz, mas os valored padrão de resistores e capacitores me forçariam a colocar mais resistores ou capacitores em paralelo ou série, para chegar nesses valores. Achei essas freqüências de corte ok.

    Eu montei uma versão com um crossover de 12db, e estou confeccionando essa placa agora, e espero resultados muito bons.

    "Alem disso, o que vc quer dizer com distorção perfeita? Simular um valvulado?"

    Sim, porque a intenção do projeto é montar um Transistorizado com
    ar de valvulado. Eu ja tenho amp valvulado, o desafio é um amp transístor que soe bem.

    Exemplos de música com boa distorção:

    Stevie Ray Vaughan - Texas Flood
    http://www.youtube.com/watch?v=yAxLgGVRV64

    Jimi Hendrix - Fire
    http://www.youtube.com/watch?v=Jr8YPjhJgDI&mode=related&search=

    Cream- Sunshine of Your Love
    http://www.youtube.com/watch?v=Cqh54rSzheg&mode=related&search=

    ACDC - Back In Black
    http://www.youtube.com/watch?v=IPlEnC4SdCA

    Ahh, tem infinitos....

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    B.Frusciante
    Caraca, não intendi NENHUMA frase que você falou(só a 1ª né hehe).
    E eu que nem a primeira.

    emaniox
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Se vc quer simular um valvulado, acho melhor vc tentar algo nessa praia. Escute os samples.
    Tambem sugiro que vc abaixe estas frequencias de corte, eu acho 3.5kHz um valor bem alto.
    Flw.

    emaniox
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    B.Frusciante
    Um dia eu também nao entendi quando me falaram....

    Casper
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Casper
    · votar


    a minha intenção verdadeira é um circuito
    que funcione como esse cara, abaixo:

    http://www.tech21nyc.com/psa_1_1.html

    Qual freqüência de corte superior vc sugere?

    Porque a inferior, 350Hz, parece ser a certa.
    E eu acho que o centro dos médios deve ficar
    em torno de 1Khz, por isso não penso em
    alterar o crossover.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Meu projeto de Overdrive