Tudo sobre Whammy

    Autor Mensagem
    Wesley R
    Veterano
    # mar/07


    Bom eu tenho percebido que muita gente tem dúvidas sobre este pedal, inclusive comparam ele direto com o Wah-wah, intaum estou criando este tópico pra esclarecer o que exatamente o whammy faz (vou descrever o Whammy IV, que é o que está em linha hoje em dia)

    O pedal Whammy contem 17 presents, os quais voce pode escolher um de cada vez. Estes 17 presents são divididos em 23 grupos, Whammy, Harmony e Detune

    Whammy - Estes Presents mudam a altura do sinal de entrada para cima ou para baixo, ou seja, quando voce move o pedal ele modifica a nota tocada, alterando gradativamente a afinação da nota que voce tocou para a altura que voce selecionou no Present. Os Presents Whammy incluem:
    2 Oct Up - Altera a nota tocada em 2 oitavas acima.
    1 Oct Up - Altera a nota tocada em 1 oitava acima.
    1 Oct Dn - Altera a nota tocada em 1 oitava abaixo.
    2 Oct Dn - Altera a nota tocada em 2 oitavas abaixo.
    Dive bomb - Altera a nota tocada em 3 oitavas abaixo.
    Drop Tune - Altera a nota tocada em 1 tom abaixo. (é isso mesmo ele afina a guitarra inteira em D, o som não fica perfeito em relação a definição, mais é legal)


    Harmony - Este grupo acrescenta uma harmonia ao sinal de entrada, é como se duas guitarras estivessem tocando ao mesmo tempo. Quando voce movimenta o pedal para tras e para frente a nota de harmonia tem sua altura modificada entre dois intervalos predeterminados no Present. Estão neste grupo:
    2nd Up/3rd Up - Altera a harmonia entre uma segunda acima da nota de entrada.
    Min 3rd Up/3rd Up - Altera a harmonia entre uma terça menor (pedal para trás) e uma terça maior (pedal para frente) acima da nota de entrada, e assim sucessivamente com os Presents abaixo.
    3rd Up/4th Up;
    4th Up/5th Up;
    5th Up/6th Up;
    4th Up/7th Up;
    4th Dn/3rd Dn;
    5th Dn/4th Dn;
    Oct Up/Oct Dn - Altera a hamonia entre uma oitava abaixo (pedal para trás)e uma oitava acima (pedal para frente).


    Detune - Esse grupo é praticamente igual um chorus, ele copia o sinal original e muda levemente a afinação e o mistura novamente com o sinal original. O pedal controla o nivel da alteração deste sinal criado. São 2 presents:
    Shallow - Neste o sinal é levemente desafinado em relação a nota original (não se deve comparar com um chorus da Boss e afins, mais quebra um galhão, tem um som bem legal).
    Deep - Neste o sinal é fortemente desafinado em relação a nota original (é como se aumentasse o knob de Rate do chorus).


    Considerações Finais:
    Pontos Positivos - é um ótimo pedal, cria uns efeitos bem modernos e legais e não rouba sinal nenhum (pelo menos eu não percebi) nem mesmo quando o true-bypass está desligado), além de ter um tipo de chorus.

    Pontos "Negativos" (não são pontos negativos do pedal, mais sim do pedal em relação as músicas em si) - Não é um pedal muito usado, pelo menos hoje em dia, por músicos famosos. Intão de 10 músicas que voce toque em um show por exemplo no máximo 2 voce usa o whammy.
    Ahhh... e tem outra, o Whammy jamais substituirá um wah-wah, pois são pedais completamente diferentes, o wah wah altera a "equalização" da nota e o whammy altera a nota em si.

    Exemplos de músicas com whammy:
    -Joe Satriani - Raspberry Jam Delta-V
    -Joe Satriani - Cool #9
    -Rage Against the Machine - Killing in the Name of (solo)
    -O cara do My Bloody Valentine no disco "Loveless" usa bastante, ele cria uns sons muito legais com o pedal
    -Tem alguns solos do Dimebag do Pantera, mais não me lembro agora =/
    -Aerosmith - Baby, Please Don't Go (logo no começo da intro)


    aqui tem alguns samples - http://www.digitech.com/soundcomm/guitar_product_start.asp?productid=4 2

    Chega, já falei de mais,
    só espero ter ajudado.

    Abraço.

    Guitar_L
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Wesley R
    Muito legal a explicação man. Parabéns.
    Abraços

    Soulface
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Wesley R
    Pontos "Negativos"
    Esqueceu de falar do preço do bichinho.
    Já é salgado por natureza. Em se tratando de um pedal q o cara não vai usar muito então...

    Wesley R
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Wesley R
    · votar


    Soulface
    É verdade, esqueci desse PEQUENO detale...

    O preço dele é em torno de R$1.000,00 ... o melhor jeito é fazer como eu, pegar um usado. Muita gente se desfaz dele devido a pouca ultilização dele... aí pra vender o cara é obrigado a abaixar o preço, é aí que agente sai "ganhando".



    *editei porque tinha uns erros.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Wesley R
    Legal brow ...

    Só uma dúvida, e sobre o MIDI ... Sei que o whammy tem midi ... Por um exemplo, será que eu conseguiria controlar os parâmentros de um Argos da wavebox via MIDI com o Whammy???

    paulgilbert
    Veterano
    # out/07
    · votar


    legal pra caramba, não sabia dessas opções...

    eu sempre quis ter um whammy, mas foda é o $$$$....

    BaNdAiD
    Veterano
    # out/07
    · votar


    O preço dele é em torno de R$1.000,00

    Sem querer fazer propagandas, mas no dodo audrin ta 772 reais, novo!!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Wesley R
    Só uma dúvida, e sobre o MIDI ... Sei que o whammy tem midi ... Por um exemplo, será que eu conseguiria controlar os parâmentros de um Argos da wavebox via MIDI com o Whammy???
    (2)

    _JCM_
    Veterano
    # out/07
    · votar


    aproveitando o topico..

    na Valve fx tem whammy.. como faço para acionar, já que o rack não tem pedal....?

    abraço

    thiaguinhu
    Veterano
    # out/07
    · votar


    é loko msmo ....

    pena q é caro =(

    mas um dia ainda terei o meu ...

    thiaguinhu
    Veterano
    # out/07
    · votar


    a propósito ...os whammys de pedaleira prestam?

    Fernando de almeida
    Veterano
    # out/07
    · votar


    thiaguinhu
    a propósito ...os whammys de pedaleira prestam?
    Sim ... é como se fosse o whammy original ... Tem as mesmas regulagens ...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Só uma dúvida, e sobre o MIDI ... Sei que o whammy tem midi ... Por um exemplo, será que eu conseguiria controlar os parâmentros de um Argos da wavebox via MIDI com o Whammy???
    (3)

    Fernando de almeida
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Só uma dúvida, e sobre o MIDI ... Sei que o whammy tem midi ... Por um exemplo, será que eu conseguiria controlar os parâmentros de um Argos da wavebox via MIDI com o Whammy???
    (3)

    _JCM_
    Veterano
    # out/07
    · votar


    aproveitando o topico..

    na Valve fx tem whammy.. como faço para acionar, já que o rack não tem pedal....?

    abraço


    Simonetti
    Veterano
    # out/07 · Editado por: Simonetti
    · votar


    Wesley R

    Pelo que você escreveu, pode-se dizer que um whammy e um Pitch-shifter (exemplo: BOSS PS-5) são a mesma coisa?

    Um pitch-shifter, pelo menos o meu, faz praticamente tudo isto: harmonia, detune, tremolo arm, etc, etc, etc. Pelo que li, acho que um whammy nada mais é do que um pitch-shifter dos novos com pedal de expressão.

    BaNdAiD
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Simonetti

    Pelo que li, acho que um whammy nada mais é do que um pitch-shifter dos novos com pedal de expressão.

    No workshop do Gundy Keller ele mostrou isso, com um pitch shifter da boss ele fez tudo isso!! só faltou o pedal de expressão!!

    Simonetti
    Veterano
    # out/07
    · votar


    BaNdAiD

    Valeu! É exatamente o que eu imaginei. Mesmo sem um pedal de expressão, creio um Boss PS-5 ganha de um whammy.

    acho que vou vender meu PS-5! Tá zerado na caixa!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Galera, me desculpe upar várioa tópicos ... Preciso de uma opinião:

    Boss PS-3 (pitch shifter) e Digitech Whammy, conheço ambos e são excelentes.

    To na dúvida de qual pegar ... sei se eu ligar um pedal de expressão no PS3 ele atua como whammy ... porém o whammy tem conexão midi que permite eu controlar os parametros dos meus wavebox em tempo real ...

    O que faço??? Preciso urgente da resposta ...

    Simonetti
    Veterano
    # out/07
    · votar


    O PS-3 já não saiu de linha? Recebi um catálogo da Boss e ele não consta mais. Foi substituído pelo PS-5.

    WeS Guitar Hero
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: WeS Guitar Hero
    · votar


    Fernando de almeida
    Desculpa por não ter respondido antes,
    mas intão cara eu realmente não sei, não estou querendo opnar para não falar bestera.
    Eu apenas sei que tem a saída de MIDI.

    Prometo que vou pesquisar para poder responder sua dúvida.



    Simonetti
    Pode parecer pouca coisa mais uma das únicas diferença do Pitch Shifter da BOSS realmente é o pedal de expressão, que simula o dive bomb, faz os efeitos de pular de oitavas (como nas músicas do Joe Satriani, Rage Against The Machine, Audio Slave, entre outras)

    WeS Guitar Hero
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Fernando de almeida
    Qual é a faixa de preço do PS-3 ou PS-5???

    Simonetti
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    WeS Guitar Hero

    PS-5:

    Nos EUA US$ 150: http://www.sweetwater.com/store/detail/PS5

    Aqui o mais barato que achei foi R$ 650. Na FoxTrox está quase 800:
    http://www.foxtrot.com.br/produto.asp?cid=26&pid=56


    Eu comprei o meu há 3 semanas. É excelente. Cada dia eu consigo tirar um som diferente dele.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tudo sobre Whammy