Começando a montar algum Pedal

    Autor Mensagem
    B.Frusciante
    Veterano
    # fev/07


    Ae! Eu queria saber se dah pra eu montar algum pedal ruinzão aqui em casa, eu não sei absolutamente nada de luthieria/eletrônica, mas eu queria começar a saber! Um pedal de expressão para a minha Zoom 505 II seria bom, já que dizem que é fácil! mas se não der, pode ser até um pedal AB/ABY, sabe? que, na minha teoria, parece ser o mais fácil! Ou até um pedal liga/desliga-sinal(isso existe? hehe)
    Como eu começo a saber sobre isso? Existe algum site com um curso de iniciante grátis? Algo do tipo: aprenda em um mês a fazer um pedalzinho bonzinho!
    Valeu! Isso me interessa muito!
    Outra coisa, eu queria começar um curso de lutheria, mas eu creio que aqui em João Pessoa, PB, não tenha... há algum site confiável e bom para aprender?
    E outra... o material é barato? Tipo, um pedal de expressão como ESTE(se é que isso eh um pedal de expressão) sairia quanto? qual é o pedal mais barato?
    Eu queria fazer uns pedaizinhos pro meu amigo, que não tem pc nem dinheiro pra comprar pedais, ele toca guitarra também!
    Falou!

    Guitar_L
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    B.Frusciante
    Não manjo quase nada disso man, só faço cabos =) Um bom site pra vc aprender mais é o: http://www.handmades.com.br/
    Abraços

    EduSlash_o_Retorno
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    B.Frusciante
    tb pretendo fazer meus pedais e amps, mas antes farei um curso de eletronica do instituto universal, vem um kit e tals.

    Henrique S.
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    B.Frusciante

    cara tua iniciativa e uma grande coisa

    primeiramente pra montar pedais tem que ter um conhecimento minimo de eletronica, claro que nao precisa sabe o que cada diodo e transistor faz so vendo o codigo dele hehe (conheço um pessoal que sabe oO) mas precisa saber soldar e interpretar os esquemas eletricos, saber o que e um Resistor,transistor, capacitor, diodo e potenciometro. alem de ser detentor de uma paciencia incrivel (nem sempre funciona de primeira hehe)
    o melhor site para aprender realmente e o Handmades, alias alguns dos "colunistas" digamos assim frequentam aqui o FCC como o Rowashburn .
    Recomendo para começar, assim como muitos tmb vao, o Mini Fuzz do Bertola que e bem simples e usa pouquissimos componentes.

    Sobre a Luthieria

    Provavelmente tu conhece a comunidade Luthier Brasil no yougurte =P
    la tem varios profissionais e tal, mas isso nao fara de ti um luthier hehe
    o pessoal la nao e chegado a abrir o jogo.

    tem esse link do Luthier Brasil (aberto) que e um pessoal que e mais "generoso" digamos assim e posta os projetos, livros (em ingles) e tutoriais sobre a luthieria no 4Shared

    http://luterialivre.4shared.com/

    abraço e boa sorte !

    Invalid User
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: Invalid User
    · votar


    Sobre os pedais, dá um olhada passo a passo com fazer um nesse site e também dá uma olhada nesse
    aqui também para tirar algumas dúvidas. Não esqueça de usar a busca pois já tem bastante coisa sobre esse assunto...

    B.Frusciante
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Henrique S.
    Poo cara, valeu, mas eu nem sei por onde começar =/ eu acho que eu viajei, luthieria é pra fazer guitarras não? eu quero montar pedaizinhos =) guitarra é muito pra mim, quem sabe no futuro eu venha a ir mais atraz desse assunto, mas, por enquanto é so no pedalzinho mesmo :P
    So pra vc saber como eu sou leigo, eu não intendi nada do que você disse sobre esses doido, diodo, sei la =/
    vlw!
    Invalid User
    Não intendi bulhufas do que esse site ensina hehe :/

    sobre o site http://www.handmades.com.br/ , ele é o que me parece mais viável, mas lá não ensina, tipo: 'Como começar a entender de eletrônica' ou 'Princípios Básicos' ou '1+1=2 para leigos' hehe :P
    Aonde eu posso encontrar tutos assim?
    flw!

    Rezende xD
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    cara... com tutorial faz-se de tudo...
    quando começei naum sabia nada... nada mesmo... com o tempo vc vai ganhando alguns conceitos e assim vai...
    pega um projeto facil no começo, por exemplo o Mini fuzz do bertola, ai vc vê como q eh +- montar pedal...

    vale a pena cadastrar o handmades e pega umas dicas com o pessoal lá

    boa sorte

    128556
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    procura o mini fuzz do bertola \o\

    é mto facil e tem um som legal

    sem contar q o pdf dele é muito completo

    B.Frusciante
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Aonde eu acho esse mini fuzz? Um pedal de volume/expressão não é mais facil não? flw!

    B.Frusciante
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Eu já achei o projeto do mini fuzz... mas eu tenho um problema: eu não intendo, nada! eu não sei o que é diodo, esses trecos aí! =/ eu também não intendo os desenhos, a linguagem usada nesses tutoriais, nem nada! não tem algum tutorial de iniciante mesmo, só os conceitos e tudo mais? eu tive essa idéia de começar a estudar esse tipo de coisa quando eu vi o cara de uma loja aqui mudando um pedal de um amigo meu, ele mecheu la em uns treco, trocou umas coisas, coloco otras, aí o SD-1 da boss do meu amigo ficou com um som bem mais bonito! Eu não quero mudar pedais, e sim construí-los, mesmo que seja de última qualidade. valeu!

    B.Frusciante
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    up

    B.Frusciante
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Repetindo a pergunta acima: não tem algum tutorial de iniciante mesmo, só os conceitos e tudo mais?
    Outra coisa(não deixem de responder minhas outras perguntas):
    Eu já vi muitos tópicos falando sobre esse mini-fuzz, que ele é ótimo e tudo mais, mas o tutorial só mostra como construir o hardware dele né? e a carcaça? como fica?

    Henrique S.
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    B.Frusciante

    Tranquilo cara, eu quando comecei nao sabia nada, so sabia o que era um resistor + nao sabia a funçao, detalhe que meu coroa e eng.eletronico eu era (e sou ainda diga-se de passagem) o desgosto dle huahuahuauhahuauha.

    entao entra NESSE LINK

    que tem algumas nocoes basicas: como se solda conhecendo os componentes.

    e AQUI
    tem o Passo-a-passo sobre como se monta o mini fuzz do Bertola

    B.Frusciante
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Caramba... desanimei mais ainda =/ não da pra intender nenhum desses tutoriais...só o de solda..que eu já sei...mas todo o resto fica dificil..

    128556
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    B.Frusciante
    q nada

    compre as coisas

    eh mto facil

    Henrique S.
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    B.Frusciante

    NAO DESANIME CARA

    tem coisa ai que realmente nao faço a minima ideia do que serve
    ahuahuuhahuahuauh
    o tal esquema dos logaritmos la, mal aprendi na aula imagina na net hahhaa

    entao cara o projeto do Bertola e bem simples, tu so precisa le como se faz a plaquinha do CI, e como se liga a chave DPDT (onde tu pisa pra liga =P), eu pressuponho que tu baixou o esquema eletrico do Mini-fuzz entao e basicamente soldar os componentes nos lugares certos.

    como sugestao de caixinha, pode ser uma de plastico, mas dai tem que blindar com papel-aluminio, entao recomendo uma lata de sardinha (isso mesmo, tem um cara do ML que vende pedais numa lata dessas) dai nao precisa blindar com o papel aluminio.

    qualquer coisa so fla cara
    boa sorte!

    fuzatto guitar
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: fuzatto guitar
    · votar


    B.Frusciante
    Calma mano !!!!! também não sei naaaaadaaaaa de eletronica e já montei três pedais (dynacomp, shered master e ts 808) não sei nem oque é um resistor.
    Para facilitar separe por etapas: 1- compre a placa (fenolite) e os componentes do pedal que irá fazer, 2- transfira o circuito para a placa( aquele que está no esquema todo preto, com as trilhas e tals pronto pra transferir) la no handmades tem um passo a passo de como fazer isso 3- agora tem que corroer a placa, também explicado no tutorial do handmades 4- fazer as furações com uma broca de 1mm ou furador próprio 5- soldar os componentes como se fosse um quebra cabeças (pede para o vendedor da loja separar e identificar todos os componentes já que vc não sabe)
    É só começar.... boa sorte !!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Começando a montar algum Pedal