Floor Pod - Impressões

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# fev/07


Olá, povo!

Bom, como dito neste tópico, eu ontem comprei uma Variax 300, e ganhei "meio que" de brinde um Floor Pod. Hoje passei algumas horas brincando com ele, comparando com as pedaleiras que eu já tinha aqui: uma Zoom G2 e uma Digitech GNX3000.

A primeira coisa que me assustou é a quantidade BEM reduzida de recursos. São 12 simulações de amp, uma única simulação genérica de caixa acústica, compressor, equalizador de 4 bandas, noise gate, wah wah e mais meia dúzia (literalmente) de efeitos. Os parâmetros para os efeitos (incluindo o compressor e o noise gate) simplesmente inexistem: eles variam de "nada" a "bastante" de acordo com o quanto o knob é movido. O pedal só tem 2 modos: ou é wah wah ou é volume. Nem dá para chamar de "pedal de expressão".

E pronto. Acaba por aí. É um equipamento bem limitado mesmo. Então alguém há de se perguntar: "então, por que diabos alguém pagaria mais numa coisa dessas que num V-Amp, X-VAmp, G2 ou G2.1u?". A resposta é: o som.

Em primeiro lugar, dada a pequena quantidade de recursos, é MUITO FÁCIL de tirar um som decente dessa pedaleira. Se você é uma daquelas pessoas que não tem a menor paciência para ficar fuçando nos 3428 parâmetros de uma GT-8, se se assusta ao ver um manual de 300 páginas com termos do tipo "cabinet tuning" ou "warp channel", esta pode ser a sua pedaleira. O manual tem 14 (!) páginas, com letras grandes e muitos espaços em branco.

E o que eu chamo de "som decente"? Bom, numa comparação A/B entre o Floor Pod e a G2, pelo menos para os meus ouvidos, o Floor Pod ganha. Não que exista uma diferença abismal para uma G2 BEM REGULADA, mas o tempo que eu levei para tirar um som interessante da G2 foi muito maior do que eu precisei com o Floor Pod. Além disso, as simulações que existem em ambas (Twin Reverb, Vox AC30, JCM800 e Dual Rectifier) simplesmente soam melhores no Floor Pod. Com um fone de ouvido, as mesmas simulações ME soaram melhores que as COSM do meu Roland Micro Cube. Não sei explicar exatamente o que eu chamo de "melhores", mas os sons simplesmente parecem mais ricos, mais... mais.

Confesso que eu não saberia dizer se as simulações são FIÉIS aos amps originais, simplesmente porque o único desses que eu realmente já usei é o Twin Reverb, e ainda assim, é o amp que eu uso quando testo algo na loja. Mas soam razoavelmente bem, e são fáceis de configurar. O Pod também respondeu bem naturalmente a um pedal de overdrive analógico (Boss BD-2) ligado direto no input.

Isso dito, um problema. Eu já tinha sentido o mesmo problema quando testei o Pod XT Live, e foi uma das coisas que me fizeram optar por outra pedaleira na época. Estranhamente, eu tive o mesmo problema ligando a Variax na minha Digitech. Acho que isso é o que se pode chamar de "assinatura da Line 6". TODAS as simulações, quando usadas com muita distorção, simplesmente ativam um barulho agudo, selvagem e incontrolável, que fica por trás de tudo. Nos fóruns da Internet, descobri que chamam esse barulho de Fizz. Então, ele está também no Floor Pod. Dá para tentar esconder um pouco dele mexendo no equalizador ou no tone da guitarra, mas ele sempre fica lá. Tá certo que não é um ultra-chiado em volume altíssimo, e muitas vezes é até difícil de perceber (com fones de ouvido fica mais evidente). Ou seja, o tal do fizz é tão irritante quanto a capacidade de cada um de ser irritado por ele. A mim, não incomoda tanto, mas pode ser uma coisa insuportável para algumas pessoas.

RESUMINDO:

Defeitos:
- Recursos extremamente limitados (nem Delay e Reverb ao mesmo tempo!!!)
- Fizz

Qualidades:
- Ridiculamente fácil de usar
- As simulações de amp soam bem, ricas e agradáveis
- A carcaça é de plástico, mas inspira confiança. O pedal é... bem, o pedal ao menos não parece de brinquedo.

Conclusão:

O Floor Pod é um equipamento com poucos recursos, mas tem um preço meio alto se comparado a outras pedaleiras como a G2 e o V-Amp2. Não indicaria para aquele iniciante que quer uma pedaleira que faça 1000 coisas, ou para os fanáticos por timbres carregados de efeitos estranhos. Talvez indicasse para alguém que procura uma coisa SIMPLES de usar, mas que soe bem mesmo assim.

Quanto ao MEU Floor Pod, pretendo deixá-lo encaixotado por tempo indeterminado. Quando eu for para o Brasil, possivelmente vai aparecer no Mercado Livre um anúncio de um Floor Pod novinho em folha por um preço camarada. =)

Rodrigo Yoshida
Veterano
# fev/07
· votar


Bog
pretendo deixá-lo encaixotado por tempo indeterminado


não faça isso hehehe, por mais que os recursos dela sejam limitados, se vc for olhar bem mesmo a gente não usa tanta coisa, eu mesmo me contento com uma boa dist e um wah, as vezes um delay, se não tiver nem ligo também...
a qualidade desse pod é foda, a mesma qualidade do pod 2.0, e uma coisa que eu percebi é que a simulação de falantes dele não é genérica pra todos, acho que cada um tem uma que mais combina, por exemplo, eles devem usar a 4x12 no insane e algo do tipo 1x10 nos de clean, acho que algo do tipo pq eles soam diferentes, já tentei ligar um pedal de dist antes e usar o clean, não ficou bom e acho que foi por causa da simulação dos falantes...

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


Rodrigo Yoshida

Heheheh, eu vou deixar encaixotada na verdade porque no Natal eu "ganhei" (= me dei) uma GNX3000, que é uma pedaleira fodona. :-P Quando fico tocando no quarto no dia a dia, eu não uso mesmo muita coisa, e na maior parte das vezes é só a guitarra, um overdrive externo e o meu Micro Cube. Eu comprei a GNX3000 mais pensando em fazer gravações - estou começando a brincar de produzir minhas próprias músicas. O Floor Pod veio junto com a Variax, e eu comprei já pensando em revender.

Quanto à simulação de falantes, realmente, você deve estar certo. Deve ter uma única opção disponível (é on/off), mas deve ser diferente para cada preamp.

Quanto à distorção externa, bem, eu testei só um overdrive leve que eu tenho aqui, e achei que a pedaleira respondeu "naturalmente".

_FrEd_
Veterano
# fev/07
· votar


Bog

ganhei "meio que" de brinde um Floor Pod.

Como assim?

Aho que tu pode fuçar mais a floor pod pra tirar o máximo dela e postar uns sons ae pra galera ver... alias vc tem 3 pedaleiras, poderia se desfazer de uma e pegar outro equipo....

Rodrigo Yoshida
Veterano
# fev/07
· votar


Bog

bom, eu já fui mais grosseiro, testei botando um metalzone antes hehe, ele respondeu melhor quando eu dei boost na simulação do jcm800...

agora cara, o que me impressionou no floor pod foi a qualidade de som em volume baixo, coisa que nenhum pedal analógico faz, já o contrário eu achei que perdeu um pouco, em volume alto não soou tão bem, mas de repente precisava regular algo diferente e tal, vc testou algo do tipo ae?

Jeff Loomis
Veterano
# fev/07
· votar


é foda ver q la fora o cara tem pedaleira encaixotada sendo q aqui o cara tem q se prostituir pra poder comprar um pedalzin da behringer.

é logico q foi modo de falar , e nada contra o bog , ele é q é sortudo...

continue comprando as paradas ai e testando pra gente , ja q a gente pra comprar alguma coisa tem q cata latinha no tempo livre...

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


_FrEd_

Eu comprei numa promoção uma Variax 300 + Floor Pod por 50000 ienes (uns 900 reais). Normalmente, só a guitarra já custa mais que isso, logo o Pod veio "meio que" de brinde.

Eu penso em vender o Pod quando voltar para o Brasil, porque aqui no Japão ninguém vai me dar 500 ou 600 reais por ele, hahah. Estou no momento com quase todos os equipamentos que eu queria. Falta mesmo só um amp ultra-fodonico - para mim é um Twin Reverb, que eu não teria onde colocar, e nem poderia usar num volume decente. O Pod está sobrando, assim como a G2, que eu usava antes de comprar a GNX3000.

Rodrigo Yoshida

Não testei com volume alto. Só com o volume baixo na entrada auxiliar do amp e com fones de ouvido. Já me acostumei a só testar as coisas assim. Nem tudo é perfeito quando se mora no Japão, hahahaha

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


Jeff Loomis

Heheheh, eu passei 5 anos com uma Tonante e uma caixa Frahm. Sei bem como é. Quando estava na loja, comentei com o vendedor dos preços no Brasil. Ele falou para eu comprar mais um monte de coisa e vender de novo aqui, hahahahahaha

Jeff Loomis
Veterano
# fev/07
· votar


Bog

Ele falou para eu comprar mais um monte de coisa e vender de novo aqui


traz algo pra mim , eu quero uma gt-8!

hahaha , zuera , mas faz isso sim , bom pra vc q o brasil é uma porra...

rafaelcds
Veterano
# fev/07
· votar


Queria ouvir samples dela do JCM800. :(

pr0view
Veterano
# fev/07
· votar


possivelmente vai aparecer no Mercado Livre um anúncio de um Floor Pod novinho em folha por um preço camarada. =)

pago 500 a vista!!!

rs, brincadeiras a parte eu ja imaginava essa limitacao pelas fotos dele, dos knobs e etc, mas cara tem como fazer um video ou gravacao msm pra nois ve o som da danada?

BaNdAiD
Veterano
# fev/07
· votar


Cara, vai ser sortudo assim lá no japão ein!!!

Continue colecionando!!! hehehehe

Rodrigo Yoshida
Veterano
# fev/07
· votar


o único defeito dela é que quando vc mexe os controles não dá pra saber aonde eles estavam anes, no display não mostra, assim vc tem que timbrar "nas cegas"

TheJacks
Veterano
# fev/07
· votar


Cara vc tem MSN queria trocar uma ideia com vc sobre a sua Digitech GNX3000!? Pode ser cara?

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


rafaelcds

Putz, agora a semana vai começar (hoje foi feriado aqui no JP), e eu vou ficar sem tempo. Mas de qualquer forma, hoje fui tocar violão num barzinho, me empolguei e estou com uma bolha e um corte nos dedos. :-S

Mas vou ver se no fim de semana consigo um tempinho para fazer uns samples.

TheJacks

Não costumo usar MSN para conversar assim, mas se quiser, me diga o teu e-mail que a gente conversa. Ou usamos o fórum mesmo, já que a tua dúvida pode ser a dúvida de outras pessoas! =)

Bog
Veterano
# fev/07 · Editado por: Bog
· votar


Ok, lá vão samples-relâmpago. Não liguem para os erros, foi feito "meio que nas coxas" e eu toco mal mesmo. Importante ressaltar: são as simulações "secas", sem efeito algum, nem mesmo um reverb. Outra coisa: eu não levei mais de 20 segundos para configurar cada simulação.

http://www.4shared.com/file/10551774/f0a2bf16/Floor_Pod.html

Agora o Pod volta para a caixa.

Guitarrist
Veterano
# fev/07
· votar


Bog
Cara, belo review!

Pra mim, seria perfeita uma pedaleira dessa daí, só faltou uma coisinha... saída USB!!! Não tem né?

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


Guitarrist

Não, não tem USB e nem S/Pdif. Gravei os samplezinhos em linha mesmo.

cidadão
Veterano
# fev/07 · Editado por: cidadão
· votar


Bog
E o wah dela? é a msm qualidade da Live?
outra coisa...o boost dela da um gás legal no som...ou suja mto :)

BaNdAiD
Veterano
# fev/07
· votar


Bog

Gostei do som!!! Achei o twin reverb muuuito legal!! agora só não me pergunta se a simulação é boa pq eu nunca nem toquei em nenhum desses amps!!

e melhoras pros seus dedos!

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


cidadão

Achei que todos os efeitos dela são usáveis, mas simplezinhos. Não sei se o wah é comparável com o da Live, mas achei um pouco difícil de controlar. O wah vai de 0 a 1000 com um mínimo movimento do pedal. Mas é preciso levar em conta que eu não tenho muito jeito com pedais de expressão e wah wah, e eu só sei usar de um jeito: pisando fundo na batida da música. Incompetência minha.

O boost é... simples. Heheh, mas achei bem usável.

BaNdAiD

Pois é, o legal é que de todas as pedaleiras que eu já usei, esta foi a única que não precisei aprender a regular. É plug-and-play mesmo! Gostei bastante do som dela.

Quanto aos dedos... bom, já estão usáveis. Só não ficar fazendo bend de 5 semitons que uma hora sara. =)

Rodrigo Yoshida
Veterano
# fev/07
· votar


Bog
Agora o Pod volta para a caixa.


maldade sua :(

mas ae cara, tenta testar ele num amp em volume alto pra ver como fica

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


Rodrigo Yoshida

Hehehhe, maldade mesmo, porque eu até que gostei do bichinho.

Quanto ao amp, infelizmente eu seria despejado se tentasse aumentar demais o volume. Fora que o meu amp é um Micro Cube, que não fica com um volume realmente alto nem que eu aumente para o máximo. Se o som ficasse ruim, nem daria para saber em quem botar a culpa: no amp fraquinho, no Pod ou no meu quarto minúsculo que transforma volumes altos em pesadelo. :-S

Bog
Veterano
# fev/07 · Editado por: Bog
· votar


Encontrei agora um review longo e detalhado do Floor Pod, com vários samples, feito por um cara que sabe das coisas bem mais que eu:

http://acapella.harmony-central.com/forums/showthread.php?t=1452486

Está em inglês, mas no geral, as nossas opiniões são as mesmas. Uma coisa legal é que apareceu por lá um cara da Line 6, dizendo que os objetivos do Floor Pod como produto eram:

- Um som que mereça o nome "POD" pela metade do preço do XT Live.
- Interface extremamente óbvia e fácil de usar.
- Uma vasta gama de possibilidades de tons que permaneça musicalmente usável mesmo nos extremos.
- "Fuçação" (tweakability) instantânea a partir do nível superior (não entendi o que ele quis dizer com isso)

Acho que, dentro desses objetivos, o Floor Pod faz um bom trabalho, embora as possibilidades não sejam assim tão vastas.

Ah, uma coisa para os que quiserem compararar com a XT Live: o Floor Pod é baseado no Pod 2.0, que é anterior ao XT. Segundo o mesmo cara da Line6, as simulações do XT são mais complexas. De qualquer forma, eu achei o som muito bom, e superior ao da G2.

Uma última coisa interessante. A pedaleira tem uma "alça", que eu pensei que servia para carregar. Na verdade, a alça foi colocada para proteger o visor e os knobs. Assim, você não corre o risco de pisar acidentalmente onde não deve quando for mexer nos footswitches. Gostei dessa idéia, bem interessante, simples e funcional.

Belloni
Veterano
# fev/07
· votar


Gostei dos sons gravados. O único que não me agradou foi o de Mesa, mas este é dificil uma pedaleira fazer alguma coisa que "preste" mesmo. Muito embora as pedaleiras mais avançadas façam bem o seu trabalho, ainda deixam a desejar quando a questão é simular alto ganho.

Mas bem legal as simulações.

Marco_Oliver
Veterano
# fev/07
· votar


Bog

Você já testou a ME-50 da Boss? Será que é mais vantajoso pegar um Floor Pod do que uma ME-50?
Falow!

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


Marco_Oliver

Nunca testei, mas posso te dizer que são produtos totalmente diferentes. O Floor Pod tem boas simulações de amps e um punhado de efeitos "usáveis". A ME-50 não tem nenhuma simulação de amp e um monte de efeitos. E o Floor Pod tem (oficialmente) como uma de suas metas de design ser SIMPLES de usar. São produtos para públicos distintos, e não posso te dizer qual seria mais vantajoso no teu caso, porque não sei o que você está procurando.

Marco_Oliver
Veterano
# fev/07
· votar


Bog

Ok, valeu.

georginho_gallagher
Veterano
# fev/07
· votar


Bog

Como é o delay dessa floor???? limitado demais tb?

leoxcort
Veterano
# ago/08
· votar


vc falar que a floor plus e poucos recursos e tals eu ate concordo....mais compara com uma v-amp e uma zoom,ai vc afendeu minha alma bicho....essas pedaleiras sao um lixo a zoom por exemplo e som igual daqueles robozinhos de camelo...fire...fire...fire....boom!boom!boom!!!!pluf...pluffff....plu fff....muito ridicula!!!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Floor Pod - Impressões