Efeitos em solos

Autor Mensagem
I.Nosferatu
Veterano
# jan/07


Bom não sou do tipo que faz solo o tempo todo, nem curto muito musicas assim, sempre fui mais dedicado a bases e tals... mais de um tempo pra cá venho me aprofundando mais em se tratando de solo. Bom sempre uso meu Metalzone MT-2, Equalizer GE-7 e o Delay DD-3, pro que eu toco isso aí ja quebra um galhão, tanto pra base como algum eventual solo, mais queria saber ai da galera quais efeitos a mais que voces recomendam pra dar uma incrementada ou uma diferenciada no solo porque nem toda musica a gente quer o solo com mesmo timbre e etc...

edalko
Veterano
# jan/07
· votar


A criatividade aqui não tem limites. Vai do gosto do freguês...

I.Nosferatu
Veterano
# jan/07
· votar


edalko

Voce tem razão, mais gostaria de obter algumas indicações pra poder fazer alguns testes pra ver o que agradaria mais assim como voce disse: "Vai do gosto do freguês..." dai ja iria numa coisas especifica primeiro, afinal de contas são varias possibilidades em se tratando de pedais.

[raptor]
Veterano
# jan/07
· votar


I.Nosferatu
Já viu todo o catálogo da boss? Eu aprendi mais sobre efeitos (de maneira geral) lendo aquele catálogo do que em outros lugares

Tem no site da boss, acho que é um pdf

Deco_ufrj
Veterano
# jan/07
· votar


Já viu todo o catálogo da boss? Eu aprendi mais sobre efeitos (de maneira geral) lendo aquele catálogo do que em outros lugares

Tem no site da boss, acho que é um pdf (2)


I.Nosferatu
Veterano
# jan/07
· votar


Já vi esse catalogo e sei que existem varios pedais da boss com efeitos diversos, mais como disse antes, eu queria mesmo era indicações, nao precisa ser necessariamente da boss, pois não vou chegar numa loja e sair testando um por um cada pedal que eles tiverem pra ver se me agrada... deu pra entender agora?

luiz_aug
Veterano
# jan/07
· votar


Se eu tivesse a grana eu compraria um chorus...
Se tu gosta de wha talvez um cry baby....
da uma testada (sem trocadilhos) nesses dois e vê qual se encaixa mais no teu gosto...
Vlw...

I.Nosferatu
Veterano
# jan/07
· votar


luiz_aug

Valeu! Até que enfim alguem que me entenda! Rs rs rs rs...
Vou dar uma olhada nesses, já tava pensando em pegar um chorus mesmo pra colocar numas bases mais limpas...

Ryngwie
Veterano
# jan/07
· votar


Cara, é o seguinte:

normalmente é usada uma distorção mais "leve" (cum um pouco menos de ganho) para bases e um pedal de overdrive (ou um de boost mesmo com o level no máximo e o drive no mínimo) junto com a distorção para dar mais volume e ganho para solar, junto com um delay ou somente com reverb mesmo, mas como voce ja usa um pedal de bastante ganho o esquema é ligar o delay, para dar uma encorpada ou usar uma distorção diferente, tente tb usar um drive de bost para ver qual é, ou use somente o Equalizador para mudar o timbre e dar volume.
As vezes uso um pedal de chorus (apesar dele ser voltado ao som limpo) pois ele da um timbre legal para solar tb.

São várias as possiblidades, vá experimentando e descubra qual o timbre que mais lhe agrada, e tambem o timbre que tem a ver com a música que esta tocando.

Eu uso a distorção de um legacy e um super overdrive para dar um gás na hora do solo ou quando quero uma distorção com bastante ganho para umas bases tipo metal ou coisa assim, e um delay para encorpar e deixar o solo mais bonito.

Solar com um pedal de wha tb é legal

marcelo2711
Veterano
# jan/07 · Editado por: marcelo2711
· votar


to com uma dúvida parecida.
Queria solar um pouco no clean mas só tenhu um GDI21,um meteoro atomic 20W e uma tagima t735 com caps modificados.Dá pra ver que meu set de pedais é composto por apenas um pedal pra distorção ahuahuahua ,por isso que quando vo solar no clean fica sem graça nenhuma =(.

Alguém aew tem sugestões de qual pedal pegar?!de preferência até 200reais =D.Um chorus?!ou um delay?!ou um reverb?!etccc...

Preciso me decidir até sábado pq eh um dos poucos dias que vai dah pra eu ir na Teodoro.Falando nissu,alguém foi pra lah esses dias!?será que ainda tem aquelas promoções de natal!?

edalko
Veterano
# jan/07
· votar


Quando digo que é do gosto do fregues, é porque tudo depende de tudo...
uhauhauhauhauha

Explico:
Se como vc quer passar o sentimento na música, o tipo de m´suica, o estilo, a entonação que vc quer dar... para tudo isso, creio eu que não dá pra vc usar um padrão de efeitos...

Pra um solo clean: reverb + eq + compressor
Dá pra dar um clima usa um chorus, ou um flanger ou até um phaser

Pra um solo um pouco mais hard pode ser um overdrive, com reverb, delay e outras de modulação...

Pra um solo foderoso, daí vai um distorção high gain com bastante sustain, reverb + delay, etc....

Entendeu????
Vai de acordo com o gosto do freguês...

Isso se o cara não despirocar na hora do dolo colocar um trêmolo soper loco, ligado com um phaser e o caralha4

Não tem regra... acho que a grande sacada do TEU som, é vc ir aos poucos testando efeitos, ouvindo na net e tal, e descobrindo qual o estilo que vc gosta.

Vai pesquisando os solos das músicas e tenta descobrir que efeitos o cara usa aí vc terá um parâmetro bom

kaus
Veterano
# jan/07
· votar


marcelo2711

pega um zoom G1 e usa os delays e reverbs, chorus,phaser, dela

só não sei se esse novo sucessor da 505 roba sinal mas que deve ser bem melhor ahhh isso deve vale a pena testar

ta custando uns 250 na net

eu ia comprar um na real mas porra final do ano me deu a doida dinheiro sobrando e talz peguei uma gt-8 iohhiihohioi GAS fdp virei escravo de equipo \m/

kaus
Veterano
# jan/07
· votar


marcelo2711

detalhe tenho atomic drive e gdi também

\m/

marcelo2711
Veterano
# jan/07
· votar


edalko
kaus
vlws aew galera pela rapides e ajuda =D!!
acho que o esquema mesmo é ir testando nas lojas e ver qual eu gosto mais!

se for delay ou chorus eu cato behringer ou oliver,mas se for reverb eu cato um landscape.É claro que tudu vai depender do preço!

Ryngwie
Veterano
# jan/07
· votar


Eu utilizo um compressor sustainer da boss para solos limpos, ele salienta bem as notas alem da sustentação...muito bom...

I.Nosferatu
Veterano
# jan/07
· votar


Ryngwie

Valeu pela dica, tenho um overdrive da oliver sd-10 que ta de lado mais vou adicioná-lo ao set novamente e ver no que vai dar, na hora do solo posso desligar o MT-2 e ligar ele... boa!

edalko
Explico:
Se como vc quer passar o sentimento na música, o tipo de m´suica, o estilo, a entonação que vc quer dar... para tudo isso, creio eu que não dá pra vc usar um padrão de efeitos...

Pra um solo clean: reverb + eq + compressor
Dá pra dar um clima usa um chorus, ou um flanger ou até um phaser

Pra um solo um pouco mais hard pode ser um overdrive, com reverb, delay e outras de modulação...

Pra um solo foderoso, daí vai um distorção high gain com bastante sustain, reverb + delay, etc....

Entendeu????
Vai de acordo com o gosto do freguês...

Isso se o cara não despirocar na hora do dolo colocar um trêmolo soper loco, ligado com um phaser e o caralha4

Não tem regra... acho que a grande sacada do TEU som, é vc ir aos poucos testando efeitos, ouvindo na net e tal, e descobrindo qual o estilo que vc gosta.

Vai pesquisando os solos das músicas e tenta descobrir que efeitos o cara usa aí vc terá um parâmetro bom

Agora sim, voce deu indicações e dicas... vlw

kaus, marcelo2711
Esse G1 ai ate que é bonzinho, exceto pelo simulador de caixa e o chassis que aparenta fragilidade, mais pelo preço... quanto a perda de sinal é bem menor que a 505 e os efeitos são bons.
Acho que pra voce marcelo2711 que já tem pedal de distorção é uma boa!

BaNdAiD
Veterano
# jan/07
· votar


marcelo2711
mas se for reverb eu cato um landscape

se vc tiver uma grana a mais, cata logo o holy grail reverb, da EH!!!!

msa
Veterano
# jan/07
· votar


hehehehe...tem uma opção bem barata p galera que é o Tube Screamer Lata de Sardinha...eu comprei esse pedal a pouco e ele é bem legal mesmo sabem?? Paguei 100 pilas e o som dele é bem encorpado mesmo, um pouco mais que o original pois tb tenho o TS9 Ibanez...cara tu pode ter um desses e usa-lo com pouco nivel de drive e com o volume atolado que vai te dar um bom som meio limpo meio sujo(crunch) que é bom p solar tb. Um compressor eu gosto p tirar uns tons semiacusticos com uma guitarra de captadores single como a Strato fechando o POT de Ton...com o Sreamer tu consegue isso tb só que com um krrrrrr nas notas duplas que é tri tb dependendo do som....Só umas ideias e é claro que se tu tens um amp valvulado tu consegue muito mais timbre com um Tube Screamer original, similar ou réplica pois afinal esse é o lance desse pedal que eu e mais uma legião pelo mundo adoram. heheheh
Falow!!!

LuizLaiho
Veterano
# jan/07
· votar


Só umas ideias e é claro que se tu tens um amp valvulado tu consegue muito mais timbre com um Tube Screamer original, similar ou réplica

não fale assim. Tô coçando a mão pra comprar um TS... heeheh

Me diz uma coisa, tenho ampli valvulado... vale a pena o sardinha??? To de olho no drive do Andy Effects tbm... mas se o sardinha compensar to dentro.

Já aviso que timbres de drive da Onerr não me agradaram, e akeles TS Ibanez da carcaça preta (bem baratinhos, acho q TS5) tbm acho horríveis

LuizLaiho
Veterano
# jan/07
· votar


quanto a solo sempre usei comp, reverb leve e delay... claro, distorção no talo...

mas ando substituindo delay por chorus... aprendi isso ouvindo muito ardanuy... ehehhe

_Douglas_
Veterano
# jan/07
· votar


LuizLaiho
mas ando substituindo delay por chorus... aprendi isso ouvindo muito ardanuy... ehehhe

Vey, nunca consegui colocar um chorus junto com distorção e desse um som que me agrade....o ardanuy usa ?

Sprint
Veterano
# jan/07
· votar


I.Nosferatu

Cara, "eu" acho um Phaser animal para solar, tanto no clean como na distorção. Ai voce escolhe o tanto quer colocar desse efeito nos solos. Acho bem versatil. Um dos melhores Phaser usado pelos grandes guitarrista como David Gilmor e Ed Van Halen é o modelo 90 da MXR.

gsprs
Veterano
# jan/07
· votar


Eu uso distorção para bases com ganho médio....
Nos solos gosto da distorção com menos ganho ainda..
Tipo, uso mais meus dedos para fazer o timbre, acho legal isso pra não posso estar com preguiça na hora de solar...
Claro, tappings, harmônicos e afins ficam mais complicados e se executar.. mas uso pouco estes artifícios..

I.Nosferatu
Veterano
# jan/07
· votar


Valeu pelas dicas pessoal, estou testando algumas e mais tarde vou analisar as mais recentes, blz.

marcelo2711
Veterano
# jan/07
· votar


Hj fuii pra Sta Efigênia e não achei muita coisa legal lahh =(

Tinha poucos pedais da Behringer.A maioria só tava vendendo Boss.

Mas valeu a pena,porque deu pra comprar um afinador com captador e metrônomo por só 48 reais XD(o bixinho é bem legal) e pra não sair de mãos vazias eu catei um EQ da behringer.

O EQ eh muitoo legaaal pelo preço dele!!Pensei que não ia fazer muita diferença no timbre mas acabei percebendo que é um ''efeito'' importantíssimo pra quem quer tirar um som clean desejado e é claro também um distorção desejada.

JeaN0805
Veterano
# jan/07
· votar


_Douglas_

LuizLaiho
mas ando substituindo delay por chorus... aprendi isso ouvindo muito ardanuy... ehehhe

Vey, nunca consegui colocar um chorus junto com distorção e desse um som que me agrade....o ardanuy usa ?


Cara isso fica com som de Pink Floyd O.o
eu ja fiz issso, fica bem "another brick in the wall"
mas pra mim Delay é um dos efeitos mais legais, e se vc dominar ele vc pode fzer infinitas coisas legais

Procure no Youtube: ECHO ETUDE MALMSTEEN

vc vai babar Oo

I.Nosferatu
Veterano
# jan/07
· votar


O equalizador e o delay eu já tenho, uso eles junto com o metalzone. Normalmente Distorção e equalizador pra bases e nos solos eu uso delay, hora pra encorpar/ambientar, hora pra duplicar o som da guitarra, as vezes sinto falta de uma equalização diferente pra solar, até to pensando em pegar um outro equalizador mais pra frente...
Fora isso tirei meu oliver sd-10 da gaveta pra experimentar a dica do Ryngwie e aumentar um pouco o volume mais acho que um boost vai ficar melhor.
O Chorus acho que vou pegar um mais só pra bases limpas pois como o _Douglas_ não "consegui colocar um chorus junto com distorção e desse um som que me agrade...." já pra base limpa gostei.
O Phaser e o Tube Screamer ainda não testei mas o Wha da uma diferenciada legal... Mas esse vou deixar pra adquirir por ultimo...

marcelo2711

Pagou quanto nesse EQ da Behringer ai?

marcelo2711
Veterano
# jan/07
· votar


I.Nosferatu
120 reais

LuizLaiho
Veterano
# jan/07
· votar


o ardanuy usa ?

.. desculpe, eu dizia isso do Phaser...

Ardanuy usa o MXR tbm...

Fernando de almeida
Veterano
# jan/07
· votar


I.Nosferatu
Kara, fiz esse tópico aqui http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/ falando sobre efeitos e na minha opinião se você tiver um de cada dá pra fazer muita coisa, juntando com a sua criatividade ...

Recomendo, juntamente com os seus MT-2, GE-7 e DD3, uma Wahwah, um Phaser e um Chorus, já dá pra fazer um monte de firulas.

Ah, ia esquecendo, se vc juntar a isso um Whammy, aí sim ...

Falow

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Efeitos em solos