Pontos negativos na serie Zoom G ( g1 - g1x - g2 - g2.1u - g7.1ut - g9.2tt )

Autor Mensagem
I.Nosferatu
Veterano
# dez/06


Primeiramente, esse topico não tem interesse em desqualificar os produtos da zoom, apenas em reunir opiniões de quem já utiliza ou utilizou algum dos modelos da serie G e encontrou neles alguma deficiencia qualquer, para que o mesmo sirva meio que como um outro ponto de vista e que ajude na orientação de quem pretende adiquirir um desses modelos

Meu ponto de vista

Já experimentei por um bom tempo a zoom g2.1u e tirando seus pontos positivos cito algumas deficiencias que encontrei.

1 - Pra uma pedaleira que tem processamento em 32 bits e 24bit / 96khz de conversão AD/ DA, sua conexão USB é um lixo com seus 16bit/ 48khz, e pelo preço que ela é encontrada atualmente R$ 600 - 800 dependendo do lugar, sua conexão USB deveria ser de melhor qualidade e oferecer mais recursos de configurações!

2 - Ela não possui a função "PRE-SELECT" que permite escolher o patch antecipadamente, voce tem que ir mudando de patch ate o que precisa, coisa que ate a 505 II e sua versão mais barata a G1 possui.

Bog
Veterano
# dez/06
· votar


I.Nosferatu

Quanto à USB eu concordo E disdcordo ao mesmo tempo. Uma coisa que eu considero uma mancada é que mesmo na G9.2tt, a USB só serve para enviar dados de áudio - ou seja, nada de configuração pela USB. Quanto à qualidade eu concordo que devia ser maior. Não diria que é um LIXO, até porque eu estou fazendo minhas gravações em 16 bits/48kHz mesmo (é o que o meu computador aguenta). Mas devia permitir gravação 24 bits.

Outros pontos específicos:

G1: Eu imaginava que seria apenas uma versão econômica da G2, mas com qualidade similar. Me decepcionei bastante com as simulações de caixa acústica - fraquíssimas, e muito piores que as da G2. Em outras palavras, não dá para usar a G1 ligada direto em linha. Também não senti a menor confiança no corpo de plástico dela. Mas certamente, é melhor que a 505II. As simulações de amps são as mesmas da G2, o problema mesmo é a simulação de caixa acústica.

G2: Sinceramente, para mim é uma das melhores na sua faixa de preço. Compete pau a pau com o V-Amp2, sendo que as preferências se dividem entre as duas, não havendo uma que seja "a melhor" de forma consensual.

G2.1u: Apesar da USB não ser a mais maravilhosa, eu ainda considero que é um ótimo custo-benefício, especialmente se você levar em conta que eu moro no Japão, onde ela custa uns 300 reais. Claro, ela nem se compara com pedaleiras mais caras, mas ela se sai bem se comparada com outras coisas na mesma faixa de preço.

G9.2ut: O meu problema com esta foi que eu simplesmente não consegui fazer UM som limpo que me agradasse. As simulações soam extremamente "parecidas" com as da G2, se você não usar as válvulas. Com as válvulas, até mesmo um Twin Reverb fica com distorção. Mas essas válvulas mudam sim a resposta do negócio, mesmo que não seja exatamente como um amp valvulado. É uma opção para quem gosta de peso, e quer uma alternativa ao Pod XT Live (que alguns dizem que tem muito chiado) e à GT-8 (que alguns acham muito complicada).

Aliás, eu tenho uma G2, e considerei comprar uma G9.2tt por um bom tempo - até o momento de testar as pedaleiras lado a lado. No final, eu não fiquei com a G9.2tt, porque o meu estilo não envolve exatamente "lots of gain", e é basicamente isso que esta pedaleira oferece.

Frontman
Veterano
# dez/06
· votar


A POD XT Live não possui muito chiados não, nunca tive problemas relacionados a isso !

LuizJu88
Veterano
# dez/06
· votar


I.Nosferatu
Hmm...qto ao ponto USB eu concordo e discordo tb...
Assim como o Bog achei uma mancada a USB soh enviar dados...mas qto a qualidade, bom...ela eh razoavel..poderia ser melhor...mas penso nela mais como um adicional...meu objetivo nao é gravação por usb...

No segundo ponto ja tem um probleminha ai...a G9.2tt permite vc mudar para 5 patches diferente com apenas um foot(um pra cada)...e cada um possui dois canais(A e B) q podem ser configurados separadamente...

Caso vc ainda queira vc pode mudar o banco e terá mais 5 opções de patches com um unico foot e esses novamente com dois canais(A e B) e sem cortar o som q vc ja esta fazendo...entao nao vejo necessidade de mais do q isso!!Sabendo organizar os patches da maneira como vc usará no show ou nas musicas fica bem prático...

Um ponto negativo q eu encontrei nela eh a dificuldade de fazer um bom som usando fones de ouvido...ateh agora nao consegui nenhum q me agradasse...mas continuo tentando...
As valvulas sao legais, dão uma boa resposta, mas devem ser usadas com moderação e com mta, mas mta paciencia...pois senao como ja foi dito ela da distorção ateh no Twin Reverb..hehe..

Bog
Veterano
# dez/06
· votar


Frontman

Deixa eu repetir: que ALGUNS dizem que tem muito chiado. Não disse "todos" nem que isso é o que EU penso sobre o Pod XTL. Se o cara acha que o tal fizz incomoda, é problema dele. No mais, este não é um tópico sobre esta pedaleira, então...

Fermc
Veterano
# dez/06 · Editado por: Fermc
· votar


I.Nosferatu
1 - Pra uma pedaleira que tem processamento em 32 bits e 24bit / 96khz de conversão AD/ DA, sua conexão USB é um lixo com seus 16bit/ 48khz, e pelo preço que ela é encontrada atualmente R$ 600 - 800 dependendo do lugar, sua conexão USB deveria ser de melhor qualidade e oferecer mais recursos de configurações!

Quanto a qualidade, isso nem é tão importante, afinal num show você num vai tocar pela USB... Mas realmente poderia ser melhor...

2 - Ela não possui a função "PRE-SELECT" que permite escolher o patch antecipadamente, voce tem que ir mudando de patch ate o que precisa, coisa que ate a 505 II e sua versão mais barata a G1 possui.

Realmente, é esse função que faltava!! Quando eu comprei a G2.1u e descobri que num tinha como programar os patches, eu fiquei muito triste, pois isso é útil demais!!!

Agora uma outra coisa que eu num curti muito nela foi o pedal de expressão... Ele é bom, mas só que eu achei a abertura dele muito curta, e isso atrapalha um pouco na hora de um wah por exemplo.

E realmente ela deveria ter como ser configurada pelo PC, tipo o V-amp.

I.Nosferatu
Veterano
# dez/06 · Editado por: I.Nosferatu
· votar


Bog, LuizJu88, Fermac
Obrigado pela contribuição de voces...

Sobre a USB eu considero LIXO por um simples motivo, qualquer placa de som ISA consegue o mesmo desempenho, e, estamos falando de equipamentos de ultima geração e a economia extrema nesse quesito não foi legal mesmo, pelo menos assim eu acho...
Lógico que não vamos utilizar a USB ao vivo, mas num momento de criação/ gravação, uma qualidade melhor seria bem vinda, até porque como citei antes devido ao valor das mesmas (principalmente a g9.2tt) poderia ser melhor, já que se voce for gravar por exemplo um trampo mais profissional vai precisar de outro equipamento e mais gastos, sendo que tudo poderia ser resolvido com aquilo que voce possui nela... sinceramente, acho que um chip melhor pra comunicação com a usb não elevaria tanto o custo final do produto assim, já que os canais de IO são poucos... e acredito que pela USB mesmo já seria possivel utilizar os modelos g7.1ut e G9.2tt e até mesmo a G2.1u como controladores midi, logico que também as entradas são necessárias, mas que foi falta de desenvolvimento do projeto foi!

Bog
Já ouvi um camarada com a G1 e concordo com voce, sobre a G2 acho ela melhor que V-amp 2, que por sinal nem é pedaleira é SIMULADOR DE AMPLIFICADOR com alguns efeitos, e indico (a G2) pra quem tiver interessado na G2.1u pois a USB e o pedal de expressão, concordando com o Fermc deixam a desejar.... e com a diferença do preço acho que da pra investir nos pedais opcionais da zoom FP01/FP02 e ter a mesma funcionalidade e quando for usar pra gravar, qualquer placa de som vai dar o mesmo resultado da USB fajuta da G2.1u

Bom, sobre as demais ainda não posso falar nada né... he he he... não toquei e nem vi ninguem com uma dessas ainda... quem sabe se um dia eu va parar ai no Japão e ganhe suficientemente bem pra comprar uma tranquilamente como o nosso amigo Bog rsrsrs... Abraçae! Dai não vou falar um monte de besteira sobre o que não conheço! RSRSRS...

Frontman
Acho que o Bog já disse o que eu iria dizer...

Bog
Veterano
# dez/06 · Editado por: Bog
· votar


I.Nosferatu

Discordo que "qualquer" placa vai ter o mesmo resultado da USB da G2.1u. Aliás, discordo fortemente. Essa USB permite uma gravação de qualidade decente - lembre-se que um CD é mixado no final em 16 bits, 44.1kHz. Mixagens profissionais são feitas com 24 bits e 96kHz - ou seja, essa USB realmente não tem uma qualidade "profissional". Entretanto, lembre-se que muitas das pedaleiras topo de linha fazem a conversão ADA em 44100 Hz, e gravar em 96kHz não faz lá tanta diferença. O que realmente faz falta são os 24 bits.

Agora, o ponto chave da minha discordância é que "qualquer" placa de som pode gravar com 16 bits e 48kHz, mas não é "qualquer" uma que grava isso com qualidade decente. Tenho um notebook com placa de som onboard (óbvio), e posso te garantir que a qualidade do som gravado em linha é sofrível, independente da taxa de amostragem. Já com uma interface externa, a gravação fica MUITO melhor, mesmo usando-se as mesmíssimas configurações. As G2.1u da vida funcionam como interfaces de áudio externas. Além do mais, toda e qualquer conversão ADA adicional implica em perdas, apesar da diferença ser imperceptível com uma placa de som boa.

Ou seja, eu realmente penso que a qualidade da USB é decente, serve para gravações caseiras e demos. Não é o mais indicado para uma coisa mais profissional - mas este não é o público dessas pedaleiras, ou pelo menos não é o da G2.1u ou o da G7.1ut.

Quanto ao V-Amp2, é puramente uma questão de nomenclatura. Todas essas "pedaleiras" simulam amps e têm efeitos, com maior ou menor ênfase em uma das coisas. A GT-8 tem mais (e melhores) simulações de amps que o V-Amp2. Isso a transformaria em um "simulador de amplificador"? Creio que não... E será que haveria uma diferenciação de categoria entre um Pod XT e um XT Live, só porque um fica no chão e o outro em cima da mesa (sem contar a quantidade de recursos)? O que a gente se acostumou a chamar de "pedaleira" é qualquer módulo que ofereça num único produto recursos diversos, tais como simulação de amplificadores, pedais e caixas acústicas, modulações, equalizador, reverbs e delays e daí para coisas mais esquisitas, como gravador multipista ou drum machine. Apesar de que obviamente, se formos rigorosos, pedaleira é um troço que fica no chão e se usa com os pés!

I.Nosferatu
Veterano
# dez/06
· votar


Bog
Agora é minha vez... he he he
Em partes concordo e discordo de voce também
É logico que a qualidade do chip de audio e dos componentes da placa influenciam na gravação, mais o que eu realmente quiz dizer é que o resultado que se obtém com a conexão USB da zoom pode ser alcançado com uma placa de som simples como as ISA, que nem são mais utilizadas atualmente, e digo isso porque já usei uma dessa forma, num Pentium III, não me lembro a marca, mais tinha um chip OPTI nela e tudo que eu gravava nela ficava numa qualidade parecida, lógico que o fato de ser uma conexão USB ajuda pois a transferencia de dados é mais rapida e diminui o ruido provocado pelos cabos e tals... mais não quero dizer com isso que toda placa de audio vai ter a mesma qualidade e sim que é possivel... depende da placa!
Quanto a gravar em 96khz, nem precisava de tanto se a taxa fosse de 20 ou 24bit já estaria bom em 44.1khz e lógico conversões ADA resultam em perca do sinal.
Bom essa USB serve realmente para gravações caseiras, mais só... minha indignação é mais pela fajutice, pois com pouco mais poderiamos ter mais qualidade no equipamento e seria desnecessário a compra de outros produtos como as Jam Lab e etc da vida... Mais por outro lado como voce mesmo citou, isso não é importante para o publico alvo da zoom, e, se tivesse uma interface de audio de melhor qualidade embutida o preço final extrapolaria a expectativa e pra eles nem seria tão custoso assim...
Agora quanto ao V-amp 2 eu discordo com voce, ele é projetado pra simular amplificadores e tem alguns efeitos porque alguns amplificadores o tem, já as pedaleiras possuem simulador de amplificador para se tornarem mais atraentes aos consumidores pois dispensariam a compra de um V-amp da vida, juntamente com seus outros recursos e é justamente isso que torna uma pedaleira interessante, funcionalidade!
Mas lógico que temos os Multiefeitos e efeitos de rack e tudo mais e cada um tem seu proposito...

SpreaderFire
Veterano
# jan/07
· votar


Todos
Tipo... Eu estava mto interessado na zoom g1, eu não usarei seus pre-amp e distorçoes... .Queria saber si ela seria o melhor recurso digital (barato e compacto) para satisfazer minhas necessidades (equalizer, Chorus, Reverb, Delay etc...)

E sua construção (plastico) eh identico ao da serie 500 ou um pouco melhor ?

LuizJu88
Veterano
# jan/07 · Editado por: LuizJu88
· votar


SpreaderFire

Ouvi dizer(nao lembro onde) q nao vale mto a pena essa G1 nao...mas posso estar falando besteira pq nunca ouvi ou testei...=)
Dessa nova linha da zoom soh toquei na G9.2tt pra guitarra e na B2 pra baixo...=)

SpreaderFire
Veterano
# jan/07
· votar


LuizJu88
Eu so tokei na g7.. gostei bastante mesmo... a g9 eu acredito ser "mais melhor de boa" ainda....
Mas igual eu te falei.. so vou usar modulaçoes, o dificil eh q eu nao tenho como testar aki na minha city deve demorar ainda a chegar....

Mais alguem para opinar

Abraços

LuizJu88
Veterano
# jan/07
· votar


SpreaderFire
A nova linha da Zoom esta bem honesta por assim dizer...hehe
Acredito q no seu caso talvez compense segurar a grana pegar a G2 mais pra frente...ela tem mais recursos e tal...=)

kaus
Veterano
# jan/07
· votar


putz eu ia pegar uma g2 ou g1 só pra modulações mesmo e acabei levando pra casa a gt-8 não que eu me arrependa mas acho que fiz o certo tenho infinitos timbres agora e ainda ligo a tralha no loop dela \m/

SpreaderFire
Veterano
# jan/07
· votar


a grana pegar a G2 mais pra frente...ela tem mais recursos
LuizJu88
Como eu disse, ia usar so pra modulaçoes pois acredito q a g1 eh bem melhor q a 505.... Mas será g2 eh bem melhor q a g1 assim tbm? As duas usam o chip 3 nao eh ?

Randy78
Veterano
# jan/07
· votar


G1 é bem mais barata pelos materiais, plástico no lugar do metal, isso deixa mais leve, reduz fretes, menos controles e efeitos, não conheço pessoalmente, mas pode ter uma boa relação custo benefício e efeitos bem melhores que a 505, gfx1 e até mesmo v-amps e xv-amps que de efeitos são muito fracos. Na G1 pareceq ue vem o mesmo chip da G2 e tbem bateria eletronica junto

SpreaderFire
Veterano
# jan/07
· votar


Arrumei o manual em port dela aki, to lendo... parece uma boa pedida pra qm ta sem mto grana... Parece ser melhor mesmo q as v-amps...

I.Nosferatu
Veterano
# jan/07
· votar


SpreaderFire

Cara, eu acho que se voce tava a fim de pegar uma 505 a G1 vai fazer o mesmo serviço e com mais qualidade... e não há muita diferença entre o preço de uma 505 II e a G1 nova na loja.
Eu também não usei a G1 só a G2.1u... e a G1 tem uma vantagem em relação a G2/G2.1u na troca de patches que pode ser pre-selecionada, sem voce ter que sair trocando patch por patch, como na 505.
Quem já testou ela legal foi o Bog e se não me engano deixou sua opinião mais acima, da uma olhada... ou talvez ele ainda poste alguma coisa por aqui falow

SpreaderFire
Veterano
# jan/07
· votar


I.Nosferatu
Vlw a atençao ae!

Eu acabei de ler o manual dela... Mta boa por 250~300 reais... Tem funçoes a mais q a 505ii, como por exemplo
no preamp Ac (acustico) vc tem um segundo parametro a escolher a timbragem (tipo) das cordas....
Tem "harmonizer" (shift inteligente) vc escolhe o campo harmonico pra fazer a terça...
Delay e Reverb estao em modulos diferentes... Ao contrario da 505
Bateria com ritmos (metronomo, rock, pop, funk, jazz, blues, metal etc)...
Nao so chorus, mas tbm chorus ensemble (nao sei si escrevi certo)...

Abraços

I.Nosferatu
Veterano
# jan/07
· votar


SpreaderFire

Voce ja usou ou usa essa 505? Se sim acredito que terá mais facilidade em configurar a G1, senão também não é lá tão dificil... Acredito que os efeitos dela sejam no nivel da G2, talvez a diferença seja somente a forma de se configurar em uma e outra, pelo menos foi a impressão que tive quando meu camarada tava tocando com ela... esses ritmos de bateria são mais pra voce treinar tendo uma noção de tempo e tals, pra quem toca sozinho é uma boa...

SpreaderFire
Veterano
# jan/07
· votar


I.Nosferatu
Ja tive ela sim... a 505 eh mole mole de configurar...
igual eu ja li o manual da g1, em +/- mesma coisa.. em minutos pega os macete dela...
Eu na verdade tava usando emprestada uma 505 junto com uma distorçao Ds-1, tava mto bom... Eh so questao de nao enfeitar mto a configuraçao da zoom... So usava Eq, ZNR, Reverb saka?? Chorus e Delay qdo necessario.....

I.Nosferatu
Veterano
# jan/07
· votar


SpreaderFire

Po se voce achava que com uma 505 tava bom, então com uma G1 voce vai achar excelente...
Cara eu já usei um tempo essa 505 II tbm, não fiquei com ela nem 2 meses vendi logo... ela nem chega perto dessa linha nova da zoom.

Bog
Veterano
# jan/07
· votar


SpreaderFire

Eu acho que se você for usar APENAS as modulações, a G1 pode ser sim uma boa pedida. O que me incomodou nela foram as simulações de caixa acústica e o corpo de plástico. Até onde eu pude ouvir, as modulações são IDÊNTICAS às da G2. E não tem mistério algum, é bem fácil de usar, coisa que você aprende em questão de minutos mesmo.

SpreaderFire
Veterano
# jan/07
· votar


Todos
Vlw ae... Mto bom trocar ideias sem discussoes como acontece as vezes aqui no forum...
Vou ver si eu vou pegar mesmo, ae qdo chegar eu falo como ficou...

Mais um coisa...
Bog
Voce disse sobre o corpo de plastico, certo? Eh um plastico pior q o da 505, igual ou um pouco mais resistente ??

Abraços

Bog
Veterano
# jan/07
· votar


SpreaderFire

Acho que é a mesma coisa. Mas não dá para saber. Só jogando na parede para comparar direito, hahahaha

guilhermerizzo
Veterano
# jan/07
· votar


Eu acho que não tenho ouvido bom o suficiente para detectar a suposta falta de qualidade no envio do áudio para o PC via USB.
Fiquei muito satisfeito com a qualidade das gravações que eu fiz com a G2.1u

I.Nosferatu
Veterano
# jan/07 · Editado por: I.Nosferatu
· votar


guilhermerizzo

Pelo visto você não entendeu nada que foi dito acima sobre a USB, não existe essa suposta falta de qualidade no envio do audio para o PC pra uma conexão de 16 bits e como já foi dito antes o fato de ser USB ajuda um pouco comparando com outras placas, mas se voce levar em conta que o processamento nela é feito em 32 bits e a taxa de conversão é em 24 bits, os 16 bits do chip usb de som acabam resultando em muita perda de sinal que antes era de 24 bits... esse é o problema! Mais para gravações caseiras/amadoras tá de bom tamanho... Minha opinião é que por se tratar de um equipamento de ultima geração, um chip usb de 20 / 24 bits não elevaria tanto o custo de fabricação/revenda e também essa USB não serve pra mais nada além de placa de som em todos os modelos da serie G, e ela poderia oferecer mais recursos e conetividade...
Ai que está a fajutice que citei... no projeto!

alfacorrea
Veterano
# jan/07
· votar


Será que vc's não estão discutindo "teoria" demais???

16 bits, 24 bits, 96Khz, 44Khz... Putz, dá até pra escrever um livro de física com as informações que vc's tem...

Que tal alguém classificar a qualidade da música com sendo "arte" e não uma ciência exata? Que tal classificarmos "timbres" ao invés de "taxas de amomstragem"?

Alguém sabe a "taxa de amostragem" de um captador? Sabe quantos KHz tem o som de uma guitarra?

O mais engraçado é que se discute a qualidade técnica de uma pedaleira e depois as pessoas vão ouvir as músicas gravadas nas caixinhas de som do CPU, nos CDplayers com kit's triaxiais originais dos carros ou nos queridos microsystems de R$199,99 comprados nas Casas Bahia...

"É muito tiro pra pouco bandido".

Bog
Veterano
# jan/07
· votar


alfacorrea

Não, não estamos discutindo "teoria" demais. Esse tipo de coisa é uma preocupação válida para quem trabalha com gravações. Eu conheço um pouco sobre o assunto porque já trabalhei com codificação de voz há alguns anos.

Quanto a classificar a música como "arte": é uma coisa subjetiva. A pedaleira é um artefato tecnológico, e como tal, pode ser avaliado objetivamente. O ponto aqui é discutir as possiblidades TÉCNICAS da pedaleira mesmo, o que ela é capaz de fazer. Obviamente, eu posso usar o melhor equipamento do mundo para tocar músicas da Britney Spears, e o som vai continuar sendo uma porcaria.

Quanto a classificar timbres: concordo que isso é o mais importante. Tanto que comprei, com completa consciência, uma pedaleira que trabalha com uma taxa de amostragem de 44kHz. E ela está substituindo a minha G2. Mas classificar os timbres de uma pedaleira é complicado, já que é uma coisa subjetiva. Um timbre "bom" para você pode não ser um timbre "bom" para mim.

Quanto à taxa de amostragem de um captador ou do som da guitarra: em princípio, é uma taxa infinita, já que são coisas analógicas. Taxa de amostragem não faz sentido nesse contexto.

Quanto a ouvir músicas em equipamentos ruins: isso não é justificativa. Um disco do Pink Floyd tem um nível de detalhes tão grande que muita coisa se perde em qualquer equipamento que não seja top de linha. Nem por isso o Pink Floyd deixou de se preocupar com tais detalhes. Segundo o teu raciocínio, a qualidade de gravação pode ser tosca.

guilhermerizzo
Veterano
# jan/07
· votar


alfacorrea
Concordo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pontos negativos na serie Zoom G ( g1 - g1x - g2 - g2.1u - g7.1ut - g9.2tt )