Efeitos para quem toca Pop Rock nacional e Hardrock

    Autor Mensagem
    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # nov/06


    Aew grl, minha guita eh uma washburn WI-16 com 2 captadores duplos. To montando junto com uns amigos uma banda q tem a pretensão de tocar na noite. Vamos tocar várias coisas, principalmente pop rock nacional e hardrock. N tenho mta grana (uns 600). To precisando de algo barato e versátil. O q vcs sugerem? Uma pedaleira?(qual? uma confiável, q n vah me deixar na mão!!) ou q eu comece a montar meu set de pedais?(li várias pessoas falando bem do triefx...) Por favor me ajudem, eh bastante importante. Quem toca na noite aew, ou toca em casa mrm estilos parecidos com o meu...(guns, dire straits, alguma coisa de pink floyd, O rappa, Zeca Baleiro, Beatles...)
    Grato!!!

    paulgilbert
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    com uns 600 não da pra discola uma rp7 usada?

    eu curtia o som dela...

    pedal se pode pegar um triefx, que deve ta uns 300 (nem ideia do preço), gt2 clone (o da behringer mesmo) e um equalizador (da behringer mesmo) daria uns 600 acho

    Kasp
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    400 reais num v-amp + 200 reais em pizza, açaí com banana e Mc Donalds
    ou então 200 num gt2 clone (pro-drive) + reverb + wah
    algo por aí (se der)

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    o foda dessa rp7 eh q soh encontro na net... aí n tem como testar... eu testei o GDI da behringer, e achei ele mto pesado, acabei soh usando mais o fender (um poquinho do marshall tb..). Equalizador eh uma boa. O triefx tah de 400. N sei se o triefx + booster dele + o wah seria uma boa... se alguem souber me flr algo sobre isso... e tb quero saber mais sobre pedaleiras nessa faixa de preço...

    Deco_ufrj
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    kra, primeiro, tocar na noite q vc diz eh banda de covers pra tocar em barzinho, restaurante ou banda com musicas proprias pra fazer shows?

    Se for banda de "festa", barzinho, pega uma pedaleira pq vc vai precisar de muitos patches e versatilidade em pouco tempo... Se for banda pra fazer show com musica propria e tal, acho q vc poderia montar um set de analogicos com o passar do tempo...

    Eu toco rock nacional com minha banda, e os pedais que eu mais uso sao:
    - Esi prodrive II (GT2 com booster)
    - Boss DD3 (Delay)
    esse sao essenciais, uso praticamente em todas as musicas...

    Os que eu uso bastante mas nao em todas as musicas:
    - Boss CE-5 (Chorus)
    - Wah wah
    - Marshall Blues Breaker (Overdrive)

    E o q eu uso pouco:
    - Boss CS3 (compressor)

    Acho q aih ja te da uma ordem do que comprar...

    Eu toco covers de Cazuza, Barao, Capital, Engenheiros... e musicas proprias tbm... espero q ajude...

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Foi mal aew n ter especificado... eh realmente pra fazer cover. Eu tinha pensado na sequência: Triefx Landscape + Booster Landscape + 2 equalizer + wah-wah OU uma pedaleira q tenha bons efeitos pra q eu possa acrescentar um pedal tpo Jackhammer ou Guv'nor pra fazer a distorção. Mas n sei q pedaleira se encaixa no q eu disse, com a restrição de ser até +/- uns 600 conto (podendo ser usada ou nova).
    Quem tiver boas indicações aew glr por favor me ajudem. Eu jah toco MPB na noite há uns 3 anos e sei como eh importante ter equipamentos confiáveis. Help me!

    Bog
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    SaldanhaPessoa

    Bom, acima de tudo, acho que você vai precisar de uma variedade boa de sons, né? Por isso, com 600 reais, eu ficaria com uma pedaleira para os efeitos e possivelmente alguma distorção externa (aliás, é como eu tenho vivido até o momento). Pedaleiras abaixo dessa faixa de preço tem o V-Amp 2, a Zoom G2 e a G2.1 (não, não é a 505, é completamente diferente), e alguma coisa da Digitech e da Korg. Não existe muito consenso com relação a qual é melhor, e só conheço a G2 e a V-Amp. Entre essas 2, eu ficaria com a G2, porque ela tem (bem) mais efeitos que o V-Amp. Como você estaria usando distorções externas...

    Acho o Guv'nor bacana, dá para tocar o tema da Armação Ilimitada com ele e um amp limpo! Uma dica: todas essas pedaleiras sofrem um pouco para conseguir um drive leve e bom. Como o estilo pede, valia a pena ter também um overdrive levinho, estilo TubeScreamer ou o Boss BD-2 (eu adoro esse pedal).

    Quanto às pedaleiras, existem diversos tópicos que falam sobre as características delas, especialmente da V-Amp2 e da Zoom G2. Claro, estou assumindo que você trabalha com recursos limitados, né... Com mais $, sempre dá para fazer muito mais.

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    então A zoom G2 nos efeitos (delay, chorus, reverb, wah-wah...) junto com uma distorção boa e um overdrive (tpo uns clone q eu to vendo por aew...) fica bom msm?! Essa zoom eh boa msm, num eh EXTREMAMENTE digital n?

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    essa Zoom G2 em estúdio e nos shows num vai ficar chiando n??!

    alexdiffer
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    puts ae tbm vou de prodrive II e o I

    pq o II voce usa pra distorcoes mais pesadas e o I vc usa o timbre do fender pq deve ser meio foda de trocar essas chavinhas na hora do show:)

    um delay, ou reverb e um wah-wah tpo o fat boy q ta ns 200

    bom o prodrive II sai R$200,00
    o I sai R$ 170,00
    o wah FatBoy R$ 200,00
    delay eu num sei

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    os clones de GT2 são pesados cara... e n compensa comprá-los soh pra usar o fender (ainda mais compra 2...). Quanto ao wah-wah eh sim uma boa, caso eu pegue o triefx... Se eu pegar a pedaleira (espero q vcs me indiquem uma pedaleira q tem os efeitos bons pra q eu teste) aí vou pegar um pedal de distorção.

    Randy78
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    SaldanhaPessoa
    gosto muito da zoom G2, além de simular caixas, simula pedais, os efeitos dela são bem melhores que do v-amp, mas acredito que o triefx seja mais profissional para uso em palco, até pq até delay dele é analógico, diria que vc pode usar um triefx guitarr como delay, chorus e booster, e pra drive um triefx overtone, que será lançado, tem distorção (forte), overdrive e um equalizador, esse pedal seria uma opção melhor em relação a um GT-2, por ter dois drives que vc poderá ligar e desligar com os pés, sem ter que se abaixar no meio de um música para mudar e o equalizer serve tanto nos sons sujos quanto no som limpo, vc terá um clean melhor. Ainda não ouvi o overtone, mas se a distorção for como a do brutal distortion, vc terá um pedal com um overdrive para distorções mais leves e uma distorção no estilo do rocktron rampage, pesado e com ótimo controle de médios.

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Pow, vlw Randy... o triefx tem um preço espetacular e td mundo fala bem do bixo. Acredito q ele mais o overtone ou uma distorção + um EQ separados, e um wah-wah fica o bixo! Esse wah-wah da onerr eh bom mrm? E o EQ da behringer?

    Bog
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    SaldanhaPessoa

    A G2 é bem silenciosa, e os efeitos não soam "digitais", seja lá o que você quer dizer com isso. Mas algumas pessoas não gostam das distorções, na verdade algumas pessoas não gostam de qualquer distorção digital, seja qual for.

    Ah, e você também ia precisar de um wah externo para usar distorções externas, porque wah depois da distorção fica bem diferente de wah antes da distorção. Se você conseguir montar um set analógico com o teu $, talvez seja uma boa. O único problema é que você perde um pouco em variedade de sons - ou vai precisar ficar se abaixando toda hora para mudar as configurações...

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    E a G2 eh bem prática? pra passar o patchs n tem q dah 300 pisadas n?? achei ela tão pequena pra uma pedaleira... lembra mto uma zoom 505...tenho um pé atrás com as zoom... Pra mim se os efeitos forem bons tah ótimo, a distorção eh mais fácil. N gosto de sons pesados, pra mim Dire e eric Clapton se encaixam no meu estilo. E quanto ao lance de comprar o wah-wah n entendi mto bem... Me fala mais sobre a G2, se nessa faixa de preço ela eh a melhor msm. To indeciso pra caramba, e tenho q decidir logo essa parada... Por favor me ajudem q o lance eh sério.

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-50416704-pedal-zoom-g2-pedaleir a-p-guitarra-joaberosa-_JM
    Zoom G2

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-50076273-vamp2-behringer-amplif icador-virtual-p-guitarra-110v-_JM
    V-AMP2

    e aí? se fosse pra eu escolher uma pedaleira com bons EFEITOS (distorção vai ser por fora), seria uma dessas msm?

    Bog
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    SaldanhaPessoa

    pra passar o patchs n tem q dah 300 pisadas n?
    Você pode trocar de patch com 1 pisada, e a troca é bem rápida (no V-Amp2, leva um tempo). Dá até para trocar no meio da música.

    achei ela tão pequena pra uma pedaleira...
    Ela é pequena sim, mas não vejo por que tamanho é tão importante. O Pod também é pequeno, e é muito bom. Mas é claro que com um tamanho desses, ela não tem tantos footswitches, nem pedal de expressão.

    lembra mto uma zoom 505
    A Zoom 505 foi feita com tecnologia de 10 anos atrás. As coisas evoluem (muito) rápido nesse mundo. O DSP da G2 é outro, os algoritmos são outros, os efeitos são outros... É um produto completamente diferente (o que não quer dizer que vai te agradar necessariamente).

    Quanto às distorções, como eu disse, TODAS essas pedaleiras (exceto por umas tops) sofrem para conseguir um drive leve bom. Mas isso não é problema, porque você vai estar usando distorções externas.

    E quanto ao lance de comprar o wah-wah n entendi mto bem...

    É simples. Primeiro, a G2 (e o V-Amp) têm apenas o auto-wah. A G2.1u tem um pedal de expressão para o Wah, mas não é uma boa idéia usar o wah da pedaleira com distorções externas. A lógica é simples: num set analógico "normal", o wah fica antes das distorções. No teu caso, a distorção vai estar antes da pedaleira - o que quer dizer que o wah da pedaleira vai estar depois das distorções. Não que seja errado, mas é que o som de um wah antes da distorção é COMPLETAMENTE diferente de um depois da distorção. E não tem como colocar a distorção após a pedaleira, porque aí os reverbs e delays soam terríveis.

    se nessa faixa de preço ela eh a melhor msm.

    Não existe consenso algum sobre qual é a melhor. Eu prefiro a G2 ao V-Amp sim, mas sempre tem alguém que discorda. E vai ter também aquele sem noção que vai te falar para comprar uma GT-8, ou um amp valvulado de 4000 dólares.

    Num outro tópico de comparação entre a G2 e o V-amp, eu disse isso:

    NÃO EXISTE CONSENSO SOBRE QUAL É A MELHOR, a G2 ou a V-Amp 2. O V-Amp 2 tem um número bem maior de simulações (32, contra 17 da G2) e mais opções na hora de simular caixas acústicas. Por outro lado, a Zoom tem (muito) mais efeitos, e permite usar compressor com outros efeitos, enquanto a V-Amp 2 é mais fraca até mesmo que a X-VAmp neste quesito. Mas quantidade não é o mesmo que qualidade, e qualidade é uma coisa bem subjetiva, neste caso. Cada um vai ter uma opinião diferente.

    Ah, e a V-Amp 2 pode ser configurada através de uma interface MIDI. Porém, a troca de patches não é instantânea, e ela trabalha com uma taxa de amostragem relativamente baixa: 31250 kHz, o que pode resultar em um som um pouco ``abafado''.

    A G2 trabalha internamente com uma taxa de amostragem de 96 Khz, com 24 bits por amostra, vem com uma drum machine embutida e tem carcaça de metal com bordas emborrachadas.

    Agora deixa eu repetir: NÃO EXISTE CONSENSO QUANTO QUAL É A MELHOR. Alguns preferem a G2, outros preferem a V-Amp 2, outros acham que "digital só de GT-8 prá cima" e outros acham que digital é tudo uma m*** mesmo. Você precisa aprender a confiar no seus próprios ouvidos, ou então está fadado a simplesmente repetir preconceitos e lendas que o pessoal fala por aí.

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Vlw garoto! Obrigado mrm! A minha maior dúvida agora está entre a G2 e os pedais separados... testei a V-Amp2, achei as distorções mto boas... mas os efeitos n são tão legais n... Vc acha q com o triefx + EQ + wah-wah eu vou perder mto em versatilidade? A pedaleira realmente compensa mais? Vc tem essa pedaleira ou jah testou? Responde aew cara, vc tah me ajudando legal!

    Bog
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    SaldanhaPessoa

    Hehehhe, pois então... o único problema de pedais separados é que você perde em VARIEDADE (não exatamente versatilidade). Você ainda pode tocar de tudo, mas vai ter um punhado de timbres e pronto. Fora que às vezes é chato ficar tendo que se abaixar entre uma música e outra para regular cada pedal, ou o sapateado caso você use muitas coisas. A graça da pedaleira é exatamente a quantidade de opções por um preço acessível e com mudanças radicais com uma única pisada.

    Eu tenho uma G2, mas como eu disse, não sou fã dos crunches dela. Os melhores sons que eu consegui foram com ela simulando amps limpos e pedais de distorção externos.

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Uma boss me-6 pôr 400 conto usada vale mais a pena q essas duas?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Efeitos para quem toca Pop Rock nacional e Hardrock