Pedais: o que fazer?

    Autor Mensagem
    stirpado
    Veterano
    # nov/06


    Eaí..
    Sou baterista, mas toco violão e agora tô com uma guitarra Cort. Tô entrando numa banda (de rock básico) em que serei um dos guitarristas, só que ficar só no sonzinho direto na caixa, sem efeito nenhum, é dose.. Infelizmente, tô sem muita grana agora, então queria saber: o melhor pra mim seria comprar uma pedaleira tipo zoom ou uma digitech, ou uns 2 pedais behringer ou boss?? Pra tocar ligando direto na caixa, fica legal? Ou tem que ser num amplificador?

    stirpado
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    ah, esqueci: fica boa a combinação behringer gdi21 + boss md-2?? sai quanto?? vale o investimento??

    Bog
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    stirpado

    Você realmente precisa de um amp de guitarra, OU usar uma pedaleira que simule amps, como a V-Amp 2, Zoom G2 e daí para cima... Ligado direto numa caixa com a guitarra ou com uma Zoom 505 da vida, você só terá muito desgosto, e com um pedal analógico você precisa de um amp de guitarra mesmo, ou vai soar muuuito mal.

    stirpado
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    tá, deixa eu ver se eu entendi: pra ligar numa caixa de som normalzinha, tem que comprar v-amp ou similar, certo?

    o v-amp simula sá amplis, ou tem distorcao/overdrive/seiláoque??

    e tipo, se eu tiver um ampli bom, basta os pedais/pedaleiras ou o v-amp tbm é necessário??

    por último, na questão pedaleira ou pedais, a dúvida é entre a quantidade de efeitos das pedaleiras x a qualidade dos pedais analógicos, certo?

    Ibanez GSA 270dx
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: Ibanez GSA 270dx
    · votar


    stirpado

    tá, deixa eu ver se eu entendi: pra ligar numa caixa de som normalzinha, tem que comprar v-amp ou similar, certo?

    sim, pois as caixas nao tem a dist., portanto vc precisa do v-amp que funciona como a dist de um ampli...

    o v-amp simula sá amplis, ou tem distorcao/overdrive/seiláoque??

    ele simula tanto o som limpo quanto a distorçao de amplificadores... mas tambem tem os efeitos adicionais como delay, chorus, reverb etc. que pelo que vc vai fazer na banda parece nem tao necesarios assim...


    e tipo, se eu tiver um ampli bom, basta os pedais/pedaleiras ou o v-amp tbm é necessário??

    tanto faz, vc pode tanto qnt os pedais qnt uma pedaleira ligada no ampli... na verdade o v-amp e uma pedaleira tmb...


    por último, na questão pedaleira ou pedais, a dúvida é entre a quantidade de efeitos das pedaleiras x a qualidade dos pedais analógicos, certo?

    ai vem akela velha frase: "Gosto e que nem c*, cada um tem o seu"... vc pode ter uma preferencia ou por pedais ou por pedaleiras... mas no seu caso, hj vc num precisaria de uma pedaleira, pois como vc disse num vai usar mt efeitos, mas pode usar daki pra frente quem sabe?? compre akilo que vc ira utilizar bem tanto agora qnt no futuro...

    Abraços.

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/06
    · votar


    Boa noite!!!

    stirpado
    Cara, seja bem vindo ao mundo dos timbres...rs
    Vou tentar ajudar no que eu sei, mas não será fácil pois equipamento depende de uma série de fatores, muitos deles pessoais.
    Vamos lá...

    tá, deixa eu ver se eu entendi: pra ligar numa caixa de som normalzinha, tem que comprar v-amp ou similar, certo?
    Errado. Ao contrário do que o nosso amigo Ibanez GSA 270dx disse, caixas de som "normalzinhas" não possuem nem a distorção que ele disse e nem o Power Amp (potência) para amplificar o sinal vindo da guitarra. O V-Amp é apenas um Pré-Amp. O máximo que vc conseguirá com ele e a guitarra é ouvir seu som num fone de ouvido. Ou seja, além do V-Amp e das Caixas vc necessitará de um PA.

    só que ficar só no sonzinho direto na caixa, sem efeito nenhum, é dose..
    Nem tanto. Angus Young só usa guitarra e ampli...
    Depende muito do tipo de som que vc vai fazer pois, apesar de não ser uma regra, determinados gêneros musicais pedem certos efeitos que outros não requerem.

    Infelizmente, tô sem muita grana agora,...
    O melhor custo benefício sem dúvida é de uma pedaleira devido à quantidade e variedade de efeitos que disponibiliza.

    Ou tem que ser num amplificador?
    A forma mais econômica é utilizar um amplificador.

    fica boa a combinação behringer gdi21 + boss md-2??
    Pra vc que tá começando, eu não recomendaria este set. São dois pedais de mesma natureza, ou seja, Drives. Além disso, "rock básico" não exige tanto drive assim.

    sai quanto??
    Depende. Novo? Usado? Promoção? É bem relativo isso...

    por último, na questão pedaleira ou pedais, a dúvida é entre a quantidade de efeitos das pedaleiras x a qualidade dos pedais analógicos, certo?
    Depende. Existem pedaleiras de ótima qualidade e pedais analógicos ruins. O grande problema das pedaleiras é que elas exigem paciência e dedicação pra se buscar um bom timbre, coisa que muito pouca gente por aqui tem. Pedais analógicos tem acabam tendo um custo mais alto e o inconveniente de "roubarem" sinal se a cadeia de efeitos for grande e de gerar ruído muito maior que o das pedaleiras.

    Minha sugestão?
    Inicie com uma pedaleira razoável, de custo relativamente baixo, aprenda sobre efeitos (o que fazem, como regular, como agem em conjunto), defina quais deles vc tem mais necessidade e, caso ache necessário troque por uma pedaleira mais "poderosa" ou vários pedais em separado.
    A Zoom é bem básica, simples de programar, barata, mas de pouca qualidade. A Digitech é mais interessante, efeitos de melhor qualidade, porém um pouco mais cara. A Behringer tem pedais de baixo custo, qualidade razoável, mas construídos com material menos resistente. O V-Amp pode ser uma boa pedida se o seu negócio for melhorar o som de um ampli "meia-boca" e ainda por cima usar alguns efeitos.

    Valeu!!!

    stirpado
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    valeu pelas dicas aí pessoal.. agora, vou à luta, hehe.. de loja em loja testando..

    Bog
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    stirpado

    Concordo com quase tudo o que o Penta_Blues disse. Só alguns complementos:

    além do V-Amp e das Caixas vc necessitará de um PA.

    Sim, você precisa espetar a pedaleira em algum lugar, né? Mas tem gente que usa pedaleira ligada direto no PA. Mas precisa ser uma pedaleira decente.

    só que ficar só no sonzinho direto na caixa, sem efeito nenhum, é dose..

    Nisso, vc está certo. O Penta_Blues disse sobre ter só a guitarra e o amp, e também está certo. É que eu acho que você está falando da guitarra ligada numa caixa "genérica", não num amp de guitarra. Amp de guitarra tem som muito diferente de uma caixa de propósito geral.

    A Zoom é bem básica, simples de programar, barata, mas de pouca qualidade.

    Discordo. Isso só vale para os modelos mais antigos e baratos da Zoom (505, 606 e afins). A Zoom G2 é concorrente direta do V-Amp 2 - e eu considero até melhor, para ser sincero. A G9.2tt é bem mais cara e compete com pedaleiras de alto nível, como Pod XTL ou Boss GT-8. A Digitech também tem coisas de altíssimo nível.

    Ibanez GSA 270dx
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    stirpado

    a minha recomendação seria vc comprar uma DigiTech RP50 ou RP80... sao ambas baratas e com um boncusto x beneficio... tenho uma digitech e recomendo a marca, por ser confiavel... a behringer tmb e bastante confiavel, com o V-Amp 2 que muitos falam bem, mas nao posso falar dele pois nao conheço...

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/06
    · votar


    Boa tarde!!!

    Bog
    Cara, foi muito bom o seu complemento. Realmente falhei quando disse que a Zoom era básica mas não fiz menção a que modelo me referia.
    Pra deixar mais claro então, no Post anterior, me referi a Zoom 505 e 606 em comparação às Digitech RP50 e RP80.
    Valeu!!!

    Moacir Bica
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Eaí..
    agora tô com uma guitarra Cort


    cara, a guitarra Cort, dependendo do modelo até que são bem razoáveis.
    Já quanto aos pedais/ pedaleira, vc que sabe o tipo de som que vc vai fazer... concordo com o que o Penta_Blues falou, só que acho que não vale à pena tu sair comprando pedais à toa, e pelo que entendi vc não tem muita experiência com guitarra... conversa com o outro guitar da tua banda, vê com ele o que será mais necessário e mais útil pra vcs... derrepente tu vai fazer só base na tua banda... dae ao invés de comprar uma Zoom 505, que logo-logo tu vai querer trocar ela mesmo, tu compra um pedal de distorção da Boss e por aí vai...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedais: o que fazer?