Rock anos 70 e Blues com POD ou GT-8 fica bom?

Autor Mensagem
Dr Jivago
Veterano
# nov/06


A minha dúvida surge porque já ouvi muitos samples high gain legais de pedaleiras digitais tipo GT-8 e POD, mas queria saber se é possível tirar um timbre realmente bom para rock clássico e Blues, ou seja, um drive mais cru e simples, com lembre o som característico de um valvulado.

Rachmaninoff
Veterano
# nov/06
· votar


Com a GT-8, eu garanto que dá.

kaus
Veterano
# nov/06
· votar


Rachmaninoff

a gt-8 pode dar sim


mas pra esses timbres mais classicos não vejo graça usar pedaleira digital , eu pegava um ts-9 clonado e já era basta ter um amp bom agora se não tiver amp que preste e tiver afim de gastar pega a gt-8 que vai ser foda do mesmo geito

Dr Jivago
Veterano
# nov/06
· votar


Rachmaninoff

Você tem algum sample com um som nesses moldes?

kaus

Eu tenho uns pedais analógicos legais, estou perguntando mesmo como opção para gravar e tocar no fone de ouvido.

Rachmaninoff
Veterano
# nov/06
· votar


Dr Jivago
Assim que tiver um tempinho eu posso gravar alguma coisa.
Diz aí umas músicas em cujo timbre você quer chegar.

nIgHtWoLf
Veterano
# nov/06
· votar


Com o pod xt live dá tb, eu consigo ótimos sons pra blues junto com a minha tagima strato.

Dr Jivago
Veterano
# nov/06
· votar


Rachmaninoff
nIgHtWoLf

Estava pensando alguma coisa na linha de Blackmore, SRV, Clapton e Hendrix, sem muita compressão e com timbre característico de Strato.

Ontem eu ouvi alguns samples do POD 2.0 mas achei a distorção muito comprimida e abafada.

Eu nunca tive uma pedaleira digital top mas a impressão que tenho delas, pelos samples que ouvi pelo menos, é de um drive abafado e pouco cristalino, mais adequado para sons pesados com bastante efeitos (o que as vezes é muito legal, mas não é o que busco para meu timbre).

Atum Bluesman
Veterano
# nov/06
· votar


Dr Jivago
PODXT da tranquilo\o\

Unknown
Veterano
# nov/06
· votar


Dr Jivago
Talvez a maioria dos samples que vc ouviu eram de humbuckers, com a pedaleira regulada para distorções abafadas, hehehehe...

Com a gt-8 dá pra tirar timbre cristalino tranquilo, basta saber regular (não adianta nada neguinho querer colocar mesa-boogie pra som clean com metal zone de boost, hehehe)

laemcasa
Veterano
# nov/06 · Editado por: laemcasa
· votar


Dr Jivago

Estava pensando alguma coisa na linha de Blackmore, SRV, Clapton e Hendrix, sem muita compressão e com timbre característico de Strato.

Cara, isso eu posso te garantir q fica excelente!! Uma das coisas q me deixou de cara na GT8 é o quanto ela mantém fiel o timbre dos meus single coils. Tenho 1 fender reissue 62 japa, cara, ela com os caps originais + GT8 fica absurdamente limpo, cristalino e estalado. Vc palheta forte e a GT responde MUITO fielmente, tu consegue manter 1 sustain decente e crunchar o timbre só coma força da mão. Tb tenho outra strato com HBs, a GT consegue manter muito a característica tonal dos caps num nível q eu te confesso q achei q nunca consiguiria numa pedaleira dessas. Acho relativamente fácil conseguir um timbre bom e limpo (crunchado tb..) em comparação com um bom timbre higain. Se der gravo alguns lances nessa onda q vc pediu e posto na minha conta no Acidplanet. Abraço.

Unknown
Veterano
# nov/06
· votar


laemcasa
Concordo...

É mto mais fácil conseguir um timbre clean na gt8... Não sei se é pq eu uso humbuckers (aliás, veio uma idéia agora... Testar um tone modify e transformar o humbucker pra single)...

Vou fazer este teste e depois comento / posto samples aqui :D

laemcasa
Veterano
# nov/06
· votar


Unknown

(aliás, veio uma idéia agora... Testar um tone modify e transformar o humbucker pra single)...

Sabia q nunca fiz esse teste tb?? O oposto eu já fiz (single -> HB) e ficou bem legal, uma pena q não eliminou o hum (ok, se ela fizesse isso seria a TOP TOP..).

Vou fazer este teste e depois comento / posto samples aqui :D

Show, posta mesmo....o legal da GT é q sempre (mas sempre mesmo) alguém vai vir com alguma idéia q tu jamais pensaria em fazer. E vai ficar da hora \o/

janick
Veterano
# nov/06
· votar


kaus
Cara, você fala isso pq nunca viu cara. Vou gravar 2 blues com a minha GT-8. A dinamica que ta saindo o som, o timbre, impressionante. O estranho é que p/ mim o que ta sendo difícil de achar são timbres mais pesados.

laemcasa
Veterano
# nov/06
· votar


janick

O estranho é que p/ mim o que ta sendo difícil de achar são timbres mais pesados.

Opa, isso pra mim já é "normal" hehe. Pq realmente, a GT8 mal regulada com ganho alto fica muito, mas muito ruim mesmo. Vi q vc postou uns samples, preciso ouvir tb \o/

janick
Veterano
# nov/06
· votar


laemcasa
\o\
De metal cara, a maioria que eu to usando são os de fábrica, que são MUITO bons, mas fica bem limitado as vezes. É por isso que eu ando tentando fazer um timbre p/ metal. Consegui fazer um aqui, que ta servindo para metal em geral.

Unknown
Veterano
# nov/06
· votar


janick
Ai velho...

Eu fiz um timbre de metal que eu achei que ficou bacana...

Vou ver se consigo fazer um sample dele tb, e se vc curtir eu te passo a config :)

laemcasa
Veterano
# nov/06
· votar


janick

Os mais metaleiros q eu deixei salvo na GT foram uns q eu catei no Boss Central, e regulei pro meu equipo. Mas de boa, eu não gosto deles em linha (tipo na line in do PC), mas uma galera q ouviu gostou. Mas qdo tu liga num ampli de verdade, A CASA CAI pra quem tá perto pq o som sai, e sai NERVOSO. Tipo em dual-mono tu chega quase sentir o vento da parede 8x12 O.o E olha q só mexi com dual rectifier e 5150 até agora...

laemcasa
Veterano
# nov/06
· votar


Unknown
janick

A gente podia é ir fazendo um banco de patches e tal....o legal é a interatividade: eu faço um timbre, vai alguém e melhora ele um pouco, outro melhora a versão melhorada....

janick
Veterano
# nov/06
· votar


laemcasa
A cara, não um ampli de verdade saca, mas qualquer amp com um falant que agüente. To com um amp aqui, baratasso, de 30W. Tem um falante de 12 se não me engano. Tipo, daqueles de 300 conto. Liguei a GT-8, ficou bom pra cacete. E olha que já usei ela com Jazz Chorus, Laney TF300, Marshall 8080, AVT150, Fender Rockpro700,Fender Princeton, que são amplificadores bons(não tops, claro, mas bons amplificadores).

Vai mais do falante cara. (se bem que o pre desse ampzinho não influiu quase nada ).

Unknown
Veterano
# nov/06
· votar


laemcasa
É uma boa idéia...

Tem uma galerinha aqui do fórum que tá com a GT-8... Dá pra trocar uns patches legais...

Faz um tópico e centra todas as configs lá... Acredito que a gente vá conseguir compartilhar vários timbres maneiros \o/

janick
Veterano
# nov/06
· votar


laemcasa
Unknown
Cara, rolava muito. Eu não sei como vocês fazem, mas eu faço meus patches em Line/Phones. Pq modifica pouco mudando o equipamento, você só precisa mudar no máximo, equalização. Testei isso nos 3 amplificadores do estúdio. eheheh
Se animar, a gente faz uns patches nesse modo e faz um tópico legal com patches "padrões"(Tipo, "Rock","Blues","Jazz",...)

Unknown
Veterano
# nov/06
· votar


janick
Eu tb, crio todos os meus patches com fones... Pq daí a regulagem do ampli não vai influenciar no timbre da pedaleira...

E depois cada um faz a adaptação pra própria guitarra... ;)

Acho que rola essa idéia sim, hein...

Podem contar comigo \o/

janick
Veterano
# nov/06
· votar


Unknown
Então!
Ah, demoro então man
\o_

laemcasa
Veterano
# nov/06
· votar


janick

não um ampli de verdade saca, mas qualquer amp com um falant que agüente

Podicre, eu disse amp de verdade querendo dizer "potência e falantes reais" mesmo \o\ Tb concordo q ela soa MUITO bem em amplis "baratos"...mas muito bem mesmo :)

Eu tb, crio todos os meus patches com fones (2) Mas testo antes num amplizinho Oliver de estudo, só pra sacar se tá com fizz, essas coisas.

Unknown

E depois cada um faz a adaptação pra própria guitarra... ;)

Podicre velho....eu já tô dividindo meus patches por guitarra, timbre de single e timbre de HB. São 2 universos paralelos e diferentes entre si, cada um com sua regulagem e "manha". Bom bora então dar sequencia nesa idéia, assim q eu iver em casa já vou salvcar meus patches pra PC e faço uma coletânea com os .syx q baixei ae...Legal galera!!

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/06
· votar


Com o POD fica bem legal, na minha opinião melhor do que com a GT8.

janick
Veterano
# nov/06
· votar


JoeCruzGuitar
É muito do gosto eu acho. Que ambas são pedaleiras em que você consegue um resultado MUITO bom.

Unknown
Veterano
# nov/06 · Editado por: Unknown
· votar


laemcasa
Então man, eu ainda tô sem o cabo midi, então por enquanto eu não posso uppar os .syx :P

Mas só preciso checar se tem entrada midi no meu pc, que daí eu compro o cabo e começo a uppar os syx pra galera ai :)

Edit: É foda contar 15 pinos levemente alcoolizado, deitado atrás do PC, utilizando o celular como guia :P

Mas tem sim!!


lbergamim
Veterano
# nov/06
· votar


Vc palheta forte e a GT responde MUITO fielmente, tu consegue manter 1 sustain decente e crunchar o timbre só coma força da mão.

Cara, você fala isso pq nunca viu cara. Vou gravar 2 blues com a minha GT-8. A dinamica que ta saindo o som, o timbre, impressionante.

Isso foi o que mais me impressionou na GT-8, a dinamica natural, como uma strato plugada em um amp valvulado... dá pra crunchar o timbre com a força da paletada... a sensibilidade da entrada da pedaleira é impresionante...

laemcasa
Veterano
# nov/06 · Editado por: laemcasa
· votar


Dr Jivago

Cara, gravei uns lances pra vc dar uma checada. Gravei com uma simulação de Marshall JTM 45 e minha Fender reisssue 62, direto em linha no PC. a primeira deles (sample 5) é o som puro do amp+pré, sem nada pra enfeitar (só um pequno reverb). O outro (sample 6) é exatamente o mesmo patch anterior só q espetado num 60's fuzz. Eu tava querendo um timbre bem sujão, pesado sem ser distorcido demais, tipo Cream, Bad Company, essas coisas. Links:

Sample 5 - JTM 45

Sample 6 - JTM45 + 60's Fuzz

No Sample 5 dá pra ouvir em 19s um ruído, sou eu mudando a posição dos caps (da posição 4 pra 2), No sample 6 dividi nos canais, gravei com o cap do braço no canal esquerdo, e com o cap da ponte no canal direito. Falow!!

Dr Jivago
Veterano
# nov/06
· votar


laemcasa

Muito bom realmente esses samples e tenho a impressão que junto com um pedal de overdrive para boost o resultado deve ficar excelente.

Valeu mesmo, eu ainda não sei se compro uma GT-8 por causa do preço mas agora sei que é uma tremenda pedaleira para o som que estou procurando.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Rock anos 70 e Blues com POD ou GT-8 fica bom?