Como tirar um bom timbre de um Fuzz? (dúvida)

    Autor Mensagem
    _Rattu_
    Veterano
    # ago/06


    Usei a busca e nenhum topico falava nada sobre isso.



    como conseguir um bom timbre de um Fuzz? Digo bom timbre por algo mais Black Sabbath, que achei impossivel de tirar simplesmente ligando um fuzz qualquer na minha guitarra que é uma fender strato com captadores single.


    como eu poderia conseguir aquele som gordo e compacto do black sabbath ao invés do normal que é um chiado descontrolado?

    dê sua opinião, por favor. Vou testar todas com o Ibanez 60s Fuzz.


    valeu!

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Cara... (Em geral) Fuzz tem um timbre mais espalhado/embolado mesmo - e captadores single-coil tendem a chiar com distorções de alto ganho.

    Mas, vejamos... Tenta diminuir um pouco o ganho e deixa o tone/eq do pedal mais pro lado dos graves que deve ajudar um pouco.

    Luigi LeBeau
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    timbrar fuzznaum ehf acil, se vc naum tiver um valvulado entaum, eh uakm tarefa beeeeeem dificil... qq coisainha vira uma abelha loka! ehehehe
    abraços!

    Sgt_Peppers2
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Haha, eu tb queria saber. O que o Gilmour faz com um Big Muff é brincadeira!

    oldmonkey
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    mas ai é big muff e não um fuzz.
    big muff é um pedal pra solo devido a compressão que ele da nas notas agudas, na base eu não gosto (gostava). é meio soft.
    fuzz fuzz mesmo é isso ai embolado/espalhado e não serve pra solo não, serve pra uma base com mais atake, mas num ampli pequeno vira uma caixa de abelha.

    Sgt_Peppers2
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    oldmonkey

    Big Muff é fuzz sim. E como assim Fuzz não serve pra solo??
    Vários guitarristas solam, ou solavam usando um fuzz... vide Hendrix, Gilmour, Jimi Page(no começo do Led), etc.

    oldmonkey
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    hoje é uma tremenda confusão de nomes, se a distorção muff for considerada fuzz então serve pra solo. esse fuzz embolado que da um atack mais pesado na base e na hora que se palheta num solo não da compressaõ nenhuma, da aquela palhetada seca eu não acho muito bom pra solo não. acho melhor um overdrive (que ja é outro tipo) e o big muff mesmo. o fuzzface que hendrix usava é uma porcaria pra solar, ja na base é o melhor que eu acho. mas ele usava junto com uma parafernalia e depois passou a usar o big muff tambem.

    _Rattu_
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Eu toco rock alternativo. Me daria bem com um Muff, mas to com um Fuzz pra pegar amanhã (esse 60s Fuzz da Ibanez) e to com medo de ele dar apenas ruído e não aquele crunch encorpado do Iommi.

    alguem pode me indicar um fuzz ou uma configuração bom pra aquilo?


    se ele estoura muito nos agudos o melhor seria usar a captação do meio ou a do braço, né?

    edalko
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Ae

    Eu tenho um Ulçtra Fuzz analógico da Zoom. O pedal tem mil e uma configurações, mas posso te dizer que ele tem uma tendência a ser abelhudo (é a característica do fuzz) e dá uma embolada legal.
    Como a galera aqui não curte muito o som embolado do fuzz, vai ser difícil vc achar uma opinião a favor...

    Na Jam em homenagem ao Carlos Adolphs eu utilizei um fuzz e quase fui metralhado (hahaha)... ninguém curtiu.

    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=14& topic=140079&page=1#26

    E olha que usei uma regulagem mais "branda"...

    Acho que tem que sentar e mexer a té encontrar o som que vc goste...

    _Rattu_
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    edalko


    achei foda o seu timbre e o seu solo. Tem muito do feeling 70s. Aquele fuzz bem ardido, principalmente quando ce ta fechando o solo, com aqueles bends que chegam arregaçando tudo.

    to gostando desses timbres. Acho que vou assumir meu gosto por Fuzz!

    edalko
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    _Rattu_
    Membro


    Valeu!!!!! Eu também curto um fuzz... é bom variar de vez em quando.

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Edalko

    Esse timbre ficou até bem leve (considerando que tás usando o Ultra Fuzz), com o delay ficou bem legal - "meio sintetizador". Legal o solo, não entendi os comentários, questão de gosto/proposta mesmo...

    _Rattu_

    Creio que o Edalko tenha usado uma configuração mais "clássica/vintage" no UF. Isso é mais ou menos o que podes esperar de um Fuzz mais comportado, na maioria dos casos também se consegue sons mais radicais dos pedais. Não sei qual é o caso do 60's, mas já ouvi gente falando bem dele. O FZ-7 (também da Ibanez) parece ser um pedal legal também.

    _Rattu_
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    até onde eu sei o FZ-7 é mais para Metal Heads. Ele é mais voltado para industrial e pesos de metal. Barulhento pra cacete.

    bom, foi a impressão que tive ao testá-lo

    Sgt_Peppers2
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    oldmonkey

    Mas ai tudo depende do seu set e de como configurar o pedal. Se vc usar um overdrive, ou um GT-2 em uma guitarra ruim com captadores tb ruins e com um cubo meia-boca é óbvio que o som vai ficar horrível. E com Fuzz pior ainda, porque acredito ser este o pedal mais dificil de configurar. Agora se você tiver um equipamento bom e paciência pra mexer no pedal com certeza vai conseguir um bom som.

    oldmonkey
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Sgt_Peppers2
    ce tem razão, e é um pouco questão de gosto pessoal, um big muff quando se sola aquilo parece ate um teclado mini moog, da aquela nota soft lembrando um violino por isso acho que não tem caracteristica de fuzz. qualquer pedal da pra solar so vai dar outra caracteristica no som.
    ampli bom é fundamental.

    edalko
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    to vendendo meu Ultra FUzz UF-01 (raridade)

    _Rattu_
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Comprei o FZ-5 da Ibanez.



    é um Bigmuff da Ibanez!



    lindo o som. Macio, gordão (o tone só da aquele agudinho a 100%) e cheio de sustain. Recomendo.

    Sgt_Peppers2
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    _Rattu_

    Conseguiu tirar aquele timbre tipo Black Sabath? :D
    flw

    _Rattu_
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Sgt_Peppers2


    com a minha strato não. Agora com a Les Paul do meu irmão ficou muito, mas muito próximo mesmo.

    vou tentar ver esse pedal com uma SG. Acho que ai vai ficar completamente Sabbath!

    Sgt_Peppers2
    Veterano
    # set/06
    · votar


    _Rattu_

    Só imagino hehe. Eu tenho um Hyper Fuzz da Boss só que o som não fica muito legal no meu Fender Frontman 25R... Eu penso em comprar um Big Muff mas só depois de ter um amplificador valvulado, tipo um Twin Reverb(não precisamente um original, um hand-made quem sabe).
    Qual é o teu ampli?

    _Rattu_
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Sgt_Peppers2


    Testei com uma SG da Shelter. Fica igual, cara. IGUALZINHO!

    uso uma peavey de 15w.


    Descobri mais que isso fuçando meu Ibanes 60s Fuzz. Descobri como se timbrar bem um fuzz.


    Se você tirar dos agudos ele perde aquele "rasgante' do som. Usei ele ligado com um equalizer e consegui desde uma distorção clássica (claro, comprimida como o Bigmuff) até aquele fuzz cremoso.


    então pra quem estiver lendo e achar que Fuzz é um caso sem jeito de ficar bom, arrume um equalizer e uma boa guitarra que você vai ter um som do cacete!

    Alguém que tenha feito um minifuzz do Bertola poderia tentar usá-lo com um equalizador e dizer como fica aqui. Tenho certeza que vai ficar foda.

    _Rattu_
    Veterano
    # set/06
    · votar


    ah, e outra:


    Para o Fuzz que é um pedal muito difícil, é imprescindível que você tenha domínio do controle de volume e dos tons da guitarra. Com isso você pode conseguir variações quase infinitas de timbres.

    Fluz
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: Fluz
    · votar


    Tenho um fuzz (um dos clones do fuzz face) há poucos dias e estou com dificuldade para timbrar. Ele tem menos graves mesmo?

    edalko
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Fluz
    Membro


    Acho que teu peal tá com problemas.
    O meu ultra fuzz (zoom) que desisti de vender (tomei gardenal e voltei ao normal) tem uma chave de noise gate que dependendo da regulagem ele chega a dar uns estalos no som, um efeito a mis, assim como, controle de feedback

    Não acho normal ocorrer isso que vc diz com o manuseio do volume da guitarra. Normal, é quando vc abaixa o som da guitarra o som do pedal ir perdendo gradativamente a distorção até chegar num timbre quase-limpo (não sei se isso é possível com o fuzz)

    Fluz
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    edalko
    Pois é, o problema do volume do volume eu consegui resolver trocando o resistor de 8.2k por um trimpot de 10k e fui regulando.

    Delial
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Galera, onde vcs preferem o Fuzz, antes ou depois de um pedal de distorção?
    Valeu!!!

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Delial

    FuZz é um pedal nervoso. Em tese deve ser o primeiro da cadeia e nunca depois de pedais bufferizados.

    Abs

    krz4fx
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Delial

    Na maioria das vezes, em primeiro.

    abs

    Delial
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Valeu!
    Fiz uns testes hoje com um OCD e preferi antes!
    Mas, com certeza, gostei mais do som sem nada depois ou antes!
    Fiz uma constatação péssima, tive muita perda de punch quando coloquei ele na pedaleira, e olha que eu uso pouquíssimos pedais! O meu Fuzz é um fulltone '70( o grandao) e ainda estou aprendendo a usar CO outros pedais.
    O que posso afirmar com certeza é que entrei sem volta na onda Fuzz, é muito bom o som, encorpado, com sustain e deixa as notas agudas mais vivas!
    Obrigado!

    krz4fx
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Delial: O que posso afirmar com certeza é que entrei sem volta na onda Fuzz, é muito bom o som

    Aproveita pra conhecer o tópico Fuzz Club:

    Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!

    abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como tirar um bom timbre de um Fuzz? (dúvida)