Boss Gt-8 ou Zomm G9.2tt

    Autor Mensagem
    zakk wylde
    Veterano
    # ago/06


    Então, eu sei q já tem mtos topicos sobre isso, mas eu so achei antigos, q ninguem ainda tinha testado a zoom... qual dessas duas será q é melhor? A saída USB da zoom dá pra grava com qualidade boa num PC com a placa de som ruim? PS: fui no workshop do edu ardanuy e ele uso a Boss Gt-8, com a dist da propria pedaleira e eu achei perfeito o som... queria saber do pessoal ai as caracteristicas de cada uma... qual vale mais a pena...

    valew!!

    Midgard
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    zakk wylde

    Cara o Ardanuy tira um timbre absurdo de qualquer equipamento oO eh impressionante =)
    O q vale memo eh testa =/

    Alex D P Marques
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Cara eu tenho uma Boss GT-8 e posso falar que ela é muito boa, muito mesmo se é boa pro Edu Ardanuy é boa pra mim.

    Por outro lado as novas pedaleiras da zoom estam vindo muito boas, acho que qualquer uma das duas vai suprir sua nescessidade.

    Acho que o que mais vale pesar é o seguinte, Qual é a mais facil e mais barata de achar e qual a marca com melhor reputaçao no mercado. Zoom é uma das marcas que mais vende, mas nunca vai ter o prestigio que a BOSS tem mercado Internacional, Por isso eu escolhi boss e o Joe Noghrabi tambem sem contar no set de pedais do tio mozart que tem uns 3 pedais boss.

    tom_delonge182
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    essa zoom é a q tem o movimento lateral do pedal de expressão né??

    Bog
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    zakk wylde

    Meu, ambas são muito boas. Não posso dizer que exista uma "melhor" ou "pior". Mas tem algumas pessoas trocando a GT-8 pela G9.2tt.

    Esta Zoom tem um par de válvulas que dão uma característica mais "analógica" ao som. As distorções são muito boas, naturais. Placa de som ruim não é problema, porque quando você usa ela pela USB, você não usa a placa de som. E ela é mais barata que a GT-8, e bem mais simples de usar. Porém, tem menos recursos. Você não pode sequer simular um amp e um pedal de distorção ao mesmo tempo (exceto por 3 opções pré-determinadas). Fora isso, o número de opções é menor que o da GT-8. O pedal que vai para os lados me parece uma esquisitice sem muita utilidade.

    A GT-8 é uma pedaleira poderosa e todo mundo concorda que é a mais flexível que há no momento. As distorções dela não são ruins, e você consegue extrair praticamente qualquer som dela. O preço de tanta flexibilidade é: complexidade. Você pode fazer ela soar muito bem, mas isso vai exigir bastante paciência. Na verdade, eu nunca testei a GT-8, mas é uma opinião meio que universal. Ah, e sem a saída USB, você precisa de uma placa de som no mínimo decente para fazer gravação no PC. Fiquei sabendo há pouco que ela tem saída digital, mas a tua placa precisa ter entrada. Do contrário, você teria que gravar pela entrada de linha ou do microfone - e com uma placa de som ruim, o som vai ficar pior.

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    zakk wylde

    Sinceramente, como já falei em outros tópicos: acho que qualquer das pedaleiras "tops" do mercado (Tonelab SE, AX3000G, G7.1ut/G9.2tt, GNX3/GNX4/GNX3000, POD XT Live e GT6/GT8) vai funcionar muito bem pra quem tiver paciência pra ler os manuais e programar.

    Quanto a gravação, a saída USB das pedaleiras da Zoom é realmente muito boa pra quem precisa de uma solução mais imediata/compacta (exatamente por funcionar como uma interface, dispensando assim a placa de som).

    Mas se a preocupação for gravação e tão somente gravação, existem outras soluções melhores (mais específicas, como placas, interfaces, etc...) - mas isso se dá em relação a todas as pedaleiras (inclusive as que tem interface de áudio embutida).

    Al_Capone
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    POD XT live

    Al_Capone
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    mas todas sao boas , o negocio e testar eevr qual te agrada mais

    diwillo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    O fato de nao poder usar uma simulação de pre junto com um pedal me desanima TOTALMENTE da Zoom....
    Axo q semana q vem to comprando minha GT-8!!!!!!!! :p

    zakk wylde
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    diwillo
    putz, eu tb fiquei desanimado com isso... to quase optando pela boss... mas só vou ter grana no final de setembro... num sei se até lá ainda vou ter coragem de desembolsar essa bolada pra comprar uma pedaleira... hahaha

    diwillo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    zakk wylde

    Eu axo q fexo a venda de um amp aki esse fim d semana..ai semana q vem ja vo compra a GT-8..pra mim eh kestao de necessidade..vendi meus pedais pra encomenda uma guita de luthier e fikei sem nda euehue
    agora vo pega uma pedaleira foda de uma vez..desisti dos analogicos em prol da praticidade euheuhe

    zakk wylde
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Só mais uma dúvida: a gravação pelo USB fica perfeita? tipo profissional? pq só assim pra justificar a tal saída, pq se não for assim ela é meio inútil...

    diwillo
    é, eu tb so adepto dos analógicos, mas essas pedaleiras tão quase me convertendo...

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: Ultra.Fuzz
    · votar


    diwillo

    Até já vi outras pessoas falando disso em outros tópicos e fóruns, reclamando que os pedais deveriam ter uma seção própria.

    Se for levar em conta que as outras pedaleiras tem, sim, até entendo que faz sentido, mas... Po, sei lá... Pedais foram feitos pra simular amplificadores - Fuzz por exemplo é pra simular o falante cortado, distorções mais pesadas geralmente simulam Marshall, Mesa ou Soldano - então por outro lado acho até "certo". Fora que tem um booster numa das seções de efeitos (além de várias simulações de amplis e as já citadas combinações pré-ajustadas). Portanto não consigo entender como um fator assim tão limitante.

    Mas a GT-8 é uma ótima opção, óbvio, vais estar fazendo um bom negócio se fores comprar ela.


    zakk wylde

    Depende do que estás considerando profissional. Em relação a especificações técnicas, a Zoom oferece 16bit/48khz (a qualidade de um CD, por exemplo, é 16bit/44.1khz), já algumas placas chegam a ter 24bit/192khz (que diferença isso faz e o porque de estarem usando tais valores vai pra uma área teórica sobre a qual eu não tenho grande conhecimento pra poder falar - mas podes pesquisar sobre isso na internet com alguma facilidade).

    Na prática a saída USB evita duas conversões desnecessárias no sinal (de digital pra analógico na saída da pedaleira e de analógico pra digital na entrada da placa - o que aconteceria se fosse ser usada uma placa convencional), além de evitar ruídos (principalmente porque a interface fica fora do gabinete).

    Portanto vai te dar uma qualidade boa e livrar de alguns inconvenientes (como o chiado, por exemplo) que equipamentos mais humildes oferecem.

    Mas esse recurso é mais um bônus mesmo (e isso não serve só em relação a Zoom, mas também às outras pedaleiras) - afinal quem tem um bom sistema de gravação vai ter equipamentos dedicados para este fim (que vão ter especificações melhores e tudo mais).

    lbergamim
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Bem, atualmente estou desfazendo do meu set inteiro pra compra uma dessas duas pedaleiras... GT-8 ou G9.2tt
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-46434136-set-completo-boss-gt-5 -boss-pw-10-doctor-drive-case-_JM
    Cansei de carregar muita coisa... quero uma pedaleira e mais nada...

    Por ter a GT-5 estou acostumado com a infinidade de parâmetros disponiveis nas Boss... (ponto pra GT-8)...
    Com base no Dr Drive que tenho acho que ação das válvulas para a distorção dão uma caracteristica mais natural... (ponto pra G9.2tt)
    A GT-8 só tem um pedal de expressão e um foot "control" enquanto a G9.2tt tem dois pedais de expressão (dá pra usar Wah e Volume ao mesmo tempo como sempre fiz...) e dois foots "function" (igual ao control da Boss) que dá pra acrescentar um delay ou alterar algum efeito dentro do mesmo patch... (ponto pra G9.2tt)

    Lembro que toco de tudo e acabo precisando de mudar rápidamente de efeitos dentro de uma mesma música (e uso muitos efeitos diferentes...) ... dai as facilidades de acionamento da G9.2tt estarem me atraindo tanto...

    O único fato que pesa é que antes de ter o Set que tenho hoje eu tive a "maravilha" da Zoom 505... e isso me faz ter um certo medo da zoom (preconceito mesmo...) ... como não tive oportunidade de testar a nova geração da zoom e acho que não vou ter oportunidade de testar a G9.2tt antes de comprar... fico com o pé atrás...

    Por isso estou ancioso por alguem que já tenha testado a G9.2tt pra dizer se ela realmente concorre de igual pra igual com a GT-8 e POD XT Live...

    Bog
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Ultra.Fuzz
    Po, sei lá... Pedais foram feitos pra simular amplificadores

    Acho eles são feitos para simular características de amplificadores. Uma guitarra e um pedal jogados direto num PA não soam nada parecidos com um amp de guitarra. Realmente, eu normalmente uso pedais analógicos de distorção junto com amps limpos, mas o som é bem diferente de qualquer amp específico.

    Quanto à qualidade do som, a diferença de 16 para 24 bits existe e é perceptível, mas com relação às frequências, o ouvido humano nem é capaz de identificar diferenças entre gravações acima de 40000 Hz (teoricamente). A "sobra" que existe quando você usa 44100 (qualidade de CD) ou 48000 (DAT) é na verdade uma questão técnica, ligada ao equipamento de gravação. Eu particularmente não consigo sentir qualquer diferença entre 96000 Hz e 48000 Hz. Acho que 16 bits / 48 Khz é uma boa qualidade. Com certeza, o resultado é muito superior ao que uma pessoa normal conseguiria microfonando um amp, a não ser que a tal pessoa "normal" tenha em casa um microfone muito bom, um amp violento e uma sala com preparação acústica (ou seja, um estúdio em casa). Fora uma interface de áudio capaz de converter isso tudo para o mundo digital, ou um gravador de fita magnética mesmo!

    Com relação às conversões A/D, depois eu fiquei sabendo que a GT-8 tem saída digital, o que elimina a necessidade das conversões. Mas para isso, você precisa de uma placa de som que tenha a entrada para isso. Para quem não tem e nem quer gastar $ com uma placa de som ou interface externa, ainda acho que a USB é a melhor pedida mesmo.

    lbergamim

    Você então já deve ter notado que no fundo, como disse o Ultra.Fuzz, todas essas pedaleiras top de linha são ótimas, mas têm diferenças que podem ser vantajosas ou não, dependendo das tuas necessidades e gosto pessoal. E bolso, claro, já que tem umas mais baratas que as outras.

    Só não se preocupe com relação à Zoom 505. Até mesmo a G1 (a sucessora direta da 505 II) é absurdamente melhor. É uma outra geração de produtos, com outro DSP e outros algoritmos, não tem nem como comparar. A G9.2tt é realmente boa, mas é mais limitada que a GT-8 no quesito "configurações infinitas" - só que aparente nenhuma é melhor que a GT-8 nesse quesito.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: Rachmaninoff
    · votar


    Cara, a Zoom é bastante limitada. Como dito, ao modelar um efeito, você não usa a combinação pedal + preamp. Os preamps da G9 já existem lá com os pedais, e você não tem como mudar a saturação do pedal e manter a do preamp, por exemplo.

    Além disso, você pode mover apenas "blocos" de efeito pra lá e pra cá. Na GT-8, você tem liberdade total pra mover qualquer módulo individual de efeito pra qualquer lugar da cadeia.

    Outra coisa que eu não gostei na Zoom é que, se você usa a válvula com saturação no máximo, ela vai estar no máximo pra todos os patches, inclusive os limpos...

    O problema da GT-8 é a dificuldade em aprender a mexer. É realmente complicada. Além disso não tem USB, pra gravar tem que ser via Line In (não que isso seja ruim, mas via USB é melhor).

    diwillo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Ultra.Fuzz

    Mas eu digo assim cara...pelo q eu entendi na Zoom vc nao pode simula um fender e joga um Ts em cima..entende? E isso eu axo bem frustrante :)

    lbergamim
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: lbergamim
    · votar


    Agora, quanto à qualidade das distorções??
    Todo mundo fala que o POD XT é o melhor nesse quesito...

    Eu poderia classificar dessa forma...?????
    MELHORES DISTORÇÕES/PREAMP
    1° POD XT Live
    2° BOSS GT-8 empatado com a ZOOM G9.2tt.

    ?????

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Bog

    Não, claro... Pedais foram feitos pra simular amplificadores em um certo estado (valvulado bem no ponto de distorção das válvulas, stack com booster e afins), mas eu não disse pra usar direto em linha - eles foram feitos pra simular essas características (como falasse), mas plugados em um outro amp (geralmente limpo).

    Quanto às especificações técnicas, estamos falando basicamente a mesma coisa.


    diwillo

    http://www.zoom.co.jp/english/products/g92tt/35amp.html

    "Fender Combo + TS9

    The sound of overdriving a Fender combo amp with an Ibanez TS9. Powerful, fat distortion is reminiscent of Stevie Ray Vaughan."

    Portanto tem uma opção Fender + TS sim, além do Booster (como já citei), das várias opções de amp (algum deve soar parecido com essa combinação) e do EQ.

    A GT-8 definitivamente tem mais parâmetros, mas se vais usar eles ou não é outra história. Mas é uma troca de características positivas x negativas com todas as pedaleiras (sempre tem algo que uma tem e outra não).

    lbergamim

    Eu já li alguns artigos dizendo que é mais fácil de atingir distorções satisfatórias (pra gravação principalmente) - mas também li comentários reclamando que os timbres "cansam fácil" e que alguns tipos de drive são difíceis de conseguir (principalmente por excesso de compressão). Mas pode ser erro na programação feita pelo usuário.

    Na verdade, em termos de praticidade (facilidade/rapidez pra ter timbres legais pra gravar), li mais elogios tanto à Digitech GNX3000 quanto à G7.1ut/G9.2tt nos últimos tempos.

    Bog
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    lbergamim
    Agora, quanto à qualidade das distorsões?? (...) Eu poderia classificar dessa forma...?????

    Não, não se pode classificar desta forma. Primeiro, porque todas elas têm ótimas distorções, e a "melhor" acaba sendo questão de gosto pessoal. Dizem que é mais FÁCIL de tirar melhores distorções na Zoom G9.2tt e na Vox Toneworks, exatamente porque elas são mais simples de usar e por causa dessas válvulas. O Pod XT Live tem o tal do problema do fizz, mas juram que é removível se você souber configurar a simulação de caixa acústica (cabinet) e microfone (nunca ouvi o tal do fizz, para ser sincero). E a Boss dizem que é a mais difícil de tirar uma boa distorção, mas isso também é questão de configuração, e não uma limitação da pedaleira.

    Também estava pesquisando uma pedaleira top para comprar, e a minha conclusão depois de muito procurar é: a diferença não está na QUALIDADE do som final. Com mais ou menos facilidade, dá para obter um ótimo som em todas. As mais complicadas são mais flexíveis. Acho que o melhor é você escolher a partir de outras características que não sejam a qualidade do som: flexibilidade, complexidade, preço, 1 ou 2 pedais de expressão, conexão USB, etc. No meu caso, estive por um tempo tendendo para o Pod XT Live, mas agora gostei das especificações da GNX3000 da Digitech. Preciso testar esta e mais uma da Korg, que é muito mais barata...

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: Ultra.Fuzz
    · votar


    Bog

    Pois é, é exatamente essa a análise que eu faço. Vai depender mais de quais dessas funções o usuário vai realmente precisar.

    Esses "footswitches de funções/controle" é que são uma grande jogada, por permitirem mudanças drásticas numa pisada só e sem precisar trocar de patch.

    lbergamim
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: lbergamim
    · votar


    Esqueci de comentar que vou usar a pedaleira com meu Hand Made valvulado... e as vezes para gravação direta...

    Bog
    Ultra.Fuzz
    Valeu pela ajuda...

    Tb me amarro nesses "footswitches de funções/controle" pra mim são uma mão na roda...

    Acho que vou de G9.2tt mesmo...
    A Tonelab SE até entrou na concorrência só que é mais cara e bem grande... além de que quase ninguém no brasil ter testado ela direito...
    Dizem ser mais limitada que a G9.2tt.. além de não ter a USB.. que é uma mão na roda pra gravações caseiras...

    Por falar em gravações.. olhem o que tenho feito no meu "Quase Home Studio"...
    http://bergamim.palcomp3.cifraclub.com.br/


    Abração à todos.

    Bog
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    lbergamim
    Esqueci de comentar que vou usar a pedaleira com meu Hand Made valvulado... e as vezes para gravação direta...

    Vale aqui então lembrar que o ideal quando você usa qualquer simulador de amps é jogar a saída em algum amp super-limpo, como um amp de violão ou teclado, ou mesmo direto no PA. A lógica é simples: se você joga uma simulação num amp com um timbre característico, o som final não é o da simulação. Na melhor das hipóteses, vai soar como 2 amps ligados em série.

    lbergamim
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Bog
    Tô ligado... é um amp inspirado no Vox Ac-30 com apenas um canal clean (encomendei pra usar com pedais/pedaleira mesmo)...

    Falou! Abraço!

    diwillo
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Ultra.Fuzz

    Ta..vc deu certo de eu falar uma opção q ja vem nela :p euheuheue
    Mas vc entendeu o espirito do que eu kis dizer neh :)

    abraço

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    lbergamim

    Faz algum tempo já, mas a made in brazil (www.madeinbrazil.com.br) tava vendendo a Tonelab SE por um preço legal - é sempre bom dar uma olhada nas lojas/sites (principalmente sites) porque as vezes tem uma diferença absurda de preço de um lugar pra outro, isso sem considerar umas promoções malucas que acontecem de vez em quando.


    diwillo

    Entendi, respeito, mas encaro de outra maneira. No problemo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Boss Gt-8 ou Zomm G9.2tt