Blindando sua pedaleira - Tópico oficial

Autor Mensagem
Fabio Giavoni
Veterano
# jul/06


Olá galera.
Muita gente tem problemas com ruídos e interferências em seus pedais, porém muitas vezes isso pode ser resolvido com uma simples blindagem do equipamento.
Em primeiro lugar: o q eh uma blindagem?
Blindar significa proteger de interferências externas e isso faz pondo uma malha envolvendo o equipamento, esta ligada ao negativo (terra) do pedal, o q faz com q toda a interferência captada seja desprezada.
Naum entendeu? eh igual ao cabo da sua guitarra, baixo, ou o q quer q seja. Tem o positivo no meio (eh por onde passa o sinal, o som) e a malha por fora (q eh o negativo, o terra) as interferências captadas na malha ñ vão sair no seu amplificador. Porque? por que elas vão direto para o terra, isso significa q serão "desprezadas"

Aproveitando q desmontei minha ZOOM 505-II blindada tirei fotos e postei aqui para vcs compreenderem melhor o q eu vou explicar, mas este tópico não destina-se somente à blindagem dessa pedaleira. o q mostro aqui pode ser usado para blindar qualquer pedal ou pedaleira.
*observação: uAHuaHuahua reparem no lençol velho da mesa, o desenho eh bem infantil mas um pano macio se faz necessário para proteger seu pedal d possíveis riscos

1-abra sua pedaleira com cuidado, lembre-se de deixar os parafusos agrupados para não perdê-los

2-retire a placa, se seu pedal é digital, cuidado para não colocar as mãos nas pernas dos CIs, alguns são sensíveis e podem queimar.
[img=http://img159.imageshack.us/img159/9452/zoomblindagem003hf2.th.jp g]
[img=http://img466.imageshack.us/img466/3028/zoomblindagem002qt4.th.jp g
Limpe o interior do pedal (não precisa lavar no tanque, um pano seco já eh o necessário)

3-pegue papel alumínio (aquele q tem na cozinha) ou então aquela fita adesiva metálica e passe por todo o interior do pedal (se sua opção for o papel alumínio, lembre-se de colocá-lo dobrado para melhorar a blindagem), por enquanto não se preocupe com furos dos potenciômetros, jacks, travinhas e coisas assim.
Se seu pedal já tem alguma blindagem (geralmente aquele tampa de baixo do pedal eh d metal e serve como blindagem) faça com q o papel alumínio d alguma forma encoste nessa blindagem. Se o seu pedal não tem blindagem nenhuma, solde um fio do negativo do circuito para o papel alumínio. Eu deixei o papel alumínio em cima do furo do parafuso, e esse parafuso por sinal encosta naquela tampa de metal q eu falei q serve como blindagem (desculpem a imagem meio embaçada, minha câmera é estranha pra fotos muito de perto)
[img=http://img270.imageshack.us/img270/433/zoomblindagem005ax7.th.jpg ]

4-feito isso fure a fita ou papel nos lugares necessários (jacks, pots, travinhas, encaixes, visor de led)
[img=http://img254.imageshack.us/img254/7574/zoomblindagem006yl9.th.jp g]
[img=http://img159.imageshack.us/img159/2185/zoomblindagem007ui9.th.jp g]

5-repita o passo 3 (isso mesmo, dupla blindagem)

6-repita o passo 4

7-passe fita adesiva (de preferência aquela fita marrom ou fita isolante ) por todo o interior do pedal, por cima da blindagem q vc fez (o papel alumínio ou fita metálica) essa fita vai servir para q a placa de forma alguma encoste diretamente na blindagem, pois isso provocaria um curto-circuito e iria queimar seu pedal
[img=http://img291.imageshack.us/img291/4224/zoomblindagem004uy6.th.jp g]

8-fure a fita adesiva nos lugares necessários (semelhante ao passo 3)
9-corte as sobras de fita com um estilete (apenas função estética, pra não ficar aquele pedal com sobras de fita e papel alumínio saindo por todos os lados)
10-confira o q vc fez (soh naum vai desmontar tudo d novo pra conferir)
11-tampe tudo outra vez
12-limpe o exterior do seu pedal (higiene de equipamento nunca eh demais)
13-enjoy your new pedal! agora com ruídos reduzidos xD!

espero q tenha ajudado

128556
Veterano
# jul/06
· votar


Gaiola de Faraday rlZ \o/

Luigi LeBeau
Veterano
# jul/06
· votar


valeu1 ajudou sim! estou montando um pedal e fazer isso com ele "de fabrica" sera interessante! eeheh arbaços!

Hugo Mariutti
Veterano
# jul/06
· votar


Fabio Giavoni
otimo topico
qnd chegarem meus pedais vou fazer isso!

Fabio Giavoni
Veterano
# jul/06
· votar


vlw pessoal, se eu abrir minha zoom outra vez, vou ver se tiro fotos melhores

SuperGeo
Veterano
# jul/06
· votar


Se o seu pedal não tem blindagem nenhuma, solde um fio do negativo do circuito para o papel alumínio.

bom topico mas so um detalhe, não da pra soldar em aluminio

Fabio Giavoni
Veterano
# jul/06
· votar


SuperGeo
putz, acho q me expressei mal, vc tem q soldar no circuito e no alumínio vc prende com fita isolante. vc só estanha o a ponte do fio q vai no alumínio e prende com fita isolante

Fabio Giavoni
Veterano
# jul/06 · Editado por: Fabio Giavoni
· votar


Peço a algum moderador q edite pra mim, lá em cima, onde tá "...solde um fio do negativo do circuito para o papel alumínio" favor escrever "solde um fio no papel alumínio e prenda a outra ponta do fio no papel alumínio com fita isolante"

SuperGeo
Veterano
# jul/06
· votar


Fabio Giavoni
é so clicar no link "editar" ao lado do Quote logo acima da mensagem

Fabio Giavoni
Veterano
# jul/06 · Editado por: Fabio Giavoni
· votar


SuperGeo
não dá, não aparece editar lá na primeira mensagem, ñ sei pq

Fathers of Bodom
Veterano
# jul/06
· votar


q lençol mais... fashion... awiehwauihiuhweh

mas falano sério agora, eh uma boa kra, to com uma zoom 505 aki q tá bem estilo 'abelhas africanas furiosas' , isso vai dar uma força
vlw ae =]

Luigi LeBeau
Veterano
# jul/06
· votar


'abelhas africanas furiosas'
nahahahahaha

Fabio Giavoni
Veterano
# jul/06
· votar


Fathers of Bodom
uahuaHauha, a minha tava nesse estilo tb, com single-coil e distorção de alto ganho entaum...parecia uma corneta o barato

Fabio Giavoni
Veterano
# jul/06
· votar


Peço a algum moderador q edite pra mim, lá no passo 3, onde tá "...solde um fio do negativo do circuito para o papel alumínio" favor escrever "solde um fio no circuito e prenda a outra ponta do fio no papel alumínio com fita isolante"

Fabio Giavoni
Veterano
# jul/06
· votar


# Enviado: 21/jul/06 14:13 · Editado por: Fabio Giavoni
Quote

Peço a algum moderador q edite pra mim, lá em cima, onde tá "...solde um fio do negativo do circuito para o papel alumínio" favor escrever "solde um fio no papel alumínio e prenda a outra ponta do fio no papel alumínio com fita isolante"


Nooosssa, acho q tava dormindo qd enviei isso aí. Por isso q nenhum moderador editou

Fathers of Bodom
Veterano
# jul/06
· votar


Fabio Giavoni
awiuehwaiuewaiueh corneta eh fodzzz awiuehawiuehawe
vo ver c eu consigo tempo pra fazer isso amanhã XDD
daí eu posto como q fiko a situação direitim XDD

JeaN0805
Veterano
# jul/06
· votar


3-pegue papel alumínio (aquele q tem na cozinha) ou então aquela fita adesiva metálica e passe por todo o interior do pedal (se sua opção for o papel alumínio, lembre-se de colocá-lo dobrado para melhorar a blindagem), por enquanto não se preocupe com furos dos potenciômetros, jacks, travinhas e coisas assim.
Se seu pedal já tem alguma blindagem (geralmente aquele tampa de baixo do pedal eh d metal e serve como blindagem) faça com q o papel alumínio d alguma forma encoste nessa blindagem. Se o seu pedal não tem blindagem nenhuma, solde um fio do negativo do circuito para o papel alumínio. Eu deixei o papel alumínio em cima do furo do parafuso, e esse parafuso por sinal encosta naquela tampa de metal q eu falei q serve como blindagem (desculpem a imagem meio embaçada, minha câmera é estranha pra fotos muito de perto)
[img=http://img270.imageshack.us/img270/433/zoomblindagem005ax7.th.jpg ]


to afim de fzer isso e vou optar pro fzer cm PAPEL ALUMINIO na minha DIGITECH RP-50

DÚVIDA:

PRECISA DE FZER CM Q O PAPEL ALUMINIUM COLE NA CARCASSAA DE PLASTICO OU SO BASTA Q ELA ENVOLVA A PLACA E ENCOSTE NA BLINDAGEM DE BAIXO?

JeaN0805
Veterano
# jul/06
· votar


UP AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!

JeaN0805
Veterano
# jul/06
· votar


UP AQUI!!!

JeaN0805
Veterano
# jul/06
· votar


O.o ???

JeaN0805
Veterano
# jul/06
· votar


UP AGAIN!!!!!!!!!

ALGUEM AJUDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

georginho_gallagher
Veterano
# ago/06
· votar


up......

georginho_gallagher
Veterano
# ago/06
· votar


dúvida: qual o risco de se queimar o pedal fazendo essa blindagem?

JeaN0805
Veterano
# ago/06
· votar


pelo q eu entendi axo q so se encostar nos CIs...
mas axo q tirando e dexando a placa enrolada nm lensow basta...

sei la O.o

ngm aqui nos ajuda

T-T

JeaN0805
Veterano
# ago/06
· votar


UP!!

mas q coisa, nenhuma alma caridosa nos ajuda!!!!!

FatefuL
Veterano
# ago/06
· votar


como fazer com que o papel aluminio, totalmente envolto da fita adesiva tenha algum contato com a base metalica de baixo do pedal, sem correr o risco de que o mesmo toque na placa da pedaleira ?

Fabio Giavoni
Veterano
# dez/06
· votar


revivendo (espero q algum modera edite minha mensagem dessa vez)
JeaN0805
soh basta q envolva a placa mesmo
georginho_gallagher
hum.... bastante, principalmente se vc n for cuidadoso, a parte da fita adesiva eh muito importante, se vc encostar a placa direto no alumínio, vai queimar com certeza
FatefuL
assim ó: http://img179.imageshack.us/img179/481/zoomblindagem004uy6ux4.jpg
daí vc soh faz com q o papel alumínio se estenda até o lugar do parafuso, automaticamente, qd vc parafusar ela vai encostar na blindagem

Dam_satriani
Veterano
# dez/06
· votar


Blz ai ??? eu ja tinha pensado em fazer essa blindagem na minha zoom 505 2, mas me disseram q nao adiantaria pq é um pedal digital. e ai??
funciona ou nao funciona??

Fabio Giavoni
Veterano
# dez/06
· votar


Dam_satriani
claro q funciona, sendo digital ou n, o som continua passando por dentro dele, portanto, qualquer pedal pode sofrer interferência se estiver sem blindagem. eu gostei do resultado, melhorou muito.

Dam_satriani
Veterano
# dez/06
· votar


Fabio Giavoni

Ok, valeu pela dica, vou tentar

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Blindando sua pedaleira - Tópico oficial