fazendo indutor

    Autor Mensagem
    nuclear_assault
    Veterano
    # jun/06


    olá pessoal, estou procurando uma maneira de fazer um indutor de 500mh para pedal de wah wah, encontrei um site, q tem uma calculadora de indutor
    http://www.lalena.com/audio/calculator/inductor/
    eu nao manjo disto nao... ela da um monte de valores...
    mas gostaria de alguem q intendesse, se puder me falar, jogando os valores la, qual o tamanho do fio q teria q comprar, o tanto q teria q enrolar, qual nucleo de ferrite (espessura) q teria q usar... etc.
    até mais!

    oldmonkey
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    o problema nessa calculadora la é que o fio mais fino usado no calculo dela é 24 AWG que bem grosso pra função desse componente (depois de construido) num wha wha. para um wha wha e corrente usada num circuito desse pode ser um fio acima do 32 AWG que é bem fino fazendo o componente ficar pequeno depois de pronto.
    essa calculadora parece ser boa para calculos de divisores de frequencia de caixas de som onde os fios têm que ser grossos.

    nuclear_assault
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    achei outra calculadora!!
    essa vai até 45 AWG

    http://www3.telus.net/chemelec/Calculators/A-Inductance.htm

    oldmonkey, o q vc acha dessa....

    nuclear_assault
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: nuclear_assault
    · votar


    http://www.pronine.ca/multind.htm

    tem essa tbm...

    http://www.crystalradio.net/cal/indcal2.shtml

    tem uma tabelinha, pode ser util...

    oldmonkey
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    essa da pronine ta melhor porque da pra usar em cm. mas tem q ressaltar um detalhe. isso é tudo pra indutor aberto (sem metal no nucleo) entaõ da volta de fio pra danar para 500 mh. não sei a relação de aumento quando se coloca metal dentro do nucleo, sei que aumenta muito podendo diminuir o enrolamento. bobinas indutoras é enjoado demais. portanto não sei te informar muito mais que isso.

    danilomagacho
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    nuclear_assault

    Eu já tentei mais de uma vez, inclusive testando tudo... calculos e mais cálculos, contando voltas, osciloscópio, etc... nunca ficou legal... pra falar a verdade o efeito de Wha ficava sempre uma bos** (eu instalava eles em um GCB-95).

    No final acabei comprando 3 fasel e pronto... ele responde de forma muito estranha, é cheio de problemas... por isso que é bom, dá um efeito de wha fantástico...

    Panga_Lp
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Eu tenho um indurtor aqui posso vender

    ballyhoo
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    da pra usar reles no luga do indutor

    ballyhoo
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    "No final acabei comprando 3 fasel e pronto... "

    O que é um fasel ?

    azrael1974
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Alguém aí usou tranformadores de alta tensão (tipo mini fly back) ou trafos casadores de impendância de telefone?.....cara...sério funciona!!!mas tem um porém...perde um porco do ganho, diminua o valor do resistor do transistor...o de ganho, e pronto....rsss...na emergência rola.

    danilomagacho
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    azrael1974

    Fica muito fraco, eu já testei...

    ballyhoo

    Fasel é um indutor clássico, usado nos melhores wha.

    oldmonkey
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    pra ter 500mh tem que ter espiras (voltas) a doidado de fio, pequenos trafos de 110/220v por 9 ou 12 ou 15v (não importa) costumam ter cerca de 2000 espiras (ou mais) na ligação do lado de 0v a 220v. enquanto menor o trafo menor a corrente e mais espiras. se tiver algum tente esperimenta-los. tipo 110/220 por 9 por 200mAmp. são maiores que os casadores de impedancia de telefone citados acima por isso podem ter mais de 500mhenris.

    guitarRox_fpl
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    nuclear_assault

    eu tenho uma calculadora no excel para choque de filtro pra ampli a valvula q alias o kelson aqui do forum me passou...
    então eu coloquei os valores para um choque de 500mh e 200ma de corrente e o tamanho das chapas EI deu o msm de um trafo de 9v com 300ma de corrente enrolando 1000 espiras de fio 28 awg...
    eu num testei isso num wah mas na teoria vai dar certo sim
    qdo tiveh um tempo vo desmonta o meu trafo de 9v e ve se da certo :)
    ok então fika a dica ai pro pessual...
    Ateh +

    danilomagacho
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    guitarRox_fpl

    A rigor seria isto mesmo, mas eu já testei e não consegui um bom efeito, fica muito "xoxo". Não sei explicar o motivo, a rigor é o mesmo que um indutor de 500mH, mas na prática não fica igual!!!

    SuperGeo
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    vai ve que a resistencia influi

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a fazendo indutor