Autor |
Mensagem |
rhoadsvsvai Veterano |
# set/13
· votar
dist wha e delay . o resto é firulagem .
|
Bereta Veterano |
# set/13
· votar
Filippo14
Verdade, mas deve ser coisa de quem usa SS.
MauricioBahia
Compressor e equalizador. Ok, mas não são fundamentais na minha opinião.
Isso pra mim é relativo. Como diz o Paul Gilbert, o único pedal fundamental é o afinador ;)
Muita gente acha drive fundamental, mas quem usa valvulado pode não achar. Eu mesmo não tenho usado pedal de drive. Só uso wha, chorus e delay. Então isso é muito relativo.
|
Led Zé Veterano |
# set/13
· votar
rhoadsvsvai ist wha e delay . o resto é firulagem .
Também acho. Um chorus cabe em algumas músicas também.
|
ogner Veterano
|
# set/13
· votar
Wha > Fuzz Si > (Ts) > Vibe/tremolo ou evelope Filter > Ts DiY > Booster/Comp > Delay.
As vezes uso 2 fuzzes um Si e outro Ge...
|
rhoadsvsvai Veterano |
# set/13
· votar
Led Zé cabe mas não é essencial , qualquer musica q tenha chorus pode ser tocada sem o efeito , ja distorção não da pra tocar um metalica na guitarra limpa , ao mesmo tempo q qualquer pedal de distorção dependendo do nivel q vc regula o ganho faz som proximo ao de overdrive ,então são 2 efeitos ja
|
ogner Veterano
|
# set/13
· votar
Mas respondendo ao topico, essensial mesmo só wha, drive, fuzz e delay, eu acho...
|
MauricioBahia Moderador |
# set/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Bereta
Pois é. Eu tô respondendo focando no termo "essencial", em relação a um set de pedais, na minha visão, lógico. Sim, é bastante relativo.
:)
|
bezerrabru Veterano |
# set/13
· votar
Concordo com o ogner... Ainda uso um Chorus mas acho frescura minha... kkkk
|
# set/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Na prática, eu uso distorção (fuzz e overdrive), delay, chorus, booster e afinador. Sendo que os 4 últimos numa multiefeitos. Esses são os "meus" essenciais.
|
alfacorrea Veterano |
# set/13
· votar
Afinador é fundamental, né?! Além de ter a função de afinar (ahhhhh) serve para dar um mute em momentos de necessidade. Tocar afinado é tudo! Nunca toque desafinado.
Eu gosto de separar em grupos, como vários fazem: dinâmica, distorção, modulação e ambiência.
Em dinâmica, coloco 2 pedais que acho muito bacanas na música, dependendo do que se toca e dependendo do gosto musical: wah-wah e compressor.
Já "matamos" 3 pedais até agora, né?!
Na seção de distorções, acho que 2 pedais fazem a festa: Um bom overdrive e uma boa distorção. Com esses 2 pedais, já dá pra fazer 3 combinações de efeitos (OD, DS e OD+DS)
Então, chegamos a mais 2 pedais e atingimos o total de 5 pedais...
Nos moduladores, acho um chorus bem bacana (eu uso o Electro-Harmonix Small Clone). Há opções de phaser, flanger, envelope filter, tremolo, rotovibe, etc, etc, etc, Infinitas opções, escolha uma...
Na ambiência: um bom reverb ou um bom delay, ou até mesmo um pedal do tipo Boss RV-3 que tem uns 9 ou 10 efeitos individuais e combinados de reverb e delay. Veja aí.
Assim, na minha humilde opinião, são 7 os "pedais fantásticos": afinador, wah-wah, compressor, overdrive, distorção, modulação e ambiência.
Se for colocar como uma "regra de ouro" só poder escolher 6 pedais, eu tiro o compressor e fico com afinador (TU-3), wah-wah (Cry Baby), Overdrive (TS-9), distorção (MD-2), modulação (Small Chorus) e ambiência (RV-3).
Pronto, taí um set up bem razoável...
Agora, eu ainda uso um noise supressor (NS-2)... Gosto muito do Eletro-Harmonix Q-Tron... Adoro um phaser... Curto muito um delay curtinho tipo slapback... Aí vai longe...
Abraço
|
FBlues_rock Veterano |
# set/13
· votar
Galera É muito simples, 6 é muito para pedais "essenciais". 2 ou 3 vão coincidir, fora isso depende muito do estilo que toca ou mesmo gosto pessoal.
No meu gosto e uso, sem querer adivinhar os essenciais nem mais importantes, é, na ordem:
- Afinador - Overdrive - Fuzz - Looper (uso muito) - Delay - Reverb
Também uso Wha, Phaser (importância = repertório), Compressor, Equalizador, Envelope Filter e Octave.
|
Ismah Veterano |
# out/13
· votar
Fui no intuito de ajudar '-'
|
filipesiegrist Membro |
# out/13
· votar
(Eu vi que o tópico é de 2006, mas vou dar minha opinião) Olha só, existem muitas coisas que vão do gosto da pessoa, por isso eu vou separar os pedais em grupos (Os mesmos que o Fernando de Almeida separou no tópico de efeitos dele) Dentre os 6: -2 pedais de GANHO (overdrive,distortion,fuzz,sim. de amp), sugiro ao menos um overdrive. -1 efeito de TONALIDADE(Filters, Wahs, Equalizers -Ou 1 efeito de TONALIDADE(mesmos acimas) ou 1 de DINÂMICA(compressores, sustainers). -1 MODULAÇÃO(phaser,chorus,flanger,tremolo,vibrato) ou um PITCH(pitch,octaver,harmonizer) 1 AMBIÊNCIA(delay analogico ou digital,reverb)
|
Mandean Veterano |
# dez/13
· votar
Em ordem do + fundamental pro menos passando pelos extras e chegando nos dispensáveis.
Essenciais:
Afinador Delay ou Delay/Reverb (os novos ja tem um Chorus embutido) Overdrive (serve como booster de ganho ou volume) Distortion (pra hard 'n' metal) Wah (Auto ou Expressão) Noise
Extras:
EQ, Chorus, Reverb, Pitch, Harmonizer, Octave, Compressor, Loop, Boost
Dispensáveis:
Whamy, Flanger, Phaser, Fuzz,, Tremolo, Vibrato, Volume
|
brit088 Membro Novato |
# dez/13 · Editado por: brit088
· votar
Vi que o tópico é antiquíssimo, mas, já que tamo aqui, vamo lá, a minha opinião (vou colocar na ordem que eu colocaria na cadeia e os números entre parenteses são pra mim a ordem de "compra" digamos assim) -Afinador(6) -Distorção(4) -Overdrive(1) -Chorus(3) -Delay(2) -Booster(5)
|
Michel_Wylde Veterano |
# dez/13
· votar
Cara, segue abaixo:
Afinador Wah Chorus Overdrive Distortion Delay
[]s
|
Ismah Veterano |
# jan/14
· votar
0 wha/volume 1 drive I (overdrive, distortion leve) 2 drive II (overdrive + boost, distortion pesado, fuzz) 3 chorus/flanger/phaser/envelope/auto wah 4 delay 5 reverb
Acho que com isso dá pra tocar de tudo...
OBS
- Coloquei o 0 pq me esqueci deles e por no fim ia ficar estranho
- Afinador e equalizador eu não considero pedais - pois é bem variado seu uso.
- Quando digo "leve" não quero dizer que seja com mais ou menos distorção e sim com mais ou menos volume, dá tranquilamente pra substituir o drive II por um booster antes do drive I.
- Hoje eu uso um drive de dois estágios (Meteoro Revolution), um chorus (Groovin CH700) uma multi efeito (Zoom G1N) pra modulações (Phaser, auto wah, harmonist em G, tremolo) e ambiência (por padrão uso em todos os patchs delay - 50ms - e spring reverb - 20ms - só num patch de solo uso um delay mais alto).
|
rafael_cpu Veterano |
# jan/14 · Editado por: rafael_cpu
· votar
Como disseram, vai depender do repertório, do ampli, etc. Assim como há casos em que qualquer pedal é absolutamente dispensável, há outros em que vários são necessários. Além disso, há pedais que conjugam dois ou mais efeitos, como, p. ex., o Carbon Copy (delay e chorus).
Gostei do modo como o alfacorrea dividiu e classificou, é bem como eu penso também.
Em todo o caso, se fossem 6, atualmente seriam:
Drive: overdrive e/ou distortion (eu uso um Pinnacle II Deluxe e um Triple Wreck) Dinâmica: compressor e/ou wah (eu uso um CS-3 e um Carl Martin Two Wah) Ambiência: reverb e/ou delay (eu uso um RV-5, um Carbon Copy e um DD-7) Modulação: chorus e/ou phaser (eu uso um MXR ZW-38 e um MXR EVH)
T+
|
Lelo Mig Membro
|
# jan/14 · Editado por: Moderador
· votar
Desculpem....
Mas, excetuando algumas boas colocações de alguns, nunca li tanta besteira por centímetro quadrado, escrita por guitarristas.
1- Sabem qual o repertório que ele toca? 2- Sabem o ampli e guitarra que ele têm?
Neguinho vai chutando X como pedal fundamental, partindo do pressuposto que ele toca rock e sendo que a maioria usa muito pouco ou nem sabe usar?
Para The Edge, Delay é fundamental. Para Hendrix era o Fuzz. Para Stevie Ray Vaughan um Tube Screammer. Para David Gilmour um Flanger. Para B.B King, Nenhum!
Não existe pedal fundamental/essencial, existe necessidade pessoal.
|
FBlues_rock Veterano |
# jan/14
· votar
Lelo Mig Eu já tinha dito, mas como de praxe nesses tópicos, infos como a sua e a minha não importam muito, importante é dar seu pitaco!
|
Will Bejar Veterano |
# jan/14
· votar
rhoadsvsvai dist wha e delay . o resto é firulagem . Sóóóóóóóóó...
|
Greenwood Veterano |
# jan/14
· votar
Lelo Mig
Tudo a ver!!! Fiquei revoltado quando disseram que flanger era dispensável. Aliás, a maioria não colocou flanger no seu set. Engraçado que o guitarrista da minha banda tocou anos somente com distorção, flanger e reverb!!!
|
inExperienced Veterano |
# jan/14
· votar
São os 6 mais usados! Não o que eu, vc, gosta.
|
alfacorrea Veterano |
# jan/14
· votar
Tá ótimo, mas de que adianta o cara perguntar:
"Quais são os 6 principais efeitos para um set de pedais..."
E vc responder...
"Não existe pedal fundamental/essencial, existe necessidade pessoal..."
Na prática uma resposta tecnicamente mais certa, não é a resposta efetivamente mais adequada e cabível. Quando o cara pergunta quais são os 6 principais efeitos, já se parte do pressuposto que ele não precisa de respostas do tipo:
"Para The Edge, Delay é fundamental." "Para Hendrix era o Fuzz." "Para Stevie Ray Vaughan um Tube Screammer." "Para David Gilmour um Flanger." "Para B.B King, Nenhum!"
É nessas horas que eu acho mais interessante que os membros pudessem fornecer respostas mais "doces", mais "amigas", menos "amargas" e menos "incisivas".
Mas, no fundo vc está certo.
|
Lelo Mig Membro
|
# jan/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar
alfacorrea
Camarada, não quis ser amargo ou incisivo.
Só quis despertar que muitas vezes, ao darmos uma resposta, olhamos tanto para o nosso próprio umbigo, que respondemos de forma pessoal, sem esclarecer a quem perguntou realmente sua dúvida.
Cada um fala seu gosto pessoal e no fundo ninguém esclarece nada......
|
papillon Veterano |
# jan/14
· votar
delay distorçao wah boost
pra mim basta!
|
alfacorrea Veterano |
# jan/14
· votar
Lelo Mig
eu te entendi e te respeito. Sua colocação é tecnicamente correta, sem sombra de dúvidas.
|
# jan/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Lelo Mig: Não existe pedal fundamental/essencial, existe necessidade pessoal.
Perfeito. Existe o pedal fundamental pro que a música a ser executada necessita. Nem diria necessidade "pessoal", mas musical até! :)
Tanto que acima, eu citei os "meus" essenciais.
É nessas e noutras que o pessoal gasta uma baba em pedais e não usa...
Cada um fala seu gosto pessoal e no fundo ninguém esclarece nada......
Sendo um tópico que aborda o genérico, acho que não tem com esclarecer mesmo pois até sem pedal, a coisa funciona. Eu acho que o tópico poderia ser "quais são os SEUS pedais essenciais", ou algo assim. Talvez ficasse mais direto, porém ainda assim, na prática, vago! hehe Seria apenas para efeito de curiosidade.
Valeu!!!
|
eric bluesman Veterano |
# mai/14
· votar
Olá gente, terminei a pouco tempo de montar um set simples e objetivo , tocando estilos variados , e precisava de algo para abranger isso entre sons limpos e drives acho que cheguei num ponto legal sem inflar muito !!!
http://www.4shared.com/photo/CQr_cNXOba/1376553_515063895250658_192779 .html?
http://www.4shared.com/photo/xNzCT1Otba/935975_515063891917325_4279327 .html?
|
Vilarreal Veterano |
# mai/14
· votar
Pra mim, essencial é um overdrive, delay, afinador, wah e phaser... uso tb um booster de volume mas nao é assim TÃO importante a ponto de chamar de essencial, uso a dist e reverb do amp.
|