Fireman Veterano |
# dez/05
Pessoal, há algumas semanas que comprei esses dois equipamentos, ambos são mt bons, mas parecem que não tão se "entendendo" muito bem. Comecei a usar o V amp no input do TF e até aí td bem, mas comecei a notar que enquanto algumas simulações ficavam mt boas (a do dual e do soldano por ex), outras não tinham o mesmo desempenho, principalmente a do JCM 800, que sempre que eu tocava algumas notas graves o falante (por sinal, um Celestion Rocket 50) dava aquela batida e chiava bastante. Foi quando lí no manual que o modo S1 e a ligação no input não eram os mais indicados.
Comecei a tentar usar no loop do amp e e nos modos "live", o problema com o falante acabou, mas o conjunto perdeu todo o brilho que tinha antes e começou a soar grave de mais e a ter um chiado e uma microfonia infernal.
Queria perguntar a vcs que usam o V amp com um amplificador normal de guitarra, como ligar no amp e em que modo vcs usam.
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Jafet Veterano |
# dez/05
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Fireman
Segue a descrição dos modos de configuração do V-Amp 2. Lembrando que para mudar os modos basta pressionar o B+D e alterar nas setas.
S1 - Studio 1 (Estúdio 1): Saída L e R = saída com efeitos, simulação de amplificador e simulação de caixa.
S2 - Studio 2 (Estúdio 2): Saída L = simulação de ampli e caixa SEM efeitos / Saída R = simulação de ampli e caixa com efeitos.
L1 - Live 1 (Ao vivo 1): Saída L e R = saída com efeitos, simulação de amplificador, simulação de caixa e equalização.
L2 - Live 2 (Ao vivo 2): Saída L e R = saída com efeitos, simulação de amplificador, equalização e SEM simulação de caixa.
L3 - Live 3 (Ao vivo 3): Saída L = simulação de ampli, com equalização, efeitos e SEM simulação de caixa / Saída R = simulação de ampli, simulação de caixa, com efeitos e SEM equalização.
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MODOS DE FUNCIONAMENTO E EXEMPLOS DE APLICAÇÃO
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Uma característica extraordinária dos produtos V-AMP consiste no fato
de ser possível determinar as partes de sinal que são necessárias nas
saídas. Para adaptar o seu aparelho da melhor forma às várias
situações em estúdio ou ao vivo, tem a possibilidade de escolher entre
os cinco modos de funcionamento. Estes modos de funcionamento
determinam, independentemente dos ajustes memorizados nos Presets, a origem do respectivo sinal para as saídas Line de fones de ouvido.
Isto permite que o sinal de saída esquerdo e direito possa ser
utilizado de várias formas.
Uma vez que a seleção da configuração mais favorável depende do seu
campo de aplicação pessoal, passamos a descrever em seguida alguns
exemplos de aplicações típicos.
* Se os fones estiverem ligados, é selecionado automaticamente o modo
S1.
SELEÇÃO DE UM MODO DE FUNCIONAMENTO
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O ajuste das configurações é efetuado no menu Configuração, que pode
ser acessado apertando simultâneamente as teclas B e D. O mostrador
indica-lhe a configuração ativa, tendo a possibilidade de modificar
com as setas para outra configuração.
Os respectivos sinais de saída estão listados na tabela abaixo.
+-----------------------+----------------------+---------------------+
| MODO DE FUNCIONAMENTO | OUTPUT L | OUTPUT R |
+-----------------------+----------------------+---------------------+
| Estúdio 1 (S1) | Operação stereo com efeitos, simulação de |
| | amp e falantes |
+-----------------------+----------------------+---------------------+
| Estúdio 2 (S2) | Simulação de amp e | Simulação de amp e |
| | falantes, s/ efeitos | falantes, c/ efeitos|
+-----------------------+----------------------+---------------------+
| Ao vivo 1 (L1) | Operação stereo COM simulação de falantes |
| | e amp, EQ de 3 bandas + efeitos |
+-----------------------+--------------------------------------------+
| Ao Vivo 2 (L2) | Operação stereo SEM simulação de falantes, |
| | EQ, simulações de amp + efeitos |
+-----------------------+----------------------+---------------------+
| Ao Vivo 3 (L3) | Simulação de amp com | Simulação de amp, |
| | EQ e efeitos mas SEM | falantes e efeitos |
| | simulação de falantes| mas sem EQ |
+-----------------------+----------------------+---------------------+
* Se pressionar a tecla TAP e girar o GAIN é possível ajustar a
amplificação de entrada para adaptá-la a sistemas de captação de
som particularmente altos.
No menu de configuração pode-se efetuar a adaptação da sensibilidade
de entrada (Input Gain) a vários sistemas de captação de som. Para
isso, deve-se manter no menu de configuração a tecla TAP premida até
que a coroa de LEDs no regulador Gain indique o ajuste atual. Se girar
o regulador Gain a partir da posição central para o lado esquerdo será
reduzida a amplificação de entrada, que é bastante aconselhável no
caso de sistemas de captação de som particularmente altos. Os ajustes
Gain para o lado direito a partir do centro apenas são necessários no
caso de sistemas de captação de som extraordinariamente fracos.
Para sair do menu de configuração pressione TUNER/EXIT
CONFIGURAÇÃO PARA ENSAIOS OU GRAVAÇÃO EM CASA
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Se utilizar fones de ouvido ficará automaticamente ativo o modo de
Estúdio 1 (S1). Este modo é particularmente adequado para ensaios ou
se pretende gravar e reproduzir um sinal estéreo pronto. O modo Ao
vivo 1 (L1) também é adequado para isso, proporcionando além disso um
EQ de 3 bandas adicional, que atua de forma global.
Uma vantagem dos ensioas em casa é que na maioria dos casos dispomos
de um PC com o qual podemos criar, receber, enviar ou arquivar novos
Presets, de forma clara e efetiva. O software gratuito V-AMP DESIGN,
que pode ser encontrado no site www.v-amp.com, permite-lhe todas as
possibilidades da edição com os requisitos mínimos de sistema (Windows
PC com MIDI Interface ou Gameport MIDI Adapter). Na página principal
do V-AMP pode-se encontrar ainda uma base de dados Online-Preset (ULI,
User Library Interface) com muitos exemplos de presets de clientes e
profissionais conhecidos.
O modo Estúdio 2 (S2) poderá ser muito adequado para uso em casa, no
entanto, menos para ensaios do que para gravar gravar um som
amplificado sem efeitos, podendo contudo reproduzi-lo com efeitos. Com
Este modo de configuração apenas é possível selecionar e determinar o
efeito final numa fase posterior de mixagem. Neste caso teria de
"encaminhar" a saída do lado esquerdo para a sua placa de som
e reproduzir a saída do lado direito através da mesa de mixagem.
Durante os ensaios com o V-Amp 2 é possível utilizar um Playback, um
sinal de metrônomo ou de uma bateria eletrônica através da entrada AUX
e misturar com o regulador AUX LEVEL. Pode-se também utilizar fones de
ouvido para o monitoramento.
É recomendável a ligação do V-Amp 2 a partir da saída line stereo
para a entrada line ou return do amplificador. Não é tão vantajosa a
ligação à entrada de instrumentos do amplificador, pois seria
percorrido o estágio de entrada completo do amplificador. Visto que o
amplificador de guitarras já dispõe de um caráter de som próprio é
possível desligar a simulação de falantes. Por conseguinte, é mais
aconselhável o modo L2.
Outra aplicação bastante utilizada é a ligação do V-Amp em um
amplificador de monitoração, sendo simultâneamente conduzido um
segundo sinal para o sistema de sonorização, para isso recomenda-se
a configuração L3, sendo possível dessa forma prescindir a
microfonação do amplificador.
A particularidade de L3 é o fato de o sinal (L) não receber nenhuma
simulação de falantes para o amplificador de guitarra, mas sim o EQ de
3 bandas para a adaptação do som em palco. Em contrapartida, o sinal
para o sistema de som permanece intacto do EQ de 3 bandas, contendo no
entanto uma simulação de falantes de guitarras típicos através dos
falantes PA.
GRAVAÇÃO EM ESTÚDIO
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Pressupõe-se que nestas aplicações exista pelo menos uma mesa de
mixagem e um meio de gravação. Para gravar um sinal stereo com todos
os efeitos, todas as simulações de amplificação e falantes, selecione
a configuração S1 ou L1, no caso de ser necessário o EQ de 3 bandas, e
ligue as saídas Line simétricas à mesa de mixagem ou ao aparelho de
gravação. A vantagem é simultâneamente a desvantagem: ouve o som
exatamente como foi gravado. Se posteriormente constatar que é
necessário efetuar uma alteração, terá que gravar tudo novamente.
Por conseguinte, no modo de Estúdio S2, os efeitos saem apenas no
canal direito; no canal esquerdo encontram-se as simulações de
amplificadores e de falantes. Assim existe a possibilidade de gravar o
sinal de amplificador seco e de determinar posteriormente os efeitos
durante a mixagem.
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