fonte para pedais

Autor Mensagem
Schelb
Veterano
# nov/19
· votar


Pessoal, queria umas dicas. Eu tenho a uns 10 anos uma fonte Landscape PS8 .. 8 saída, 500ma max. Nunca tive problemas, mas eis que hoje ela simplesmente não ligou e precisei deixar ela na manutenção. O que me parece que pode ter contribuído pra isso, além do tempo de uso, é que recentemente comprei dois pedais que juntos consomem 380mA, levando o consumo total dos meus pedais pra aproximados 470mA. Lógico que nunca ta tudo ligado e tal, mas aí vem a questão: eu não estava muito afim de comprar outra fonte por agora. Será que dá pra continuar usando assim? Próximo do limite? Porque vi que recomendam usar por volta de 50% só da capacidade total da fonte né.
Uma outra ideia seria comprar uma fonte comum pra 1 pedal, e colocar no que consome mais, que usa sozinho 220mA. Essa minha fonte Landscape tem uma tomada em cima que é indicada justamente para ligar uma fonte auxiliar para pedais que a fonte não suporte sozinha. Será que compensa? Porque daí acredito que não estaria dentro do sistema noise free e estabilização da Landscape, num é?
Ou eu vou usando do jeito que tá e me conformando em comprar uma fonte melhor daqui a pouco?

Kraftman
Membro Novato
# dez/19
· votar


A série PS da landascape, apesar de ser acho q a mais antiga, ela é uma das melhores, pois são totalmente analógicas.
Esse negócio de usar até 50% da capacidade é mito, na maioria das fontes pode usar até 90% sem problemas. Nas fontes que fabrico garanto usar 100% das correntes indicadas.
Se vc tem uma fonte e ela pouco depois dos 50% da capacidade, apresentar ruídos, ela não é uma boa fonte.
Agora independente da capacidade de corrente da fonte, se vc misturar um pedal digital com os analógicos, vai dar ruído, mas aí o problema não será a fonte, e sim a interação entre os pedais, aí vai ser necessário uma fonte com duas ou mais saídas isoladas.

Ramsay
Veterano
# dez/19
· votar


Schelb
Essas fontes analógicas antigas da Landscape sempre foram superdimensionadas e a Landscape PS-8 apesar de dizer que só suporta 500 mA, pelo tamanho do transformador, ela suporta bem mais que isso, tipo uns 600 ou até 700 mA.
Então, vc pode usá-la tranquilamente com os seus pedais consumindo 470 mA.

dpinheiro
Membro Novato
# mar/21
· votar


Galera, na verdade tenho duas dúvidas, a primeira relacionada a pedais em si, e a outra a fonte. Vamos do início.

Eu uso o Guitar Rig via placa de áudio. Está pra chegar um Droptune e um Wha2 da Joyo, mas ambos realmente podem ficar antes da placa de áudio (antes dos efeitos do Guitar Rig por exemplo). Ou seja, ficará assim: guitarra > droptune > wah2 > placa de áudio > Pc (Guitar Rig, reaper, etc).

Obs: ainda não chegaram os pedais, então ainda não testei, rs... Mas pelo menos da guitarra pra placa de áudio (Guitar Rig e reaper por exemplo) fica show.

Minha primeira dúvida seria a seguinte: estou pensando em pegar um US600 da Behringer, mas o certo seria ele ficar depois das distorções salvo engano... Mas nesse caso, eu posso deixar ele depois do wah2? Teria algum problema muito grande com relação ao resultado?

E com relação a fonte. Comprei uma fonte MXT 9v 2a + um multiplug pra 5 pedais, mas será que suporta mesmo 5 pedais? Dito isto, minha dúvida é a seguinte: essa fonte vai alimentar normalmente (e sem ruído) os pedais wah2 da joyo, droptune da digitech e um possível US600 da Behringer? A sobra ainda seria grande pra aguentar esse e mais 2 pedais futuros? Procurei a alimentação de todos esses pedais, mas não encontrei nada, a não ser a fonte que acompanha eles, que salvo engano a do wah vem com uma de 300mA, droptune com uma de 250mA, da behriger não encontrei.

Ramsay
Veterano
# mar/21
· votar


dpinheiro
Quanto a sua primeira dúvida, se for usar o pitch shifter, o flutter e o trem bar, então o US600 tem que ficar após as distorções.
Já se for usar o Harmonist, o US600 precisa receber o sinal limpo e por isso ele deve ficar entre o Droptune e o Wah ou então depois do Wah, sendo apenas questão de experimentar.

Quanto a segunda dúvida, com uma fonte de 9V 2A vc alimenta não cinco, mas, de 10 a 12 pedais.
Pra vc ter uma idéia, eu aqui com uma fonte de 9V 1A alimento 8 pedais, entre eles dois delays e uma mini pedaleira da Zoom.
Ou seja, a sua fonte fonte MXT 9v 2A dá e sobra.

dpinheiro
Membro Novato
# mar/21
· votar


Quanto a sua primeira dúvida, se for usar o pitch shifter, o flutter e o trem bar, então o US600 tem que ficar após as distorções.
Já se for usar o Harmonist, o US600 precisa receber o sinal limpo e por isso ele deve ficar entre o Droptune e o Wah ou então depois do Wah, sendo apenas questão de experimentar.


A principal função que eu iria usar era o trem bar, então no meu caso que uso o Guitar Rig, realmente ficaria muito insatisfatório o som? Digo isso pelo fato de que eu não iria conseguir colocar esse pedal após as distorções (pc/guitar rig). Aproveitando ainda essa primeira questão, essa função do trem bar, como eu iria usar somente ela, consigo encontrar algum pedal mais em conta que dê somente esta função?

Quanto a segunda dúvida, com uma fonte de 9V 2A vc alimenta não cinco, mas, de 10 a 12 pedais.
Pra vc ter uma idéia, eu aqui com uma fonte de 9V 1A alimento 8 pedais, entre eles dois delays e uma mini pedaleira da Zoom.
Ou seja, a sua fonte fonte MXT 9v 2A dá e sobra.


Ah, então com relação a alimentação tá tranquilo, fico mais aliviado. Mas você tem problemas com ruídos? Qual seria a sua fonte? Eu estou com receio de que essa dê ruídos, pois um colega testou outra em sua casa e dava mais ruído do que uma fonte genérica de camelô que ele tinha. Eu penso em pegar a fonte Energy 5s da Landscape se eu tiver esse problema, espero que não, rs...

dpinheiro
Membro Novato
# mar/21 · Editado por: dpinheiro
· votar


A principal função que eu iria usar era o trem bar

Só complementado o meu comentário, eu iria usar praticamente somente esta função (trem bar) do US600:



Ramsay
Veterano
# mar/21
· votar


dpinheiro
Eu acho que se for utilizado antes das distorções o som do trem bar (uso muito aqui) não deve ficar bom, mas, é tudo questão de se testar e ver como é que fica o som.
E não existem pedais mais baratos que tenham só essa função de trem bar que só é encontrada em pedais de pitch shifter ou então num Digitech Whammy que é até mais caro.

Quanto a fonte eu uso uma PS-12 da Landscape (analógica) cuja corrente informada é de 0.75 A, mas, já fiz teste de medição e na prática ela suporta mais que 1A sem aquecer, sendo que ela não causa ruído nenhum nos 8 pedais que utilizo.

Quanto a essa fonte MXT 9v 2A notei que ela é do tipo chaveada (digital).
Mas, pelo baixo preço (25,00 a R$40,00) pode ser que ela seja construída com componentes de baixa qualidade o que poderia gerar ruído em pedais de guitarra, mas, como vc já a comprou, o jeito é ligá-la e testar com os pedais e ver se ela gera ruído ou não.

dpinheiro
Membro Novato
# mar/21
· votar


Eu acho que se for utilizado antes das distorções o som do trem bar (uso muito aqui) não deve ficar bom, mas, é tudo questão de se testar e ver como é que fica o som.
E não existem pedais mais baratos que tenham só essa função de trem bar que só é encontrada em pedais de pitch shifter ou então num Digitech Whammy que é até mais caro.

Quanto a fonte eu uso uma PS-12 da Landscape (analógica) cuja corrente informada é de 0.75 A, mas, já fiz teste de medição e na prática ela suporta mais que 1A sem aquecer, sendo que ela não causa ruído nenhum nos 8 pedais que utilizo.

Quanto a essa fonte MXT 9v 2A notei que ela é do tipo chaveada (digital).
Mas, pelo baixo preço (25,00 a R$40,00) pode ser que ela seja construída com componentes de baixa qualidade o que poderia gerar ruído em pedais de guitarra, mas, como vc já a comprou, o jeito é ligá-la e testar com os pedais e ver se ela gera ruído ou não.


Valeu! Estou só esperando chegar os pedais pra poder testar, hehe... E na verdade, fui adiantando e comprei um Energy 6s, fiquei com medo de ter algum problema com relação ao ruído, mas se a MXT funcionar, penso em devolver a fonte da landscape, não que eu ache um progresso devolver, estou analisando. De qualquer forma, vou testar as duas assim que os pedais chegarem.

dpinheiro
Membro Novato
# mar/21
· votar


Galera, fiz uma boa compra de fonte pegando a Energy 6s (https://www.landscapeaudio.com.br/produtos_single/energy-6s/)? Peguei ela desse anúncio do Mercado Livre: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1773813694-fonte-landscape-ene rgy-6s-para-pedais-1500ma-_JM?quantity=1

Eu estava a procura de uma fonte isolada, mas percebi que ela não é. Podem me corrigir se eu estiver errado, rs... Mas apesar disso, ela realmente é uma boa fonte? Em nosso cenário atual, ter dado R$330,00 foi considerado um bom investimento para meu set de pedais (droptune, rowin tuner, wah2 joyo, whammy ricochete)?

Mais uma coisa, galera... Percebi que ela tem dois encaixes de fonte, mas para qual uso? Não seria necessário somente um encaixe? Isso significaria que cada encaixe desse é isolado? Desculpa a "leiguisse" minha, realmente estou com essa pulga atrás da orelha, pesquisei muito, mas não consegui sanar minhas dúvidas. De todo modo, obrigado por serem sempre ativos aqui no fórum! xD

Ramsay
Veterano
# mar/21
· votar


Mais uma coisa, galera... Percebi que ela tem dois encaixes de fonte, mas para qual uso?

dpinheiro
A Energy 6 tem dois encaixes, possibilitando a ligação em cada um deles de um cabo extensor com conectores P4 para 5 pedais, podendo serem alimentados (segundo o fabricante) um total de 10 pedais.

E como a fonte não é isolada os dois encaixes de fonte internamente são conectados entre si.

dpinheiro
Membro Novato
# mar/21
· votar


A Energy 6 tem dois encaixes, possibilitando a ligação em cada um deles de um cabo extensor com conectores P4 para 5 pedais, podendo serem alimentados (segundo o fabricante) um total de 10 pedais.

E como a fonte não é isolada os dois encaixes de fonte internamente são conectados entre si.


Ah, então quer dizer que tanto faz o encaixe que coloco a fonte, né isso? Ou caso eu use as duas, certo?

Acha que vale a pena cancelar a compra e pegar uma IsoPower4? Tá cerda de 550~600 no Mercado Livre. Ou acha que está de bom tamanho a Energy 6s pra os pedais que vou usar? Digo isso também, não somente sobre alimentação, mas de ruído.

Ramsay
Veterano
# mar/21
· votar


dpinheiro
Eu acho que pro seu uso a Energy 6s tá de boa.
E quanto as entradas vc pode usar as duas ao mesmo tempo e do jeito que vc quiser.
Mas, e a fonte MXT 9v 2A já chegou??

dpinheiro
Membro Novato
# mar/21
· votar


Mas, e a fonte MXT 9v 2A já chegou??

Um amigo meu testou essa fonte do mesmo modelo na casa dele (sem aterramento, ligado em 4 pedais), e ele reparou muito ruído digital. Quando foi testar uma fonte "xing ling" que ele tinha em casa (comprada em camelô, com um fio fuleiro, bem fino e curto), ruído quase zero.

Eu tinha comprado essa mesma fonte, mas sem testar ainda. Mas pra não perder tempo chegando e eu acabar me decepcionando com a MXT, achei melhor comprar essa da Landscape. Acabei devolvendo a MXT sem testar antes (apesar de aqui em casa, pelo menos nos quartos, ser aterrado).

Ramsay
Veterano
# mar/21
· votar


Eu tinha comprado essa mesma fonte, mas sem testar ainda. Mas pra não perder tempo chegando e eu acabar me decepcionando com a MXT, achei melhor comprar essa da Landscape. Acabei devolvendo a MXT sem testar antes (apesar de aqui em casa, pelo menos nos quartos, ser aterrado).

dpinheiro
Vc consegue devolver tudo que não te agrada, certo??
Como vc faz? usa os 7 dias de arrependimento ou o que??

De qualquer forma agradeço o seu relato pq estava pensando em comprar uma dessas fontes MXT para o meu Digitech Trio Plus Band Creator+ cuja fonte chaveada original queimou do nada e agora sei que essa fonte MXT é vagabunda e pouco confiável.

dpinheiro
Membro Novato
# mar/21
· votar


Vc consegue devolver tudo que não te agrada, certo??
Como vc faz? usa os 7 dias de arrependimento ou o que??


Ramsay
Eu comprei com um cara da OLX da minha cidade, eu expliquei pra ele que comprei uma fonte nova e negociei com ele a devolução dela por alguns cabos pra o meu set, foi tudo tranquilo. Com relação ao whammy ricochete do outro post, por exemplo, tenho 30 dias pra devolver pelo Mercado Livre. Com certeza farei aquele teste que você recomendou com o Whammy antes das distorções (Guitar Rig), se não ficar legal, farei a devolução dentro dos 7 dias, mesmo eu tendo 30 dias. A fonte, que chegou ontem inclusive, está dentro dessa garantia de devolução dentro dos 7 dias. [ainda vou testar a fonte]

dpinheiro
Membro Novato
# mar/21
· votar


2 pedais já chegaram! Droptune e Whammy Ricochete! Pude testar eles na minha fonte Energy 6s, e realmente gostei do resultado. Praticamente zero ruídos (digo "praticamente" pois estou testando na guitarra antiga do meu irmão que a parte elétrica está muuuuito ruim, então não posso nem me mexer direito que aquele barulho de cabo plugando/desplugando fica bem à mostra). Mas quando tá "normalizado" o som, não aparece ruído nenhum, claro que com distorções fica, mas injeto um pouco de Noise Gate no Guitar Rig e fica uma beleza, sem grandes percas de ganho, som satisfatório.

Vamos lá, sobre o Droptune... Cara, sem igual! Nunca imaginei que eu poderia parar de ficar trocando as afinações das minhas guitarras (strato Tagima e uma floyd Memphis) pra pegar música A, B ou C. Não há latência, não há ruído, não há perca de sinal, não há nenhuma anormalidade no som, simplesmente sensacional! Principalmente porque toco muito instrumentais do Juninho Afra (G3) em afinações padrão, 1 e dois tons abaixo, gun's em meio tom, etc, etc... Então foi uma mão na roda a aquisição desse pedal, sem palavra pra dizer o quão bom ele é, e principalmente por ter casado muito bem com o Guitar Rig via placa de áudio, hehehe...

Sobre o Whammy Ricochete. Ele cumpre o que promete! E estou usando muito bem antes das distorções (já que uso elas no Guitar Rig), confesso que eu estava com muito receio por causa disso, mas experiência foi muito boa. Porém... Estou pensando em testar mais um pouco, aproveitando os 7 dias da loja pra devolver, porque não é um pedal barato, e acabei pensando melhor se vou ficar mesmo ou não, visto que estou tocando somente em casa mesmo, gravar alguma coisa, etc. Gostei muito dele, mas tenho que ver o custo x necessidade também, visto que já estou aguardando dois pedais mais essenciais que ele, wah2 Joyo e o Rowin tuner. Gostaria de uma opinião de vocês se possível.

Bom, é isso, estou esperando minhas cordas novas chegarem pra fazer o teste definitivo nas minhas duas guitarras, strato e floyd. Vamos ver se daqui pra lá eu decido o que faço com o Whammy. E de qualquer forma, o droptune não sai nem a pau! Kkkk... xD

Filippo14
Veterano
# mar/21
· votar


dpinheiro

Po mano, que bom que você curtiu os pedais e que eles funcionaram do jeito que você esperava, estava acompanhando seu outro tópico.

Dificil dizer se um pedal é necessário ou nao para alguem. Tem gente que faz show com 3 boards e pessoa que faz com a guitarra direto no amp. Complicado julgar por uma descrição na internet.

Minha opinião é que voce tem que ficar com o pedal. Eu particularmente acho imoral essa regra de 7 dias. A pessoa pega o produto, abre, fuça, mexe , no caso de pedais, a pessoa pisa, e depois devolve por que não sentiu a necessidade. Acho complicado. A loja naturalmente vai perder dinheiro no produto por um luxo do cliente, por uma indecisão que não cabe a ela solucionar. Mas cada um tem sua própria moral e sabe o que é certo e errado na sua vida.

Enfim, se divirta com os pedais que chegaram e com os que ainda virão. É sempre divertido tocar e experimentar com coisas novas.

Abraço,

dpinheiro
Membro Novato
# mar/21
· votar


Minha opinião é que voce tem que ficar com o pedal. Eu particularmente acho imoral essa regra de 7 dias. A pessoa pega o produto, abre, fuça, mexe , no caso de pedais, a pessoa pisa, e depois devolve por que não sentiu a necessidade. Acho complicado. A loja naturalmente vai perder dinheiro no produto por um luxo do cliente, por uma indecisão que não cabe a ela solucionar. Mas cada um tem sua própria moral e sabe o que é certo e errado na sua vida.

Filippo14
É um dos motivos que me faz não querer devolver, estou avaliando mesmo essa decisão. Mas valeu pelo comentário, com certeza vai pesar no que penso em fazer, estou quase decidido de ficar, rs... Abraços!

j_laverc
Membro Novato
# abr/21
· votar


Alguém aqui usa pedal / pedaleira da Line 6? Estou usando, no momento, uma fonte genérica de qualidade questionável (nem nome/marca ela tem) em minha pedaleira MM4.
Alguém me recomendaria uma fonte compatível com Line 6 que seja de boa qualidade?

Obs: uma fonte unicamente para a pedaleira. Eu já tenho uma fonte maior para os demais pedais.

anderson_gesteira
Membro Novato
# 19/set/22 15:49
· votar


Galera, eu vendo umas coisas velha aqui em casa, achei uma fonte antiga que era de um telefone, que esta escrita na etiqueta 9V, 200mA, com chave para 127V, 220V. Esta fonte já estava com o conector original trocado e que daria para usar nos meus pedais, só que usando o multímetro, com o conector trocado não teve nenhum sinal, mas quando tirei e testei com os fios expostos deu sinal, mas deu 12V. Se no caso eu colocar o conector que é de pedais, vai a baixar para 9v? Tenho medo de ficar com esses 12V ( que não era pra ser, já que na etiqueta diz 9V) e poderia queimar, já que outras fontes que tenho ou dão 9V ou um pouquinho menos.

Ramsay
Veterano
# 19/set/22 18:42
· votar


Se no caso eu colocar o conector que é de pedais, vai a baixar para 9v?
anderson_gesteira
Não vai baixar e sim continuar com 12V o que não é recomendável pra pedais que funcionam com 9V.
Essas fontes de telefone não servem pra pedais devido a péssima filtragem interna. O ruído ao utilizar com pedais vai ser considerável.

anderson_gesteira
Membro Novato
# 20/set/22 13:21
· votar


Ramsay Será que é pela essa filtragem ruim que ela esta com a voltagem errada? Que é uma diferença considerável estar com 12V se a etiqueta diz que é 9V

Ramsay
Veterano
# 20/set/22 17:44 · Editado por: Ramsay
· votar


anderson_gesteira
A filtragem ruim não tem nada a ver com a voltagem errada e sim com o uso de capacitor de filtragem de baixa capacitância.

Para resolver o problema de ruído o certo seria abrir essa fonte retirar o capacitor eletrolítico local e colocar no lugar um capacitor de 1000uF/16V. O problema é esse capacitor caber na caixa da fonte. Se não couber, então colocar um de pelo menos 470uF/16V.

Aliás, pensando melhor, essa fonte de telefone não é regulada e deve estar marcando 12V pq está sem carga, ou seja, não tem nada ligado nela e ao se ligar um pedal nessa fonte a voltagem deverá baixar para os 9V normais.

Vc pode testar a fonte ligando algum pedal nela, mas, monitorando com um multímetro na escala de 20V DC se quando vc ativa o pedal a voltagem cai dos 12V para 9 ou 9.5V. Se cair então tá tudo em ordem.

Edit:
Para monitorar a voltagem vc vai ter que retirar a tampa inferior do pedal e inserir as pontas de prova do multímetro nos terminais do jack de fonte do pedal.

anderson_gesteira
Membro Novato
# 20/set/22 20:49
· votar


Ramsay Vou fazer esse teste e ver se vai dar certo. Obrigado pela ajuda

Rockeira_2015
Membro Novato
# 03/out/22 00:33 · Editado por: Rockeira_2015
· votar


Pessoal, tenho uma duvida a respeito de qual fonte usar. Se o meu pedal é centro negativo, a fonte que funciona nele é com centro negativo tbm ou com centro positivo?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a fonte para pedais