Tocar bumbo sem tirar o pé do pedal!

    Autor Mensagem
    tiagocom
    Veterano
    # abr/05


    Gostaria de saber se mais alguém toca da mesma forma que eu, sem levantar o pé do pedal do bumbo! Existe alguma desvantagem ou vantagem?
    Eu me sinto mais relaxado tocando dessa forma e consigo obter uma boa velocidade sem grandes esforços.
    Obrigado!

    tiagocom
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    ...

    SeEk AnD dEsTrOy
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    c tah flando com o calcanhar no chao???
    eu toco assim, mas to mudando, num da pra trokar thrash metal assim......

    SeEk AnD dEsTrOy
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    q estilo vc toka?

    tiagocom
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    cara eu toco todos os estilos , desde heavy até rock , hardcore , eu toco tudo sem levantar calcanhar do chão!

    Nicegirl
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    tipo: sem levantar o calcanhar, mas levantando ligeiramente a pota é óbvio né....bem eu naum toco de um jeito só...dependo do que a música pede, da maneira q me dá mais velocidade e mais conforto...

    SeEk AnD dEsTrOy
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    tiagocom
    c vc kiser fzer pedal duplo rapido ou por mto tempo seguido vc vai ter problemas com velocidade e resistencia....mas c naum vc pode continuar assim msmo.....pra fzer chutes tbem eh foda com o peh inteiro no chao (heel down)...

    tiagocom
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Nicegirl
    [b][/b]

    Nicegirl , mais eu naum levanto a ponta do pé, meu pé fica todo no pedal , em nenhum momento meu pé perdi o contato com o pedal do bumbo!


    Eu gostaria tb de aprender a tocar com o pé levantado mais eu axo muito desgastante! Força muito , toco sem tirar o pé do pedal porque é mais confortavel para mim!

    Essa parada de axar confortavel é falta de costume ou realmente tocar sem levantar o pé do pedal é menos cansativo que levanto o pé ?

    Obrigado!

    Amok
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    tiagocom

    Tente o seguinte
    1.Sente um pouco mais pro centro do banco
    2. Ajuste o banco cerca de 5 cm acima do nível dos joelhos
    3. Coloque o banco um pouco mais recuado que o que vc está habituado.
    4. Aumente a tensão da mola ou, se seu pedal permitir, regule o batedor cerca de 4 cm para trás (nem todos os pedis tem esta regulagem) em relação à posição de descanso
    5. Pise somente com a ponta do pé aproximadamente no meio da sapata. Mantenha o calcanhar levantado, mas sem forçar o pedal para baixo. o batedor deve ficar a cerca de 4 cm da pele e sua perna deve estar relaxada. Para bater é só forçar a ponta do pé para baixo. Se estiver muito duro, avnçe um pouco o pé. Se o batedor estiver muito próximo da pele, aumente a tensão da mola.
    6. Ajuste o metronomo para 60 BPM e toque colcheias. Procure sentir o rebote do pedal, mais ou menos como bater uma bola de basquete. No começo dá a impressão que não vai, mas é assim mesmo.
    7. Crie variações. Alterne semínimas e colcheias. Quando se sentir confortável (leva alguns dias, não tenha pressa), vá aumentando o BPM do metrônomo.

    Boa sorte.

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    tiagocom

    tu é fodao heim! é difição toca rapido desse jeito.


    Amok

    to com um problema em ajuste de banco. em uma certa altura eu consigo toca nos 2 bumbos bem rapido, porem não consigo fazer toque duplo em um bumbo só. eu piso bem la na ponta do pedal pq meu pé é muito grande, mesmo assim o batedor não chega a ficar encostado na pele.
    me da um socorro aki.

    valeu!

    Soulface
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Thiago Yoshiki
    O problema é q vc está dependendo dos pés pra se equilibrar.
    O ideal é vc encontrar um ajuste do banco em q vc consiga se equilibrar ao levantar os dois pés, sem se apoiar em nada. Aí vc vai ter a liberdade necessária pra fazer vários movimentos com os pés, alternar entre bumbo e chimbal...

    tiagocom
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Amok

    [b][/b]

    Amok, valew aew pelas dicas, eu vo tentar fazer isso que vocÊ falou, depois eu coloco o resultado aqui pra galera ver, brigadaum aew!!!

    Amok
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Amok
    · votar


    Thiago Yoshiki
    Se o seu pedal permitir ajuste de regulagem do batedor, jogue ele um pouco pra frente. Se naum tiver, aumente a tensão da mola. tente tb se acostumar a pisar um pouco mais pra trás no pedal. Se eu entendi bem, vc usa heel down, né ? Se for heel up, o problema é esse que o Alface falou. Sobe um pouco o banco e senta mais pro meio. Bota o peso na bunda e não nos pés. Fazer doubles rápidos em heel up é bem mais difícil que em down pq o pedal tende a ter um retorno mais lento se vc estiver apoiando o peso da perna sobre ele. Então: ou vc mantém as pernas "flutuando" (mas isso cansa bagarai...) ou vc usa pivot. Na fase heel down do pivot, dá pra apoiar o peso das pernas no calcanhar e descansar um pouquinho.

    [ ]´s

    Amok
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    tiagocom

    Blz. O segredo é insistir. No começo dá a impressão que vc vai cair do banco. Preste atenção no som do bumbo. A pegada em heel up é muito melhor. Tente não colar o batedor no bumbo após o toque. Tem gente que faz isso, mas isso pode abafar um pouco dos harmônicos e rouba o timbre do bumbo.

    Bons estudos

    [ ]´s

    dmitri freitas
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    tem caras que usam o calcanhar no chão tipo o cara do krisium.

    tiagocom
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Amok
    Membro
    [b][/b]

    Amok, valew aew , essa parada do pirulito do bumbo encostado na pele apõs uma batida fa presta, além de abafar os harmônicos vc perde velocidade, pois quando vc for dar a proxima batida o pirulito terá que voltar para tráz novamente, perdendo agilidade!

    Aqui me explica uma coisa, eu aprendi bastante teoria , mais nada de teoria de pedal duplo e essas técnicas , oque é o heel up e o hell down ?

    Obrigado!

    Amok
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    tiagocom
    Pra começar: é heel, ok ? Hell é coisa de baterista de Black Metal.

    Esses nomes descrevem modos de apoiar os pés sobre os pedais. Dá uma checada no glossário.

    O que vou descrever a seguir são impressões pessoais, ok ?
    O heel up dá mais pegada e um kick mais nítido (isso num tem controvérsia), mas diminui a precisão porque o rebote do pedal tem que levantar o peso da sapata e parte do peso do seu pé, o que torna o pedal mais lento. Quando o bumbo é tocado muito rápido (em grooves de bumbo/pedal duplo), a técnica heel up exige que o peso das pernas seja suportado pelo tronco, ou seja, os pés não podem ser utilizados para apoio e equilíbrio. Isso exige um esforço da musculatura da coxa e dos quadris que pode cansar um bocado. Esse esforço é necessário para manter os pés "flutuando" sobre os pedais. As dicas que eu te passei acima diminuem este esforço, mas a aquisição de controle é relativamente difícil e exige muito treino.
    O heel down permite o apoio dos pés sobre os calcanhares enquanto a ponta do pé fica livre para acionar o pedal. Isso alivia o esforço da musculatura da coxa e dos quadris, mas aumenta a necessidade do uso da musculatura da perna (canela) que deve ser acionada pra erguer o pé. Pessoalmente, tenho muito mais precisão tocando em heel down, mas a pegada e o kick diminuem sensivelmente, e não aguento fazer grooves prolongados de bumbo duplo em Heel Down pq a musculatura da canela começa a cansar.

    Existem técnicas mais avançadas de pedal, como o pivot e o heel-toe, mas pra vc partir pra essas, vc tem que dominar o heel up e down antes.

    Eu utilizo o heel up em grooves de rock´n´roll, hard rock, heavy, pop e blues. O heel down eu uso pra tocar prog, jazz, mpb, samba e funk, que são grooves que utilizam muito doubles de bumbo. Meu pivot não tem precisão suficiente pra doubles pra estes grooves e o kick não tem tanta importância. Ah, e eu me ferro pra fazer grooves em shuffle pq é necessário pegada forte e doubles constantes nos pedais.

    [ ]´s

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Amok
    não uso heel down, sim heel up. o meu problema é que eu numn to conseguindo toca muito rápido pq meu pé num cabe direito no pedal, então eu fico com o pé la na frente do pedal. eu não gosto do heel down.

    Amok
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Thiago Yoshiki
    eu não gosto do heel down
    Melhor pra vc. Eu só num entendo pq vc coloca o pé lá na frente. O que acontece quanto vc tenta pisa mais no meio da sapata ?

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Amok
    O que acontece quanto vc tenta pisa mais no meio da sapata ?
    ...
    eu sento no banco e deixo minha perna normal, relaxada(praticamente em um angulo de 90).mas como eu tenho um dormente no lugar de um pé, ele fica la na frente mesmo. se eu botar mais pra trás, minha perna fica mais fechada e me prejudica em velocidade e constancia.

    Amok
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Thiago Yoshiki

    Entendi. O heel up deve ser usado com o pé mais pro meio da sapata pra funcionar bem. Vc pode tentar empurrar o bumbo mais pra frente, mas vai ter que reajustar os tons montados em cima dele. Com o bumbo mais avançado, vc pode recuar o pé sem ter que dobrar tanto os joelhos. Tenta ae e depois me diz se deu certo.

    [ ]´s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tocar bumbo sem tirar o pé do pedal!