Como microfonar bumbo sem furo?

    Autor Mensagem
    Luizinho24
    Veterano
    # out/07


    Galera, duvidas.

    Como microfonar um bumbo sem furo na pele de resposta?
    Qual é a diferença de bumbo com e sem furo? O som fica mais legal de qual jeito? Eu gosto do som grave, uso a pele de resposta com ou sem furo?

    Abraços!

    Amok
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    O furo na pele de resposta do bumbo tem duas funções: uma é justamente permitir enfiar um mic lá dentro usando um pedestal. A outra é permitir vazamento do ar quando a pele de ataque é percutida. Esse vazamento faz com que a a sensação de rebote do pedal seja mais seca. Com pele de resposta fechada, o rebote é mais "borrachudo".
    Nas últimas semanas tenho brincado um pouco com o posicionamento dos mics no meu set e cheguei às seguintes conclusões:

    Em relação ao som ouvido "ao vivo" (ou seja, sem microfonação), se o furo tiver menos que 15 cm de diâmetro (para bumbos maiores que 20"), a diferença é imperceptível. Agora, pra microfonação, faz toda a diferença:
    1. Com eu já falei, a pele com furo permite colocar o mic bem proximo da pele de ataque, o que cria um kick bem definido e um som mais pra "estalado", bom pra metal, thrash, speed, melódico e afins. O posicionamento do mic dentro do bumbo também reduz "vazamentos" (captação de outras peças do kit).
    2. Se o mic for colocado "na boca" do furo, vai captar também o fluxo de ar, e terá um pouco menos de kick. O som sai meio assim como um "tuff". A vibração da pele de resposta também é captada, oferecendo um sustain mais longo. Essa microfonação é excelente pra hard rock tipo Led Zeppelin e AC/DC, com peso, mas não muito veloz.
    3. Se a pele de resposta não tem furo, o mic deve ser colocado "off-center", ou seja, apontado pra pele de ataque, mas posicionado próximo à borda da pele de resposta. O som é bem encorpado e cheio, mas com kick pouco definido, o que é inadequado pra quem usa muita velocidade. Esse tipo de microfonação é mais usado em Jazz, blues e pop.

    [ ]´s

    Ch4p0L1N
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    ve se nao vai abrir um buraco no seu bumbo com a tesoura, pq ja vi um cara fazer isso

    Bob do recife
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Amok
    q massa..
    agora eu entendi a diferença..
    eu achava q era tudo igual.. soh questao de estetica :P
    (ate pq eu soh toco em bumbo com o tal furo)

    Ch4p0L1N
    caraio..
    auehauehuhaeuhaeuhaueh
    bem louca essa ideia :P

    DrummerZ
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Ch4p0L1N
    Eu num lembro como eu fiz, mas provavelmente furei com tesoura, faca, estilete... Coisas q cortam e q vc tem na cozinha ou no estojo. hehehe

    Ficou com umas rebarbas, um pouco desfiado. Mas eh um buraco, eh +- redondo e funciona.

    Abraços!

    Luizinho24
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Amok
    "Se a pele de resposta não tem furo, o mic deve ser colocado "off-center", ou seja, apontado pra pele de ataque, mas posicionado próximo à borda da pele de resposta. O som é bem encorpado e cheio, mas com kick pouco definido, o que é inadequado pra quem usa muita velocidade. Esse tipo de microfonação é mais usado em Jazz, blues e pop".

    Amok, dessa forma o microfone vai captar o som dos tons, não vai?

    Amok
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Luizinho24
    Quando o mic fica fora do bumbo, sempre ocorre o chamado "vazamento", que é a captação de outras peças, o que pode dificultar uma adequada mixagem do som da batera. Pra diminuir um pouco esse problema, os técnicos de som utilizam recursos como filtros "hi-cut" (ou "low pass"), que diminuem a captação de sons mais agudos. Outro recurso é a utilização de "gates", que só permitem passagem de som acima de determinada intensidade. O chato é que o uso destes recursos podem tornar o som um tanto artificial, mas tem gente que gosta. Você já deve ter reparado que o som de uma batera gravada é beeeem diferente daquele som que vc ouve quando está na frente de um cara tocando.

    [ ]´s

    Luizinho24
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Amok
    Blz, quem sabe, sabe!

    Raphael cox
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Luizinho24

    Você pode microfonar tanto por traz ou pela frente, mas pela frente, onde fica o pirulito, você vai ter só o agudo.

    Então, o ideal seria testar se você gravaria com pele ou sem pele atras!!!

    vai um teste das duas formas...depois usa alguns plug-ins de gate e EQ e vê qual mais te agrada.

    Normalmente quando gravo no studio, procuro sempre usar dois, um na frente e um atraz. Na mixagem fica mais facil conseguir diversos tipos de bombos...

    abr

    Amok
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Raphael cox
    procuro sempre usar dois, um na frente e um atraz. Na mixagem fica mais facil conseguir diversos tipos de bombos...

    Haja canal...

    [ ]´s

    Cokun
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Galera, gosto de um som de bumbo bem seco, meu bumbo nao tem furo na resposta, o som ta bem gordo mas nao ta ainda do jeito que eu quero, se eu fizer o furo na pele resposta vai fica mais seco?

    Amok
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Cokun
    Experimente o seguinte: remova a pele de resposta e coloque bastante abafamento (tipo um travesseiro grande) bem pressionado contra a pel de ataque. Isso é só um primeiro experimento em direção ao seu som ideal.
    Depois poste aí o que vc achou.

    [ ]´s

    Cokun
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Cokun
    · votar


    Amok

    Entao, mas meu bumbo ja tem um travessero lah dentro....coloquei ele deitado como se colocasse em uma cama normal, pois assim o risco de ele sair do lugar eh menor, ele pega mais a pele batedeira, se pegar pega muito pouco a resposta, queria sabe se pra deixar mais seco a solução é colocar mais alguma coisa dentro, fazer o furo ou os dois, porque o furo tambem ajuda na hora de microfonar...
    abs

    Amok
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Amok
    · votar


    Cokun
    Então, retire a resposta e coloque um pesinho sobre o travesseiro. Toque um pouco sem a pele de resposta.
    Depois me diz o que achou.

    [ ]´s

    Cokun
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Amok

    Tirei a pele de resposta, achei que nao mudou muito o som...mas dai coloquei bastante abafamento como voce falou e dai o som ficou bem legal....bem seco...

    Amok
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Cokun
    Então voce chegou perto do som que queria.
    Agora faça o seguinte; Mnatenha o abafamento pesado que você fez, recoloque a pele de resposta com a afinação mais grave possivel e ajuste os travesseiros para tocar bem de leve na pele de resposta. Isso vai possibilitar um subgrave maior sem molhar muito o som.

    [ ]'s

    Cokun
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Cokun
    · votar


    Amok

    E não sei se isso vai influenciar em alguma coisa, fiz o furo na pele resposta...

    Amok
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Amok
    · votar


    Cokun
    O furo influencia sim. Se o furo for maior que 15 cm de diametro o som passa a ficar muito parecido com o de uma batera sem pele de resposta. Mas talvez seja exatamente isso o que voce procura.

    [ ]´s

    Cokun
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Amok

    Mas o furo em si, sem modificar o abafamento, faz o som do bumbo mais seco?

    Amok
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Cokun
    A maior vazão do ar de dentro do bumbo pelo furo faz com que haja menos reverberação, especialmente pela pele de resposta. Resumindo: sim, o furo "seca " o som, mas não é principal componente da "secagem", porque a pele de ataque é bem mais importante.
    [ ]´s

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Amok

    Se liga só, o meu bumbo é de 22"x17,5" em Birch, a afinação da pele batedeira é baixa mas sem ficar frouxa, a resposta é média para média alta sem furo. Há um pequeno travesseiro deitado sem encostar muito nas peles, e uso um batedor inteiriço de feltro. Não há nada colado nas peles.

    O som dele é grave mas bem seco com kick na medida, tocando bem rápido ele não embola e ainda assim tem uma pressão excelente.

    Agora taí, acho que o conjunto é muito bom, mas seu trocasse os batedores de feltro por de madeira ou nylon acho que ia ficar com muito kick e de certa forma pouca pressão, estou certo?

    Estou pensando em fazer um furo de no máximo 6" e colocar um daqueles protetores de furo, o que acha dessas coisas?

    Amok
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Amok
    · votar


    Thiago Yoshiki
    Num entendi direito... Vc gosta do som como está e quer mexer no bumbo ?
    Que resultado você quer ? Se é pra aprender, vai fundo, mexa em tudo o que puder. A "pressão" é dada mais pela profundidade do casco e pela pegada do baterista. Um baterdor duro oferece um estalo no ataque, mas com técnica adequada, o som é seguido por um belo "ooomph" subgrave.
    Eu uso um protetor de furo, porque além de proteger o furo da haste do microfone, ele corta um pouco dos harmônicos de alta frequencia da pele de resposta, deixando o som mais "cheio".

    [ ]´s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como microfonar bumbo sem furo?