Isolamento Acústico!!!

Autor Mensagem
Dangersrock
Veterano
# dez/11
· votar


Ogner

Alguma sugestão para o meu caso?

ogner
Veterano
# dez/11
· votar


8m de comprimento por 5m de largura, e 3m de altura
O tamanho esta bacana!
Vc procurou ou ja sabe oq é o box in the box? Tem que fazer isso!
Depois vc pensa na parte acustica interna. Primeiro pensa na parte extrutural da coisa, a construçao. Box in the box...Existem alguns tipos. Vc vai precisar de um arquiteto com alguma experiencia na areao ou que pesquise sobre o assunto. Seria o ideal!

O estudio vai ser dentro da sua casa? Ja é um comodo que vc vai modificar?

Dangersrock
Veterano
# dez/11
· votar


Alguém por favor poderia me dar uma ajuda..me dizer se estou certo, se vou jogar grana fora?..uma luz, pelo menos um caminho..dicas...pleaseeeeeeeee

extremepatience
Veterano
# mai/14
· votar


Alguem ja tentou isto, sera que resulta?
http://www.ehow.com.br/gravar-paredes-isolamento-acustico-como_122776/

Stefanelli
Veterano
# mai/15
· votar


boa tarde pessoas!

por favor, umas duvidas sobre esse assunto de abafamento de som ( isolamento não pq não tenho R$ pra fazer o isolamento rrsrsr)
Seguinte. Tenho um quarto em casa de uns 10m² onde uso para tocar.
se eu colocar a espuma acustica nas paredes e no teto ja da uma abafada dahora no som? o que devo fazer com a porta e com a janela?
taco espuma nelas tambem? obrigado!

-DiegoEV
Membro Novato
# mai/15
· votar


Alguém poderia me ajudar?

Estou fazendo um projeto arquitetônico e nele contém um homestudio simples. Ja previ paredes duplas com lã de vidro entre elas, e também o uso de vidro insulado (duplo e à vácuo). Mas meu problema tem sido janelas e ar condicionado. Há necessidade de ter janelas ou o ar-condicionado já resolve? Se houver, quais seriam as adequadas?

entamoeba
Membro Novato
# mai/15
· votar


Stefanelli
Espuma só vai cortar um pouco a reverberação, sobretudo das frequências mais altas. Se o teu objetivo é evitar o vazamento do som, encher de espuma é jogar dinheiro fora. Mas como se trata de um espaço muito pequeno talvez valha a pena dar uma tratada no som.

Um jeito relativamente barato de diminuir um pouco o vazamento é caprichar na vedação!

-DiegoEV
As janelas são usadas quando você tem uma sala técnica separada. Ela serve para comunicação entre quem está tocando e quem está operando a gravação. Caso esse não seja um requisito do teu projeto, nem esquente com janela! Caso seja, você deve usar duas folhas de vidro grosso fixas, no mesmo esquema das paredes duplas, e caprichar na vedação.

-DiegoEV
Membro Novato
# mai/15
· votar


entamoeba

Mas e janela pra fora do estudio, para ventilação/iluminação? não precisa?? Um ar-condicionado de baixa freqüência e uma lâmpada decente resolve? Desculpem se a dúvida for óbvia kkk Minha ideia é ter apenas uma porta adequada de abertura. Não ter janelas. Mas não sei se na prática funciona.

kiki
Moderador
# mai/15
· votar


Stefanelli
por favor, umas duvidas sobre esse assunto de abafamento de som ( isolamento não pq não tenho R$ pra fazer o isolamento rrsrsr)
abafamaneto não tem significado técnico.
ou voce quer isolar (que voce diz que nao quer), ou voce quer tratar (que parece ser o que você quer).

se eu colocar a espuma acustica nas paredes e no teto ja da uma abafada dahora no som?
se voce colocar espumas vai aumentar a absorção no ambiente, o que vai reduzir a reverberação. isso é o que voce está chamando de "abafar".
mas se voce só "tacar" espuma vai ter um resultado qualquer, nao necessariamente bom. "secar" demais o ambiente (tirar muita reverberação) também pode ser ruim.

o que devo fazer com a porta e com a janela?
pra aumentar a absorção, pode colocar espuma em cima. mas não dá pra saber se precisa assim do nada, isso é algo que se calcula.

no mais, voce tá mais perdido que cego em tiroteio.
estude mais, pesquise mais. tem muito material aqui no fórum e pela net pra voce entender um pouco mais. não saia tacando espuma sem saber pra que serve que voce vai gastar dinheiro à toa.

kiki
Moderador
# mai/15
· votar


-DiegoEV
entamoeba
pra ventilar é possível só à base de ar condicionado. estúdios fazem isso, é muito comum o cara fechar as janelas externas com alvenaria e viver à base de ventilação mecanica.

mas eu não sei dizer se precisa de algo mais do que um ar condicionado simples que se usa em casa. eu fico com a impressão de que vai ventilar pouco.

se for um lugar que tem umidade talvez fosse bom investir numa janela acústica - que vede muito bem mas que possa ser aberta pro ambiente ventilar as vezes.
se nao vira um mix de espumas e tapetes pra tornar o ambiente absorsivo + umidade = mofo. e pense em todas as madeiras dos instrumentos.

entamoeba
Membro Novato
# mai/15 · Editado por: entamoeba
· votar


kiki
"secar" demais o ambiente (tirar muita reverberação) também pode ser ruim.

Um cômodo de 10m² com uma batera dentro não tem nada a perder se ficar super seco! Aliás, nesse caso aqueles protetores auriculares são fortemente recomendados.

Se bem que esses protetores secam o som mais do que qualquer espuma na parede. Se não for para gravar, bastariam os protetores...

-DiegoEV
Mas e janela pra fora do estudio, para ventilação/iluminação? não precisa?

Não lembro de ter ido a um estúdio sequer que tenha uma janela com essa função. Mas se você não tiver problemas com vizinhos (o som que sai) ou com ruídos da rua (o som que entra, no caso de gravações), não vejo problema nenhum em ter uma janela.

O sol é bom para matar os ácaros e arejar também ajuda - inclusive para melhorar o cheiro (já fui em cada estúdio fedido). Mas se for colocar uma janela, lembre-se que as partes móveis podem vibrar por simpatia, causando ruídos indesejáveis.

Se tivesse essa preocupação e prezasse pelo isolamento, acho faria dois painéis de compensado espesso com bordas emborrachadas tampando a janela - um por dentro, outro por fora - fixados por algum mecanismo que os pressionassem contra a parede, de modo que o ar não pudesse passar.

kiki
Moderador
# mai/15
· votar


entamoeba
Um cômodo de 10m² com uma batera dentro não tem nada a perder se ficar super seco!

verdade! nao tinha percebido a bateria na primeira leitura! obrigado pelo aviso.

O sol é bom para matar os ácaros e arejar também ajuda - inclusive para melhorar o cheiro (já fui em cada estúdio fedido).
sim, é isso que eu temo.
não há nada como um bom sol de tempos em tempos (tem que ver se bate sol na janela dele)

godofnirvana
Membro Novato
# mai/15
· votar


oi pessoal qro ver oq acham da minha ideia para uma porta acustica qria fazer uma porta de gesso acartonado drywall pegaria a estrutura metalica faraia o molde de uma porta botaria la de vidro ou rocha dentro pegaria 2 placas de gesso fecharia e dps pegaria e faria o acabamento de gesso daria crt?

entamoeba
Membro Novato
# mai/15
· votar


godofnirvana
Não sei te dizer, mas acho que não compensa!

Você tem ou vai contratar alguém que tenha experiência no uso de drywall? Sabe que há um grande risco de dar errado e você jogar dinheiro fora? Já avaliou o custo disso e comparou com outras alternativas?

Conheço um pouco o material e desconfio que a estrutura metálica habitualmente utilizada na confecção do drywall não seja indicada para a construção de uma porta. Talvez você possa minimizar esse problema aumentando o número de travamentos (que são aquelas barras na diagonal). Contudo, como leigo em engenharia e sem calcular nada, acharia mais seguro fazer isso utilizando um frame mais resistente, de aço.

Tô achando que deve ser mais barato e mais eficiente apostar nas portas de compensado. Você pode contruí-la com duas folhas com "recheio" de lã de rocha e também pode utilizar duas portas (uma abrindo para cada lado - o que é comum em estúdios).

Junaocg ms
Membro Novato
# abr/16
· votar


olha estou lendo esse topico eu estou com um problema tenho um quarto , eas paredes faz divisao com os vizinho e quero montar um estudizinho para tocar violao e cantar somente sem bateria sem nada disso as parede sao de alvenaria tijolo 8 furo e reboco por cima.............. e o teto é telha eternit 3.66 me ajudem a isolar o som para nao sair para fora pois so tenho horario de madrugada para tocar e cantar isolamento simples

Iversonfr
Veterano
# abr/16
· votar


Junaocg ms

Não tem laje no teto? Se não tiver vai te complicar horrores.

Algo que pode ajudar é criar uma segunda parede de drywall (gesso acartonado) com lã de rocha no meio. No teto pode fazer um forro falso da mesma maneira.

Junaocg ms
Membro Novato
# abr/16
· votar


Iversonfr
se eu fazer um tipo de um caixote com maderite com distancia de 30 cm ou mais da parede e do teto com algo no meio entre parede de tijolo e caixote de maderite sera que isola o som !

entamoeba
Membro Novato
# abr/16
· votar


Junaocg ms

De onde você tirou os 30cm? Acho que isso representa uma perda significativa de espaço para ser algo assumido de maneira arbitrária.

Isolamento requer boa vedação e materiais pesados (ou com alternância de densidade). Se quiser fazer isso gastando pouco tem que se informar bastante! É fácil jogar dinheiro fora tentando fazer algo barato!

Se a madeirite (compensado) não for daquelas bem finas, de tapume, você pode obter um bom resultado. Mas é difícil estimar a atenuação que você necessita. Tenho a impressão que uma caixa de compensado ou MDF de 18mm deve bastar, pensando que você não tem graves retumbantes para limar.

Junaocg ms
Membro Novato
# abr/16
· votar


entamoeba
aqui em campo grande tem uns compensado de 10 cm de grossura

Junaocg ms
Membro Novato
# abr/16
· votar


entamoeba
compensado de 1,5 cm nao 10 cm

o som e so voz e violao sem bateria contra baixo

entende?

ENKI
Membro Novato
# ago/16
· votar


Olá pessoal, preciso de uma ajuda com respeito a isolamento acústico...

Estou montando um pequeno Studio (5,20 x 2,90) e minha preocupação principal é o teto, pois já consegui isolar as duas portas e a janela com certa eficácia.

Explicando: se trata de uma casa alugada, muito antiga e muito simplória, com forro paulista de somente 2m de pé direito, embaixo de um telhado de zinco. Isso significa que não há nenhuma possibilidade de construção de outro telhado ou outro forro, o dono não aprova. Portanto, é esta estrutura que tenho.

O que fiz até agora foi colocar sobre o forro paulista duas camadas de placas de lã de vidro, totalizando 10 cm. Já comprei espuma casca de ovo para colocar na parte de baixo do forro. Ainda não fiz o teste para saber, mas acredito que não será suficiente e tenho um vizinho bem chato. Qual outro recurso poderia utilizar além da espuma e a lã de vidro nesse forro?

P.S: Escrevi em mais de uma tag pois preciso terminar o studio o mais rápido possível.

Itmarinho
Membro Novato
# jan/17
· votar


Salve galéra.. estou construindo um estúdio justamente para minha batera aqui m minha casa. Caixa de ovos servem mais para tratamento acústico do que para isolamento acústico, ou seja, as caixas de ovos iram atuar no controle da reverberação do ambiente.
Sobre isolamento, fiz parede dupla com blocos de tijolos de 8 furos e estou revestindo essa parede dupla com tijolos maciços, isso pq o som precisa de massa maciça para não vazar, quanto mais solida e espeça foi as parede do estúdio melhor será. Na parede dupla, fique com dúvida sobre o espaço entre uma parede e outra, segundo a física, o som não se propaga no vaco, porem como o espaço que tenho m casa é relativamente pequeno, não iria conseguir disponibilizar um vão adequado que acredito que seria de 10 à 15 cm, fiz com um vão de 5cm mesmo.
Pensando na questão de parede maciça acabei preenchendo esse vão, o ideal seria com concreto, porem devido ao orçamento apertado tive que partir para uma outra opção. Acreditem se quiserem, estou utilizando raspa de carvão, é isso mesmo, depois de muita conversa com um amigo produtos musical que tem seu próprio estúdio, a rapa de carvão alem de dar um tratamento acústico muito bom proporcionou um isolamento inacreditável.
Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, galera ficou muito bom mesmo, ele faz alguns trabalhos de madrugada inclusive aluga o estúdio de madrugada e até hj não teve nenhum problema com vizinho algum.
fica a dica espero ter ajudado. valew.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Isolamento Acústico!!!