Isolamento Acústico!!!

Autor Mensagem
Phoodencio
Veterano
# dez/04


Caras, desde o ano passado eu venho pesquisando como fazer um isolamento acustico aqui em casa preu poder tocar batera no meu proprio quarto (eu toco num quarto mofado do outro lado do condominio, onde eu deixo a minha batera)...
Esse topico ta aberto pra galera contar experiencias de como fez pra isolar um canto pra estudar!!! (material, preço, projeto, enfim...)

Phoodencio
Veterano
# dez/04
· votar


obs.: caixa de ovo não vale... to falando isolamento de verdade =P

Fryggy
Veterano
# dez/04
· votar


uma coisa que o pessoal esquece qndo vai isolar um local é deixar um espaço entre o material isolante e a parede. por exemplo: se vc for colocar isopor, deixar um espaçinho entre o isopor e a parede...

Fryggy
Veterano
# dez/04
· votar


alguem sabe qual é o material mais barato? ou o com melhor custo/beneficio?
valew...

Rebirth_Metal
Veterano
# dez/04
· votar


Algumas informações úteis.

http://portal.prefeitura.sp.gov.br/guia/psiu/artigos/0008

http://www.abel-acustica.com.br/Acustica/IsoleAbsor.htm

Phoodencio
Veterano
# dez/04
· votar


valeu rebirth, mas quem tiver experiencias proprias, por favor comente aqui tb!

SpeedFrog
Veterano
# dez/04
· votar


Cara, tive muito problema com isso, o esquema são os 50dB, a policia me falou numa de suas incursões à nossa garagem hehehe...que se a gente tocasse dentro de casa, dificilmente ultrapassaria esse limite, mas sei la, isso foi por causa dos vizinhos, mas o esquema é o que foi dito ja, deixa um espaço entre o isolante e a parede, mas se você vai fazer no seu quarto, se prepara para o calor...eu ja tentei isso e foi foda, hoje prefiro andar alguns quarteirões para estudar...já ouvi de gente que usou aquela espuma daquele travesseiro CONTORPILLOW, sei la como se escreve, hahaha! flw...abraço

iGoR_CaVaLeRa
Veterano
# dez/04 · Editado por: iGoR_CaVaLeRa
· votar


CONTORPILLOW esse eh velho do tempo da TV Manchete uAHeuhAUEh...
mas intaum, geralmente em estudios o q se usa eh esse material mesmo, mas o preço eu naum sei t dizer, so vc indo em lojas d instrumentos e se informando, mas deve ser caro, e tbm tem q ter a paciencia d colar, q eu nem com o q se cola isso, mas eh isso...

Rhailent
Veterano
# dez/04
· votar


fala FudÊÊÊncio!
bom, minha experiencia:
comprei a batera, nego me xingava de tudo! ai comecei a usar coisas tipo pele muda e abafadores de peles epratos ( de borracha, so pra estudar os exercicios) , mas aí faltava ouvir o som da batera ne... meti carpete na parede, uma camada de compensado, uma camada de isopor, e cortiça na porta (cortiça eh material tipo de fazer rolha de vinho)

nao ficou perfeito, mas abafou pra caraleo!

marco_max_254
Veterano
# dez/04
· votar


Bom...eu montei um estudio aqui em casa.
Usei espuma acustica...meu...eh caro mas vale a pena, deminuiu bastante o som. Eu comprei uma baqueta leve, 1 hora depois já tinha quebrado o.O, isso porque eu sento o pau (eu toco heavy metal! hehehehehe), e ninguem escuta!.

O unico problema é as guitarras, elas fazem muito mais som que a batera (ainda mais no solo), por isso, tu tenque colocar bastante espuma no teto, e deixe os amplificadores sempre proximos ao chão (se fizer uma pilha de amplificadores, o som fica insurdecedor).

Na batera, coloca travesseiro dentro do bumbo (alem de baixar o som deixa ele mais "motorizado"), poem abafador na caixa e talz.

Ai você pode brincar de "imitar um motor de moto" na batera a vontade! hehehe, enjoy.

Abraços, Marco

Hr_Sigurd
Veterano
# dez/04
· votar


...Hum... interesting...
...mas Imitar um helicoptero eh bem mais preza, hehehe

marco_max_254
Veterano
# dez/04
· votar


hehehehehe....
acho mais legal então imitar um trovão! hahahaha..tenta fazer isso

abraços, Marco

fabio broetto
Veterano
# dez/04
· votar


Bá galera, pra comessar isopor é isolante térmico.
Uma das coisas que mais funciona é fazer uma parede dupla com +ou- uns 4 cm de vão entre elas, para fazer uma camera de ar. colocar uma espuma chamada de sonex , que atualmente é uma das mais isolantes.coloda na parede.
Onde fica a bateria poe uma camada de borracha (tipo tapete de carro) e uma chapa de mdf, aglomerado ou compensado por cima, depois um carpetinho para não ficar feio.
Tem que fazer isso no cubo de baixo e se possivel nos de guitarra.
A borracha com a madeira forma um isolante de baixas frequências que normalmente atinge a estrutura da casa ou apartamento, sem fazer isso não adianta nem fazer 10 paredes.
Abraços a todos

Rhailent
Veterano
# dez/04
· votar


boa, agora faz isso tudo e manda a conta pra ele... ele ta pesquisando, logo ker algo q saia bem em conta neh...

eigi
Veterano
# dez/04
· votar


esse site é bacana e dá a dica de uns links legais. tb to querendo montar um estudiozinho.
http://trombeta.cafemusic.com.br/trombeta.cfm?CodigoMateria=130

bulldog
Veterano
# dez/04
· votar


Não gaste seu dinheiro nem tempo com isopor, caixa de ovo, cortiça ou carpete. O coeficiente de absorção desses materiais é quase zero. O máximo, como foi dito por alguém aqui é que eles vão absorver o som do ambiente (os agudos). Para ISOLAMENTO: a única coisa que isola o som é barreira, ou seja, concreto, paredes grossas ou, pelo menos, divisórias de gesso e AR (sim, deixar espaço entre as paredes é bom isolante). A espuma servirá para absorver o som mas NUNCA para isolar. Portanto, se você toca guitarra a espuma é útil. Para absorver graves de contrabaixo ou bateria é preciso fazer BASS TAPS (você acha projetos na internet). Tente imaginar na sua cabeça uma parede de gesso e uma parede de espuma, o que você acha que realmente vai barrar o som????
Repetindo: Para ISOLAMENTO: Paredes/divisórias
Para ABSORÇÃO: Espuma na parede e carpete no chão e/ou teto (não use caixa de ovo, nem isopor)

Outra coisa: se tiver alguma passagem de som por menor que seja, por exemplo, porta com frestas TODO O ISOLAMENTO estará comprometido. É preciso colocar borrachas nessas frestas.

anarkman
Veterano
# dez/04
· votar


eu construi meu estudio, uma sala +/- de 17m2 de alvenaria com forro de madeira.
em cima do forro joguei varios colchoes pra abafar, fiz outras paredes de compensado deixando 10 cm de espaco da parede de alvenaria, preguei espuma de 15 cm nas paredes e teto....
fiz um piso flutuante com borracha de 4 cm com madeirite por cima e um tapete.....
resultado final.....nao passa qse nada

João de Atibaia
Veterano
# mar/07
· votar


anarkman

Você existe ainda? hehehhe

Queria tirar uma dúvida com você.....

Amok
Veterano
# mar/07
· votar


João de Atibaia
Pergunta ae, véio. quem sabe posso ajudar.

[ ]´s

João de Atibaia
Veterano
# mar/07 · Editado por: João de Atibaia
· votar


Amok

Eu tô com dúvida neste piso flutuante.

Veja, tenho uma área pra poder construir meu estúdio e neste caso, usarei paredes duplas, inclusive pretendo fazer teto duplo também.

Mas minha dúvida maior é no piso flutuante. Como fazer com que ele não toque no piso externo?

Tenho um livro que fala sobre isso, mas lá são citados molas ou coxims, talvez complique um pouco.

Tive uma idéia de fazer as paredes externas, conforme manda o figurino e deixar sem contrapiso, na terra mesmo. Aí eu faria o contra piso da sala interna e elas não se tocariam, a não será pela terra, será que funciona?

Ah, moro numa avenida movimentada.

E a tubulação do ar-condicionado não deixaria o som vazar?

Você é de SP capital?

Valeu pela ajuda!

Aquele abraço!

Amok
Veterano
# mar/07
· votar


João de Atibaia
A maneira clássica de se fazer um piso flutuante é basicamente construir uma laje ou contrapiso sobre o assoalho (terra), sem que o piso entre em contato direto com as paredes. É necessário deixar um fresta de cerca de 3 a 5 cm entre as bordas do piso e o rodapé das paredes. Esta fresta pode ser preenchida com qualquer material viscoelástico (EVA, Borracha, Silicone). A idéia do piso flutunate é impedir a transmissão de ruidos através do solo. A terra por baixo da laje ou contra-piso é considerada um excelente isolante.
Portanto, sua idéia é correta.
O tipo de aparelho de ar-condiconado mais adeuado para estúdios seria os tipo split. Se for feita uma boa vedação nas furações das paredes por onde passa a tubulação, não tem problema. Agora, com aparelhos tipo "caixote", vc não vai obter um isolamento de boa qualidade.
Esteja ciente que vc nunca vai conseguir zerar o vazamento, mas pode conseguir uma boa atenuação do som, tanto interno quanto externo. que pode chegar a níveis que não incomodem ninguém.

[ ]´s

João de Atibaia
Veterano
# mar/07
· votar


Amok

Pretendo deixar com 10cm de fresta, pois esta é a distância pretendida entre as paredes internas e externas.

Você tem alguma dica de espuma pra fazer o tratamento acústico? Um local com preço em conta? hehehe

Com relação ao ar-condicionado, será do tipo split. Como seria uma vedação adequada das tubulações?

Você construiu um home studio utilizando estas técnicas? Sabe quantos dB ele atenua?

Valeu pelas dicas!

Aquele abraço!

Amok
Veterano
# mar/07 · Editado por: Amok
· votar


João de Atibaia
Vc vai fazer um estudio do tipo box-in-a-box, certo ? Essa configuração é considerada uma das mais eficientes em termos de isolamento. Ao invés de espuma, melhor usar lã de rocha e um revestimento de Eucatex ou até mesmo ripas de madeira, com uns painéis defletores e "bass-traps" nos cantos.
Revestimento em espuma "mata" demais o som. Uma vedação adequada é intercalar camadas de lã de rocha com espuma de poliuretano expandido (vende em spray nas lojas de material de construção. Meu estudio não seguiu exatamente estes conceitos devido à falta de verba e (sérios) problemas de comunicação com o pedreiro. Não sei qual é a atenuação, mas dá uma olhada no site da Audiolist que lá deve ter uns projetos legais. Foi lá que eu pesquisei pra construir o meu estudio.

[ ]´s

João de Atibaia
Veterano
# mar/07
· votar


Amok

A minha idéia é exatamente essa, box in a box.

Você está sugerindo de eu usar lã de rocha e Eucatex grudados na parte interna da parede interna? Isso faz um tratamento acústico?

Deixe ver se entendi em relação a vedação: eu envolvo o conduíte em lã de rocha e aplico este spray de poliuretano extendido, faço aplicações intercaladas nas entradas e saídas?

Pra você ter uma idéia, venderei meu carro, comprarei uma motoca e com a grana que sobrar, espero poder construir quase que totalmente o estúdio.

Vou dar uma passada no Audiolist.

Cara, valeu pelas dicas!

Você tem umas fotos pra mostrar do seu estúdio?

Amok
Veterano
# mar/07
· votar


João de Atibaia
O lance de se usar lã de rocha e eucatex ajuda no controle de reverberação sem matar o som em excesso. A lã de rocha é tb legal pra se montar a porta acústica. Pra se instalar os bass traps e os difusores tem uma serie de cálculos que precisam ser feitos, mas tem tudo lá no Audiolist. A vedação é quase isso que vc falou. Envolva o conduite em lão de rocha, mas o espaço entre o conduite e a parede é preenchido com camadas alternadas de PU e lã de rocha, de modo que o "sanduíche" fique no mesmo plano que a parede.
Infelizmente não tenho fotos do estúdio.


[ ]´s

João de Atibaia
Veterano
# mar/07
· votar


Amok

Mais uma vez eu agradeço sua ajuda!

Já me inscrevi no Audiolist, já baixei alguns artigos e vamos ler!

Outra coisa, seu estúdio tem paredes não paralelas?

Pode me passar as dimensões dele?

Aquele abraço!

Amok
Veterano
# mar/07
· votar


João de Atibaia
As paredes de meu estúdio são totalmente assimétricas; o piso é em borracha e construí um desnível de 15 cm em metade da área do piso. O teto é laje de concreto, com queda de 5 cm. As paredes são duplas em tijolo baiano com espaçamento de 5 cm preenchido com concreto. Devido à localização (fundos em um terreno abaixo do nível da rua), tenho problemas com infiltração de umidade, então fui obrigado a manter uma janela para ventilação quando o estudio não está em uso. A janela é ocluída com um tampão de compensado recheado com lã de rocha.
A porta é dupla (uma interna, acústica e um externa, comum, com vedação no batente). Não tenho as dimensões agora, mas posso medir e posto quando puder.

[ ]´s

João de Atibaia
Veterano
# mar/07 · Editado por: João de Atibaia
· votar


Amok

A princípio, pela planilha modos da Musitec, ele ficaria com C=3,7, L=2,3 e H=2,8, até que as curvas não ficaram tão ruins, mas lendo muitas coisas do Audiolist, e colocando esses valores na tabela proporções, não ficou tão bom assim.

Pela tabela proporções, as medidas ficariam C=3,4, L=2,3 e H=2,7, mas esses dados na tabela modos da Musitec não ficaram tão bons quanto os de cima, entende meu drama?

Postei algo no Audiolist, mas até agora não tive resposta.

E em vários projetos que vi por lá, todos são simétricos, bom, pelo menos ninguém fala em parades não paralelas.

Você usou estas tabelas? Se você puder, e não for incomodar muito, poderia te enviar as tabelas pra uma olhada rapidamente.

Apesar do meu não ser subterrâneo, pensei em colocar uma janela pra ventilar durante o dia, mas essa possibilidade está quase descartada.

Penso em deixar as portas abertas, interna e externa, e colocar uma tela, assim ventila e faz com que não entre nem um ser roedor.....heheheheh

Tem algum local onde lã de rocha é vendida mais em conta?

Apesar de morar em Atibaia, trabalho na capital, então poderia eventualmente passar em alguns locais.

Amok
Veterano
# mar/07
· votar


João de Atibaia
Pelo fato de eu poder construir uma sala com paredes assimétricas, eu apenas me preocupei em não permitir um pé direito muito alto e acabei não utilizando as tabelas. Creio que ficou perto de 2,5 a 2,7.
Ventilação em um estúdio é sepre um problema... Pior do que roedores são insetos rastejantes... Esses bichos podem se tornar verdadeiras pragas no estúdio.
A lã de rocha eu felizmente consegui nas sobras da construção de um salão de festas de um parente meu. Pesquise os preços em lojas de material isolante térmico e acústico.

[ ]´s

João de Atibaia
Veterano
# abr/07
· votar


Amok

Pelo Audiolist eles recomendam o pé direito o mais alto possível.

Cupins? Traças? Baratas?

Também estou mantendo uma conversa no fórum Home Studio, dê uma passada lá, ok?

Aquele abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Isolamento Acústico!!!