5/4 em tercina pra blues!

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/14


    tou com um novo riff pra fazer uma musica nova ,mas o riff é em 5/4 e ainda em tercina,tou tentando criar um groove de bateria pra acompanhar mas não faço a minima ideia de como dividir tempos fortes e fracos, nunca ouvi uma musica 5/4 em tercina e não sei onde me guiar, procurei varios termos diferentes no youtube (5/4 blues, 5/4 grooves) o maximo que achei foi umas aulas de grooves em 5/4 simples (mas eu preciso que seja 5/4 em tercina!) .... se alguem puder me dar algums exemplos de batidas em 5/4 em tercina pra eu ter uma noção eu agradeceria muito.

    makumbator
    Moderador
    # mar/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    rhoadsvsvai

    Você pode começar analisando seu riff para saber se ele se encaixa no modelo de 2 + 3 ou 3 + 2, e isso independe de ser tercinado ou não.

    Se toda a linha é tercinada, você pode pensar nele como um compasso de 15/8. Pode-se também fracioná-lo em dois compassos, um de 6/8 e outro de 9/8 (ou o inverso, um de 9/8 seguido de um 6/8). Esse raciocínio é análogo a pensar em um 5/4 como uma combinação 2 + 3 ou 3 + 2, mas em cima da figura "tercinada".

    Procure linhas de bateria nesses dois compassos (6/8 e 9/8) que isso pode te dar uma luz sobre como montar esse acompanhamento.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: rhoadsvsvai
    · votar


    makumbator
    obrigado pela ajuda! mas não entendi ums pontos

    Você pode começar analisando seu riff para saber se ele se encaixa no modelo de 2 + 3 ou 3 + 2, e isso independe de ser tercinado ou não.
    não entendi nada, traduz? :D

    o riff é mais ou menos isso aqui,mas é de gaita ,então tem umas notas fantasmas que não sei transcrever.


    é tudo colcheia em tercina e repete igualzinho no compasso seguinte.onde escrevi x não são abafados,são pausas (tambem de colcheia em tercina)

    e---------------------------------/--------------------
    B---------------------------------/--------------------
    G---------------------------------/--------------------
    D---------------------------------/--------------------
    A-5-5-3-1---1---------------------/--------------------
    E---------3---3--x--3-3-x-3-3-x-3-/--------------------


    makumbator
    Moderador
    # mar/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    rhoadsvsvai
    não entendi nada, traduz? :D

    2 + 3 ou 3 +2 é a maneira mais tradicional de se subdividir um compasso de 5 tempos. Ele tradicionalmente pode ser pensado como uma "fusão" de um compasso de 2/4 seguido de um compasso de 3/4, ou o contrário, um compasso de 3/4 seguido de um compasso de 2/4.

    Em ambos os casos a combinação desses "sub-compassos" forma o compasso de 5/4. Mas a subdivisão "interna" dá a ideia de "levada" do compasso, através das acentuações.

    Vale o mesmo se for composto (como parece ser o caso de seu riff, por ele ser todo "tercinado"). Nesse caso é um compasso de 15/8, que pode ser subdividido em 6/8 seguido de 9/8 ou o contrário, 9/8 seguido de 6/8.

    é tudo colcheia em tercina e repete igualzinho no compasso seguinte.onde escrevi x não são abafados,são pausas (também de colcheia em tercina)

    O problema é que a tablatura não diz nada sobre a acentuação e a métrica. Se puder gravar só o riffizinho seria mais fácil entender, mas pensando nessa linha que você escreveu imagino ser um 2 + 3, mas só ouvindo pra saber com certeza.

    Nesse caso, pensando em composto seria um "sub-compasso" de 6/8 seguido de um 9/8. Ou seja, é um sub-compasso com duas pulsações "tercinadas" (6/8) seguido de outro "sub-compasso" com três pulsações "tercinadas" (9/8). A combinação de ambos forma o compasso de 15/8

    Procure linhas de bateria nesses dois compassos e tente encaixar no seu riff para saber se funciona.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    makumbator
    obrigado pelas dicas , vou tentar fazer essas divisões,.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 5/4 em tercina pra blues!