Autor |
Mensagem |
rhoadsvsvai Veterano |
# mar/14
tou com um novo riff pra fazer uma musica nova ,mas o riff é em 5/4 e ainda em tercina,tou tentando criar um groove de bateria pra acompanhar mas não faço a minima ideia de como dividir tempos fortes e fracos, nunca ouvi uma musica 5/4 em tercina e não sei onde me guiar, procurei varios termos diferentes no youtube (5/4 blues, 5/4 grooves) o maximo que achei foi umas aulas de grooves em 5/4 simples (mas eu preciso que seja 5/4 em tercina!) .... se alguem puder me dar algums exemplos de batidas em 5/4 em tercina pra eu ter uma noção eu agradeceria muito.
|
makumbator Moderador
|
# mar/14 · Editado por: makumbator
· votar
rhoadsvsvai
Você pode começar analisando seu riff para saber se ele se encaixa no modelo de 2 + 3 ou 3 + 2, e isso independe de ser tercinado ou não.
Se toda a linha é tercinada, você pode pensar nele como um compasso de 15/8. Pode-se também fracioná-lo em dois compassos, um de 6/8 e outro de 9/8 (ou o inverso, um de 9/8 seguido de um 6/8). Esse raciocínio é análogo a pensar em um 5/4 como uma combinação 2 + 3 ou 3 + 2, mas em cima da figura "tercinada".
Procure linhas de bateria nesses dois compassos (6/8 e 9/8) que isso pode te dar uma luz sobre como montar esse acompanhamento.
|
rhoadsvsvai Veterano |
# mar/14 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar
makumbator obrigado pela ajuda! mas não entendi ums pontos
Você pode começar analisando seu riff para saber se ele se encaixa no modelo de 2 + 3 ou 3 + 2, e isso independe de ser tercinado ou não. não entendi nada, traduz? :D
o riff é mais ou menos isso aqui,mas é de gaita ,então tem umas notas fantasmas que não sei transcrever.
é tudo colcheia em tercina e repete igualzinho no compasso seguinte.onde escrevi x não são abafados,são pausas (tambem de colcheia em tercina)
e---------------------------------/-------------------- B---------------------------------/-------------------- G---------------------------------/-------------------- D---------------------------------/-------------------- A-5-5-3-1---1---------------------/-------------------- E---------3---3--x--3-3-x-3-3-x-3-/--------------------
|
makumbator Moderador
|
# mar/14 · Editado por: makumbator
· votar
rhoadsvsvai não entendi nada, traduz? :D
2 + 3 ou 3 +2 é a maneira mais tradicional de se subdividir um compasso de 5 tempos. Ele tradicionalmente pode ser pensado como uma "fusão" de um compasso de 2/4 seguido de um compasso de 3/4, ou o contrário, um compasso de 3/4 seguido de um compasso de 2/4.
Em ambos os casos a combinação desses "sub-compassos" forma o compasso de 5/4. Mas a subdivisão "interna" dá a ideia de "levada" do compasso, através das acentuações.
Vale o mesmo se for composto (como parece ser o caso de seu riff, por ele ser todo "tercinado"). Nesse caso é um compasso de 15/8, que pode ser subdividido em 6/8 seguido de 9/8 ou o contrário, 9/8 seguido de 6/8.
é tudo colcheia em tercina e repete igualzinho no compasso seguinte.onde escrevi x não são abafados,são pausas (também de colcheia em tercina)
O problema é que a tablatura não diz nada sobre a acentuação e a métrica. Se puder gravar só o riffizinho seria mais fácil entender, mas pensando nessa linha que você escreveu imagino ser um 2 + 3, mas só ouvindo pra saber com certeza.
Nesse caso, pensando em composto seria um "sub-compasso" de 6/8 seguido de um 9/8. Ou seja, é um sub-compasso com duas pulsações "tercinadas" (6/8) seguido de outro "sub-compasso" com três pulsações "tercinadas" (9/8). A combinação de ambos forma o compasso de 15/8
Procure linhas de bateria nesses dois compassos e tente encaixar no seu riff para saber se funciona.
|
rhoadsvsvai Veterano |
# mar/14
· votar
makumbator obrigado pelas dicas , vou tentar fazer essas divisões,.
|