Como fazer um carrilhão de caninhos de alumínio?

    Autor Mensagem
    lucianosilvaita
    Membro Novato
    # jan/14


    Olá galera, estou querendo fazer um carrilhão, pois já tenho até os caninhos de alúmínio(de antena de TV velha) e todos os outros materiais.

    Mas tenho duvidas:

    Sei que são mais comuns 24 tubinhos, mas cada um tem o som de uma nota específica,
    ou apenas o comprimento dos tubos vai diminuindo 0,5 cm até o último?

    Alguém aí possui um carrilhão e/ou sabe quais são os comprimentos dos tubos?

    Conto com a ajuda de vocês. Obrigado.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/14
    · votar


    lucianosilvaita

    - Primeiro: Uma nota específica, vai depender de alguns fatores: Comprimento do tubo, diâmetro do tubo, espessura da parede do tubo e material usado. Por isso, não adianta cortar aleatoriamente.

    - Segundo: Devido aos fatores acima citados, você têm de afinar, ou seja, pegar uma peça, cortar até ajustar a uma nota referencial e à partir daí seguir (subindo ou descendo) uma escala, no caso de um carrilhão, de preferência cromática.

    - Terceiro: Escolha outro material, porque dentre várias possibilidade, tubo de antena têm uma sonoridade péssima e é muito frágil à batidas.

    (Obs: não adianta pegar "medidas prontas" a não ser que você use EXATAMENTE o mesmo material e de mesmas características do carrilhão que esta copiando.

    lucianosilvaita
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Lelo Mig

    Posso determinar a nota de cada tubo com um afinador?
    Os carrilhões começam em dó?
    Qual material para o tubo você me recomendaria?

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/14
    · votar


    lucianosilvaita

    Pode ser alumínio, porque vc encontra fácil e não é muito caro, mas tubos de alumínios bem rígidos e com boa espessura. (os de antenas são uma liga muito mole)

    Esse canos vendem em lojas especializadas em metal, são vendidos em barras de 3 mts. Não sei o preço, mas vc não gasta mais que 10 reais numa barra de um alumínio de boa qualidade e rigidez.

    Para um efeito "percussivo" muita gente não afina, apenas vai aumentando numa proporção de 0,5 cm.

    Mas se quiser afinar, vai ter que partir de uma nota e ir ajustando, nesse caso aconselho começar da mais grave e ir diminuindo.

    Eu não usaria um afinador não, faria de ouvido usando um piano, ou teclado de referência. Um teclado com um timbre de carrilhão seria o ideal.

    Não precisa começar com Dó...........mas, é comumente o mais comum.

    rapunzabatera
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Pega um afinador, uma lima e o canudo de aluminio.

    Bata no canudo perto do afinador... Veja em que tom está, lime o canudo, bata novamente, se não chegou no tom desejado, lime mais um pouco, e assim por diante...

    Ismah
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    rapunzabatera

    dois meses depois e a terceira nota está pronta rs

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Ismah

    "dois meses depois e a terceira nota está pronta rs"

    kkkkkkkkkk.....verdade!

    Mas têm jeito bem mais fácil, do que este, que o rapunzabatera sugeriu. Basta usar matemática, e nem tão complexa, neste caso.

    Cortar um tubo, por exemplo, com 10 cm, outro com 9 cm e outro com 8 cm.....identificar as notas resultantes (pelo menos a aproximada) e o intervalo entre elas.

    Pronto! já se têm uma proporção (logarítmica), com os dados suficientes para "prever" o próximo, sempre respeitando uma pequena margem para chegar muito próximo à nota no corte e "afinar com exatidão" na lima.

    Ismah
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Lelo Mig

    Não era vantagem afinar um tubo e seguir as proporções pitagóricas?

    Ismah
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Lelo Mig

    Não era vantagem afinar um tubo e seguir as proporções pitagóricas?

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Ismah

    "Não era vantagem afinar um tubo e seguir as proporções pitagóricas?"

    Não sou físico, mas à priori, acho que o número de fatores a serem considerados para conseguir uma proporção para chegar na nota "exata" ia requerer equações que não sou capaz de resolver.

    Você teria de considerar, para chegar num X exato (tamanho do tubo): Espessura, densidade do material, padrão vibratório por mm, e mais uma série de Ys.

    Acho mais fácil definir uma nota, o intervalo até outra somente na diferença de comprimento de uma para outra.

    Seu método é mais científico, sem dúvida. Mas não possuo matemática para tal façanha.

    Ismah
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Lelo Mig

    Por lógica, um tubo qualquer, emitindo 440Hz com 20cm, emitirá 880Hz com 10cm, 1760Hz com 5cm... Independende de outros fatores...

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/14
    · votar


    Ismah
    Será?

    Em teoria, você esta certo. Na prática, tenho dúvidas, porque no caso de um elemento percussivo, (não é uma coluna de ar ou corda), o padrão vibratório é o próprio corpo. Neste caso a densidade, a massa, vai contar. Não sei se ela obedece a mesma proporção. Como disse, faltei nessa aula de física....hehehe.

    Mas, vale a pena fazer alguns testes.....seria interessante.

    Ismah
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Lelo Mig
    Hum penso que uma corda, coluna de ar que vibra, segue a mesma regra de uma pele, ou objetos (chocalhos, e tal)... Talvez não renda afinação para castanholas e semelhantes, devido ao pouco sustain...

    No caso das barras metálicas, a densidade deve se relacionar de alguma forma com a frequência.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/14 · Editado por: LeandroP
    · votar


    O Lelo Mig disse tudo. Um bom tubo com diâmetro variando entre 10mm e 13mm, com a espessura da parede entre 1,2mm e 2,0mm já dá pra tirar um som legal. Tubo de antena de TV é passar raiva, mas dá pra fazer algum estudo. Tubo de aço inox também é uma boa pedida. Uma barra tem 6 metros. Então é bom pensar nas proporções pra ter um bom aproveitamento. É bem mais resistente ao impacto e a oxidação em relação ao alumínio, porém, mais chato pra cortar e limar.

    E a teoria que o Ismah está certíssima. É diretamente proporcional.

    Ismah
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    LeandroP

    \o/

    Só lembrando que isso vai gerar um instrumento temperado pitagórico, se for solar nele, vai soar desafinado, se não coincidir o mesmo tom da música, com o do carrilhão... Mas como o objetivo é percussivo, não vai influenciar em nada o temperamento...

    No meu blog eu escrevi bastante sobre isso já...

    http://musicoparamusico.blogspot.com.br/

    rapunzabatera
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    To começando a achar mais fácil comprar um carrilhão na loja.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como fazer um carrilhão de caninhos de alumínio?