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mys10 Membro |
# fev/13
eu ja vi varios topicos abordando este assunto mais nenhum respondeu minha duvida eu gostaria de saber o que são usado na construção de solos quai são as tecnicas e o que definitivamente é um solo na bateria agradeço desde já.
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jeff_1001 Veterano |
# fev/13
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bem velho , estudar muitos rudimentos ajuda muito . olha muitos videos no youtube vai tentando copiar o q os caras faz mais solo é uma coisa mais pessoal cada um faz de um jeito diferente eu acho :]]
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Lelo Mig Membro
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# fev/13
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mys10
Cara, não sou baterista, mas toquei com eles a vida toda, então enquanto não aparece nenhum aqui, vou dar uma "canja"...hehehe
"o que definitivamente é um solo na bateria"
Teoricamente e a grosso modo, é o momento onde o baterista "toca sozinho"... a palavra solo significa "ficar só". Você entenda isso como, o momento em que o baterista não precisa ou necessita, segurar a marcação, ele pode fugir do "padrão" e fazer o que ele deseja. Imprimir outros ritmos, mostrar sua destreza técnica, sua criatividade, explorar a sonoridade total da batera, sem ter que necessariamente segurar ritmo ou andamento.
Para construir os solos, o princípio é o mesmo que é para qualquer músico, ou seja, trabalhar as ferramentas técnicas e teóricas que você domina, e coloca-las em execução. No caso de baterias, os rudimentos todos, flans, paradidles, rufos, e todas as demais técnicas que os bateristas poderão te explicar melhor.
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Amok Veterano |
# fev/13
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mys10 O Lelo Mig explicou muito bem a definição de solo de bateria. Existem solos contextuais, aqueles que são inseridos rapidamente no meio da música e duram apenas alguns compassos, e solos de apresentação, onde o solo é uma peça musical completa. Um dvd excelente que aborda o assunto é o "Anatomy of a Drum Solo" do Neil Peart. Infelizmente o DVD não foi lançado oficialmente no Brasil, então somos obrigados a lançar mão de meios alternativos para obtê-lo, se é que você me entende. Nesse DVD o NP explica todo o conceito de elaboração de seus extensos solos de bateria. Como toda peça musical, o solo apresenta uma abertura, um ou varios trechos centrais e uma finalização. Em geral, a abertura e a finalização são rigorosamente pré-estudados, pra dar uma "cara" e consistencia à peça. Já nos trechos centrais é muito vàlido o improviso. Solos consistentes em geral adotam alguma fórmula de compasso e as frase são criadas sobre esta fórmula. Caras muito bons variam a fórmula e em trechos específicos do solo a abandonam, mas o efeito que impressiona é a capacidade de retomar à fórmula quando tudo está prestes a desmoronar. Pra boa parte dos músicos, o solo de bateria não passa de uma barulheira desenfreada. Isso é fato quando o baterista tenta montar seu solo totalmente na base do improviso sem ter recursos técnicos para tal.
[ ]'s
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Amok Veterano |
# fev/13
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Algumas dicas pra montar seu solo: 1. Estude MUITO rudimentos. Dá pra arriscar que 80% de um solo bem feito é feito a partir de variaçōes dos rudimentos, distribuídos por todo o kit. 2. Crie padrōes de manulação (algo como deddeddee, por exemplo). Depois de acostumar com o padrao, distribua pelo kit. Quase sempre aparece alguma frase mais interessante, aí vc inclui no solo. 3. Use sempre o metrônomo. 4. Crie e estude viradas de 1 compasso e as insira em um groove a cada 3 compassos. Quando você tiver um repertório grande de viradas, emende uma na outra e, voilà!
[ ]'s
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tchedovollosky Veterano |
# fev/13
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mys10 Primeiro vc deve aprender a formar acordes pra depois se preocupar com solos!
mas comece executando a escala de E encima de B sem C no F, pra melhorar a sua tecnica e pegada.
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tchedovollosky Veterano |
# fev/13
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mys10 Tô brincado cara, pra falar a verdade eu não sei, mas já ouvi que pra fazer solos e essas coisas tem que ter a ''base'' desenvolvida primeiro.
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zé das couves Veterano |
# fev/13
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Lelo Mig
Teoricamente e a grosso modo, é o momento onde o baterista "toca sozinho"... a palavra solo significa "ficar só". Você entenda isso como, o momento em que o baterista não precisa ou necessita, segurar a marcação, ele pode fugir do "padrão" e fazer o que ele deseja. Imprimir outros ritmos, mostrar sua destreza técnica, sua criatividade, explorar a sonoridade total da batera, sem ter que necessariamente segurar ritmo ou andamento.
Para construir os solos, o princípio é o mesmo que é para qualquer músico, ou seja, trabalhar as ferramentas técnicas e teóricas que você domina, e coloca-las em execução. No caso de baterias, os rudimentos todos, flans, paradidles, rufos, e todas as demais técnicas que os bateristas poderão te explicar melhor.
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