Uma vez um cara me disse que em toda música se deve tocar o bumbo

    Autor Mensagem
    RafaelPunkRock
    Veterano
    # jan/13


    Mas eu ouço algumas músicas e noto que nem em todas o baterista usa o bumbo.

    Também vejo muitas músicas que o baterista só usa o chimbal e a caixa a música inteira.

    Então não é obrigatório tocar o bumbo toda hora?

    juninholiveira
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Não é obrigatório nem sequer usar a bateria na música. Nada é obrigatório. Deve-se usar a criatividade, o certo é o que agrada aos seus ouvidos, se sem bumbo ficar bom, então ta ótimo!

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Vide bandas de jazz, só pratos e caixa, pelo menos alguma que ouvi não consegui notar bumbo.

    Simonhead
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Não é obrigatório nem sequer usar a bateria na música. Nada é obrigatório. Deve-se usar a criatividade, o certo é o que agrada aos seus ouvidos; se sem bumbo ficar bom, então ta ótimo!

    O juninholiveira disse tudo ai!

    JJJ
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Eu soube de um baterista que foi preso e condenado à forca porque se recusou a tocar bumbo numa música que só tinha violão... hehehe

    Joaomi
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    RafaelPunkRock
    Esse cara é baterista?

    zé das couves
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    o bumbo é como se fosse o baixo da bateria.... ele serve para dar bases a caixa e o chimbal... mas não é necessário tocá-lo toda hora... bom, eu nunca ouvi uma música sem bumbo mas se fizerem com paciência dá pra ficar legal...

    RafaelPunkRock
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Joaomi
    Sim

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/13 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    RafaelPunkRock: Então não é obrigatório tocar o bumbo toda hora?

    Claro que não é obrigatório! Depende do arranjo.

    Abs

    Endorser
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Já toquei sem bumbo e achei terrível! É péssimo escutar algo sem grave.

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    pro padrão rock-pop sempre se usa o trio bumbo-caixa-chimbau, mas isso é o básico dos básicos.
    seria como dizer que guitarra se toca fazendo só acorde ou só intervalos de quinta (power chord).

    se voce aprender isso toca a maioria do que se ouve no radio e na tv, mas a música é muito mais rica de possibilidades do que isso.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13
    · votar


    RafaelPunkRock

    Nada é obrigatório.... se quiser nem precisa de bumbo.

    No entanto, não pense que você ouve tudo que pensa ouvir. No rock/pop, além da marcação padrão, quase sempre que o batera dá um ataque de prato ele "bate" o bumbo junto e você não ouve, acha que não tem bumbo.

    Apesar de não "ouvir", faz toda diferença do mundo, acentua o ataque, dá peso!

    Ouça muito bons bateristas e ouça pouco os conselhos de amigos que dizem que alguma coisa em música é obrigatório.

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    aproveitando a deixa do lelo, percebi que seu nick tem um "punk rock" no meio.

    em punk, acredito que 98% das mucias (ou mais) vai ter bumbo sim, marcando o tempo forte (geralmente o primeiro do compasso, ou algum antes ou depois dele).
    acho muito dificil um punk levado so no chimibau e caixa.

    acontece que muitas vezes a gente nao ouve por nao estar com o ouvido treinado, ou por má qualidade da gravação (principalmente as mais antigas).

    123nove
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Slipknot que o diga! KKK

    Tem mta musica com bumbo.. O bumbo é util, uma mão na roda. Mas não é obrigatório.

    ALEXI WILDCHILD LAIHO
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Criatividade é o que manda na arte, mas as vezes você não escutou, mas tem bumbo, mas se você fizer uma música sem bumbo mostra aqui pra galera.

    Amok
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    É muito dificil criar pulso sem bumbo. É mais fácil manter o beat sem caixa do que sem bumbo. O mais provável é que durante a mixagem o som do bumbo saia muito junto com o baixo e dá a impressão que não existe.
    Como falaram lá em cima, obrigatório não é, mas que é importante, não dá pra negar.
    Em jazz, o uso da caixa no groove é secundario. Todo o beat é marcado com bumbo. O uso do bumbo no jazz é muito sofisticado pois aplica muita dinâmica e até ghost notes, coisa que a gente que toca pop e rock até duvida que possa existir.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uma vez um cara me disse que em toda música se deve tocar o bumbo