Acertar a caixa em seu centro e seu aro = o verdadeiro som?

    Autor Mensagem
    PedPg
    Veterano
    # dez/12


    Olá, pessoal do fórum! Juro que usei a ferramenta de busca para ver se havia alguma dúvida semelhante à minha, mas eu realmente não sabia COMO pesquisar, por isso, peço desculpas caso exista algum outro tópico.

    Bom, a minha dúvida é a seguinte: toco bateria há 2 anos e 7 meses, e ante-ontem, fiz minha primeira gravação em estúdio profissional, mas, uma coisa acabou me deixando encucado: o proprietário do estúdio em que gravei, quando estávamos passando o som da bateria, me perguntou COMO eu tocava a caixa... eu simplesmente mostrei o meu jeito, e logo ele me veio corrigindo:

    "Não, cara, o jeito certo para bater na caixa é acertar a baqueta tanto em seu CENTRO como em seu ARO (uma espécie de rim shot). Você vai perceber que a sua baqueta vai começar a se machucar na sua metade, não perto da cabeça, pois vai estar atingindo o aro. Porém, não se preocupe, isso acontece quando começa a tocar do jeito certo... é assim que você tira o VERDADEIRO som da sua caixa."

    Depois disso, fiquei em dúvida... o cara não sabia do que tava falando ou realmente tinha algum fundamento nisso?? Nunca havia ouvido falar disso! Eu sempre gostei do som que tiro da caixa, a minha postura é correta (fazer o "triângulo" com as baquetas para atingir o centro), mas essa é nova pra mim! Alguém pode me esclarecer?

    Btw, espero que tenha deixado claro a minha dúvida... obrigado a todos que responderem!!

    Slash_1989
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    PedPg
    o produtor tenta tirar o melhor som possivel pra gravação com o equipamento que ele tem a disposição. Vai ver que esse tipo de "pegada" soava melhor através dos equipamentos dele. Mas dizer que é o jeito certo é muita prepotencia, nao tem disso na música não!

    PedPg
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    O negócio é que eu achei ruim demais desse jeito... sem falar que esqueci de mencionar que, quando ele me demonstrou o "jeito certo" de tocar, ele mantinha a baqueta pressionada na pele da caixa, e não se aproveitava em nada dos rebotes. Ele disse que nessa gravação não precisaria aplicar essa forma de tocar ainda, simplesmente podia tocar do meu jeito, mas que nas próximas teria que tocar assim...

    Será que valeria a pena aprender a tocar desse jeito só pra gravar? Quando ouvi o som da caixa na gravação, não achei tão ruim, e ainda era o som "cru" da gravação oO

    Joaomi
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    PedPg
    concordo com o Slash_1989, não há um jeito correto de bater, porque isso vai variar conforme o ritmo, no reggae isso é muito usado, como somente o aro. Eu acho que dependendo do tipo da música fica bonito, mas se você não gosta do som conversa com ele, porque eu acho que quando tocamos um instrumento temos que nos divertir também para que renda, talvez apareça uma resposta com a solução perfeita, mas eu acho que você deveria conversar com ele sobre isso.

    PedPg
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Joaomi

    Então... além do mais, eu toco rock! Husaheuahe

    Mas obrigado pela opinião de vocês, gente. Me ajudaram muito!

    cafe_com_leite
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    PedPg
    Testei ontem essa técnica e percebi que o som sai bem mais alto, acho que deve ser por isso que o cara te mandou gravar assim, pro som sair mais alto, sei lá

    zé das couves
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    ele não está certo nem errado... é que cada um tem uma preferência por um som específico... o som sai alto sim e a união desses dois pontos emite um som caracterìstico de caixa...

    mas você pode continuar tocando batendo apenas na pele... nada que um bom microfone não resolva...

    Amok
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Seguinte... Essa técnica é o rimshot pra backbeat, e é uma tecnica obrigatória de se dominar por qualquer baterista sério. Os produtores gostam muito de gravar com quem usa os rimshots porque o som de caixa fica muito consistente e realmente sai melhor quando microfonado; além disso dá muito menos trabalho pra manter o som regular na mixagem. O lance de pressionar a pele com a baqueta ajuda a controlar os overtones, que ficam muito evidentes com a microfonação.
    O que não dá é pro cara chegar em vocè e querer te ensinar a gravar com rimshot de uma hora pra outra. Tocar com rimshot não é exatamente fácil, e você pode errar feio sem estudar bastante. Teria que estudar muito, com
    metronomo, até poder entrsr no estudio de novo.
    Quanto a dizer que "esse é o jeito certo", manda ele dizer isso pro Charlie Watts.

    [ ]'s

    zé das couves
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    nicko mcbrain também não usa rimshot.... ele toca com a caixa um pouco inclinada na estante....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acertar a caixa em seu centro e seu aro = o verdadeiro som?