tirar ressonancia da bateria'

    Autor Mensagem
    jeff_1001
    Veterano
    # jul/12


    bem eu queria saber se tem algum jeito de tirar aqele famoso TOIM da minha bateria,tem que colocar fita nos tons e espuma no bumbo?
    aa a caixa tambem'

    Amok
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Antes de sair colando abafadores em seus tambores, veja se a afinação está correta. Cada tambor tem uma zona de afinação onde o som sai melhor. Os bateristas iniciantes têm tendencia a apertar demais os parafusos de afinação, o que faz surgir esses harmônicos indesejáveis (o tal tóóim). Aperte os parafusos o minimo suficiente para obter um pouco de sustain do tambor. Peles mais grossas ou de filme duplo resultam num som mais encorpado e suportam afinaçoes mais altas sem gerar os harmônicos de alta frequencia. Com a caixa é diferente, já que é meio que obrigatorio usar alta tensao na pele e o aparecimento dos harmonicos é inevitavel.
    Na verdade, se voce toca com uma banda, os hamonicos da caixa desaparecem quando se misturam ao som dos outros instrumentos e conferem personalidade ao som da caixa. O som da batera muda MUITO quando se toca sozinho e com a banda. Só existe necessidade de cortar os harmônicos quando a caixa é microfonada de perto, porque aparecem na mixagem e fica o tal "som de lata". Aí, uma fitinha crepe colada no lado de dentro dá uma boa controlada no som. Uma alternativa mais elegante é o uso de almofadas de gel ( moongel), que não estraga a pele e dá pra testar varios posicionamentos.

    Amok
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Pro bumbo a coisa é diferente. Quase sempre é necessario ter controle sobre os harmónicos, senão o som do bumbo fica muito embolado e sem definição. A solução classica é usar a afinação bem baixa, com o minimo de aperto dos parafusos, e usar uma almofada pequena ou cobertor de lã dobrado, apoiado na pele de ataque, e eventualmente levemente encostado na pele de resposta. Eu não uso nada dentro do bumbo, mas colei um muffler na pele de ataque e uso uma pele com anel abafador na de resposta. Alem disso, uso uma tecnica de pedal que controla a vibraçao da pele de ataque.
    Se tiver tempo, da uma conferida no meu blog (o endereco ta no meu perfil). Procure pelos videos de afinação do Bob Gatzen, que tenho certeza que podem ajudar.

    [ ]'s

    jeff_1001
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    obrigado pelas dicas,
    e sim eu ja vi os videos do bob gatzen e consegui tirar mais a ressonancia'

    ricardopaulob
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    O Amok disse tudo..

    Eu detesto abafadores nas peles... A única que abafo mesmo é o bumbo, para ficar mais seco mesmo.. De resto, existem diversas peles no mercado, você pode ir testando até descobrir a que você gosta.

    Não abafe o som, ajuste a afinação, existe muita diferença nisso, inclusive no som..


    Abraços,

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a tirar ressonancia da bateria'