Amok Veterano |
# out/11
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flamini
Caixa: Shure SM 57 Bumbo: AKG D112 Tontons: Senheiser 421 Overheads: 2 AKG 414 ajustados pra captação cardioide e corte de graves
Claro que existem muitas outras opçōes.
As gravaçoes vintage possuíam muita ambiência, pois devido a escassez de canais, eram utilizados poucos mics para o kit. Boa parte dos albuns do Led Zeppelin utilizavam dois ou tres mics dispostos dos modos mais diferentes pra captar o som do kit junto com a ambiencia da sala. Um dos sons mais famosos de bateria vintage é John Bonham gravado por Andy Johns na faixa When the Levee Breaks, do LZ IV. A faixa abre com dois compassos de groove sem mais nada e dá pra ouvir com nitidez toda a ambiência. Diz a lenda (e Andy Johns e Jimmy Page) que esse som todo foi captado por dois mics de fita Beyerdynamics, colocados em posiçoes diferentes no alto de uma escadaria em Headley Grange. A batera foi montada ao pé da escadaria e os mics captaram o som que subia pro andar de cima. Outra tecnica famosa é a Glyn Johns, que dá pra fazer até com mics dinâmicos, mas com dois condenders fica melhor. O principal problema em se tentar gravar no estilo vintage é que a dinâmica do baterista precisa ser impecável, porque dá pra mexer muito pouco na mixagem.
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