【FIXO】 A Saúde do Baterista !

Autor Mensagem
Saquett
Veterano
# set/11 · Editado por: Saquett


Aí Galera! Estou aqui para falar de uma coisa muito séria que pode prejudicar seriamente a saúde de nós bateristas.
Vamos ao que interessa: Como vi que aqui no fórum não tem nenhum tópico falando sobre à saúde do baterista, que é uma coisa muito importante resolvi criar um. Irei citar abaixo os principais problemas:

1 - Volume Muito Alto: Leva o baterista a perda de audição. A perda de audição é um problema muito sério para o músico que tem como principal instrumento a audição, tem como principal sintoma um leve zumbido no ouvido que vai aumentando com o passar do tempo se continuar ouvindo sons muito altos, posso falar isso por experiência própria, por pura iguinorância eu achava que o retorno tinha que ficar muito alto pra mim poder descer o braço na batera, isso é totalmente errado, prejudica e muito a saúde auditiva, com muito custo consegui eliminar esse zumbido, mas não reparar a perda auditiva.Tive que ficar sem tocar por 3 meses para poder diminuir esse zumbido.
Solução pra quem gosta de descer o braço: Um abafador de ouvido resolve e nada de fone de ouvidos muito altos!!!

2 – Lesões: Muitos bateristas começam a sentir dores musculares quando estão tocando, isso é serio e pode trazer grandes problemas futuros.
São causadas por simplesmente segurar de forma errada a baqueta, alongamentos errados, formas erradas de se fazer uma técnica, falta de postura ao se sentar e etc... Se sentirem dores quando estiverem tocando parem imediatamente de e veja o que esta fazendo de errado e se as dores estiverem muito fortes procure um médico, porque se continuar tocando sentindo dores, poderá trazer sérias lesões que podem impedir de tocar por toda a vida!!

3 - Problemas na coluna: É outro sério problema na vida do baterista, seja por falta de conhecimento ou por pura "iguinorância". Muitos de nós sentamos e tocamos de maneira errada, forçando a coluna, isso irá trazer problemas até em outras partes do corpo, como por exemplo: pernas, braços e mãos.

Vou citar abaixo os principais problemas que ocorrem nos bateristas quando tocam por longo tempo de maneira errada.

1º• Cifose: é um desvio da coluna, mais facilmente percebido quando a pessoa está de lado, pois as costas ficam arqueadas, o tórax retraído e os ombros projetados para frente;

2º• Lordose:
desvio da coluna característico na região da bacia, causando uma curvatura exagerada no local;

3º• Hérnia do disco intervertebral: a parte mais central do disco, que se localiza entre as vértebras, sai da estrutura da coluna, causando dores muito fortes e até mesmo paralisação dos movimentos;

4º• Escoliose: a coluna se desvia para o lado, passando a apresentar uma deformidade, surge por causa da má postura, ao se usar por tempo prolongado um só lado do corpo;

5º• Artrose: conhecida como bico-de-papagaio, é causada pelo atrito entre as vértebras, depois de algum tempo, surge uma espécie de calcificação que pode comprimir alguns vasos sangüíneos ou nervos.

Esses são problemas sérios que afetam a vida de vários bateristas por falta de informação.
Galera vamos nos preocupar mais com a Nossa Saúde, tocar sempre é bom, mas vamos tocar de maneira correta para que não tenhamos problemas graves no futuro.
Para vocês terem uma idéia tenho um colega que hoje parou totalmente de tocar, por sentir fortes dores na coluna e nas pernas. Então vamos conscientizar as pessoas que estão começando agora para que não tenham problemas futuros. Não sei se consegui relatar de forma coerente mas espero que tenham entendido a importância desse assunto.

Hayashi
Veterano
# set/11
· votar


Saquett

Parabéns pelo tópico, se não cuidarmos da saúde já era bateria, esse tópico é muito importante para conscientizar a galera que tá começando e a que já começou.

Senhores Moderadores por se tratar de um assunto sério (pois com saúde não devemos brincar), deixo minha sugestão: este tópico poderia ser colocado em STICKY.

Abç.

Saquett
Veterano
# set/11 · Editado por: Saquett
· votar


Vlw Hayashi.
fiz esse topico por que ja vi muitos colegas meus bateristas com serios problemas de saude causados por não se tocar corretamente a Bateria e isso é muito frustrante para os bateristas e não quero que isso aconteça com mais ninguem por que esse tipo de problema esta cada vez mais comum!!!!

Hayashi
Veterano
# set/11
· votar


Saquett

Concordo com você, te deixei um recado entra na sua página e dá uma olhada.

Abç.

mjkop
Veterano
# set/11
· votar


Saquett

Cara, parabéns aí pelo tópico. Como disse o Hayashi, devíamos já nos concientizar dos problemas com a saúde e fazer o possível para não adquirir maneiras erradas para tocar, pois poderão vir consequencia como essas.

Abs!

Saquett
Veterano
# set/11 · Editado por: Saquett
· votar


VLw cara.

Agora vamos pedir para por o topico com STICKY(fixo) pois quando se fala sobre saúde é sempre Importante.

Hayashi
Veterano
# set/11
· votar


Cadê os moderadores do Fórum?

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Hayashi: Cadê os moderadores do Fórum?

Estamos aqui, mas se ninguém solicitar na Central de Ajuda, só se alguém da moderação entrar no tópico (e são abertos dezenas por dia) ou "adivinhar". :)

Sobre colocar em stick, é preciso solicitar na Central de Ajuda pra avaliação também.

http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

ATENÇÃO!

Os textos publicados são de exclusiva responsabilidade do seu emitente e dos usuários que delas fizerem uso, ficando o Fórum Cifra Club livre de qualquer responsabilidade sobre qualquer consequência.

Os moderadores podem, sem aviso prévio, fechar, editar, excluir e/ou mover tópicos e respostas que infrinjam as regras explicadas acima, bem como punir os usuários que não se portarem de forma adequada nas discussões.

Caso tenha alguma dúvida ou queira fazer uma sugestão, visite a Central de Ajuda.


Abs!!!

ricardopaulob
Veterano
# set/11
· votar


Muito bom o tópico.. Eu voto para o STICK...

MauricioBahia
Moderador
# set/11
· votar


ricardopaulob: Muito bom o tópico.. Eu voto para o STICK...


Isso está sendo avaliado. :) O Saquett solicitou na Central de Ajuda já. ;)

Abs

Tmusic
Veterano
# set/11
· votar


Grande tópico, cara. Só acho melhor dar uma revisada no texto pois em certos momentos a leitura se tornou maçante.
Enfim, acho ótima a informação, muitos bateristas têm problemas serios(muitos que até podem impedi-lo de tocar a propria bateria) por simples vícios de postura, técnica e etc., que devem ser corrigidos ainda no início, pois com saúde não se brinca.

Como apoio para o tópico, voto também pra que fique em STICK também =)
Boa sorte

Saquett
Veterano
# set/11 · Editado por: Saquett
· votar


Ai Galera ja Solicitei na central de Ajuda !! agora é so esperar eles avaliarem o TOpico !!!! STICK ai !!!

Ah Lembrando Tbm que esse eh um topico ABERTO ou seja se vcs tbm tivem informções sobre Problemas de saude que vem ocorrendo nos bateristas Relatem!!!! LEMBRANDO que a Informação seja CORRETA e que Naum prejudique Terceiro com Leitores !!!!!

Simonhead
Veterano
# set/11
· votar


Boa, Saquett.

Melhorei muita minha postura após um problema que tive entre os anos de 1999 e 2000.

Tomara que esse tópico fique por ai com um Stick!

Hayashi
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

Vlw pela explicação, realmente esqueci da solicitação na central de ajuda.
Mas só da moderação está avaliando já é uma grande coisa.

Estamos aguardando a resultado da avaliação.

Abraço!

MauricioBahia
Moderador
# set/11
· votar


Hayashi

:) Eu acho que o Saquett vai revisar o texto pra ficar mais "legível". Bacana!

Abs

Hayashi
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

Concordo com você já pedi isso pra em recado.
Sei que o trabalho da moderação não é fácil, foi mal por me expressar mal no post lá em cima.

Saquett
Melhora isso logo. :)


Abç.

Saquett
Veterano
# set/11 · Editado por: Saquett
· votar


Poxa Galera foi Mau !!! Mas por incrivel que parece naum consuigo mais editar a primeira mensagem do Post!!!Alguem ai sabe Por que eu não consiguo mais editar ele??? !!!

MauricioBahia
Moderador
# set/11
· votar


Coloquei o tópico em Stick. Espero que as informações estejam corretas. Sim, parece besteira, mas falar sobre assuntos ligados a saúde, sem base (não que vc não tenha), pode até prejudicar ao invés de ajudar. Seria muito bom se fossem colocadas as fontes de onde foram tiradas as informações para dar mais credibilidade ao texto. ;) Abs

Hayashi
Veterano
# set/11 · Editado por: Hayashi
· votar


MauricioBahia

Valeu brother, vou falar com o Saquett pois ele fez as pesquisas sobre os problemas acima e pedir para ele postar as fontes.

Mas uma vez muito obrigado!

Abç.

Hayashi
Veterano
# set/11
· votar


Pra ajudar encontrei algumas fontes.

Cifose: http://www.herniadedisco.com.br/doencas-da-coluna/cifose

Cifose, Lordose, Escoliose: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemaesqueletico5.php

Hérnia de disco: http://www.herniadedisco.com.br/doencas-da-coluna/hernia-de-disco

Artrose: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?310
http://boasaude.uol.com.br/lib/showdoc.cfm?LibCatID=-1&Search=coluna&L ibDocID=5324

Espero ter ajudado!

Abç.

Saquett
Veterano
# set/11 · Editado por: Saquett
· votar


Uhuuu STick vlw galera !!!

Fundamentos
Como podem ver eh um Texto com Fundamentos !!Vlw Hayashi

Hayashi
Veterano
# set/11
· votar


Saquett

Não precisa agradecer estou aqui para ajudar!

Abç!

Hayashi
Veterano
# set/11
· votar


A CORRERIA SEMPRE SERÁ INIMIGA DA PERFEIÇÃO

E senti isso na pele no sábado dia 17/09, fui em uma saída com minha igreja onde iriamos tocar em um evento, e pra variar chegamos um pouco atrasado, só deu tempo de sentar e tocar, sem aquecimento e nada do tipo, a batera de lá tinha um pedal duplo da nova linha da turbo (no qual criarei um tópico de review do mesmo se já não houver um), ou seja, por não aquecer conseqüências e com o tempo frio: lesões na virilha, coxa e panturilha esquerda e com isso +/- 2 meses sem tocar (afinal eu tinha que fazer a opção de andar a qual eu preciso diariamente ou continuar tocando e agravar mais ainda a situação, optei por andar e dar um descanso da bateria).

Então galera, aquecimento e alongamento é essencial antes de tocar, mesmo que não tenha tempo pra isso tentem fazer para evitar problemas graves, as minhas lesões foram leves mas exigem cuidado.

Abraço a todos!

Amok
Veterano
# out/11
· votar


Parabéns ao criador do tópico e à moderação por ter colocado esse importante tema em stick. Eu tenho um grande interesse por esse assunto, e me coloco à disposição para colaborar.
Vou aproveitar meu post e colocar uma pergunta: quem aí acha que deve segurar a baqueta do jeito que achar mais confortável ?

[ ]'s

ricardopaulob
Veterano
# out/11
· votar


Amok
Nem sempre o mais confortável é o correto, acho que temos que aliar o conforto com a técnica. No começo eu segurava de uma maneira que achava confortável, mas ferrava com minhas articulações... Depois que me ensinaram a maneira correta, achava estranho me acostumar, mas depois foi só alegria..

Da mesma forma a posição de sentar, pois eu tenho mania de arquear a coluna para frente, assim acho mais confortável, mas não é a maneira correta, pois depois dos shows eu ficava com muitas dores, então me policio para ficar na posição correta, apesar de para mim não ser mais confortável..


Abraços,

Amok
Veterano
# out/11
· votar


Legal. Vamos opinando aí, gente.

Hayashi
Veterano
# out/11 · Editado por: Hayashi
· votar


Eu também tenho um sério problema com postura e principalmente da coluna, começo a tocar até na maneira correta mas ao longo do show ou apresentação a posição passa a incomodar e então sem preceber a curvo para frente que fica mais confortável, o problema é depois que acaba, sinto algumas dores e tenho que deitar em colchão mais denso ou no chão pra poder relaxar e aliviar as dores (não sei se isso é bom mas ajuda muito), estou estudando a compra de um colete que vi, no qual mantém a coluna em posição correta em todo o tempo, mesmo quando eu me sentir desconfortável não vou conseguir curvá-la e também nosso organismo é um organismo de adaptação, ou seja, uma hora irei acostumar com a postura correta e deixarei de sentir o incomodo de antes.

Abraço a todos!

Saquett
Veterano
# out/11
· votar


Otima iniciativa gente !!Axo sim uma otima segurar a baqueta de forma confortavel,Mas dentro das Tecnicas e de forma q não te prejudique.Pois ano passado Tive um problema na mão de Calos enormes e bem Duros, So resolvi esse problema com Cirurgia !!! Infelismente so pode voltar a tocar 3 meses depois !!!
Hayashi

Tenho um colega meu q toca bateria ele teve o problema da Cifose.O medico passou para ele esse colete para retirar o desvio na coluna !!esse problema de dores na posição correta com +/- 1 Hora de show realmente encomoda eu consuegui retirar esse encomodo deixando minha perna com 50º de curvatura(Para Facilitar no Pivot e cansar menos a perna) e Sentano proximo a Ponta do Banquinho !!Assim eu não fico com essas Dores.

Hayashi
Veterano
# out/11
· votar


Saquett

Valeu pela dica, vou tentar fazer o que vc faz, vamos ver se vai funcionar, ;).

Mas o lance todo é a postura mesmo, são quase 25 anos com uma má postura e corrigir isso está sendo bem incômodo mesmo, visto que meu corpo já está acustumado erradamente, mas estou me esforçando pra corrigir isso o mais rápido possível pra não ter um problema bem mais sério depois.

Abç.

Amok
Veterano
# out/11 · Editado por: Amok
· votar


Eu postei esse video no Youtube algum tempo atras, demonstrando como NÃO segurar a baqueta, e fui muito criticado (leiam os comentarios do video no youtube). O que vocês acham ?

http://www.youtube.com/watch?v=C9-9sjU5ktk&sns=em



[ ]'s

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 A Saúde do Baterista !