Idéia: Alterando/Melhorando o som dos tambores.

    Autor Mensagem
    Hayashi
    Veterano
    # ago/11


    Amigos Drummers

    A idéia de criação deste tópico surgiu devido a compra de uma bateria que irei fazer e com isso comecei a pesquisar no fórum qual seria a melhor dentro da realidade que posso investir, em meio a estas buscas encontrei tópicos que falavam sobre madeiras, cascos, pratos e etc.

    Este é o tópico do Is This It sobre como comprar um bom instrumento, nele ele fala sobre madeiras na construção de baterias).

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/6/87595/

    Este é o do Amok que fala sobre cascos.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/6/76395/

    A partir destes tópicos confirmei a certeza de que tudo o que sei é que nada sei. Vi neles que cada tipo de madeira utilizada na construção de baterias tem suas singularidades e o interessante que as vezes alguma madeiras são misturadas para obtenção de sons distintos.
    Após reunir todas essas informações lembrei que há alguns anos atrás fiz um curso de Marchetaria (Wikipédia:http://pt.wikipedia.org/wiki/Marchetaria), este curso foi voltado para folheamento de peças com folhas de madeira e surgiu a seguinte pergunta: o que deve acontecer se aplicarmos folhas de madeira no interior dos tambores? E para não escrever besteira dividi esta pergunta em 2 partes: teórica e prática, em relação a teoria fui pesquisar e destacarei alguns pontos:

    1) Aplicando Física e Propriedades do Som

    Aplicando essas folhas na parte interior dos tambores sua área interna diminui e isso causa o aumento de pressão de ar e conseqüentemente a alteração no som.
    A tendência que com essa diminuição de área e aumento de pressão a tendência é o som emitido fique mais grave (mas isto não é regra) produzindo um timbre diferente do original.

    Obs: O timbre vai variar para cada tipo de folha de madeira será utilizada, pois cada uma tem suas propriedades de reflexão/absorção do som.

    Resumindo: Quanto maior a pressão de ar na área interna dos tambores, menor a propagação do som causando assim uma baixa de freqüência.

    Este site vai ajudar a saber mais sobre folhas de madeiras: http://www.guiadomarceneiro.com/

    2) Chega de Teoria, Agora é Hora da Verdade

    Como não acredito em tudo o que leio, tinha que comprovar o que iria acontecer na prática.
    Onde trabalho tem uma oficina de marcenaria e fui até lá para conversar com os profissionais da área e saber suas opiniões a respeito, e o que ouvi foi: isso pode dar certo, vamos tentar.

    Arrumei um tambor de 12" velho (e põe velho nisso) afinei-o (quase que não foi possível) e verifiquei o som que produzia, após isto retirei a pele (ele é de pele única) e começamos a forrar seu interior com folha de Imbuia, após forrada sua metade e com a cola seca, coloquei novamente a pele e apliquei em todos os parafusos a mesma pressão de quando os afinei (isso graças a um torquímetro, os parafusos eram dos antigos aqueles que tinha que se usar chave de boca) e quando bati o som havia "melhorado" ficando mais "encorpado" e "definido" e depois de forrado completamente o som "melhorou" consideravelmente (pena que minha mãe achou que era lixo porque estava mal conservado, não preciso nem dizer o que aconteceu, rsss).

    Concluindo:


    A finalidade deste tópico é: sei que nem todos tem condições de ter uma bateria top (isto me inclui) a maioria dos bateras que conheço tocam de turbo, rmv street, michael, BNB (aahhhhh!!!!!) e outras, e esta pode ser uma opção de melhorar o som dessas bateras com qualidade inferior por um preço mais acessível, visto que as folhas de madeiras custam entre R$ 20,00 e R$ 60,00, dependendo de quais madeiras serão usadas podem ultrapassar este valor.

    Digo que não é fácil forrar o interior de tambores, principalmente os menores, aconselho a procurar de um bom marceneiro pois este trabalho exige tempo e técnica e tentando executa-lo em casa as coisas podem piorar.

    OBS: A construção das bordas dos tambores é muito importante, pois se forem mal feitas "nem santo ajuda".

    Está é a opinião do Amok sobre o asunto:

    Vou dar uma opinião que pode ser um pouco polêmica:
    NMHO, em ordem decrescentede importância no resultado final do som de um tambor estão:

    1. A qualidade de construção dos cascos.
    Não adianta ter um casco de mogno exótico indiano intercalado com jacarandá se esse casco for mal construído. Os defeitos mais comuns estão na moldagem/colagem e recorte das bordas. As grandes marcas usam fôrmas de alta pressão e temperatura para colar as folhas do casco e o recorte é feito por robôs ou máquinas CNC. Isso confere uma qualidade sonora muito boa até nos modelos de entrada, como é o caso das Tama ImperialStar ou das Pearl Target

    2. A qualidade da pele.
    Sinteticamente falando:
    Peles ruins em cascos bons = som ruim
    Peles boas em cascos ruins = mais trabalho na afinação, ou impossibilidade de afinar
    Peles boas em cascos razoáveis = som muito bom
    Peles boas em cascos bons = som top

    A gente fala muito sobre madeira, tecnologia de fabricação, mas o fato é que quem gera o som é a pele mesmo. Os cascos servem apenas para modular e otimizar o som gerado primariamente pela pele.

    3. Projeto do tambor.
    Sistemas de suspensão, canoas de baixa massa, presença de anéis de reforço, espessura do casco, são aspectos secundários, mas que influem também no som.

    4. Madeira
    Pois é, a madeira vem por último. Pra ilustrar isso, vou mencionar os famosos cascos "Acousticon" da Remo. Estes cascos eram feitos em "composto aglomerado de fibra". Isso não é muito diferente de papel ou de MDF. Kits top da década de 70 eram feitos em acrílico, a Ludwig Vistalite como maior exemplar. Obviamente o tipo de material influi no resultado sonoro, mas entre madeiras, a diferença é muito, muito sutil mesmo. Arrisco dizer que a diferença só e percebida nitidamente em situações de microfonação próxima, em ambiente controlado como o de estudio.

    Agora, respondendo à pergunta: vale MUITO a pena equipar uma Michael com peles top. Comparadas com as peles de série da Michael, as Evans melhoram drasticamente a qualidade de som. Se eu fosse você, trazia um monte de peles diferentes só pra ir experimentando. Na pior das hipóteses, vai ser recomendável fazer um acerto nas bordas dos tambores, mas com certeza vai compensar.


    Espero ter ajudado, daqui há algum tempo pretendo comprar uma dessas bateras do balcão e forrá-la por completo e ver como vai ficar o resultado final e utiliza-la somente para estudo.

    Realizei buscas e não encontrei tópicos relacionados ao assunto, porém se já existir deixo minhas desculpas, entendo e compreendo as regras do fórum e não vejo problemas algum delas serem aplicadas se necessário.

    Saquett
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Isso ate poderia ser um Boa pra solucionar Tbm cascos q vem com deifeito seria uma otima ideia ver madeiras de baixo custo com densidade alta.Lembrando uma coisinha ake a pearl Reference a caixa dela são 20 folhas hehehehe !!!!

    Hayashi
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Saquett

    Ouvi falar dessa caixa, não escrevi nada sobre caixas pois a história muda, na minha opinião as caixas são bem complicadas de mexer, consigo afinar os tambores bem mais rápido que a caixa.

    E esse folheamento é bom fazer em baterias com qualidade menor e nas que você citou que vem com defeito de fabricação.

    Existem vários tipos de folhas é só escolher a que agrada mais e mandar ver.

    Abs

    JpDrummer
    Veterano
    # set/11
    · votar


    O ruim é faze isso e depois ferra o som do meu tambor :x kk

    Hayashi
    Veterano
    # set/11
    · votar


    JpDrummer

    Isso é tentativa de solução para tambores que não são de qualidade, tambores top não precisam ser alterados. Pela seguinte razão: TOP = TOPO = MELHOR.

    E se você fizer isto não é definitivo, pois estas folhas podem ser removidas e o tambor voltar a ser original, mas que o mesmo profissional que o folheou o retire, devido ser um pouco complicado este processo.

    JpDrummer
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Ah bom , ai sim .. lol
    mas aonde posso compra essas folhas de madeira ? :O

    Hayashi
    Veterano
    # set/11
    · votar


    JpDrummer

    Geralmente em madeireiras, mas também pode ser encontradas em algumas casas de material para construção.

    Vale lembrar que essas folhas também são chamadas de lâminas ou laminados.

    Te deixo uma dica: Entra no site www.guiadomarceneiro.com ou em http://www.multiplacas.pt/index.asp e veja qual tipo de folha irá usar, depois pesquise no google onde encontra-la em sua cidade.

    Espero ter ajudado.

    Abç.

    Amok
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Hayashi
    Muito interessante essa sua experiência. De fato, a folha interna do casco é a que mais contribui para seu timbre. Madeiras de maior densidade (como a imbuia) aum entam a projeção sonora e o sustain, resultando na impressão de "mais corpo" no som. Madeiras de densidade mais baixa como o basswood e caixeta deixam o som mais focado e com menos projeção, o que pode ser legal pra situações de gravação.
    Os antigos kits Tama de Neil Peart na decada de 80 foram customizados com um revestimento chamado "Vibafiber", que nada mais era que fibra de vidro.
    É importante ressaltar que acrescentar uma folha a mais aumenta a massa do casco e diminui sua ressonância. Em "concert toms" (sem pele de resposta) isso é pouco percebido porque a massa do casco tem menos importância que seu revestimento. Isso porque o som gerado pela pele de ataque "vaza" pelo lado inferior do tambor e pouco interage com o casco. Em tontons com pele de resposta a importância da ressonância do casco é maior porque as ondas sonoras ficam "presas" dentro do tambor, reverberando lá dentro e interagindo mais com o casco.

    [ ]'s

    Hayashi
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Hayashi
    · votar


    Amok

    Muito Obrigado pela explicação, cara sou teu fã, rssss. Aprendi muito com seus tópicos e posts em outros tópicos (por isso usei algumas coisas que você postou, foi mal por não te pedir autorização prévia, rsss), valeu por prestigiar o meu com um excelente post.
    E se tiver mais coisas a compartilhar, não deixe de passar pra gente aqui do fórum.

    Abraços!

    Saquett
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Saquett
    · votar


    Poxa Cara eh msm Isso deu mais uma ideia sera q se nos Colocar Materias como Por Exemplo(Vibra de Vidro,Vibra de carbono,Acrilyco,Ect.)pra ver se consegue um tibre mais agudo nos tambores mais graves com por exemplo Mogno Filipino.Vou fazer essa experiencia num tambor Velho ake e te falão o q aconteceu

    Hayashi
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Saquett


    Faz sim e diga como foi, tenta usar folhas de madeiras diferentes e passa pra nós o resultado de cada uma.

    Abç.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Idéia: Alterando/Melhorando o som dos tambores.