Baterista x "MD" X Metrônomo

    Autor Mensagem
    gepato
    Veterano
    # jun/11


    Galera, como faço para convencer o batera da banda a utilizar o metronomo no ouvido quando tocamos junto com "MD" (não é exatamente MD, mas funciona do mesmo jeito), para não ficar correndo risco de perder o tempo (risco altíssimo por sinal).

    Já fizemos testes práticos com o metronome e sem, e lógico que com o metronomo tudo rola naturalmente, agora, sem, ele sempre desacelera, ou acelera muito e quando roda o MD ele tem que correr atrás do prejuízo, e cláro.. fica horrível isso!

    Mas ele insiste em não usar e já não sei como convencê-lo. Vocês que são bateristas e professores, não sei... o que diriam à ele?

    Leo Limabass
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ah cara, acho q se ele estudar um pouco ele consegue, o metronomo é a melhor coisa, deveria colaborar

    alias, qual estilo é a banda?

    gepato
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Symphonic Metal..

    Ele até diz que tenta colaborar, mas.. se vê na cara dele que ele não "curte" tocar com metrônomo... e depois começa a tocar sem... o probema é que o pessoal já tá ficando sem jeito de falar com ele sobre isso...

    O pior é que toda vez, chega nas partes com o MD, e desanda a música e começa a correria atrás do tempo do MD até que agente se perde, e tem que parar... e ele simplesmente fala "ah, vamos denovo!" e não admite que é a falta do metrônomo..

    complicada a situação....

    tentamos fazer com "MD variável", mas é muito mais dificil sincronizar o MD com a musica, do que nós tocarmos no tempo do MD.. de, digamos, 10 testes pra cada modo, 1 dá certo com variação do tempo no MD, e 8 dão certo com a banda seguindo...

    E penso... não é a toa que é assim que as bandas profissionais trabalham né!?

    Amok
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    gepato
    Cara, vc vai ter que desistir do MD ou do batera. Batera que toca sem metronomo é incompativel com trechos pre gravados. Tem casos em que o cara consegue memorizar o andamento, mas isso é um talento excepcionalmente raro.
    Nem é questao de curtir ou nao o click, isso é uma necessidade da banda. Vc tem que fazer ele perceber isso.

    []'s

    gepato
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Fiquei um tempo sem net aqui (discussões com a operadora, mas agora nos entendemos) ...

    Então... tocamos no evento que tinhamos que usar o MD... e o que aconteceu???

    O batera insistiu em não usar o click....

    Mas uma coisa foi boa, acho que aconteceu isso que o Amok falou... ele acabou memorizando o andamento das músicas.... porém seia muito "ninja" da parte dele ter eito isso com todas as músicas....

    E justamente não sei se foi memorização dele ou é pq alguns samples eram curtos e não deu tempo de "dessincronizar", mas nas músicas com samples longos foi uma ruína só...

    ...eu nem falei nada pra não perder a amizade.... ou até mesmo porque eu já estava até cansado de falar com ele sobre isso...

    Valew pelos posts pessoal e desculpa não ter respondido antes!

    MucaBass
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Po cara, ta acontecendo a mesma coisa na minha banda...
    tocamos um pouco de tudo e principalmente nos axé e em uns rock o batera ou acelera ou diminui! é complicado'
    e em show ele não curte toca com o click tbm! eu não sei quase nada de tocar com metrônomo mais eu sei que isso deve ajudar...
    como é a maneira certa talz? coloca um not do lado? como faz?

    gepato
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Então, estaamos fazendo (aliás... tentando fazer) de uma forma rudimentar que vi num site de bateras...não lembro o site), eles diziam que dava pra tocar tranquilo com um click gravado e MP3 e o baterista com o fone... .. muito simples, mas acredito que muito eficiente. creio que dá pra fazer com o notebook tbm, mas usamos um aparelho básico de MP3 mesmo... mas o batera não quis...

    Fico triste pq além disso, e masi umas outras coisas,o batera pode acabar atrasando a banda que já está tendo algum reconhecimento na região, mas vamos acabar ficando "empacados" como ele.

    Marcus Cerutti
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    gepato

    Então... tocamos no evento que tinhamos que usar o MD... e o que aconteceu??? O batera insistiu em não usar o click....

    Cara, vc vai ter que desistir do MD ou do batera. (2)

    Eu não teria subido no palco - que sujeito difícil, não?

    O baterista da minha banda só não usa metrônomo quando a música é nova, quando envolve desenvolvimento de arranjo. No resto do tempo, sempre... é sagrado.

    No início deu problema, o esquema mais atrapalhava do que ajudava. Mas agora, não tem como fazer sem... isso que a gente não tem nada sampleado correndo junto... mas o conjunto todo fica muito melhor.

    Reni
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    gepato
    ..eu nem falei nada pra não perder a amizade.... ou até mesmo porque eu já estava até cansado de falar com ele sobre isso...


    Cara,eu toco com meu pai(tenho 15 toco a 1 ano e meio(pra quem enssaia direto nesse periodo da pra toca melhor doque muito batera esperiente)....Meu pai(guitarrista) nao perdoa nada,e graças aos "xingoens e xixis" dele,melhoro minhas ablidades conssideravelmente....tem erros que eu nem noto...ai essas dicas vem a acalhar.....mas isso vai de qual é a sua relaçao com ele e talz.....

    Lord fafe
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Olá pessoal, ressucitando o tópico só pra compartilhar com vcs a mnha dificuldade... Sou tecladista e toco na igreja. Essa semana resolvi ensaiar uma música que exigiria o uso do click, pois no notebook teria uma "backtrack" seria disparada, com violão, hammond, loops, FX e etc... A minha dificuldade é que o baterista, que por sinal é meu irmão não tava conseguindo tocar de jeito nenhum!!! E eletava reclamando mais do que tudo do click. Ele disse que eu tava atrasando o tempo, mais na verdade eu estava seguindo ele... Tem até um vídeo do ensaio pra vcs verem, a qualidade tá meio ruim mais tá pra vcs sentirem um pouco do drama!!!





      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Baterista x "MD" X Metrônomo