Dificuldades para tocar

    Autor Mensagem
    Rod 67
    Veterano
    # dez/10


    Alô pessoal, Meu nome é Rodrigo e já participai de alguns foruns tanto ajudando como pedindo ajudas. Bem, pessoal, eu já toco bateria a alguns anos , mas constantemente tenho passado por uma situação de constrangimento pq já fui dispensado de 3 bandas e todas alegam a mesma falha em mim. Dizem que eu toco as musicas muito rápido alem da velocidade normal da musica original (são covers), mas eu digo com toda sinceridade mesmo que eu não percebo isso. Pra mim estou conduzindo as musicas no tempo identico a original. O que esta faltando eu aprender? Qual tipo de exercicio posso praticar p/corrigir isso? Será que um metronomo me ajudaria? Ai Amok vc já me deu muitas dicas cara. Me da mais umas aí. Não dispenso opinioes dos outras bateristas tb não hein..

    DSoM
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Rod 67

    Engraçado que se você fosse iniciante, acelerar o andamento inconscientemente é até normal, mas se você toca a anos, talvez esse vício não tenha desaparecido.

    Seu problema é com o andamento, portanto analise as músicas que irá tocar e tente regular o metrônomo pra que marque os tempos num andamento próximo ao verdadeiro.

    Como geralmente quem faz a tradicional contagem de 4 tempos no início da maioria das músicas é o baterista e você está tendo problemas com a velocidade, peça pra algum dos caras da sua banda contar pra você, mas no andamento correto, ou o mais próximo do correto.

    Depois disso, tente perceber se a contagem do seu colega é igual à contagem que você faria.

    Espero que isso ajude.

    Rod 67
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    DSoM
    Importante observação a sua cara. Quem faz a contagem no inicio das musicas realmente sou eu com as tradicionais 4 baquetadas. E depois que vc falou isso eu comecei a pensar e me lembrei que mesmo nas musicas mais lentas eu faço esta contagem muito rapido. O que acontece? Se eu conto rapido eu começo a musica bem proximo daquele tempo.

    Vinicius_gtpro
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    to começando fazer aula agora, e tbm to com esse problema, eu fico tocando mt rapido, e meu professor fica falando pra ir lento, ai eu faço denovo, e vo mais rapido ainda! uehauehaue...mais pra mim eu to normal :/

    Amok
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Fala, Rod !

    Você tem um problema séééério.... Variação de andamento em veterano é beeem dificil de corrigir, mas vamlá:

    1. A contagem com as baquetas não é uma contagem regressiva pra todo mundo começar ao mesmo tempo. É uma referência auditiva (e mental também) pro andamento da música. Contou 1,2,3,4, tem que manter o mesmo tempo quando a musica começar.
    2. Estudar (e se possível, ensaiar) com metrônomo é muito importante. Use-o com fones de ouvido. Existem até arquivinhos java que rodam em celulares.
    3. Alguns metrônomos (e softwares DAW) possuem o recurso de "tapping": você faz alguns toques e o soft (ou metrônomo) identificam o BPM. Isso é útil pra copiar o andamento da musica original quando vc for fazer covers.
    4. Muita atenção pra não acelerar depois dos fills. É geralmente aí que pega. Quando a adrenalima sobe, a gente tende a acelerar mesmo, mas mantenha-se focado.

    Boa sorte.

    [ ]'s

    Rod 67
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Valeu gente. Vou providenciar os equip. e tb sofwares pra ver se perco o VICIO. Realmente virou foi um vicio mesmo e eu sei que vai ser trabalhoso pra corrigir. É tipo o cara que aprende a dirigir sozinho, pega um montão de vicios e depois vai tirar a carteira de motorista e sofre na mão de instrutor. Tem um lance importante tb Amok q vc falou sobre a adrenalina e o aquecimento do corpo. Tem musicas que nós (eu e a banda) começamos no tempo certinho, mas a medida que ela vai rolando nós todos aumentamos a vel. juntos. Depois vamos escutar a gravação e vemos que fica muito ruim.
    Bem agradeço a todos vcs mais uma vez. Abraços.

    Amok
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Rod 67
    Então, cara, como batera, é responsabilidade sua ditar o andamento da música. Um erro conceitual muito comum nos autodidatas é "acompanhar" a banda, ou seja, a banda vai tocando e o batera segue atrás. Isso não é correto. O batera precisa assumir e controlar o andamento da música, e o resto da banda é que tem que ficar em cima do que o batera toca.
    Tem muito iniciante (obviamente não é seu caso) que quer sair aprendendo viradas de 2 compassos em sextinas antes de aprender a ser consistente no groove.

    Fica aqui um pequeno provérbio pros bateristas:
    "Se o baterista passar despercebido, é porque ele é bom. Se for notado, ou é muito bom ou muito ruim."

    [ ]'s

    Rod 67
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Gostei do proverbio aí....

    kelvinstore
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Cara, eu tenho esse problema tbm. As vezes quando eu toco na banda meus amigos falam que eu perco o tempo. É um pouco constragedor, mas eu naum percebo. Na maioria das vezes eu acelero a musica, acho que é impolgação. E já faz um tempinho que eu toco.
    Atualmente eu faço alguns exercicios com metronomo pra tentar corrigir esse defeito, tbm tento escutar a musica com uma maior sensibilidade pra ver se eu consigo identificar o tempo certo da musica..
    vlws

    Saquett
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Saquett
    · votar


    Cara ouvir bem o violão na hora da musica ajuda bastante!!!!! eu tbm tinha esse problema !! mas resovi usando um metodo q axei q daria certo.chamei nosso Violonista pra tocar mais so nos dois e coloquei um fone de ouvido ai assim começei a percerber onde eu teva acelerando o tempo.assim comecei corrigi aos poucos e agora nem preciso mais ouvir o violão q ja toco de cabeça sem errar nada e sem acelerar. Cara oha tbm se vc ñ ta acelerando no CHIMBAL.Lembrese o CHIMBAL controla o tempo da musica.(AS VEZES VC TA BATENO MUITO RAPIDO NO CHIMBAL ASSIM ACELERANDO NO TEMPO SEM PERCEBER) esse é um erro serio q muitos bateristas cometem!!!!!!!!

    Jube
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Amok
    Fala, Rod !

    Você tem um problema séééério.... Variação de andamento em veterano é beeem dificil de corrigir, mas vamlá:

    1. A contagem com as baquetas não é uma contagem regressiva pra todo mundo começar ao mesmo tempo. É uma referência auditiva (e mental também) pro andamento da música. Contou 1,2,3,4, tem que manter o mesmo tempo quando a musica começar.
    2. Estudar (e se possível, ensaiar) com metrônomo é muito importante. Use-o com fones de ouvido. Existem até arquivinhos java que rodam em celulares.
    3. Alguns metrônomos (e softwares DAW) possuem o recurso de "tapping": você faz alguns toques e o soft (ou metrônomo) identificam o BPM. Isso é útil pra copiar o andamento da musica original quando vc for fazer covers.
    4. Muita atenção pra não acelerar depois dos fills. É geralmente aí que pega. Quando a adrenalima sobe, a gente tende a acelerar mesmo, mas mantenha-se focado.

    Boa sorte.

    [ ]'s


    Hehehe, derrepente me identifiquei muito com isso
    Otimas dicas

    DSoM
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Um erro conceitual muito comum nos autodidatas é "acompanhar" a banda, ou seja, a banda vai tocando e o batera segue atrás. Isso não é correto. O batera precisa assumir e controlar o andamento da música, e o resto da banda é que tem que ficar em cima do que o batera toca.

    Por sorte meu professor me educou exatamente desta maneira. Muitos professores não deixam isso claro, e nem mesmo mencionam.

    É fato: a tarefa do baterista é controlar a pulsação da música. Costuma-se culpar muito o baterista pelos erros no tempo ou andamento, mas nem sempre isso é verdade.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dificuldades para tocar