Kit de microfone básico - alguém tem um para indicar?

    Autor Mensagem
    invokehidden
    Veterano
    # mar/10


    Olá.

    Vi inúmeras opções para kit de microfone para bateria.

    E nem achei tão caro para a quantidade de mics que é.

    Fiquei na dúvida se microfone de bateria, de um modo geral, é mais barato do que para voz mesmo.

    Outra coisa, alguém tem algum kit básico, só para fazer gravações caseiras, experimentar técnicas e tal? Qual indicaria?

    PS: seria melhor postar isso no fórum de gravação?

    abs
    inv

    Amok
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Amok
    · votar


    invokehidden
    Aqui a gente também fala de microfonagem. Sei lá, lá no forum de gravação o pessoal prefere VST. Não os culpo, microfonar batera é um saco.
    Cara, os mics pra bateria não são necessariamente piores que os de voz. Isso vai depender muito da qualidade. Se voce comparar o preço de um AKG D112 pra bumbo com um Shure SM58, vai entender o que digo.
    O melhor mic pra captação de caixa é o Shure SM57, que tem um valor muito próximo do SM58.
    A maior parte dos kits completos para microfonação de bateria usa mics de menor qualidade e isso tem uma implicação direta com a qualidade do som. Mas uma microfonação top vai sair beeem caro.
    Voltando ao planeta Brasil, as opções mais viáveis de kits pra bateria são os kits da Samson. Eu tenho um kit Amplitronix bem completinho, com overheads condensadores tipo lápis, e eles quebram bem o galho. No link abaixo tem uma gravação que fiz com os amplitronix.
    Diz aí o que achou. Melhor ouvir com fones.
    http://www.4shared.com/file/145627600/202f6178/Murderin_Bonzo.html

    [ ]'s

    macaco veio
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    um kit bem barato e bem legalzinho e' o CAD 4 pieces Touring Pack, (caixa 2 ton ton e bumbo), eu comprei com intuito para usar ao vivo e acabei fazendo gravacoes com ele. Claro que precisa completar com outros (que pode ser os pra voz com pedestal). Optei por um Kit com menos mics justamente por nao serem mics Tops. Isso vai depender do seu bolso. Nao conheco os Sansom pra bateria mas conheco bem os de voz e de sax (sem fio), o de sax e super mal montado internamente e os de voz que sugerem como substituto do SM58 da muito POP no B e no P. Nao confio em produto fabricado pela loja Sam Ash.

    invokehidden
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Amok,

    Tanto o kit da Sansom quanto da Amplitronix estão menos de R$ 800 (no Mercado Livre - produto novo).

    E mesmo o da Shure (modelo Pgdmk6) está R$ 1.200,00.

    Eu não estou rico, mas está dentro das possibilidades, considerando o tipo de investimento.

    Daí a minha dúvida. Se é possível fazer uma gravação razoável (para uso próprio ou pequenas demos) com um kit desses.

    Ouvi sua gravação, gostei do som da bateria. Que caixa é essa que vc tá usando?

    Os sons dos tons e do surdo também gostei muito.

    Já o som da gravação... não pareceu ruim não. Achei que no início o som está meio "longe", mas acho que isso não tem a ver com a qualidade dos microfones e sim alguma coisa na técnica, sei lá, não entendo muito dessas coisas (talvez o contra-tempo esteja forçando uma dinâmica onde ele está "aqui" e o restante "lá", sinceramente não sei).

    Com relação à execução... exagerou no nome do MP3. :)

    abs
    Inv

    Amok
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Amok
    · votar


    invokehidden
    A gravação que você ouviu foi captada só com os Amplitronix. Como já postaram em outro lugar, são microfones honestos, simples e compatíveis com sua faixa de preço. Eu não tenho como dizer: "compre esses" porque a qualidade, acima de um certo nível, é subjetiva. Se você achou que a qualidade de minha gravação é compativel com sua proposta, vai de Amplitronix ou Samsom. Os Shure PG são mics muito criticados, não os recomendo. Se você preferir maior qualidade na caixa e no bumbo, é só "turbinar" seu kit com um SM57 pra caixa e um AKG D112 pro bumbo. A "turbinada" sai ao redor de 1000,00 e faz bonito em quase qualquer situação.
    Ah, obrigado por seus comentários sobre a gravação. "Murderin' Bonzo" não é exagero não. =P Esse "tributo" à lendária gravação de John Bonham é praticamente um assassinato. A gravação foi feita em estéreo, com a mixagem "ao vivo", feita na mesa, porque não tenho interface. Gravando deste modo, não dá pra corrigir a mixagem depois de gravar. A batera é uma velha Pearl Export 1997, com pratos Zildjian e peles Remo Ambassador porosas. A caixa era artesanal, 14" x 6,5", de marca desconhecida (mas desconfio que seja um dos primeiros modelos Luthier do Tibério), feita em cedro rosa, com aros de latão die-cast da Fischer. Essa caixa hoje está totalmente desmontada, à espera de uma reforma.

    [ ]'s

    sobrevivente
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: sobrevivente
    · votar


    Amok
    Cara, uma dúvida. Eu toco em igreja, e em breve nos mudaremos para uma congregação muito maior que a nossa atual, ou seja, será inevitável ter que microfonar a bateria.

    Vi esse kit da Amplitronix e achei interessante, porém não sei como eu disporia isso no set da bateria. Nossa bateria é uma RMV com 2 tons, surdo, bumbo, caixa, e 3 pratos de ataque.

    - Os microfones condensadores são para os pratos?
    - Tem um microfone maiorzinho ali, esse é para o bumbo?

    Ah, e se fosse para importar um kit de microfones do eBay, qual kit seria uma boa, mantendo o preço desse kit da Amplitronix? Eu estava dando uma olhada nesse kit.

    Valeu!

    Amok
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    sobrevivente
    Então, um kit de 7 (5+2) microfones dá certinho pra batera que você usa.
    Os microfones condensadores são para os pratos?
    Exatamente. Eles são colocados em posição "overhead". A maioria dos mics tipo lápis possuem a opção de cortes de frequencia em hi-pass. Essa opção é legal pra se usar ao vivo porque capta só os pratos e reduz a possibilidade de microfonia.

    Tem um microfone maiorzinho ali, esse é para o bumbo?
    Sim. Esse mic tolera maior pressão sonora sem distorção e reproduz melhor os graves por possuir um diafragma largo.

    Um dos mics pequenos tem um circuito que realça as frequencias da caixa e deve ser usado preferencialmente nela.

    Sobre o kit de mics do Ebay, não o conheço pessoalmente, mas a CAD é uma marca bastante tradicional de microfones, que tem bastante prestigio entre os produtores. Como não conheço essa série específica, não sei dizer se é uma "roubada" igual ao kit PG da Shure, onde voce paga pela grife, não pela qualidade.

    [ ]'s

    Amok
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Ia me esquecendo: nos kits de mic pra bateria, só os mics dinâmicos pequenos ja vêm com clampe pra fixar no aro dos tambores. Os condensers e o mic de bumbo precisam de pedestal, que não estão inclusos. Dizem que o mic de bumbo pode ser simplesmente colocado sobre a almofada dentro do bumbo, o que dispensa o pedestal, mas eu só consegui um som legal posicionando cuidadosamente o mic dentro do bumbo com a ajuda de um pedestal modificado.

    [ ]'s

    sobrevivente
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Amok
    Deu show mais uma vez, obrigado mesmo cara!

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # mai/10
    · votar




    Ok, é uma Tama Starclassic, mas os mics são Shure PG, achei bom. Com certeza há processamento (ou ão :S), mas deve ser só eq.

    DSoM
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: DSoM
    · votar


    Esse cara utilizou um kit Samsom, em conjunto com uma M-Audio 1010LT:


    O resultado parece ter ficado bom.

    Amok
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Amok
    · votar


    Thiago Yoshiki
    Com certeza há processamento (ou ão :S), mas deve ser só eq.
    Me parece ter um pouco de compressão também.
    Processar som com hardware é uma boa solução ao vivo, mas dá trabalho e $ai caro.

    Quando o instrumento é bom, está bem afinado e o músico é bom, a partir de certo ponto a alta qualidade é um detalhe menor.
    E quando o músico é ruim que nem eu, o produtor sofre...
    Na maior parte das gravações do Led Zeppelin a batera foi gravada em três canais: (um pra caixa, um pro bumbo e um overhead). E tem aquele sonzão. Certamente o mérito não é da marca do microfone.
    A série PG não é ruim, mas comprar esse kit é algo como comprar pratos Zildjian ZBT achando que está comprando Avedis.


    [ ] 's

    ChorusMelow
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Thiago Yoshiki

    muito bom o video!
    1-Amp muito bom + batera media(o timbre é mais concentrado, mais para rock, diferente de uma starclassic que é mais suave)
    2-O amp fez todo trabalho, ele somente usou bem o amp, ele diz no video, somente amp, deve haver compressor paralelamente no amp!
    3-A execução é outra historia, quando aplica velocidade o nivel abaixa, falta pegada, percebe-se pouco estudo no quesito velocidade!

    mas em geral ótimo video!

    ChorusMelow
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    bela montagem!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Kit de microfone básico - alguém tem um para indicar?