Dúvida sobre Afinação

    Autor Mensagem
    Jack Antares
    Veterano
    # jun/09


    Olá,

    Então galera, vi que tem bastante material sobre afinação por aqui, inclusive encontrei uma "bilbia da afinação" no batera.com.br, mas tenho apenas uma dúvida rápida:
    qual pele deve ficar mais apertada, a de resposta ou de ataque? isso varia de peça pra peça? e a esteira da caixa, deve estar apertada tanto quanto as suas peles ou nada a ver?

    obrigado!!

    Jack Antares
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Ah, outra coisa: a pele de resposta é geralmente mais fina que a de ataque?

    DSoM
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    qual pele deve ficar mais apertada, a de resposta ou de ataque? isso varia de peça pra peça? e a esteira da caixa, deve estar apertada tanto quanto as suas peles ou nada a ver?

    Não há regra pra isso. A tensão de uma pele em relação à outra é você quem decide. Claro que recomendamos que a pele não seja esticada em excesso, pois pode se romper facilmente.

    Resumidamente falando, a pele de ataque serve pra controlar a altura em que o tambor irá soar, e a pele de resposta controla a quantidade de vibração do tambor, também determinando a ausência ou presença dos famosos harmônicos.

    A esteira também é algo bastante pessoal...Tem gente que gosta da sobra da esteira, quando relaxada, e tem gente que não gosta, esticando-a tanto quanto estica a pele de resposta (que é o meu caso).

    Quando à diferença de espessura entre as peles de resposta e ataque, não sei te dizer, mas aguarde pois o pessoal mais entendido do assunto logo irá esclarecer esta dúvida.


    Espero que meu post lhe tenha sido útil.

    Jack Antares
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    valeu DSoM

    seu post me esclareceu algumas coisas. Sim, essa parte de que o som é algo pessoal eu sei, mas, por exemplo, o bumbo quase sempre tem um som grave, mais grave que todos os outros, isso significa que para obter esse som tenho que deixar as peles bem relaxadas?

    a pele de ataque serve pra controlar a altura em que o tambor irá soar
    Isso significa que essa pele determina se o som será grave ou agudo?

    a pele de resposta controla a quantidade de vibração do tambor, também determinando a ausência ou presença dos famosos harmônicos.
    A quantidade de vibração do tambor influencia na duração do som? Estou certo?
    E os harmônicos, estão eles relacionados com a famosa ressonância que acontece na caixa quando toco um determinado tambor? Ontem estava tentando afinar minha bateria e vi que eu podia tocar todos os tambores tranquilamente, mas quando eu tocava um dos tons (acho que o mais agudo) a caixa ressoava, mesmo tocando muito leve. Já com os outros tambores podia descer o braço e nada acontecia... Isso tem a ver com a afinação da pele de resposta?

    Obrigado!!

    DSoM
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    para obter esse som tenho que deixar as peles bem relaxadas?

    Isso mesmo. Soltando a pele de ataque irá te proporcionar um som mais grave.

    Isso significa que essa pele determina se o som será grave ou agudo?

    Isso mesmo. Controla a frequência em que o tambor irá vibrar.

    A quantidade de vibração do tambor influencia na duração do som? Estou certo?

    Exatamente. Ela controla o sustain do tambor.

    E os harmônicos, estão eles relacionados com a famosa ressonância que acontece na caixa quando toco um determinado tambor?

    Na verdade não. Os harmônicos são sons bastante agudos que sobram dos toques, isso ocorre com mais frequência na caixa.

    A esteira vibrar quando você toca outros tambores diferentes da caixa geralmente quer dizer que você afinou a caixa e o referido tambor que causa a vibração da esteira em alturas parecidas.

    Também enfrentei este problema, e resolvi da seguinte forma:
    1º - tentei modificar a afinação do tom;
    2º - estiquei a resposta da caixa, e também a esteira.

    Eliminar essa sobra de vibração na esteira é quase impossível, mas com esses procedimentos é possível minimizá-la.

    Amok
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Amok
    · votar


    Jack Antares
    Usualmente a pele de resposta é mais fina que a de ataque, mas nem isso é obrigatório. Peles mais finas têm sustain mais curto (ao contrário do senso comum, pois possuem menos massa e menor inércia), e tendem a gerar um som mais brilhante e com mais harmônicos. Peles mais espessas têm mais sustain e requerem mais intensidade no toque para reagirem, o que diminui a amplitude dinâmica do tontom. Também possuem som mais encorpado e grave, com menos harmônicos. Peles mais sofisticadas como as hidráulicas (verdadeiras ou de filme duplo) controlam bastante os harmônicos, mas comprometem a projeção sonora. As peles mais avançadas, com anel abafador incorporado (Evans EC1 ou EC2), são capazees de controlar o sustain sem perda dos graves ou da projeção.
    Afinar a pele de resposta igual à de ataque permite o máximo de sustain que o tambor pode gerar. Variando um pouco (para cima ou para baixo), obtém-se o efeito "bend", que é uma variação no "pitch" (tom musical) durante o sustain. O "bend" é resultado da tentativa das duas peles entrarem em ressonância. Isso gera ondas de frequencias e amplitudes diferentes, que resultam em um som de maior complexidade. Por outro lado, a "briga" entre estas ondas pode gerar cancelamento de fase e diminuir o sustain e projeção sonora, o que pode ser até desejável em determidadas situações. Eu procuro deixar a afinação de minhas respostas um pouco abaixo das minhas peles de ataque.

    No meu blog tem um video comparando diferentes peles de ataque, mas você pode conferir o efeito "bend" com as peles porosas.

    [ ]´s

    Jack Antares
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    DSoM

    Cara, valeu pelas dicas...

    Os harmônicos são sons bastante agudos que sobram dos toques, isso ocorre com mais frequência na caixa.
    Eu acho que está acontecendo exatamente isso na minha caixa... Afinei ela legal, deixei a batedeira e a esteira no jeito, só que quando toco fica sobrando um agudo horrível... Isso tem a ver com a resposta né? Sabe como faço pra eliminar esses harmônicos?

    Não sei se é melhor aumentar a afinação por igual em todas as canoas, ou se isso acontece porque alguma está desigual...
    Valeu!

    Amok
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Jack Antares
    Primeiro certifique-se que a pele está corretamente assentada e com a tensão distribuída de modo uniforme. Lá no meu blog eu postei um video legendado com dicas de afinação para caixa. A sobra de harmônicos pode ser controlada com um pequeno abafamento na pele de ataque. Eu uso um pequeno disco de feltro autocolante (à venda em lojas de material de construção: foi feito para evitar que os pés dos móveis arranhem o piso) colado na pele a uns 2,5 cm do aro. Por razões estéticas, eu colei o feltro pelo lado de dentro. Isso controla os harmõnicos sem matar demais o som. Um pouco de sobra de harmônicos é importante para dar mais vida ao timbre de sua caixa.

    [ ]´s

    SwingBatera
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Jack Antares
    Eu acho que está acontecendo exatamente isso na minha caixa... Afinei ela legal, deixei a batedeira e a esteira no jeito, só que quando toco fica sobrando um agudo horrível... Isso tem a ver com a resposta né? Sabe como faço pra eliminar esses harmônicos?
    Não exatamente com a resposta. Pode ser a sua caixa ou menos provavelmente suas peles. O mais provável é que seja a afinação mesmo. Tente deixar a resposta meia volta mais apertada que a esteira.
    Se não resolver, esse som pode ser característico da sua caixa ou das suas peles msm. Aí a "solução" seria abafar a batedeira. Procure em lojas de materiais de construção por feltros auto-adesivos (são usados para os pés dos móveis não riscarem o piso). Dependendo do tamanho que vc encontrar, vá colocando de 1 até no máximo 4 feltros na pele batedeira (de preferência por dentro por razões estéticas).
    Algumas caixas tb vêm com anel abafador interno que vc pode regular através de uma rosca externa. Já checou se a sua tem isso?
    Abraço

    Jack Antares
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Primeiramente, senhores

    Obrigado pelas dicas!

    Amok

    Se estou certo as peles da minha caixa são do tipo Single-Coated (porosa?) na batedeira e Single (simples?) na resposta, sendo esta mais fina mesmo do que a de ataque.

    Peles mais finas têm sustain mais curto (...) e tendem a gerar um som mais brilhante e com mais harmônicos
    Então provavlemente por ser fina a minha pele de resposta está gerando estes harmônicos?

    Eu procuro deixar a afinação de minhas respostas um pouco abaixo das minhas peles de ataque.
    Isso seria responsável por cancelamentos de fase que cortam parte dos harmônicos? ou nada a ver?

    Como vc falou e o SwingBatera, posso abafar a batedeira né. Não vi se ela tem esse anel abafador interno.

    Sobre o assentamento da pele, acho que está ok, segui mais ou menos o pocedimento que vi na "bliblia da afinação", enfim, tentei igualar as tensões em todos os pontos.

    Em geral minha afinação tá legalzinha, mas esses harmônicos exagerados da caixa estão meio estranhos...

    Outra coisa é o bumbo, está com um kick muito seco e alto, queria algo mais abafado, pra isso eu teria que abafar o bumbo ou da pra conseguir isso através da afinação apenas?

    Valeu!!

    SwingBatera
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Jack Antares
    Se vc quiser, pode tentar trocar a pele de resposta, mas ela deve continuar sendo de filme simples e mais fina que a batedeira, para poder vibrar de modo a "acionar" a esteira. Deve diminuir, mas não resolver o problemas dos harmônicos. Se vc está gostando da afinação, ótimo. Tente fazer o seguinte:
    Aperte levemente com 1 ou 2 dedos a batedeira enquanto toca a caixa. Depois toque da msm forma a pele de resposta. Se o som melhorar enquanto vc segura a batedeira, provavelmente vc terá que abafá-la mesmo. Se o som ficou melhor enquanto vc segura a resposta, aí vc terá que apertar mais a pele de resposta.
    Sei que vc ta gostando da afinação da caixa, mas talvez o único modo de melhorar os harmônicos seja afinando a resposta de 1/2 a 1 volta mais apertada que a batedeira.
    Experimenta e depois posta o resultado.
    Abraço.

    Jack Antares
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    SwingBatera

    Na verdade tipo, não faço muita questão da afinação que está na caixa, sumindo os harmônicos fico feliz... Quando ela estava bem grave, somente pelo som da esteira já estava legal, acho que a esteira se destaca mais q o som da própria caixa... Vou tentar fazer isso que você falou e logo posto aqui denovo...

    Abraço!

    Amok
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Jack Antares
    Se estou certo as peles da minha caixa são do tipo Single-Coated (porosa?) na batedeira e Single (simples?)
    Deve ser isso mesmo. É a configuração de fábrica de todas as caixas.


    Peles mais finas têm sustain mais curto (...) e tendem a gerar um som mais brilhante e com mais harmônicos
    Então provavelmente por ser fina a minha pele de resposta está gerando estes harmônicos?

    Essa regra vale para os tontons. Pra caixa a pele de resposta oferece poucos harmônicos porque é abafada pela esteira.
    Os harmônicos tendem a ser mais perceptíveis se o sustain é longo. As peles de resposta geram mais harmônicos, mas seu sustain é menor. O resultado é um som bem brilhante, mas mais "magrinho" comparado a peles de resposta mais "pesadas" que possuem som mais encorpado, mas o sustain é maior.

    Eu procuro deixar a afinação de minhas respostas um pouco abaixo das minhas peles de ataque.
    Isso seria responsável por cancelamentos de fase que cortam parte dos harmônicos?
    ´
    Isso mesmo. O som assim fica um pouco mais "seco", sem perder corpo, nem matar demais o som do tambor. Afinações diferentes também criam o chamado "efeito bend", que gera um som mais complexo, de pitch variável, e que torna a sonoridade do kit mais versátil.

    posso abafar a batedeira né
    Preferencialmente só na caixa, que tende a gerar harmônicos demais. Os tontons, com uma afinação cuidadosa, normalmente não precisam de abafamento. Lá no meu blog tem uma gravação dos tontons de meu kit. Eles estão sem abafamento nenhum. O abafamento dos tontons é uma questão pessoal. geralmente os iniciantes tendem a abafar demais as peles. Os tontons devem "cantar" um pouco, senão seu timbre se perde quando o som da batera se mescla ao do resto da banda. A sugestão é: aprenda a curtir seus harmônicos.

    Outra coisa é o bumbo, está com um kick muito seco e alto, queria algo mais abafado, pra isso eu teria que abafar o bumbo ou da pra conseguir isso através da afinação apenas?
    Pro bumbo ficar legal em rock, é importante que o kick fique bem definido e o o som tenha um sustain extremamente curto e um decay rápido. Pra "equalizar" o timbre, e também controlar os harmônicos das peles, é fundamental colocar dentro do bumbo algum material que absorva altas frequências. Um travesseiro grande resolve tudo. Coloque-o longitudinalmente em relação ao bumbo e faça com que toque ambas as peles. Vá ajustando as pressões em cada pele até achar o som que lhe agrade. Eu prefiro a pele de ataque menos abafada, pois isso me permite controlar os subgraves do decay com o batedor do pedal, quando necessário. E pra tocar Led, o bumbo tem que fazer aquele "oomph" depois do kick.

    [ ]´s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre Afinação