Definição da 1ª JAM

Autor Mensagem
Tordenskall
Veterano
# mar/09


E aí pessoal, depois de conversar com o DSoM por msn e trocarmos uma idéia sobre a jam definimos algumas coisas e outras deixaremos em aberto pra que vcs nos ajudem, o que definimos é que será uma base de Hard Rock farei com uma guitarra sem frituras e um baixo com um bom volume...

O que deixaremos em aberto é:

O que vcs acham de uma mudança de compasso rítmico durante a jam?

O que vcs acham de um play-along dividido para cada batera? (De forma que os riffs se encaixem, que se limite o número de bateras e que não ocorra o risco de se tornar um jam grande demais.)

Amanhã já começarei a por minhas idéias em prática!

[]'s

DSoM
Veterano
# mar/09
· votar


Eu pensei em manter um compasso padrão 4X4 que já dá pra improvisar legal.

Mas também é boa a idéia de variar a estrutura rítmica da música inteira, com compassos 4x4, 3x4, 5x4, 7x8, enfim, sendo que cada participante poderia escolher o tipo e compasso (dentro de uma lista que agente irá definir) que mais gosta.

E qual deve ser o limite de participantes? Será que 10 está de bom tamanho?

Vamos lá pessoal, essa idéia já está começando a ganhar forma!! Opinem aí!

Diino
Veterano
# mar/09 · Editado por: Diino
· votar


to dentro, tanto faz o compasso, o negocio é jammar. não vo "fritar" dessa vez pq to sem pedal duplo, mas na proxima... (6)

:D

DSoM
Veterano
# mar/09
· votar


Um outro detalhe importante é o andamento.

O que acham de improvisarmos entre 150 e 200 bpm? Me parece um andamento confortável no qual que é possível executar a maioria das técnicas sem muito esforço.

Amok
Veterano
# mar/09
· votar


Que tal uma estrutura do tipo 7 x 1 (7 compassos de groove/licks e o último compasso pra um fill) ? Cada batera ficaria com um loop de 16 compassos. Depois é só mixar numa jam.
Outra coisa: seria legal se o play-along a ser distribuído tivesse a marcação do metrônomo. Depois, pra Jam, as trilhas seriam remixadas sem o metrônomo.
Acho que pra primeira Jam seria melhor ficar só nos 4/4. Se vingar, a gente pode depois ousar nos tempos compostos.
O número de participantes seria determinado pela duração (em min) dos tais 16 compassos. Uma Jam com duração entre 6 e 10 minutos eu já acho legal.

Viajando um pouco (e arranjando encrenca pro DSom, hehe): creio que o modo mais viável de se gravar uma performance em bateria seria com uma câmera digital, que é o equipamento de gravação mais difundido em nosso meio. Então, que tal uma video-jam ?

[ ]´s

Tordenskall
Veterano
# mar/09
· votar


Amok

A idéia da video-jam até que é boa cara, mas vai ficar foda o download, fora que nem todas as pessoas tem umas boa captura de som de suas câmeras...

[]'s

Amok
Veterano
# mar/09
· votar


Tordenskall
Entendo... O caso é que já tentei estimular o pessoal aqui a postar um pouco de suas performances, e o que eu recebia em resposta eram coisas do tipo: "Minha batera tá num quarto e o PC no outro", ou "Meu pc não tem microfone". Como cameras digitais são equipamentos portáteis de gravação relativamente comuns, achei que pudessem ser aproveitados pra isso. Mas concordo que o áudio de uma batera gravada em câmera é bem ruim. Aliás, acho que o que pode colocar essa Jam em risco é justamente a dificuldade em se gravar uma bateria acústica.
[ ]´s

DSoM
Veterano
# mar/09
· votar


Que tal uma estrutura do tipo 7 x 1 (7 compassos de groove/licks e o último compasso pra um fill) ? Cada batera ficaria com um loop de 16 compassos. Depois é só mixar numa jam.
Outra coisa: seria legal se o play-along a ser distribuído tivesse a marcação do metrônomo. Depois, pra Jam, as trilhas seriam remixadas sem o metrônomo.
Acho que pra primeira Jam seria melhor ficar só nos 4/4. Se vingar, a gente pode depois ousar nos tempos compostos.
O número de participantes seria determinado pela duração (em min) dos tais 16 compassos. Uma Jam com duração entre 6 e 10 minutos eu já acho legal.

Viajando um pouco (e arranjando encrenca pro DSom, hehe): creio que o modo mais viável de se gravar uma performance em bateria seria com uma câmera digital, que é o equipamento de gravação mais difundido em nosso meio. Então, que tal uma video-jam ?


Amok sempre com suas ótimas idéias!!

1-) a idéia da divisão de compassos com grooves e fills é uma boa, por mim pode ser assim!
2-) A idéia da video-jam é boa também, mas vamos ver como essa primeira jam vai ficar, daí pensamos em projetos em vídeo!

E a idéia da variação das estruturas rítmicas realmente pode ser algo futuro, 4x4 já dá pra improvisar e groovar legal, vamos ver como ficará.

Continuem postando sugestões, pessoal! Logo logo isso sai do papel!

Tordenskall
Veterano
# mar/09 · Editado por: Tordenskall
· votar


Amok

Realmente, mas uma coisa que precisamos ter com essa Jam é compromisso cara, é a primeira Jam de bateria, temos que fazer algo para nos destacar dos demais cara!

Ja falei com o DSoM que "migrei" do fórum de guitarra para o de bateras acho este fórum mais aberto sem panelinhas e preferências...

^^

[]'s

DSoM

Carinha to vendo que ta indo de vento em polpa hein...
Ótimo isso!

[]'s

DrummerZ
Veterano
# mar/09
· votar


Tordenskall
DSoM
Amok
Me pilho!! Tou chegando de volta em 'casa' dia 5, que é quinta. Acho que no finde que vem já posso estar tentando alguma coisa. Tem um estúdio que me descola um apoio (na verdade, é só lá que vou poder tocar pq to sem intrumento por enquanto) e talvez até role de gravar ao vivo com uns mics de lá. E aí, quando começamos? :D
Ah! Que dia tá na mão essa guita/baixo?
Abraços!!

Tordenskall
Veterano
# mar/09
· votar


DrummerZ

Opa cara, bom saber que irá participar!

Ainda tenho que bolar com o DSoM a finalização das idéias de uma forma mais concreta, mas já estou com alguns riffs na cabeça, coisa que já está até concreta em partituras fiz essa manhã aqui!

Ficaremos na espera de sua gravação!

[]'s

Vini Ulrich
Veterano
# mar/09
· votar


to meio perdido, pq meu pc deu pala, dai soh to podendo usa na ksa da minha vo terça, quinta, sexta e final d semana. mais to afim d participa tbm (:

uq q jah tah definido pra jam?
-numero d participantes? [jah estao definidos ?]
-compasso?
-bpm?
etc...

=]'s

DSoM
Veterano
# mar/09
· votar


Vini Ulrich

Estamos ainda bolando a BT. Talvez hoje já fique pronta. Paciência!
Logo poderemos gravar.

Tordenskall
Veterano
# mar/09
· votar


Tá sendo ótimo ver esse entusiasmo todo!

CHEERS!

[]'s

DrummerZ
Veterano
# mar/09
· votar


Tordenskall
E cadê as play alongs? Quinta-feira já tou chegando, no máximo no finde já me grudo nos tambores... Pra quando está pra sair essas gravinas?
Abraços!!

Amok
Veterano
# mar/09
· votar


E aí, pessoal ? Esfriaram os ânimos ? Tou esperando... =P

[ ]´s

Tordenskall
Veterano
# mar/09
· votar


DrummerZ
Amok

Carinhas, tive que me ausentar por problemas no trabalho e na faculdade, mas fiquem despreocupados pois o Play-Along já está em fase final!

[]'s

yurinick
Veterano
# mar/09
· votar


Fala galera...cadê o tal play-along?? :(

DSoM
Veterano
# mar/09
· votar


Pessoal, paciência, eu perdi contato com o Tordenskall. Vou tentar contactá-lo.

Amok
Veterano
# mar/09
· votar


Morreu ? (o projeto, não o Tordenskall) =P

[ ]´s

DrummerZ
Veterano
# mar/09
· votar


Amok
Já tinha até esquecido! o.o

Ah, nem quero mais agora. Hehehehehehe

Abraços!

DSoM
Veterano
# mar/09
· votar


Droga...o Tordenskall sumiu...

Calma pessoal, a idéia não morreu...vou tentar arranjar alguém pra fazer esse playalong pra nós.

Fellipe Quirino
Veterano
# mar/09
· votar


quando rolar estou dentro!!

Amok
Veterano
# mar/09
· votar


Já era...
[ ]´s

Vini Ulrich
Veterano
# mar/09
· votar


=T

DSoM
Veterano
# mar/09
· votar


Não pessoal, a idéia não morreu. Tenham só mais um pouco de paciência, logo logo novidades virão!

yurinick
Veterano
# mar/09
· votar


:(

...Quando tudo está perdido...(legião urbana)

DSoM
Veterano
# mar/09 · Editado por: DSoM
· votar


Prometi que haveria novidades, e aqui estão elas!

Nem tudo está perdido mesmo, por que um amigo meu, o overlapping, que alias também frequenta o fórum, me deu uma força e fez um playback pra nós. Aproveito pra agradecê-lo!

Nós o organizamos da seguinte forma: A intro para improvisos, depois 4 compassos pra groovar, depois novamente um espaço pra improvisos, 4 compassos pra groovar novamente, mais um espaço pra improvisos , 4 pra groovar, e por fim o improviso final, sendo que as partes com distorção são os espaços pra groovar e as partes clean pra improvisar.

Gostaria que ouvissem e dessem suas opiniões, sugestões, críticas, enfim.

Analisem principalmente a duração da track, se está muito comprida, ou muito curta, e a estruturação das regiões pra improvisar e groovar.

http://www.mediafire.com/?lllljqnmljv

Temos que discutir também como será o loop, e a entrada do próximo baterista.

Vocês vão sugerindo e eu vou mudando conforme vocês vão dando suas opiniões.

Vini Ulrich
Veterano
# mar/09
· votar


DSoM
po, fiko massa vey, tah meio stilo dream theater o iniciosinho ueheuheuh.
soh axo q tah meio curto nao ?

DSoM
Veterano
# mar/09 · Editado por: DSoM
· votar


soh axo q tah meio curto nao ?

Bem, 2 minutos e pouco pra cada um eu acho que é até demais...

Eu tentei encurtar o máximo que podia pra track não perder o sentido. Pensei até que seria muito.

Vamos lá Amok, Dinno, DrummerZ, yurinick, Fellipe Quirino, comentem aí também. Nem que só nós participemos dessa jam, ela vai rolar, podem ter certeza.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Definição da 1ª JAM