Como afinar e dúvidas

    Autor Mensagem
    Falconi
    Veterano
    # jan/09


    Olá, sou novo aki e toco apenas a 9meses, procurei em todos os tópicos e não achei as respostas das minhas perguntas, então eu criei um tópico ^_^

    Minha Bateria é uma Turbo, e como não deu para comprar peles nem pratos, ela tá simples, tenhos essas dúvidas:

    Como decho os tons sem soar?Tem que apertar, soltar a pele de resposta ou ataque?! (Por que eu ainda não sei afinar, hehehehe) e é preciso cortar a pele do bumbo? Oque muda *-*
    E como eu posso saber o tamanho da caixa, bumbo e tons, quando comprei, não veio as configurações.

    Muito obrigado pela atenção '-'

    DSoM
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: DSoM
    · votar


    Como decho os tons sem soar?Tem que apertar, soltar a pele de resposta ou ataque?! (Por que eu ainda não sei afinar, hehehehe)

    Olá Falconi. Bem, basicamente a pele de ataque serve pra receber o impacto da baqueta e controlar a altura do som emitido, já a pele de resposta responde ao impacto, determinando a quantidade de vibração que o tambor irá sofrer.

    Quando você diz "sem soar" você por acaso quer saber como deixar seus tons com um som mais seco? Se for isso, basta reduzir a tensão na pele de ataque, e aumentar na pele de resposta.

    Em todo caso, leia este tutorial publicado no site Batera.com.br:
    http://www.batera.com.br/artigos/biblia_afinacao_1.aspx


    e é preciso cortar a pele do bumbo? Oque muda

    Você se refere aos buracos que algumas peles de resposta possuem? Se sim, aquilo na verdade não modifica consideravelmente o modo como o bumbo irá vibrar, mas serve para facilitar a microfonação.

    E como eu posso saber o tamanho da caixa, bumbo e tons, quando comprei, não veio as configurações.

    O diâmetro e a profundidade de todos os tambores e pratos é medido em polegadas. Se uma caixa possui diâmetro de 14", significa que suas medidas de diâmetro são de 14 polegadas. Para a profundidade, a mesma coisa.

    Em algumas ocasiões estas medidas também vem impressas nas peles dos tambores.


    É isso, espero ter ajudado! Estou à disposição pra te ajudar novamente se preciso.

    DrummerZ
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Falconi
    Não entendi muito bem esse 'sem soar'. Seria tirar os harmonicos que sobram? Dá uma olhada nos termos e depois diz de novo qual esse problema. Porque se for isso, umas fitas coladas nas peles resolvem.
    E não, não é preciso cortar a pele do bumbo. O que muda é tu poder socar travesseiros, tapetes e outras coisas pra abafar sem precisar tirar a pele. Só tem uma coisa, a partir de um determinado diametro, a pele de resposta furada é a mesma coisa que não tê-la.
    Quanto aos tamanhos, pega uma régua ou uma fita métrica que tenha polegadas e meça de uma ponta a outra.
    Qualquer coisa, tamos aí.
    Abraços!!

    Falconi
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Olá, Muito obrigado pelas respostas, o "sem soar" que eu me refiro é quando eu pato nos tons, o som não continuar, eu queria bater e só na hora visece o barulho e parace no mesmo instante, sem que os tons fiquem com o som prolongado, é isso, acho que achei a palavra...
    Ah respeito do tamnho, eu entedi agora, obrigado XD

    DSoM
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: DSoM
    · votar


    Olá, Muito obrigado pelas respostas, o "sem soar" que eu me refiro é quando eu pato nos tons, o som não continuar, eu queria bater e só na hora visece o barulho e parace no mesmo instante, sem que os tons fiquem com o som prolongado, é isso, acho que achei a palavra...
    Ah respeito do tamnho, eu entedi agora, obrigado XD


    Ah tá, você quer secar o som. Bem, é aquilo que falei lá em cima. E pode ser que restem alguns harmônicos, pra removê-los você pode:
    - Colocar pedaços de tecido grosso sobre as peles;
    - Simplesmente colar fita adesiva sobre elas.

    Se quiser secar o bumbo, coloque algum tipo de material fofo lá dentro, tipo um cobertor, um travesseiro ou coisa do gênero, e também fuçe na afinação pra chegar ao som desejado.

    Espero ter ajudado!

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    DrummerZ
    O que muda é tu poder socar travesseiros, tapetes e outras coisas pra abafar sem precisar tirar a pele.

    nãããããooo!

    Po, bumbo não é armário, dependo do bumbo e do local, só um travesseiro pequeno já basta, mas sem encostar nas peles.

    DSoM
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Encostar nas peles contribui para secar mais ainda o som, se é isso o que o Falconi deseja.

    Falconi
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Falconi
    · votar


    Sim, é secar o som mesmo, hehehehehehe
    é que eu coloquei um cobertor velho e um traveseiro... vo encostalos na pele, mas, a fita eu ponho no ton enteiro ou só em alguma pastes? E o bumbo é a mesma coisa né, para afinar?

    DSoM
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Sim, é secar o som mesmo, hehehehehehe
    é que eu coloquei um cobertor velho e um traveseiro... vo encostalos na pele, mas, a fita eu ponho no ton enteiro ou só em alguma pastes? E o bumbo é a mesma coisa né, para afinar?


    Coloque o adesivo preferencialmente em regiões da pele onde você não irá tocar, mantenha-as longe do centro. As extremidades são bons lugares para colocá-los.

    O bumbo é um tambor como a caixa, os tons e os surdos, o modo de afinar é exatamente o mesmo.

    Falconi
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Ahhhh tá, muito orbigados a todos que me esclareceram tudo!
    Eu cheiguei na afinassão seca, os adesivos podem ser fitas adesivas? o.o

    DSoM
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Podem ser somente fita adesiva, ou também um tecido grosso e fofo. Eu uso pedaços de E.V.A. e me viro muito bem com eles.

    Falconi
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Falconi
    · votar


    hehehehe, minha mãe deu essa idéia de E.V.A, é bom mesmo hehe, mas o traveseiro não fica parado na pele de ataque do bumbo... como faço? ah, eu estava lendo em outro tópicos, é nescesário mesmo os parafumos estiverem iguais, com a mesma preção?

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Primeiro veja lgum tutorial de como afinar, depois tente secar ao máximos na afinação, quando realmente não for mais possível, use aguma coisa dentro do bumbo, ou então cole um pad onde o pedal bate. Se ainda assim não for suficiente, coloque um pequeno travesseiro dentro do bumbo, sem encostar nas peles, se quiser pode encostar mas você matar seu bumbo, ele precisa de um pouco de som.

    Falconi
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Ah ok, eu puis um E.V.A onde o pedal bate melorou muito, mais to tentando ainda o som dos tons que eu quero, valeu ai gente o/

    DSoM
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    se quiser pode encostar mas você matar seu bumbo, ele precisa de um pouco de som.


    Na verdade não irá matar, mas irá funcionar como uma espécie de filtro, reduzindo a quantidade de vibração provocada por cada toque.


    Ah ok, eu puis um E.V.A onde o pedal bate melorou muito, mais to tentando ainda o som dos tons que eu quero, valeu ai gente o/

    Eu sequei bastante meus tons tensionando bastante as peles de resposta e deixando as de ataque mais relaxadas. Tente fazer o mesmo.


    Espero ter ajudado!

    Falconi
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Ah sim, vou tentar!
    Ajudou e MUITO! Hehehehe!

    Amok
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Falconi
    Antes de sair matando os harmônicos de seu kit, d~e uma lida no tópico abaixo:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/6/91017/

    [ ]´s

    Falconi
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    É, eu li, hehehehe, mais é que eu prefiro ela meio abafada e meio harmonica ~

    Amok
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Falconi
    Se possivel, use peles de filme duplo na batedeira e resposta; afine as peles de ataque (batedeiras) sem muita tensão; Afine as respostas um pouco mais alto que as de ataque; certifique-se que a tensão entre os parafusos está equilibrada, batendo de leve com o dedo na pele, proximo aos parafusos.
    Comece o abafamento pelas peles de resposta. Se ainda assim os tons soarem com muito harmônico, aí passe pro abafamento nas peles de ataque.
    O bumbo é mais ou menos por aí: travesseiro, mas cuidado pra não tranformar seu bumbo em um guarda-roupa.

    [ ]'s

    Vini Ulrich
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    eu vi outra dia numa loja aki uma 'afinador' d bateria da Tama, q mede a tenção dos parafusos ou da pele perto deles alguma coisa assim...
    soh q tava R$ 360!!! e depois eu procurei no ML e axei por R$ 400!!!!!!
    vale a pena paga td isso?!?!

    Amok
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Vini Ulrich
    Vale se vc faz muito show e precisa trocar as peles ou verificar a afinação com frequencia. Esse afinador é excelente pra manter consistência na afinação, ou seja, vc pode checar de modo objetivo (e até registrar) as afinações de cada tambor. Eu particularmente acho caro demais para uso amador. Mas que eu queria ter um, ah isso eu queria.

    [ ]'s

    Vini Ulrich
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    uhasasuasuhasuhasuhasuhasuh
    vo guarda o meu dinheirinhu pra outra coisa e dexei pra pedi um desse d presente d niver isso sim ;P

    Rodrigo McBrain
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    DSoM
    Tua batera e uma RMV Concept x5 igual a minha... So que tem uma afinacao bem mais grave e seca, como tu afino a tua batera? Abs

    renato
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Como decho os tons sem soar?Tem que apertar, soltar a pele de resposta ou ataque?! (Por que eu ainda não sei afinar, hehehehe)

    vc aperta a pele de resposta + ñ pode aperta de vez aperta como se tivesse fazendo um x
    da 2 rodadas em cada parafuso fazendo x
    e vai batendo até fika do jeito que vc quiser

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como afinar e dúvidas