Tutorial - Tocando e montando seu kit com conforto e eficiência

    Autor Mensagem
    DSoM
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: DSoM


    Gostaria de compartilhar com vocês outro tutorial que escrevi para um outro fórum do qual também participo, desta vez abordando a montagem do kit.

    Gostaria que vocês me ajudassem a melhorá-lo/incrementá-lo afim de enriquecer o conhecimento coletivo, postando e fazendo suas sugestões e críticas. Como podem ver, faltam algumas fotos ilustrando cada tópico. Se alguém estiver disposto a tirar tais fotos, por favor, entre em contato.

    Espero que lhes seja útil.


    Objetivo deste Tutorial
    Ensinar aos bateristas uma forma eficiente de montar seu kit , aproveitando todos os espaços e aumentando o conforto na hora de tocar.

    1º - Posição do baterista

    O banco em que o baterista ficará sentado deve estar numa altura mediana , que faça com que ele fique com a coluna reta , e com as pernas formando um ângulo de , ou bastante próximo de , 90º em relação ao chão.O importante é não deixar que os joelhos fiquem mais altos que o banco.

    (colocar foto exemplificando)

    2º - Posicionamento dos pés

    Posicione seus pés nos pedais apoiando apenas as pontas , deixando os calcanhares numa distância de mais ou menos 2 centímetros do chão.

    (colocar foto exemplificando)

    Deixando a coluna reta , e deixando os pedais pressionados apenas pelas pontas dos pés você mantém o equilíbrio do seu corpo centrado nos quadris , reduzindo consideravelmente o seu esforço na hora de acionar os pedais.

    Apoiadando apenas a ponta , em vez do pé inteiro , o pé fica mais ágil e consegue fazer notas com mais clareza e velocidade , sem "espancar" a pele dos bumbos e sem que o baterista tenha que se esforçar tanto. Esta posição do pé sobre o pedal é denominada heel up, do inglês: calcanhar pra cima.

    Porém, quando não se exige velocidade e o baterista quiser ter um controle maior sobre o acionamento do pedal, recomenda-se apoiar o calcanhar no pedal, e acioná-lo com o pé inteiro em vez de somente a ponta. Esta posição do pé sobre o pedal é denominada heel down, do inglês: calcanhar pra baixo.

    Escolha a posição adequada para seu pé de acordo com o ritmo que estiver tocando e, é claro, de acordo com suas características físicas.


    3º - Posição das peças da bateria em relação ao baterista

    As peças da bateria devem ficar a uma distância confortável dos braços e pernas , para que se evite esforço em excesso.

    Pratos : se ficarem altos demais , os braços terão que se movimentar também apontados pro alto , e quanto mais altos , mais sofrerão a força da gravidade , cansando-os mais rápido.

    (colocar foto exemplificando)

    Evite deixar os pratos , principalmente o prato de condução/ride e o chimbal/hi-hat muito altos.Devem ficar a uma distância em que não se precise esticar demais o braço , e consequentemente curvar a coluna pra frente.Monte-os de acordo com suas características físicas , pra que tocá-los seja algo confortável.

    -> O prato de condução deve estar com sua cúpula ao alcance da ponta da baqueta.Há bateristas que gostam de deixá-lo bem curvado e um pouco alto , outros gostam de deixá-lo reto e um pouco acima da linha da cintura.O importante é você conseguir atingir sua cúpula sem ter que esticar ou retrair demais seu braço.

    Eu recomendo deixar o prato de condução principal o mais paralelo ao chão possível , no espaço ao lado dos tons , e em cima dos surdos.Uma posição boa , que não come muito espaço e é fácil atingir a cúpula do prato sem ter que esticar demais o braço ou erguê-lo demais.

    Mas eu ressalto , o corpo de cada um é diferente , você precisa adaptar a montagem do kit às suas características físicas.

    (colocar foto exemplificando)

    -> O prato de ataque e o splash deve ficar numa posição em que o pescoço da baqueta possa atingir sua borda , fazendo-o vibrar explosivamente sem ter que aplicar tanta força no toque.Atingir pratos desse tipo com a ponta da baqueta pode ser fatal para ambos , se o prato for muito fino , poderá não resistir ao impacto , e se o prato for duro e a baqueta for muito fina , esta poderá quebrar facilmente.

    (colocar foto exemplificando)
    -> Os chinas geralmente são deixados , em relação ao baterista , num ângulo de 45º aproximadamente.O ângulo depende do espaço disponível no kit , se houver espaço pode-se deixá-lo assim , mas caso seja necessário deixá-lo paralelo ao chão , não há problema algum.Também é recomendável atingí-lo com o pescoço da baqueta , em vez da ponta.Alguns bateristas gostam de deixá-los um pouco atrás dos ombros , cuide pra posicioná-lo num local confortável , pra que seu braço não tenha que se virar demais pra trás.

    (colocar foto exemplificando)

    Tambores: o ângulo deles depende da altura do baterista , se o baterista for mais alto que o kit de uma forma geral é recomendável deixar os tambores levemente inclinados , com a pele de ataque apontando para o baterista.Essa curvatura pode ser maior se o baterista for mais baixo.

    (colocar foto exemplificando)

    Importante : o baterista deve ser capaz de atingir o centro de cada tambor sem ter que esticar ou retrair demais seu braço , isso também vale para os pés , lembre-se da regra dos 90º.Lembre-se , conforto na hora de tocar é a prioridade.

    Posição da Caixa Principal: a posição da caixa principal do kit (aquela que fica entre as pernas do baterista) depende do tipo de pegada que o baterista usar.A caixa é um dos tambores mais tocados em um kit de bateria , por isso deve ser posicionado de acordo com a forma de tocar de cada baterista.

    -> Existe a matched grip , ou pegada moderna , em que a baqueta é segura pelo indicador e pelo dedão , onde a baqueta é uma extensão do próprio braço , formando com ele uma linha reta.

    -> Existe a traditional grip , que é pegada tradicional , na qual a baqueta é segura por 4 dedos na mão ao invés de apenas dois , e forma um ângulo de aproximadamente 45º em relação à linha do braço.[/list]

    Na pegada moderna , a mão toca a caixa em linha reta.Tocando com as duas mãos usando essa pegada , pode-se posicionar a caixa com uma leve curvatura da pele de ataque em direção ao baterista.Mas não a curve demais , ou você terá dificuldade para executar rimshots.

    (colocar foto exemplificando)

    Na pegada tradicional , a mão toca a caixa de lado.Aqui temos que tomar um pouco de cuidado , pois se a caixa não for bem posicionada , pode acabar lesionando o baterista que usa a pegada tradicional.A caixa deve ser curvada , mas desta vez , para o lado.A caixa deve ficar mais alta no lado da mão que usa a pegada tradicional , pra que você não tenha que curvar a coluna para executar rimshots.Isso é porque em relação à pegada moderna , a pegada tradicional faz a mão ficar um pouco abaixo de onde estaria a mão que usa a pegada moderna.Se a caixa não for erguida para o lado onde o baterista toca com a pegada tradicional , ele terá que dobrar a coluna para baixo , isso pode causar dor e mais tarde uma lesão.Lembre-se , tocar com conforto é a prioridade.

    (colocar foto exemplificando)

    Quanto à altura , para os dois tipos de pegada , é recomendável deixar a caixa com a pele de ataque mais ou menos na altura das coxas.Se ela ficar muito alta , você terá que curvá-la demais.Adapte a altura e a curvatura às suas características físicas.

    Pedais: os pedais devem sempre formar uma circunferência onde o centro dessa circunferência é o baterista , e devem apontar para ele.

    A razão pela qual os pedais devem formar uma circunferência é a seguinte : pra que haja conforto ao acionar os pedais , eles devem respeitar a abertura das pernas do baterista , sem que este tenha que dobrar os pés para o lado , ou dobrar a canela para trás.

    Reparem no kit (gigante!!!) usado pelo Terry Bozzio :
    http://img167.imageshack.us/img167/7214/terrybozziosdrums300nl9.jpg
    Escolhi este kit como exemplo , por ter diversos pedais.Repare que todos os pedais apontam para onde o baterista senta , formando uma circunferência que corresponde à abertura das pernas do baterista.

    Em kits menores também vale essa regra , os pedais devem formar uma circunferência e devem apontar para o centro , que é o baterista.

    Bumbo: é possível diminuir o esforço ao tocá-lo com o pedal, aumentando a altura dos pés de sustentação, e aumentando o ângulo do bumbo em relação ao chão. Fazendo com que a pele de ataque reduza seu ângulo em relação ao pedal, o baterista levará menos tempo pra atingir a pele de ataque e, consequentemente, se esforçará menos. Mas cuidado, não levante seu bumbo demais, ou terá dificuldades pra tocá-lo.

    (colocar foto exemplificando)

    4º - Posição do Hi-Hat em relação à Caixa
    Essa é a parte principal de um kit de bateria.Essa posição depende principalmente do seu jeito de tocar e do gênero musical que irá tocar.

    O ideal é você colocar o hi hat numa altura em que as duas baquetas não colidam, mas que ao mesmo tempo você possa atingí-lo com a ponta ou com o pescoço da baqueta, sem fazer muito esforço, ou seja, uma altura mediana, de mais ou menos 6 a 8 dedos.

    (Colocar foto exemplificando)

    5º - Distribuindo as peças pelo kit

    O posicionamento de todas as peças deve respeitar a capacidade de o baterista girar o seu tórax para os lados , afim de alcançar peças que não estejam à sua frente.

    Dica : Se você possuir vários splashes , ataques ou chinas e também vários pedestais , distribua-os uniformemente pelo kit , não os deixe em apenas uma parte do kit.

    Isso pode facilitar muito sua vida na execução de viradas e frases rítmicas.Pense no esforço que você terá que fazer numa virada baseada em fusas ou semifusas se tiver que virar os braços para o outro lado no fim dela.

    Essa dica vale não só para os pratos de ataque , mas para o condução , para os acessórios e tambores também!! Aproveite cada espaço que seu kit oferecer.



    6º - Escolhendo o local de montagem para tocar

    Prefira lugares em que você tenha certa mobilidade para você sentar no banquinho e sair dele com facilidade.Você ficar preso em seu próprio instrumento é bem desconfortável.

    -> Se o espaço for farto , monte a bateria em uma das extremidades do local , de preferência perto das paredes ou dos cantos , para não atrapalhar a movimentação dos outros músicos com quem for tocar ou ensaiar.Mas procure não deixá-la tão próxima às paredes ou aos cantos , pra facilitar a sua movimentação.

    -> Se o espaço for pequeno , uma boa dica é você montar o kit com a pele de resposta do bumbo quase colada em uma das paredes , ou seja , você ficará de costas pra quem irá tocar com você.Isso irá facilitar a movimentação de todos.[/list]

    Agora falaremos sobre os pisos.

    Como a bateria é um instrumento que está sujeito a impactos em diversas direções , você deve cuidar pra que o kit não escorregue pra longe devido a esses impactos.

    Azulejos/Madeira e demais pisos lisos , sem ranhuras

    São os pisos que oferecem menos atrito , e um kit de bateria montado num piso desses não parará no mesmo lugar por muito tempo.Mesmo os pés de borracha dos pedestais , dos bumbos e demais peças de sustentação dos kits escorregam em pisos lisos.

    Sempre monte seu kit em cima de um tapete , quanto maior ele for , melhor , pois assim poderá proteger todo o kit da falta de atrito com o solo.A função dele é justamente aumentar a aderência com o solo.

    Carpete

    Neste piso não há necessidade do tapete , o próprio piso faz o trabalho de aumentar o atrito.


    Para os dois tipos de piso :

    Geralmente as máquinas de chimbal e os pedais de bumbo simples e duplos possuem parafusos de fixação , que servem justamente para penetrar em tapetes e pisos carpetados , deixando-os fixos , já que os pedais são mais sujeitos a sair do lugar , mesmo em cima de um tapete ou carpete , use também esses recursos se for preciso.

    Artigos fonte:
    Montagem e Posicionamento, por Daniel Batera
    http://www.danielbatera.com.br/forum/viewtopic.php?p=194&sid=2bb41728f 417d67fb248149e4555668a
    Especial Dave Weckl (publicado pelo www.batera.com.br)
    http://www.batera.com.br/variedades/dave_weckl.asp

    Usuários que contribuiram para expandir/aperfeiçoar o tutorial:
    - Rodrigo McBrain, do fórum Cifra Club.

    Rodrigo McBrain
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Rodrigo McBrain
    · votar


    Bom o tutorial! Com certeza vai ajudar muito a galera iniciante! Me lembro de quando começei a tocar e encomendei a minha primeira batera passei um sufoco pra montar...

    2º - Posicionamento dos pés

    Posicione seus pés nos pedais apoiando apenas as pontas , deixando os calcanhares numa distância de mais ou menos 2 centímetros do chão.


    A unica coisa que me pareceu faltar foi dizer que esta maneira de posicionamento dos pés não é a 'certa' ou a unica que existe. O pedal pode ser acionado tanto com o calcanhar apoiado no pedal (heel down) ou da maneira que o tutorial fala, apoiando apenas as pontas do pé (heel up)

    Apoiadando apenas a ponta , em vez do pé inteiro , o pé fica mais ágil e consegue fazer notas com mais clareza e velocidade , sem "espancar" a pele dos bumbos e sem que o baterista tenha que se esforçar tanto.

    É certo que em muitos estilos musicais é vantajoso o uso do heel up. Mas tambem há estilos que você precisa ter mais dinâmica no acionamento do pedal, ai você usa o heel down.

    Fica aqui meu pedido de stick no topico! Muito bom!! :)

    Abraços

    BaNdAiD
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Muito bom!

    Toco bateria uma vez ou outra e sempre tive dificuldade com o posicionamento, sentindo muitas vezes desconfortável.

    Agora, com essas dicas, não vou mais ter problema!

    DSoM
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Rodrigo McBrain

    É verdade cara...Tinha me esquecido desse detalhe. Valeu pelo toque, vou atualizar o tutorial.

    MANFREDINI
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    nossa, muito legal, lembro que as primeiras vezes que toquei demorei muito pra achar uma posição confortável, esse tópico é muito bom e merece stick

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    esse tópico é muito bom e merece stick

    [3] Putz ... eu que não sei nada de bateria consegui entender bastante coisa ... merece stick mesmo. Abç.

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Essa parada de sitck... realmente merece stick, ams acho que está na hora de uma limpeza, tem muito tópico lá

    DSoM
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: DSoM
    · votar


    Thiago Yoshiki

    Essa parada de sitck... realmente merece stick, ams acho que está na hora de uma limpeza, tem muito tópico lá

    Bom, isso poderia ser resolvido reunindo os links de todos os tópicos importantes em um único tópico fixo. É mais organizado e as informações ficam centralizadas. Costuma funcionar bem no FC. Fica aqui minha sugestão.

    DrummerZ
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    DSoM
    Cara.. não cheguei a ler tudo, mas eu sempre começo montando meu kit pelos pedais. O interessante é montar o bumbo e o hi-hat de modo que formem um triangulo entre vc e as peças. A partir daí vc começa a montagem. Facilita muito, principalmente pq diminui mto a força aplicada nas pernas.

    Abração

    DSoM
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    DrummerZ

    Exato, exatamente o que quis dizer lá em cima.

    .Fael
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    POw cara parabéns... sou iniciante e ajudou bastante!!!

    yurinick
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    STICK nele!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tutorial - Tocando e montando seu kit com conforto e eficiência